quinta-feira, 24 de julho de 2014

No texto do Evangelho de Mateus, veremos como as vezes achamos que cremos, declaramos que cremos, mas quando DEUS age ficamos perplexos, amados DEUS ainda realiza milagres transformadores hoje.

MATEUS 14:22-33

(Mateus 14:22) - E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.

(Mateus 14:23) - E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já à tarde, estava ali só.

(Mateus 14:24) - E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;

(Mateus 14:25) - Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.

(Mateus 14:26) - E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.

(Mateus 14:27) - Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.

(Mateus 14:28) - E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.

(Mateus 14:29) - E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.

(Mateus 14:30) - Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!

(Mateus 14:31) - E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?

(Mateus 14:32) - E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.

(Mateus 14:33) - Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.

Em Mateus 14, encontramos Jesus entrando num barco para se dirigir "a um lugar deserto" onde poderia ficar a sós. Ele tinha acabado de ser informado de que João Batista fora decapitado e enterrado. E agora estava tão emocionado por essa notícia que achou necessário ficar sozinho e orar.

Porém, quando as multidões ouviram que Jesus estava partindo, vieram atrás deles de várias regiões.

(Mateus 14:13) - E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades.
"vieram das cidades seguindo-o por terra" (outra tradução).

Imagine Cristo elevando o olhar e vendo milhares de pessoas vindo em direção a Ele de todas as direções, com todos os tipos de estado físico.

Os enfermos estavam sendo levados em macas ou sobre rodas em direção a Ele; cegos sendo guiados em meio à multidão, e os coxos mancavam sobre bengalas e muletas improvisadas.

Todos estavam desesperados para chegar perto, em busca do toque curativo da única pessoa que poderia fazê-lo.

Qual foi a reação de Cristo a essa incrível cena?

(Mateus 14:14). "Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos"
Amado, tente agora enxergar a cena, como se um filme estivesse passando a sua frente:
Pessoas com as mãos retorcidas eram corrigidas,
Aleijados com as pernas tortas se alinhavam,
Surdos agora ouviam,
Bocas que quando muito emitiam sons distorcidos agora gritavam louvores a Deus.
Ver e ouvir tudo isso seria algo impressionante.
Qual seria a nossa reação hoje vendo e ouvindo todas estas coisas?
Se você estivesse lá naquele dia observando das encostas, ficaria assombrado com os acontecimentos que se desdobravam à frente, pensaria que talvez tudo isso fosse um truque, ou apenas emoção.
Com certeza havia gente pensando muitas coisas ao ver tudo o que acontecia, e Jesus com certeza sabia isso, pois lidava com a multidão há muito tempo, e quando você lida com a multidão, você reconhece através da observação das reações, do cotidiano das pessoas, se elas entenderam ou não o que foi Ministrado, Jesus sabia que muitos ali não acreditavam naquilo que estava acontecendo.
Mesmo assim, ao fim desse dia incrível, depois de realizar todos esses milagres de cura, Jesus decidiu alimentar as multidões.
Lemos que se tratava de uma multidão de cinco mil pessoas, sem incluir as mulheres e as crianças presentes.
E para alimentar todos, Jesus pegou cinco pães e dois peixes secos, orou sobre eles, e começou a parti-los em pedaços para serem servidos às pessoas. Cestos e mais cestos foram cheios com alimento que rapidamente se multiplicava. E de algum modo, à medida que os discípulos o distribuíam à multidão, a comida simplesmente continuava aumentando.
Ao fim dessa refeição em massa, todos no grupo haviam comido até ficarem cheios, e os discípulos acabaram trazendo doze cestos de pedaços que foram deixados.
 Mais uma vez tente se enxergar estes acontecimentos:
Você acaba de testemunhar cura após cura, milagre após milagre, maravilhas incríveis uma após a outra.
E então, após testemunhar todas essas maravilhas, você teria assistido a milagrosa alimentação de mais de cinco mil pessoas.
Você não acha que depois de um dia desses, qualquer um estaria de joelhos louvando a Deus?
Não estaria dizendo para si próprio: "Nunca mais duvidarei do poder curativo e milagroso de Cristo"?,
"O que o Senhor fez hoje é inacreditável. Isso fortaleceu a minha fé. Daqui pra frente, vou praticar uma fé inabalável".
Você e eu sabemos que isso não é bem assim, como deveria ser normal na vida das pessoas, Jesus também sabia e mostra o texto que
(Mateus 14:22) - E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.
Jesus estava "compelindo" os discípulos a entrarem rapidamente no barco, dizendo, "vamos com o barco até o outro lado" .
Em grego a palavra para "compelindo" aqui quer dizer "incitando, seja pedindo, forçando ou persuadindo".
Jesus insistiu com os discípulos usando dos termos mais fortes, era se como Jesus estivesse ordenando firmemente esta ação de entrar no barco
 "Irmãos, entrem já no barco. Agora".
Ele dispensaria a multidão e encontraria os discípulos mais tarde.
O que estava levando Jesus a tomar esta atitude?
Jesus convivia com seus discípulos, observava as reações a tudo que estava acontecendo, a maneira como eles encaravam os sinais e milagres maravilhosos que eles estavam observando e sua reação a isso.
Desta maneira Jesus sabia que eles não estavam entendendo, crendo como deveria naquilo que acontecia aquele dia.
A mensagem de uma fé que gera os milagres ainda não se gravara em seus corações e mentes, e as dúvidas ainda os importunava.
Ao zarparem da praia, provavelmente Jesus estava triste, pela fragilidade da fé principalmente destes que eram os seus discípulos e a tudo haviam assistido.

II – A MARAVILHA É QUE JESUS NÃO DESISTE DE TENTAR NOS LEVAR A UMA FÉ INABALÁVEL

(Salmos 37:28) - Porque o SENHOR ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada.

(Hebreus 13:5) - Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

Jesus neste momento queria que seus discípulos se afastassem da incredulidade, das dúvidas e vivessem uma fé inabalável, para ensinar as pessoas o poder da fé em Cristo Jesus.
Para isso Jesus entendeu que era necessário caminhar sobre as águas para acordar os discípulos?
Neste momento Irrompeu a tempestade, comum pelas condições climáticas daquela região, com o vento gelado descendo das montanhas e indo ao vento quente do mar ,e o barco passa por uma grande agitação, Jesus então começa um novo ensinamento para seus discípulos

(Mateus 14:25) - Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.

 A reação dos discípulos, mostrou que Jesus estava certo, quando identificou que seus discípulos, ainda não tinham entendido nada sobre a questão de uma fé inabalável, da realidade de uma fé de milagres, ao verem a Jesus não acreditaram nos próprios olhos e acharam que era um fantasma, ficaram apavorados e gritaram de medo

(Marcos 6:49) - Mas, quando eles o viram andar sobre o mar, cuidaram que era um fantasma, e deram grandes gritos.
(Marcos 6:50) - Porque todos o viam, e perturbaram-se; mas logo falou com eles, e disse-lhes: Tende bom ânimo; sou eu, não temais..

 Jesus diz para não se amedrontarem.

Parece que agora a fé dos discípulos estava crescendo:

"E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus" (Mateus 14:33).

 Parece que os discípulos finalmente eles entenderam. Crêem no poder que Cristo tinha em operar milagres. Os milagres finalmente começaram a se gravar, e um alicerce de fé esta sendo edificado neles.

Parecia que agora estão preparados para enfrentarem qualquer provação com fé inabalável".

Mas não era o caso. Marcos sugere que esse não foi um momento definido de fé para todos eles:

" (Marcos 6:52) - "Ficaram entre si atônitos, porque não haviam compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido”

Em grego a palavra "endurecido" aqui significa pele grossa e calejada.
Segundo Marcos, os discípulos perderam totalmente o significado da mensagem dos pães e peixes. Essa é uma afirmação muito significativa, pois tem tudo a ver com a confiança em Deus.
 Lembre-se, esses eram homens que amavam profundamente o Senhor e prontamente criam que Ele poderia operar milagres para os outros. Não tinham o menor problema em aceitar as maravilhas que Jesus promovia para a multidão. Mas não podiam crer que Cristo faria o mesmo por eles.
Quando chegou à hora de crerem nele para operação de milagres em sua própria crise, algo importante estava faltando, era Entender quem realmente Jesus era, como realmente Jesus agia e o que Jesus queria fazer na vida das pessoas, havia ainda muitas dúvidas.

III – AS DÚVIDAS NOS LEVAM A VIVER SEMPRE COM MEDO DAS ADVERSIDADES E COM ISSO PERDER A ALEGRIA DA VIDA

(Marcos 8:13) - E, deixando-os, tornou a entrar no barco, e foi para o outro lado.

(Marcos 8:14) - E eles se esqueceram de levar pão e, no barco, não tinham consigo senão um pão.

Jesus após a primeira multiplicação de pães, vai até as terras de Sidom, e lá Uma vez mais, Jesus operou milagres de cura e então maravilhosamente alimentou as massas a partir de só sete pães e uns poucos peixes. Então, todos comeram, ficaram cheios, e os discípulos trouxeram de volta sete cestos cheios de comida que sobrou

No fim do dia, Jesus outra vez entrou no barco  com os discípulos, dessa vez para rumar à região de Dalmanuta, também conhecida como Magdã, cidade de Maria Madalena e .
durante o trajeto, os discípulos discutiram entre si, perguntando:

(Marcos 8:14) - E eles se esqueceram de levar pão e, no barco, não tinham consigo senão um pão.

 Imagine só: Pedro, Tiago, João e os outros estavam preocupados quanto ao pão, tendo acabado de chegar da maior distribuição de pães da história!

Esse é o problema da gente que vive pela fé, Podemos nos tornar tão calejados com dúvidas, que a verdade deixa de ser gravada por nós.
Por exemplo, com o passar dos anos podemos nos tornar endurecidos pelas provações, sofrimentos, medos, dúvidas, e desapontamentos em grandes quantidades, que acreditamos que as coisas acontecem para os outros, porém para nós tudo em impossível
 Porém veja que isso não é assim

Quando Jesus os ouviu, não acreditou. Ele os reprovou dizendo

 (Mateus 16:9-11).E então perguntou: "Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens e de quantos cestos tomastes? Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos tomastes? Como não compreendeis?"

(Marcos 8;18-21)."Não vos lembrais de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes? Responderam eles: Doze! E de quando parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes? Responderam: Sete! Ao que lhes disse Jesus: Não compreendeis ainda?" 

Jesus estava dizendo, em outras palavras, "Como pode acontecer isso?
Estou tentando edificar um alicerce de fé em vocês. Como esses milagres não se gravaram em suas mentes?".
Irmão, não deixe a dúvida, a incredulidade, por causa das durezas da vida, das provações, se instalar em sua vida, porque dessa maneira você não agrada a DEUS, creia que ELE é um DEUS de milagres para todos, não somente para os outros.
(I Coríntios 12:6) - E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
IV-  JESUS QUERIA QUE OS SEUS DISCIPULOS ENTENDESSEM INTEIRAMENTE QUEM ELE ERA, PARA QUE ISSO OS LEVASSEM A CRER NOS MILAGRES
(Mateus 15:32)- "E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho"

Jesus quando percebeu que eles tinham muita dúvida, que não entendiam inteiramente quem ele era, e sua obra, levou-os a relembrar o milagre das multiplicações dos Paes e peixes.
Talvez você nunca tenha pensado sobre isso, mas porque este milagre especificamente, para lhes revelar que sua fé era muito fraca e hesitante?
Por que atribuiu às dúvidas e o endurecimento de seus corações a não compreensão do significado de tais maravilhosas multiplicações?
(Marcos 8:16-18) - E arrazoavam entre si, dizendo: É porque não temos pão.
(Marcos 8:17) - E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão? não considerastes, nem compreendestes ainda? tendes ainda o vosso coração endurecido?
(Marcos 8:18) - Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais,
Por que Ele simplesmente não os recordou de outros  milagres, tais como:
 da transformação de água em vinho?
Ou do leproso que ficou curado instantaneamente?
E o homem paralítico e preso à cama que foi baixado até Ele através do teto, curado por Cristo, e imediatamente pegou sua esteira de palha e saiu andando?
E os espíritos imundos que viram Jesus e se dobraram diante dele, gritando, "Tu és o Filho de Deus"?
Todos estes acontecimentos incríveis ocorreram antes de Cristo ter alimentado as multidões. Mas Jesus duas vezes traz os discípulos à lembrança desses dois milagres.
Por que?
Havia um Significado Espiritual que Jesus queria que eles aprendessem
ELE estava ensinando aos  seus discípulos, quem era e como agia.
Estava dizendo, basicamente: "Farei mais pelo povo do que curá-los. Me certificarei de que tenham pão suficiente para comerem. Preocupo-me com tudo que afete as suas vidas. Vocês têm de ver que Eu sou muito mais do que apenas poder.
 Também sou compaixão, sou amor, sou misericórdia, sou provedor, sou consolador.
Quem olha só o poder, tem a tendência de apenas ter temor de JESUS.
Porém quando se entende e se olha a Jesus como aquele que tem compaixão, misericórdia, provedor, para que a gente possa não apenas ter temor do SENHOR, mas amá-lo e confiar nele
Jesus ao alimentar multidões quis revelar que se preocupa com seu povo por inteiro, e nós que somos homens de fé, temos que crer que DEUS cuida de nós em todo tempo, em todas as crises e adversidades que enfrentamos.
Não basta apenas crer que ele pode fazer isso algumas vezes, para algumas pessoas, e se maravilhar e glorificar com isso como os discípulos fizeram naquele barco, e não acreditar que ele podusse fazer isso para nós, em tudo, na tempestade, numa falta de pão, como os discípulos faziam ao discutiram uns com os outros, que haviam se esquecido dos pães.
Quantas vezes ficamos emocionados e testemunhamos tudo que Jesus fez por pessoas que conhecemos, mas quando chega a hora da nossa necessidade ficamos preocupados desanimados, frustrados e até deprimidos.
Amado se você está  à beira da exaustão, prestes a caír, oprimidos pela situação atual e você tem sido servo fiel, que fala das maravilhas de DEUS na vida dos outros, confiante que Deus pode fazer o impossível por Seu povo.
O Espírito Santo esta nos chamando, por meio dessas passagens das escrituras, para nos lembrarmos dos pães, dos peixes, da abundância e da compaixão, da misericórdia, do seu amor, da sua providência, sabendo que nós não vamos ser derrotados.
Se apóie sobre a compaixão de Jesus por nossas próprias necessidades físicas, sabendo que Ele não quer que nenhum de nós naufrague.
 Se você enfrenta situações duras, aparentemente insolúveis?
Você insiste com eles, "Fique firme! O Senhor é capaz. Ele é um Deus operador de milagres, e Suas promessas são reais.
Então, não perca a esperança. Tenha coragem, pois Ele vai responder teu clamor"?ALELUIA
V- DIANTE DISSO A PERGUNTA É: VOCE ACREDITA EM MILAGRES?
A pergunta para os discípulos indiretamente foi essa, e é a mesma para nós, porém dependendo da resposta ela não agrada a DEUS.
Muitos estão acostumados a dizer que crêem em todos os milagres descritos nas escrituras, porém esta não é a resposta que agrada a DEUS, o SENHOR quer saber de nós se cremos que o SENHOR pode operar um milagre para cada situação que enfrentamos.
Pense no problema que você esta enfrentando agora mesmo, naquilo que você mais necessita, em sua maior dificuldade. Há tanto tempo você ora por isso.
Você realmente acredita que o Senhor pode e resolverá isso, por meios que você não pode imaginar?
 Esse tipo de fé ordena que o coração pare de ter medo, ou de fazer perguntas. Lhe diz para repousar nos cuidados do Pai, confiando nele para fazer tudo à Sua maneira e há Seu tempo.

Há Dois Tipos de Milagres: o Instantâneo e o Progressivo

 As escrituras relatam alguns milagres maravilhosos: desde a abertura do mar Vermelho - ou Deus falando a Moisés da sarça ardente. Pela fé, Elias faz cair fogo do céu. E mais tarde, quando Deus lhe falou na caverna, houve vento, trovões, imagens e sons incríveis. Todos estes foram milagres instantâneos.

As pessoas envolvidas puderam vê-los acontecendo, senti-los e vibrar com eles. E são o tipo de milagre que todos queremos ver hoje, provocando espanto e maravilha. Queremos que Deus rasgue os céus, desça até ao nosso problema e resolva as coisas numa explosão súbita de poder celestial.

 Mas não podemos esquecer e crer que  muito do poder divino que produz maravilhas na vida do Seu povo chega por meio daquilo que chamamos "milagres progressivos".

São milagres dificilmente discernireis pelos olhos. Não são acompanhados de trovões, relâmpagos ou qualquer movimento ou mudança visíveis. Antes, milagres progressivos começam em silêncio, sem fanfarra, e evoluem lentamente mas com segurança, um passo de cada vez.

Ambos os tipos de milagres - instantâneo e progressivo - foram testemunhados em ambas às vezes em que Cristo alimentou as multidões.

As curas que realizou foram imediatas, visíveis, facilmente discernireis pelos que estavam presentes naqueles dias. Penso no aleijado com o corpo retorcido, que subitamente teve uma transformação exterior física tal, que saltou e correu. Eis um milagre que tinha de assombrar e tocar todos que o viram.

No entanto as multiplicações dos pães que Cristo fez foram milagres progressivos.

Um deles foi à multiplicação de Paes e peixes sem nenhum sinal ou som de que um milagre estava tendo lugar. Contudo, para alimentar aquela quantidade de gente, teria de se partir pão e peixes milhares de vezes, por todo o dia. E cada pedaço de pão ou peixe seria parte do milagre.

É exatamente assim que Jesus realiza muitos dos milagres na vida do Seu povo atualmente. Oramos por maravilhas instantâneas e visíveis, mas muitas vezes o nosso Senhor esta silenciosamente em ação, formando um milagre para nós pedaço a pedaço, pouco a pouco.

Podemos não ser capazes de ouvir ou tocar isso, mas Ele esta em ação, dando forma ao nosso livramento além do que possamos ver.

E é isso que Jesus queria que os discípulos vissem. Ele queria tanto que eles soubessem que durante todo o tempo Ele estava agindo a favor deles: enviando flechas contra o inimigo, silenciando espíritos enganadores, guardando e protegendo fielmente cada preciosidade que o Pai houvera Lhe dado.

Você Pode Estar em Meio a um Milagre Agora Mesmo E Simplesmente Não o Estar Vendo

Talvez nesse momento você possa estar esperando por seu milagre. Você está desencorajado pois as coisas parecem estar paradas. Não se vê nenhum sinal da ação sobrenatural de Deus em seu favor. Veja o que Davi disse no Salmo 18:

(Salmos 18:6) - Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.
(Salmos 18:7) - Então a terra se abalou e tremeu; e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram, porquanto se indignou.
(Salmos 18:8) - Das suas narinas subiu fumaça, e da sua boca saiu fogo que consumia; carvões se acenderam dele.
(Salmos 18:9) - Abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés.

(Salmos 18:13) - E o SENHOR trovejou nos céus, o Altíssimo levantou a sua voz; e houve saraiva e brasas de fogo.
(Salmos 18:14) - Mandou as suas setas, e as espalhou; multiplicou raios, e os desbaratou.


 É preciso entender, nada disso aconteceu literalmente. Foi tudo algo que Davi viu com seu olho espiritual. Amado, isso é fé. É quando você crê que Deus ouviu o seu clamor, que Ele não se atrasou, que Ele não está ignorando a sua petição.
Pelo contrário, Ele silenciosamente começou o seu milagre imediatamente assim que você orou, e ainda agora está operando de modo sobrenatural a seu favor. Isso é verdadeiramente acreditar em milagres, Sua maravilhosa operação progressiva em nossas vidas. Davi compreendeu a verdade fundamental de tudo isso:
 "Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim" (18:19).
Davi declara: "Eu sei porque o Senhor está fazendo tudo isso em meu favor. É porque se agrada de mim".
CONCLUSÃO
Amados creiam verdadeiramente creio em milagres instantâneos, pois Deus ainda está operando maravilhas gloriosas e instantâneas hoje em dia.
Porém não se esqueça dos  Seus milagres progressivos, e o que DEUS está fazendo em nossas próprias vidas neste instante.




2 comentários:

  1. Pastor,
    Excelente texto, verdadeiramente revelado pelo entendimento do espírito de Deus!
    Bom, pelo que pude depreender do texto, a fé passa por um processo pelo qual é edificada e, portanto, não se trata de uma fé pronta e imutável, certo? Então, a fé inabalável vem, necessariamente, com uma comunhão profunda com Deus? Me pergunto se a fé é o único requisito para Deus operar milagres. Não seria necessário alcançar um patamar espiritual mais alto? Até porque me parece fundamental que se tenha o entendimento dado pelo espírito de que aquele pleito é consoante a perfeita vontade de Deus.
    Tenho acompanhado seu blog e meditado bastante na palavra por meio dos seus textos! Gostaria de fazer algumas sugestões de temas que particularmente me interessam para que você possa desenvolver quando e se lhe for conveniente: como alcançar crescimento espiritual, a relação com o espírito santo e a função do jejum.
    Forte abraço e Deus o abençoe!
    Mateus

    ResponderExcluir
  2. De Daniella Marques:
    Pastor,
    Muito obrigada pela palavra, falou demais ao meu coração! Deus te abençoe! Queria deixar aqui como sugestão o tema a volta de Jesus.

    ResponderExcluir