domingo, 23 de abril de 2017


I -INTRODUÇÃO

II REIS 13:14-19 -14 Estando Eliseu doente da enfermidade de que morreu, Jeoás, rei de Israel, desceu a ele e, chorando sobre ele exclamou: Meu pai, meu pai! carro de Israel, e seus cavaleiros!
15 E Eliseu lhe disse: Toma um arco e flechas. E ele tomou um arco e flechas.
16 Então Eliseu disse ao rei de Israel: Põe a mão sobre o arco. E ele o fez. Eliseu pôs as suas mãos sobre as do rei,
17 e disse: Abre a janela para o oriente. E ele a abriu. Então disse Eliseu: Atira. E ele atirou. Prosseguiu Eliseu: A flecha do livramento do Senhor é a flecha do livramento contra os sírios; porque ferirás os sírios em Afeque até os consumir.
18 Disse mais: Toma as flechas. E ele as tomou. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E ele a feriu três vezes, e cessou.
19 Ao que o homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios.

O texto no leva até o tempo próximo da morte do profeta Eliseu, ele estava com aproximadamente 80 anos de idade, e, portanto, já no fim de sua vida.
Neste momento Jeoás, filho de Jeocaz, rei de Israel vai até Eliseu não apenas para fazer uma visita, mas também para pedir orientação sobre os Sírios o que intentavam contra o reinado de Israel.

Nesta conversa aprendemos muitas coisas.

II- QUANDO SE DESEJA DE VERDADE FAZER A CONTADE DE DEUS NÃO HÁ IMPEDIMENTO QUEN NOS POSSA PARAR
II REIS 13:14-19 -14 Estando Eliseu doente da enfermidade de que morreu, Jeoás, rei de Israel, desceu a ele e, chorando sobre ele exclamou: Meu pai, meu pai! carro de Israel, e seus cavaleiros!

Irmãos Eliseu estava aqui próximo dos seus oitenta anos de idade, com mais de 50 anos de ministério, esteva na cama, doente, doença que em pouco tempo o levaria embora desta terra, mas mesmo assim estava dispostoa na bfazer aquilo que o SENHOR capacitara até o fim de sua vida.

Ao ser procurado pelo rei Jeoás para saber como deveria se portar diante dos sírios, Eliseu ministra sobre a vida dele, com o mesmo vigor de quando começou seu ministério.

TEM PESSOAS QUE ACHAM QUE JÁ FIZERAM MUTO PARA O REINO DE DEUS E QUE É TEMPO DE DESCANSAR, SERÁ?

E quando eu falo isso não estou falando dos anciãos, dos membros mais velhos, mas de pessoas que estão na igreja há muito tempo, desde de sua infância e adolescência e que já serviram em várias áreas do reino de Deus e agora entendem que já fizeram tudo e é tempo de outros fazerem.

Amados isso é o engano, nenhum crente chamado pelo SENHOR se aposenta por tempo de serviço,Deus não chamou ninguém para ficar parado, Eliseu na cama, prestes a morrer era conselheiro, profeta e usado pelo Espirito Santo de Deus.
Sabe porque?

1.    PORQUE OS DONS SÃO IRREVOGÁVEIS.

Veja o que diz ROMANOS 11:29-29 Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis.

Veja que a Palavra de Deus mostra que os dons e o chamado de Deus não estão sujeitos há uma rescisão por parte de Deus, ele não distribui dons e capacitação, para a gente ficar inerte, parado.

2.    A NECESSIDADE É GRANDE

Veja o que diz MATEUS 9:37-38-37 Então disse a seus discípulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.
38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

Veja que naquele tempo o trabalho já era demasiadamente grande e haviam poucos trabalhadores no reino, com o aumento da população, o trabalho cresceu e a necessidade de gente para trabalhar na obra continua grande, o SENHOR jamais deixaria de usar a qualquer um de nós.

Só para se ter uma ideia do Brasil

a)    71 cidades com menos de 1% de evangélicos

b)    Há 11 cidades brasileiras possui o índice de “0” (zero) evangélicos.

c)    Temos 258 tribos indígenas brasileiras apenas 34 possuem o Novo Testamento em sua língua. Isto é, 224 não têm nada da Bíblia traduzido, e 118  tribos não possuem missionários.

d)    No mundo existem 8.000 povos ainda não alcançados, isto é, 33,33%.
Ai alguém fala há mais hoje com a corrria e competitividade da vida está muito mais difcil seguir ao SENHOR tão de perto, irmão quando se qauer, se entende a nossa posição no reino de Deus se faz, veja o texto de

MATEUS 14:13- 13 Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um, lugar deserto, à parte; e quando as multidões o souberam, seguiram-no a pé desde as cidades.

Veja que Jesus entrou no barco para ir embora daqule local e a multidão foi pela costa, seguindo o barco a pé, ´para ter com Jesus, você imagina a dificuldade de ir rodeando a costa, para saber aonde Jesus ia parar, para ter com Jesus, mas estes não desisitiram e foram e a Palavra diz que eram multidões.

MATEUS 14:14- 14 E ele, ao desembarcar, viu uma grande multidão; e, compadecendo-se dela, curou os seus enfermos.

O trabalho, o esforço feito para seguir ao SENHOR foi compensado com a manifestação de poder e milagres.

IV- NÓS FOMOS UNGIDAS PARA MANIFESTAR A REVELAÇÃO DE DEUS SOBRE CADA SITUAÇÃO A TODOS QUE SE ACHEGAM A  NÓS

II REIS 13:16 - 16 Então Eliseu disse ao rei de Israel: Põe a mão sobre o arco. E ele o fez. Eliseu pôs as suas mãos sobre as do rei,

O rei queria saber se conseguiria controlar o ataque dos sírios sobre Israel, estava muito preocupado com a situação que vivia, e mesmo sabendo que o profeta era avançado em idade, sabia que ele continuava ativamente fazendo a obra de Deus.

As pessoas sabem que você é servo de Deus, que é ungido do SENHOR e irão te procurar, você  acha que você pode estar de férias, cansado, com muitas justificativas para não ser instrumento de Deus, claro que não.

Temos que como Eliseu entender que o Espirito Santo nos unge para uma missão,

LUCAS 4:18-19-18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,
19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor.

E agir até o ultimo dia de nossa vida, não importando quantas lutas ou dificuldades eu esteja enfrentado.

Eliseu então manda o rei pegar a arma de guerra que era o arco, e em seguida Eliseu impôs sua mão sobre as mãos do rei, mostrando que a unção de vitória estaria sobre o rei de Israel, para mostrar que o que aconteceria seria pelo poder de Deus e não do rei ou de seu exército.

Amado nos somos ungidos de Deus para impor as nossas mãos sobre as pessoas e abençoá-las, mostrar o caminho, mostrar que o que está acontecendo e graça de Deus.
Todo cristão tem o o chamado para esta missão, e essa capacitação é irrevogável.

V- QUANDO SOMOS DISPOSTOS, CONSTANTES NA OBRA DO SENHOR, O SENHOR NOS EXALTA DIANTE DO INIMIGO

O SENHOR QUER TE DAR NÃO APENAS UMA VITÓRIA, MAS A VITÓIA CONSTANTE SE VOCE OBEDECER

II REIS 13:17 e disse: Abre a janela para o oriente. E ele a abriu. Então disse Eliseu: Atira. E ele atirou. Prosseguiu Eliseu: A flecha do livramento do Senhor é a flecha do livramento contra os sírios; porque ferirás os sírios em Afeque até os consumir.

Jeoás tinha ido ao profeta para saber se ele venceria os Sírios e o profeta mostra que se ele fosse obediente, constante, com disposição de fazer a vontade de Deus e enfrentar as adversidades, neste poder ele seria exaltado.

Isto pode ser notado quando o profeta  manda abrir a janela do oriente e atirar a flecha do livramento. Para entender o sol sempre nasce no oriente, mostrando que a flecha do livramento mostraria a Israel que a cada dia a nação continuaria se levantando e prevalecendo diante de seus inimigos.

Mas para isso é preciso que Joás obedecesse e abrisse a Janela e atirasse a flecha no vazio

O profeta continuou falando com Jeoás

II REIS 13:18-19-18 Disse mais: Toma as flechas. E ele as tomou. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E ele a feriu três vezes, e cessou.
19 Ao que o homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios.

Quando o profeta pediu para que o rei ferisse a terra,  que representava a síria, esperava gana, dedicação, com o rei mostrando todo o seu desejo de vitória, mas ficou restrito apenas a 3 espetadas de flecha na terra, para o rei estava bom, não tinha vontade, disposição, para vencer definitivamente, trez vitórias estavam bom demais, o resultado foi que não obteve uma vitória total e os sírios continuaram agredindo a Israel,

Às vezes nossa vitória não vem porque nos detemos antes de alcança-la, paramos por vários motivos estamos cansados, desanimados achamos que está bom.

CONCLUSÃO

Amado o SENHOR quer te usar em todo tempo e sempre;
Suas mãos como servo de Deus foram ungidas para abençoar e dar direção
O SENHOR quer você numa vida de vitória constante, para isso é preciso obediência e disposição para conquistar

0 comentários:

Postar um comentário