segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

I-INTRODUÇÃO

ATOS 1: 3 aos quais também, depois de haver padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, aparecendo-lhes por espaço de quarenta dias, e lhes falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
4. Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes.
5. Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias.
6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel?
7. Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade.
8. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
9. Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

O texto que lemos fala do período após a ressurreição de Jesus, em que ele se apresenta aos seus discípulos e com eles fica por um período de 40 dias.

Porque Jesus ficou após sua ressurreição, ainda por 40 dias junto aos seus discípulos?

Se fosse para provar a sua ressurreição confirmando a Palavra de Deus não seriam necessários tantos dias, bastava algumas aparições públicas em Jerusalém e veriam que ele tinha cumprido seu papel?

Porém como Jesus está sempre preocupado com o homem e sua libertação e seu crescimento, Jesus via que era necessário ficar com eles este tempo, para que eles pudessem ter um novo começo, pois em seu tempo ao lado de Jesus eles falharam.

Todos os abandonaram na hora em que foi preso

MARCOS 14: 48-52 - Disse-lhes Jesus: Saístes com espadas e varapaus para me prender, como a um salteador?
49 Todos os dias estava convosco no templo, a ensinar, e não me prendestes; mas isto é para que se cumpram as Escrituras.
50. Nisto, todos o deixaram e fugiram.
51. Ora, seguia-o certo jovem envolto em um lençol sobre o corpo nu; e o agarraram.
52 Mas ele, largando o lençol, fugiu despido.

Um dos discípulos o negou

JOÃO 18:25 E Simão Pedro ainda estava ali, aquentando-se. Perguntaram-lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou, e disse: Não sou.

Outros estavam confusos em saber se ele era mesmo o messias

Lucas 24:17-21 Então ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes.
18 E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias?
19 Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo.
20 e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram.
21 Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.

E carregavam sobre si desanimo, decepções e incredulidade.

Jesus desiste de ninguém e queria dar uma oportunidade a estes discípulos de fazer diferente do que tinham feito até ali, uma oportunidade de fazerem certo, de serem bem sucedidos em tudo, e acima de tudo na fé.

Então ele passa 40 dias trabalhando na vida espiritual e emocional destes discípulos, para mostrar-lhes que é possível recomeçar, independente de como e onde as coisas começaram a não dar certo.

E o que isso tem a ver com o nosso tempo?

Muito quantas vezes temos o desejo de fazer diferente o que já fizemos, quantas vezes você já pensou que se tivesse oportunidade de fazer de novo faria de outra forma?
O SENHOR mostra através destes 40 dias com seus discípulos que sempre é possível, que sempre tem oportunidade para um recomeço. 

E você vê que eles entenderam isso.

Você olha para a vida destes discípulos e vê:  um que o traiu, todos os outros o abandonaram quando foi preso, um dos mais íntimos DELE o negou por três vezes, muitos outros viveram a seu lado, mas não prestavam atenção aos seus ensinos e quando foi morto eles abandonaram a cidade e a obra e iam pela estrada de Emaús tristes, lamentando que pensavam ser ele o messias.

Jesus ao ver isso retardou sua subida aos céus e por 40 dias ficou ministrando para estas pessoas e após 40 dias com Jesus ressurreto, as coisas mudam completamente, surgem novas pessoas, motivadas, dispostas, cheias de unção e poder, e a cima de tudo de entendimento espiritual. Veja o que aconteceu:

TODOS FICARAM CHEIOS DO ESPIRITO SANTO

ATOS 2: 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.

COMEÇARAM A PREGAR A PALAVRA PARA MULTIDÕES

ATOS 2:6 Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

PEDRO COMEÇOU A DEFENDER A FÉ EM QUEM ZOMBAVA DELES

ATOS 2: E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
14 Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.

NA PRIMEIRA PREGAÇÃO CONVERTERAM-SE 3000 VIDAS

ATOS 2:41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;

LOGO EM SEGUIDA 5000 CONVERSÕES

ATOS 4:4-4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra, creram, e se elevou o número dos homens a quase cinco mil.

MILAGRES ERAM REALIZADOS PELOS DISCÍPULOS

ATOS 3: 6 Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda.
7 Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram
8 e, dando ele um salto, pôs-se em pé. Começou a andar e entrou com eles no templo, andando saltando e louvando a Deus.

Sabe o que significa isso?

Significa que Jesus pode mudar a tua história, tua vida, teus sonhos, tua situação pode ter uma outra direção, muito melhor do que você alcançou até aqui.

Jesus pregou isso para aquelas pessoas, pessoas comuns iguais a nós, que fraquejaram, que tinham problemas de caráter, que tinham problemas de incredulidade, que tinham problemas de medo e fez destas homens pessoas totalmente diferentes, com atitudes diferentes e com resultados maravilhosos.

Quem sabe você entrou aqui hoje: desmotivado, decepcionado com você ou com a sua situação, entrou aqui não entendendo as situações da vida, saiba que Jesus te atraiu até aqui, para que você possa ter um novo começo.

Para isso precisamos entender algumas coisas

II- SAIBA QUE NEM SEMPRE VOCÊ PRECISA SABER TUDO O QUE JESUS VAI FAZER, VOCE SO PRECISA TER FÉ QUE DEUS ESTÁ PREPARANDO O CAMINHO

ATOS 1:6-7- Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel?
7 Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade.

Veja que os discípulos queriam saber a forma como o SENHOR ia restaurar o reino de Israel, porém Jesus lhes disse que saber isso não era necessário para que tudo se cumprisse, bastava apenas que eles obedecessem, ficando em Jerusalém.

Este é um grande problema para o homem que sempre quer saber de tudo, e quando não tem a noção exata do que vai acontecer, quando não tem todas as respostas, ficam temerosos em seguir em frente.

O medo é um sentimento que na maioria das vezes quer nos paralisar, mas somos chamados a ter fé, fé nos planos de Deus, pois os planos foram traçados por Deus, podem ser diferentes daqueles que pensávamos, nem sempre são os mais fáceis, mas são os melhores porque ELE conhece toda a trajetória de nossa vida.

SALMOS 139: 16 Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.

Quando ainda estavámos em formação, O SENHOR já havia ordenado todos os dias que viriam, só basta eu aceitar os planos DELE para mim.

III- ESTEJA AONDE DEUS QUER QUE VOCÊ ESTEJA, NÃO AONDE VOCÊ QUER

ATOS 1:4-4 Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes.

Jesus lhes dá uma ordem, seu plano é que eles assim que ele fosse assunto aos céus, ficassem em Jerusalém os discípulos não queriam ficar em Jerusalém e tinham motivos para isso, Jerusalém era o lugar onde Jesus foi crucificado, os líderes judeus eram contra os cristãos e o povo influenciado pelos líderes religiosos também, além dos romanos que governavam o país e faziam de tudo para agradar os judeus, ficar ali era muito perigoso.

O medo era tão real que pode ser percebido quando eles se reunirem no cenáculo trancaram a porta.

JOÃO 20: 19 Chegada, pois, à tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.

Mas o plano de Jesus é que eles esperassem em Jerusalém.

Um pouco mais adiante, Jesus lhes diz que eles deveriam pregar em Samaria, o que era outra dificuldade, pois os judeus não se davam com os samaritanos, os consideravam impuros, pois se misturaram com não judeus e abriram mão de muitas coisas que os ligavam ao Deus único. Para um judeu se misturar com eles era algo que ninguém sequer imaginava pensar.

Além disso disse que eles iriam aos confins da terra, ou seja, outros povos gentios, como todos tinham formação judaica, os judeus consideravam os gentios muito mal, a ponto de chamá-los de cães.

ATOS 1:8-8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.

Não apenas o medo dos judeus, a vontade de voltar para a Galiléia terra da maioria, mas também o fato de pregar aos samaritanos e aos gentios traziam um certo temor aos discípulos.

Porém o plano de Jesus era outro, de que eles deveriam esperar em Jerusalém. 

Mesmo não sendo o plano deles, não sendo o mais fácil mesmo com todos os temores, sem todo o entendimento do porquê disso, eles seguiram o plano de Deus e o resultado que impactaram o mundo.

Amado creia não estamos aqui para fazer outros planos estamos aqui para seguir o plano de Deus traçado para cada um de nós.

Nós não precisamos de Plano B porque o Plano A foi feito por Deus.

JÓ 42:2-2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

SALMOS 40:5-5 Muitas são, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e os teus pensamentos para conosco; ninguém há que se possa comparar a ti; eu quisera anunciá-los, e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar.

Quando você está aonde quer que você esteja não tema a oposição.

IV- PRESTE ATENÇÃO PARA ENTENDER RAPIDO A VONTADE DE DEUS

ATOS 1:6-7-6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel?
7 Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade.

Esta pergunta dos discípulos já se dá ao final dos 40 dias em que Jesus esteve com os seus discípulos ministrando, preparando-os para o reino de Deus e seu trabalho, mas veja que interessante que mesmo depois de 40 dias de ministração eles ainda tinham dúvida, se era aquele o tempo da restauração, sobre os planos de Deus.

Jesus disse a eles que isso não lhes cabia saber, ou seja, há coisas que o SENHOR não vai nos revelar, por vários motivos: para não nos sobrecarregar, para não nos instigar a fazer aquilo que não é a nossa parte, pois há coisas que só DEUS tem que saber e fazer.
A parte deles era apenas esperar.

Entenda o que foi revelado, haja naquilo que foi ordenado, mas espere naquilo que Deus mandou esperar.

Para muitos esperar é um problema, mas esperar em Deus é algo precioso e que não acarreta tristeza.

SALMOS 130:5-5 Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra.
SALMOS 104:27-28-27 Todos esperam de ti que lhes dês o sustento a seu tempo.
28 Tu lho dás, e eles o recolhem; abres a tua mão, e eles se fartam de bens.

Conclusão

SAIBA QUE NEM SEMPRE VOCÊ PRECISA SABER TUDO O QUE JESUS VAI FAZER, VOCE SO PRECISA TER FÉ QUE DEUS ESTÁ PREPARANDO O CAMINHO

ESTEJA AONDE DEUS QUER QUE VOCÊ ESTEJA, NÃO AONDE VOCÊ QUER
PRESTE ATENÇÃO PARA ENTENDER RAPIDO A VONTADE DE DEUS

O SENHOR NÃO VAI NOS REVELAR PARA NÃO NOS SOBRECARREGAR, PARA NÃO NOS INSTIGAR A FAZER AQUILO QUE NÃO É A NOSSA PARTE,

0 comentários:

Postar um comentário