sábado, 15 de novembro de 2014

Mateus 13:31-32
(Mateus 13:31) - Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;
(Mateus 13:32) - O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.
Jesus ensinava seus discípulos através de parábolas e muita gente se pergunta do porque Jesus ensinava através de parábolas?
A parábola requer uma reflexão, um aprofundamento na verdade que está sendo ministrada, porém muitas pessoas não querem se aprofundar, não querem refletir, querem apenas o benefício imediato e acabam sendo atacados pela cegueira espiritual, você percebe isso:            “ normalmente eram poucos que perguntavam a Jesus o significado das parábolas”, esses que perguntavam normalmente eram os seus discípulos e ELE explicava, porém boa parte da multidão ia embora.
A parábola do grão de mostarda traz mais alguns ensinamentos importantes
II As coisas aparentemente pequenas e frágeis nas mãos de Deus se transforma em grandes obras
(Mateus 13:31) - Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;
Jesus fala aqui que o homem plantou o grão de mostrada, o homem e o dono do campo, o homem representa o Senhor é o grão de mostarda e tudo aquilo que entregamos para Deus: nossa família, nosso trabalho, nossa vida, nossos negócios, nosso sonhos, enfim tudo.
Aqui podemos observar que o Senhor quer nos ensinar que mesmo as menores possibilidades, as menores pessoas aos olhos da sociedade, se transformam em grandes respostas de Deus.
Veja que a semente de mostarda era pequena, mas o resultado era uma grande árvore, a maior de todas as hortaliças de sua região.
(Mateus 13:32) - O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.
Deus não olha para as suas limitações, o seu valor, o seu tamanho, ele olha para o tipo de entrega que você faz a ele e te transforma em algo muito maior do que qualquer pessoa poderia imaginar.
Só para se ter uma ideia a árvore da mostarda a menor de todas as sementes alcançaria até 3 metros de altura.
Portanto não olhe para você com a visão humana, de repente você é o menor de sua família, de sua igreja, de seu trabalho de seus amigos, mas se você se entregar nas mãos de Deus você seta exaltado sobremaneira, porque não é por suas qualidades, mas pela graça e benção de Deus

(I Corintios 1:26) - Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
(I Corintios 1:27) - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
(I Corintios 1:28) - E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;

III- Você precisa deixar Jesus te pegar e fazer de você o que ele deseja
(Mateus 13:31) - Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;

Veja que para a pequena semente se tornar numa grande árvore, com frutos, com função naquele lugar, foi preciso que a semente ainda pequena estivesse na mão do semeador, e disposição dele para que ele a semeasse da forma e onde ele queria.
Além disso a semente para se tornar uma grande árvore precisa , ser enterrada para receber nutrientes da terra e se transformar numa grande árvore
A grande pergunta é a seguinte
Para você se tornar alguém diferenciado neste terra você tem que estar a disposição do Senhor,  para que ele te usa como ele quer?
Um exemplo disso é Saulo de Tarso, era um homem de boa família, estudada nas escrituras, que possuía o cargo de um dos maiores das sinagogas, era judeu e cidadão romano que lhe conferia direitos que a maioria dos judeus não possuíam.
(Atos 22:3) - Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois.
(Atos 22:4) - E persegui este caminho até à morte, prendendo, e pondo em prisões, tanto homens como mulheres,
(Atos 22:5) - Como também o sumo sacerdote me é testemunha, e todo o conselho dos anciãos. E, recebendo destes cartas para os irmãos, fui a Damasco, para trazer maniatados para Jerusalém aqueles que ali estivessem, a fim de que fossem castigados.
Paulo em qualquer lugar que tivesse se convertido seria imediatamente levado a posição de obreiro, por toda a sua capacidade, seu conhecimento e sua posição no judaísmo.
Mas com Jesus não é assim, eu , você, Saulo, Pedro, precisamos permitir que Jesus opere em nós as transformações.
Quando Jesus teve um encontro com Saulo, veja o que aconteceu!
(Atos 9:3) - E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
(Atos 9:4) - E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
(Atos 9:5) - E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
(Atos 9:6) - E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
(Atos 9:7) - E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
(Atos 9:8) - E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
(Atos 9:9) - E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
(Atos 9:10) - E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
(Atos 9:11) - E disse-lhe o Senhor: Levantaste, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
(Atos 9:12) - E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
(Atos 9:13) - E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
(Atos 9:14) - E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
(Atos 9:15) - Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
(Atos 9:16) - E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
(Atos 9:17) - E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o SENHOR Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
(Atos 9:18) - E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.

Primeiro Jesus jogou Paulo em terra –
Irmão Paulo precisava aprender a ser humilde, a descer de sua arrogância de achar que sabia tudo, que não precisava de conselhos, que não precisava do Espírito Santo, e o SENHOR o derrubou do cavalo.
As grandes autoridades, os grandes reis não andavam a pé, mas sim em montarias ou carregados, o SENHOR mostra a Saulo a importância da humildade.
Depois Jesus fala com ele –
(Atos 9:4) - E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
Irmão só conhecimento da Palavra, só entendimento, só estar no meio da igreja, SS trabalho para o reino, não adianta, tem que entrar e buscar as experiências como SENHOR,
Terceiro tem que aprender a andar no tempo de DEUS –
(Atos 9:6) - E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
Veja que ele pergunta ao SENHOR o que ele devia fazer e o SENHOR mostra que ele deveria entrar na cidade e esperar que alguém diria o que ele deveria fazer, não agora, mas quando fosse a hora de DEUS
Quarto tem que aprender a mudar a visão –
(Atos 9:8) - E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
(Atos 9:9) - E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
Saulo ficou três dias sem ver, o SENHOR queria que ele parasse de depender de sua visão antiga, para dar valor a nova visão que DEUS tinha para ELE
Tem que se preparar espiritualmente (Consagração)
(Atos 9:9) - E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
Para que as coisas aconteçam tem que haver busca, unção, consagração, se não nada acontece
(Zacarias 4:6) - E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.

Você está disposto a isso?
Abraão abriu mão de sua herança e de sua família para viver as bênçãos de Deus
Zaqueu abriu mão de suas posses adquiridas com roubo para viver uma vida abençoada
Eliseu abriu mão de viver com as riquezas de seu pai para seguir o profeta
Muita gente não quer se entregar nas mãos do Senhor e abrir mão de suas prioridades para viver as prioridades de Deus mas desejam grandes coisas, isto sem entrega,sem disposição de viver para fazer as prioridades de Deus não vai acontecer
IV- Quando se dispõe a viver de maneira a viver as prioridades de Deus,  passamos a ser referência e benção para vida de muitas pessoas
(Mateus 13:32) - O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.
Veja que a árvore serve para trazer os frutos (mostarda) mas serve também para que os pássaros venham se aninhar nela.
Se você for em Ezequiel 17:23 você vai entender a amplitude desta visão de refúgio e consolo que a árvore representa
(Ezequiel 17:23) - No monte alto de Israel o plantarei, e produzirá ramos, e dará fruto, e se fará um cedro excelente; e habitarão debaixo dele aves de toda plumagem, à sombra dos seus ramos habitarão.
Veja que mostra que debaixo da mão protetora do Senhor haveria prosperidade e refúgio para nações do mundo inteiro
O Senhor quer te usar para ser benção na vida de muitas pessoas e em muitos lugares, os pássaros representam as nações, os gentios que vinham para debaixo da proteção da árvore que resenha o Messias salvador conforme nos mostra o texto.

Conclusao
Irmãos o ensinamento de Jesus é bem simples, mas muito difícil de ser colocado em prática.
O SENHOR usa as coisas, as pessoas, mais simples para alcançar grandes resultados;
Porém é preciso que você deixe Jesus fazer em você o que precisa fazer em sua vida
Desenvolver a humildade
Mudar sua visão,
Mostrar a importância da busca de experiências da unção de DEUS
Importância de se preparar espiritualmente


Você tem que ter em mente a responsabilidade que você foi escolhido para fazer diferença na vida de outras pessoas

0 comentários:

Postar um comentário