segunda-feira, 28 de julho de 2014

Compreendendo o jejum
O poder desta arma que o Senhor nos deu é difícil de medir com palavras

O jejum é a abstinência total ou parcial de alimentos por um período definido e propósito específico. Tem sido praticado pela humanidade em praticamente todas as épocas, nações, culturas e religiões.

O ensino deste tema é muito diversificado nas igrejas, ou as desconhecem o que a Bíblia diz acerca do jejum, ou tem uma visão distorcida, este texto visa a esclarecer o que é, para que serve e como utilizar esta prática biblicamente.

A Igreja de nosso tempo vive dividida entre dois extremos:

a)      aqueles que não dão valor algum ao jejum;
b)       e aqueles que se excedem em suas ênfases sobre ele.

Vamos começar  a  entender um pouco melhor.

Quando jejuar , que tipo de jejum praticar é algo que depende de pessoa para pessoa. Cada um deve fundamentado na prática do Jejum que é uma prática bíblica e aconselhada em vários textos da Bíblia, escolher a melhor forma de executá-lo.

O que a Bíblia fala sobre Jejum

No Antigo Testamento, na lei de Moisés, os judeus tinham um único dia de jejum instituído: o do Dia da Expiação

(Levítico 23:27) - Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao SENHOR.

Que também ficou conhecido como "o dia do jejum"

(Jeremias 36:6) - Entra, pois, tu, e pelo rolo que escreveste da minha boca, lê as palavras do SENHOR aos ouvidos do povo, na casa do SENHOR, no dia de jejum; e também, aos ouvidos de todos os de Judá, que vêm das suas cidades, as lerás.

Dia este ao qual Paulo se referiu como "o jejum"

(Atos 27:9) - E, passado muito tempo, e sendo já perigosa a navegação, pois, também o jejum já tinha passado, Paulo os admoestava,

Mas tanto no novo como no antigo testamento há várias passagens onde se  percebe a importância desta prática.

(Joel 2:12) - Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.

Aqui é o profeta falando, basta ver os versículos seguintes,  de uma formula que indicava arrependimento

As Escrituras fala não apenas de pessoas que jejuaram e da forma como o fizeram, mas anima a adotar esta prática e também nos instrui na forma correta de fazê-lo.

Veja Jesus ensino ensinando sobre o jejum, veja que apesar de não ser uma ordem, era uma prática que era aprovada por ELE e que com certeza era esperada por Jesus em sua igreja.

(Mt. 6.16-18.) “Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuardes, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”
.
Ele nos instruiu até na motivação correta que se deve ter ao jejuar. E quando disse que o Pai recompensaria a atitude correta do jejum, nos mostrou que tal prática produz resultados!

O próprio Jesus praticou o jejum, e lemos em Atos que os líderes da Igreja também o faziam.

Os pais da Igreja mantiveram a também a prática do jejum.

Amado biblicamente podemos afirmar que o jejum deve fazer parte da vida do cristão que quer se edificar e aperfeiçoar na fé.

É interessante notar que Jesus  muitas vezes ficava sem comer:

a)      Quer seja por falta de tempo, pois estava  ministrando ao povo –

(Marcos 6:31) - E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer.

b)      Quer seja por que priorizava  passar as noites só orando sem comer –

(Marcos 6:46) - E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar.


Mas é interessante que Jesus e seus discípulos, não observavam o jejum dos judeus de seus dias (exceto o do dia da Expiação).

Era costume dos fariseus jejuar dois dias por semana

(Lucas 18:12) - Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.

Mas Jesus e seus discípulos não o faziam, sendo eles mesmos questionados acerca disto:

(Lc. 5.33-35)“Disseram-lhe eles: Os discípulos de João e bem assim os fariseus frequentemente jejuam e fazem orações; os teus, entretanto, comem e bebem. Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim, jejuarão.”

Ora será que não é antagônica esta posição de Jesus? Mas entenda Jesus  mostrou não ser contra o jejum, e disse que depois que Ele fosse “tirado” do convívio direto com os discípulos (voltando ao céu) eles haveriam de jejuar.

Jesus não se referiu ao jejum somente para os dias entre sua morte e ressurreição/reaparição aos discípulos (ao mencionar os dias que eles estariam sem o Noivo), e sim aos dias a partir de sua morte.

Contudo, Jesus deixou bem claro que a prática do jejum nos moldes do que havia em seus dias,  não era o que Deus esperava.

A motivação estava errada, as pessoas jejuavam para provar sua religiosidade e espiritualidade, e Jesus ensinou a fazê-lo em secreto, sem alarde.

Irmão entenda a revelação que Jesus nos traz, “o jejum pode ser uma prática vazia se não for feito de maneira correta”.

Isto aconteceu nos dias do Velho Testamento, quando o povo começou a indagar:

Is. 58.3a.“Por que jejuamos nós, e não atentas para isto? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta?”

E a resposta de Deus foi exatamente a de que estavam jejuando de maneira errada:

Is. 58:3b,4“Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho. Eis que jejuais para contendas e para rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto.”

Por outro lado, o versículo está revelando  que quando o jejum é corretamente  observado, Deus atentaria para isto e a voz deles seria ouvida.

Daí a importância de se entender o propósito do Jejum

O propósito do jejum

Muitos acham que o jejum é para mudar a DEUS, fazer com que ELE faça aquilo que eu desejo, é como se eu tentasse convencer a DEUS a fazer algo, visão completamente errada.

O jejum não tornará Deus mais bondoso ou misericordioso para conosco, porque ELE já é assim: bom, misericordioso, que não nos trata pelo que merecemos.

(Salmos 103:10) - Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades.

(Salmos 57:10) - Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens.

(Salmos 34:8) - Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.

O Jejum é algo que trás efeito sobre o homem, sobre aquele que o prática, tem o intuito de  romper com a limitações da carne. O jejum deixará nosso espírito atento, pois mortifica a carne e aflige nossa alma.

Isto fica claro quando lemos:

(Mc. 2.22.) “Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos.”

O  que era odre?

O odre  era um recipiente feito com pele de animais, que era devidamente preparada, mas, com o passar do tempo envelhecia e ressecava.

O vinho era o suco extraído da uva que fermentava naturalmente dentro do odre.

Portanto, quando se fazia o vinho novo, era sábio colocá-lo num recipiente de pele (o odre) que não arrebentasse na hora em que o vinho começasse a fermentar, e o melhor recipiente era o odre novo.

O ensino aqui é que, o vinho novo que seria derramado  (o Espírito Santo) deveria ser colocado em odres novos, e o odre é nosso corpo.

Ou seja o jejum vem para renovar nosso corpo, nosso espírito.

A PALAVRA DE DEUS nos revela que


(Gálatas 5:17) -  Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.

E  a melhor maneira de receber o Espírito, é permitir um processo de mortificação da carne, que se dá através do jejum.

Portanto compreenda  o propósito principal  do jejum é mortificar a carne, o que nos fará mais suscetíveis ao Espírito Santo.

Evidente que este não é o único propósito do Jejum, existem outros.

Mas não caia em engano de crer no Jejum e não no DEUS que  te abençoa e te guarda, que declarou em números que o seu povo é um povo abençoado e ninguém pode revogar.

(Números 23:20) - Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar.

Mas é preciso entender também que a resposta às orações flui melhor quando jejuamos porque através desta prática estamos edificando nosso espírito e reduzindo a importância da carne e isso produz alguns resultados.

a)      Começamos a pedir melhor às coisas que são realmente importantes para a nossa edificação como cristãos;

(Tiago 4:3) -  Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

b) Aumentamos a nossa fé.

A fé é algo espiritual, como com o jejum estamos abafando a carne e dando maior vazão a ação do Espírito, aumentamos a fé, liberando nossa ousadia  para realizar.

Um exemplo disso foi quando Jesus disse aos discípulos que não puderam expulsar um demônio por falta de jejum

(Mateus 17:21) - Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.

Veja que não era apenas a questão do Jejum em si, mas uma questão também de uma fé pequena daqueles homens.

(Mateus 17:19) - Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
(Mateus 17:20) - E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.

 O jejum ajuda a liberar a fé! O que nos dá vitória sobre o inimigo é o que Cristo fez na cruz e a autoridade de seu nome.

O jejum em si não me faz vencer, mas libera a fé para o combate e nos fortalece, fazendo-nos mais conscientes da autoridade que nos foi delegada.

Mas apesar do propósito central do jejum ser a mortificação da carne, vemos vários exemplos bíblicos de outros motivos para tal prática:

Consagração

O voto do nazireado envolvia a abstinência/jejum de determinados tipos de alimentos

(Números 6:3) - De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá.
(Números 6:4) - Todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma, que se faz da vinha, desde os caroços até às cascas.


Arrependimento de pecados

 Samuel e o povo jejuando em Mispa, como sinal de arrependimento de seus pecados

(I Samuel 7:6) - E congregaram-se em Mizpá, e tiraram água, e a derramaram perante o SENHOR, e jejuaram aquele dia, e disseram ali: Pecamos contra o SENHOR. E julgava Samuel os filhos de Israel em Mizpá.

Luto

Davi jejua em expressão de dor pela morte de Saul e Jônatas, e depois pela morte de Abner.

(II Samuel 1:12) - E prantearam, e choraram, e jejuaram até à tarde por Saul, e por Jônatas, seu filho, e pelo povo do SENHOR, e pela casa de Israel, porque tinham caído à espada.

(II Samuel 3:35) - Depois todo o povo veio fazer com que Davi comesse pão, sendo ainda dia; porém Davi jurou, dizendo: Assim Deus me faça, e outro tanto, se, antes que o sol se ponha, eu provar pão ou alguma coisa.

Aflições

 Davi jejua em favor da criança que nascera de Bate-Seba, que estava doente, à morte

(II Samuel 12:16) - E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra.
(II Samuel 12:17) - Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para levantá-lo da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles.
(II Samuel 12:18) - E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria.
(II Samuel 12:19) - Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta.
(II Samuel 12:20) - Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.
(II Samuel 12:21) - E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.
(II Samuel 12:22) - E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança?
(II Samuel 12:23) - Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.

Buscando proteção

Esdras proclamou jejum junto ao rio Ava, pedindo a proteção e bênção de Deus sobre sua viagem

(Esdras 8:21) - Então apregoei ali um jejum junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens.
(Esdras 8:22) - Porque tive vergonha de pedir ao rei, exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam.
(Esdras 8:23) - Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações.

Em situações de enfermidade

Davi jejuava e orava por outros que estavam enfermos

(Salmos 35:13) - Mas, quanto a mim, quando estavam enfermos, as minhas vestes eram o saco; humilhava a minha alma com o jejum, e a minha oração voltava para o meu seio.

Intercessão

Daniel orando por Jerusalém e seu povo

(Daniel 9:3) - E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para buscá-lo com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.


Preparação para a batalha espiritual

Jesus mencionou que determinadas castas só sairão por meio de oração e jejum, que trazem um maior revestimento de autoridade

(Mateus 17:21) - Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.

Preparar-se para o ministério

Jesus só começou seu ministério depois de ter sido cheio do Espírito Santo e se preparado em jejum no deserto

(Lucas 4:1) - E JESUS, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;
(Lucas 4:2) - E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.


Escolher obreiros

(Atos 13:2) - E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Já que é importante jejuar por tudo o que vimos até aqui, a pergunta é: Como jejuar então?

Há diferentes formas de jejuar praticadas na bíblia

a) Jejum conhecido como PARCIAL.

Normalmente o jejum parcial é praticado em períodos maiores ou quando a pessoa não tem condições de se abster totalmente do alimento (por causa do trabalho, por exemplo).

Lemos sobre esta forma de jejum no livro de Daniel:

 (Dn. 10.2,3.) “Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram em minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que se passaram as três semanas

O profeta Daniel diz exatamente o que ficou sem ingerir: carne, vinho e manjar desejável.

Restringiu a uma dieta de frutas e legumes.

 O fato é que se absteve de alimentos, porém não totalmente.

E embora tenha escolhido o que aparentemente seja a forma menos rigorosa de jejuar, dedicou-se a ela por três semanas.

Em outras situações Daniel parece ter feito um jejum normal

(Daniel 9:3) - E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para buscá-lo com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.

 o que mostra que praticava mais de uma forma de jejum.

Ao fim deste período, um anjo do Senhor veio a ele e lhe trouxe uma revelação tremenda.

Declarou-lhe que desde o primeiro dia de oração o profeta já fora ouvido

(Daniel 10:12) - Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.

Revelou ainda as que uma batalha estava sendo travada no reino espiritual

(Daniel 10:13) - Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.


b) Jejum chamado de NORMAL.

É a abstinência de alimentos, mas com ingestão de água.

Foi a forma que nosso Senhor adotou ao jejuar no deserto.

(Mt. 4.2. “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome.”

Esta forma de jejum é conhecida  como normal, pois entendemos ser esta a prática mais propícia nos jejuns regulares (como o de um dia).

c) Jejum TOTAL.

É abstinência de tudo, inclusive de água.

Na Bíblia encontramos poucas menções de ter alguém jejuado sem água, e isto dentro de um limite: no máximo três dias.

A água não é alimento, e nosso corpo depende dela a fim de que os rins funcionem normalmente e que as toxinas não se acumulem no organismo.

Há dois exemplos bíblicos deste tipo de jejum, um no Velho outro no Novo Testamento:

Ester, num momento de crise em que os judeus (como povo) estavam condenados à morte por um decreto do rei, pede a seu tio Mardoqueu que jejuem por ela:

(Ester. 4.16). “Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci.”

Paulo, na sua conversão também usou esta forma de jejum, devido ao impacto da revelação que recebera:

(At. 9.9.) “Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.”

Não há qualquer outra menção de um jejum total maior do que estes

A medicina adverte contra um período de mais de três dias sem água, como sendo nocivo. Devemos cuidar do corpo ao jejuar e não agredi-lo; lembre-se de que estará lutando contra sua carne (natureza e impulsos) e não contra o seu corpo.

Outra questão importante é quanto tempo deve durar o meu jejum?


 A Bíblia não determina regras deste gênero, portanto cada um é livre para escolher quando, como e quanto jejuar.

Vemos vários exemplos de jejuns de duração diferente nas Escrituras:

1 dia – O jejum do Dia da Expiação.

3 dias – O jejum de Ester

(Ester 4:16) - Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

7 dias – Jejum por luto pela morte de Saul

 (I Samuel 31:12) - Todo o homem valoroso se levantou, e caminharam toda a noite, e tiraram o corpo de Saul e os corpos de seus filhos do muro, de Bete-Seã, e, vindo a Jabes, os queimaram.
(I Samuel 31:13) - E tomaram os seus ossos, e os sepultaram debaixo de um arvoredo, em Jabes, e jejuaram sete dias.

14 dias – Jejum involuntário de Paulo e os que com ele estavam no navio

(Atos 27:33) - E, entretanto que o dia vinha, Paulo exortava a todos a que comessem alguma coisa, dizendo: É já hoje o décimo quarto dia que esperais, e permaneceis sem comer, não havendo provado nada.

21 dias – O jejum de Daniel em favor de Jerusalém

(Daniel 10:3) - Alimento desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas.

40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto

(Lucas 4:1) - E JESUS, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;
(Lucas 4:2) - E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.

É importante que haja uma intenção e um alvo quanto à duração do jejum no coração, mas não queira começar se prendendo muito a isso.

O jejum prolongado

Vale ressaltar também que certos cuidados devem ser tomados. Não podemos brincar com o nosso corpo.

Uma dieta para desintoxicação do organismo antes do jejum é recomendada, e também na quebra do jejum prolongado (mais de 3 dias).

Procure orientação e acompanhamento médico se o Senhor lhe dirigir a um jejum deste gênero.

Há muita instrução na forma de literatura que também pode ser adquirida.

Podemos falar que estamos jejuando?

Algumas pessoas são extremistas quanto à discrição do jejum, enquanto outras, à semelhança dos fariseus, tocam trombeta diante de si. Em Mateus 6.16-18, Jesus condena o exibicionismo dos fariseus querendo parecer contristados aos homens para atestar sua espiritualidade. Ele não proibiu de se comentar sobre o jejum, senão a própria Bíblia estaria violando isto ao contar o jejum que Jesus fez...

Como souberam que Cristo (que estava sozinho no deserto) fez um jejum de quarenta dias?

 Certamente porque Ele contou! Não saiu alardeando perante todo mundo, mas discretamente repartiu sua experiência com os seus discípulos.

 COMO COMEÇAR O SEU JEJUM.
 Alguns passos importantes para organizar este momento espiritual.
1° Passo: Defina o seu Objetivo
Por que você está jejuando?
É para a sua renovação espiritual, por direção, cura, solução dos problemas, graça especial para enfrentar uma situação difícil?
Isto irá capacitá-lo a orar mais específica e estrategicamente. Através do jejum e da oração, nós nos humilhamos perante Deus de tal forma que o espírito Santo irá avivar o nosso espírito, despertar as nossas igrejas e sarar a nossa terra.

2° Passo: Faça o seu Compromisso
Ore sobre o tipo de jejum que você deve adotar. Jesus deu a entender que todos os Seus seguidores deveriam jejuar (Mateus 6.16-18; 9.14,15).
Para Ele a questão era quando os crentes iriam jejuar e não se eles jejuariam.
Antes de jejuar:
  • Qual será a duração do seu jejum - uma refeição, um dia, uma semana, várias semanas, quarenta dias (os iniciantes devem começar lentamente, até alcançar jejuns mais prolongados).
  • Que tipo de jejum Deus quer que você adote (de água, apenas, ou de água e sucos; de comida; de ambos).
  • Que atividades físicas ou sociais você irá restringir-se.
  • Quanto tempo por dia você dedicará à oração e Palavra de Deus.
Fazer esses compromissos com antecedência irá ajudá-lo a sustentar o seu jejum quando as tentações físicas e as pressões da vida tentarem fazê-lo abandonar o seu jejum.
3° Passo: Prepare-se Espiritualmente
O fundamento básico do jejum e oração é o arrependimento.
Pecados não confessados irão bloquear as suas orações.
4° Passo: Prepare-se Fisicamente - Jejum requer precauções conscientes. Consulte o seu médico em primeiro lugar, especialmente se você toma alguma medicação ou tem uma enfermidade crônica. Algumas pessoas nunca devem jejuar sem a supervisão de um profissional. Preparação física faz com que uma mudança drástica na sua rotina alimentar seja mais fácil, de tal modo que você possa concentrar toda a sua atenção para o Senhor em oração.

Antes de jejuar

a)Não comece o seu jejum abruptamente.
b)Prepare o seu corpo. Coma pequenas refeições antes de começar o jejum. Evite alimentos de alto teor de gordura e açúcar.
c)Coma frutas e verduras cruas por 2 dias antes de começar o jejum.
Enquanto você jejuar.
Seu tempo de jejum e oração chegou. Você está se abstendo de todas as comidas sólidas e está buscando ao Senhor. Aqui estão algumas sugestões úteis a serem consideradas:
a)Evite medicações, mesmo as medicações a base de ervas naturais e homeopáticas. As medicações devem ser retiradas apenas com a supervisão do seu médico.
b)Limite as suas atividades.
c)Descanse o máximo que o seu horário permitir.
e)Prepare-se para um período de desconforto mental temporário como: impaciência, irritabilidade e ansiedade.
f)Espere algum desconforto físico, especialmente no segundo dia.
Você poderá ter breves dores causadas pela fome, tonturas ou algo "esquisito". A retirada de café e açúcar pode causar cefaléia.
O mal estar físico pode incluir fraqueza, cansaço ou sonolência.
Os primeiros dois ou três dias são geralmente os mais difíceis. A partir do momento que você prossegue com o jejum, você irá experimentar uma sensação de bem-estar, tanto físico como espiritual. Quando sentir a "dor-de-fome", aumente a ingestão de líquidos.
 Outras coisas fundamentais:
1.Comece o seu dia com louvor e adoração.
2.Leia e medite na Palavra de Deus.
3.Convide o Espírito Santo a trabalhar em você para querer e realizar a Sua boa vontade.
4.Convide Deus a usá-lo. Peça a Ele para mostrar a você como influenciar seu mundo, sua família, sua igreja, sua comunidade, seu País e assim por diante.
5.Ore para ter a visão de como Ele deseja usar a sua vida e por poder para realizar a Sua vontade.
6..Fique um tempo sozinho, sem pressa para "buscar a Sua face".
7.Evite a televisão e outras formas de distração que possam desviar o seu foco espiritual.
5° Passo: Termine o Jejum Gradualmente
Comece a comer gradualmente. Não coma comidas sólidas imediatamente após o seu jejum.
A introdução súbita de alimentos sólidos no seu estômago irá causar consequências negativas ou até mesmo perigosas.
Se você terminar o seu jejum gradualmente, os efeitos benéficos, físicos e espirituais irão resultar em uma boa saúde.
 6° Passo: Espere os Resultados

Se você se humilhar sinceramente perante o Senhor, arrepender-se, orar e procurar a face de Deus; se você meditar consistentemente na Sua Palavra, você irá experimentar as respostas de DEUS em sua vida.

Mas não se engane é uma batalha espiritual, um único jejum entretanto, às vezes não é suficiente . Não desanime, depois de algum tempo volte à prática do jejum/

Um jejum de 24 horas cada mês é um bom começo.


 Espero que você comece e se envolva nesta dimensão do Espírito, que DEUS o abençoe


2 comentários:

  1. Realmente um estudo bem profundo sobre o jejum, muito importante ressaltar a parte médica do jejum, para que o jejum produza bons frutos na nossa vida espiritual sem maleficios ao corpo material. Vamos jejuar!!
    Daniella Marques

    ResponderExcluir
  2. Pastor,
    Ótimo texto, estava precisando mesmo de uma orientação quanto ao jejum, quero fazer da maneira correta... a partir de agora, vou incorporar a prática a minha caminhada cristã!
    Deus te abençoe
    Mateus

    ResponderExcluir