quarta-feira, 18 de outubro de 2017


I-INTRODUÇÃO

I CRONICAS 4:9-10- 9 Jabes foi mais ilustre do que seus irmãos (sua mãe lhe pusera o nome de Jabes, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz)..
10 Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá que me abençoes, e estendas os meus termos; que a tua mão seja comigo e faças que do mal eu não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe pedira.

O texto na fala de um ilustre desconhecido, que não era cabeça das tribos de Israel, chamado Jabez, mas que ganhou notoriedade em sua terra, por ser um homem do qual ninguém tinha muitas projeções de sucesso, mas que se tornou o mais ilustre de sua família.

Jabez é daquele tipo de pessoa que tudo começa dando muito errado, todo o seu caminhar é difícil, e sem muitas perspectivas, assim como conhecemos muitos hoje em dia.

 A gente percebe isso quando percebe sua mãe, dando o seu nome ao nascer e como era costume em Israel, se dava o nome como que profetizando aquilo que a mãe desejasse que o filho fosse, alguns exemplos a gente encontra nos nomes bíblicos:

Davi significa o amado, o predileto – Davi foi o amado de Deus e de Israel como rei
Jesus significa Deus é a salvação – Jesus veio como libertador, salvador enviado por Deus

Ezequiel – Deus vai fortalecer, Ezequias profetizou no exilio por 22 anos, e tinha uma enorme influência entre o povo, comprovado pelo fato de que os anciãos iam a ele para o consultar

EZEQUIEL 8:1- 1 Sucedeu pois, no sexto ano, no mês sexto, no quinto dia do mês, estando eu assentado na minha casa, e os anciãos de Judá assentados diante de mim, que ali a mão do Senhor Deus caiu sobre mim.

E Jabez, o que significava o nome Jabez?

Jabez significa aquele que causa dor

Ou seja a mãe entendia que o que ele deveria ser lembrado é pela dor que causara no nascimento, imagine isso sendo lembrado a cada vez que lhe chamavam pelo nome, o que isto emocionalmente provocava no menino.

Mas o interessante é mesmo que visto pelo lado negativo, da dificuldade do sofrimento, diz o texto que Jabez, se tornou o “mais ilustre de seus irmãos”.

Então vamos aprender com a vida de Jabez, e sua oração ao SENHOR para sermos também ilustres nas mãos do pai.

II- NÃO PRECISAMOS SER GENTE IMPORTANTE PARA FAZER DIFERENÇA NO REINO ESPIRITUAL

Tem gente que acha que quem faz a diferença é a pessoa que está dirigindo as orações, o culto, o tamanho da igreja, sua repercussão na cidade, no estado no país, com Jabez a gente vê que as posições das pessoas não fazem a menor diferença diante de Deus.

Se você olhar para os versículos de 1 a 8, você vai ver que o escritor de Crônicas, inspirado pelo Espirito Santo, falava da genealogia da tribo der Judá, dizem que esta genealogia possui mais de 500 nomes, porém num determinado momento essa descrição para e ele faz menção de um tal de Jabez, em dois versículos para citar nominalmente a Jabez, sua história e a benção de Deus sobre ele.

Logo depois continua com a lista enorme de nomes, sem, nenhuma citação especial.
Eu não sei se você consegue perceber, que está quebra na narrativa, é incomum, e com certeza inspirada pelo Espirito Santo, para citar a importância de um homem em especial, que   nem a família acreditava que seria um sujeito bem sucedido, era lembrado apenas pela dor que causara.

Com certeza o Espirito Santo queria que nós soubéssemos que, as vezes a vida para nós começa mal, o caminho é só de dor e frustração, as vezes nem na família encontramos apoio, que somos pessoas comuns no meio da multidão, mas quando colocamos a nossa fé em ação, agimos em oração na busca.

Irmãos somos nós através de nossas decisões nossas escolhas que traçamos o nosso destino, Jabez entendeu que não precisava ser aquele que viveria na dor, que só causaria a dor e orou a Deus com fé para que sua história fosse mudada.

Não é isso que a Palavra de Deus nos diz, quando diz que podemos escolher entre benção e maldição?

DEUTERONOMIO 11: 26 Vede que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição:
27 A bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu hoje vos ordeno;
28 porém a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que eu hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que nunca conhecestes.

Entre a decisão de viver com pesos em nossas costas que roubam a alegria e as nossas energias ou descansar no SENHOR.

MATEUS 11:28- 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Jabez resolveu traçar o seu destino, com decisões de buscar em Deus a sua benção, e o resultado foi a benção estabelecida sobre sua vida.

I CRONICAS 4:10b-... E Deus lhe concedeu o que lhe pedira.

III-  JABEZ DECIDIU NÃO ACEITAR AS SITUAÇOES E PROJEÇOES PARA SUA VIDA

Tem gente que por tanto lutar, por ver tanta coisa dando errado, por ver que para ela e tudo tão difícil, acabam aceitando a situação como definitiva. E meio duro de dizer, mas as pessoas se acomodam.

Jabez não aceitou sua situação, foi atrás de mudança, daquilo que havia sido projetado para ele. E o que ele fez orou a Deus pedindo benção

Jabez entendia que pela fé o SENHOR pode mudar qualquer situação difícil, ainda mais aquela que ele não tinha causado, o nome, o estigma, foi criado pela mãe.
Irmãos ele pediu a benção do SENHOR

Jabez que era da tribo de Judá, ouviu desde criança que Deus tinha [poder para mudar a história de seu povo, que libertara seu povo, que abriu mar, que os abençoou com fartura, ou seja um Deus que muda a história, o que ele fez então, pediu a sua benção

I CRONICAS 4:10a- Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Peço (Oxalá, tomara) que me abençoes

No hebraico a benção significa um favor sobrenatural de Deus a seu favor, então ao pedir a benção, estamos pedindo a Deus algo que não conseguimos atingir com nosso próprio esforço e algo grandioso e maravilhoso demais, isto fica claro em Provérbios

PROVERBIOS 10:22- 22 A bênção do Senhor é que enriquece; e ele não a faz seguir de dor alguma.

Quando vem de Deus a riqueza tem um valor perfeito, é a verdadeira benção e não causa dor

Irmãos as vezes não estamos recebendo porque não pedimos

TIAGO 2:4- 4 não fazeis, porventura, distinção entre vós mesmos e não vos tornais juízes movidos de maus pensamentos?

Pois todas as bênçãos estão a nossa disposição

EFESIOS 1:3- 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;

A ESTORIA DE SEU JOAO

A Estória de seu Joao no céu, quando recepcionado por Pedro, viu um grande armazém e queria saber o que era, ao lá entrar viu prateleiras cheias de caixa, com nomes e um laço de presente, perguntou se tinha uma com o seu nome, Pedro disse que sim, Ele correu abriu e quando olhou dentro deu um grande suspiro.
Na caixa havia todas as bênçãos que Deus queria lhe conceder, mas que Joao nunca tinha pedido
Deus tem prazer e abençoar mas a gente tem que pedir

MATEUS 7:7- Pedi e dar-se-vos-á

IV-APRENDEMOS COM JABEZ É QUE PODEMOS SUPERAR OS LIMITES

I CRONICAS 4:10 - 10 Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá que me abençoes, e alargues (estendas) as minhas fronteiras (os meus termos;)

 A oração de Jabez é muito interessante, pois na realidade ele pede a Deus, ele pede que o Senhor alargue suas fronteiras.

Ou seja ele não queria uma vida de rotina, comum, ele não queria apenas ter as coisas, aumentar seus bens, ele queria ter uma vida muito mais relevante do que as pessoas comuns.

Ele queria causar impacto ao mundo mostrando como isto é possível em Deus.
Jabez pede que o SENHOR alargue sua área de atuação, ou seja, um aumento de influência, de responsabilidade, de mais oportunidades para poder mostrar o tamanho de seu Deus na vida das pessoas.

Sabe o que Jabez estava mostrando para Deus?

Ele mostrava para Deus que tinha capacidade de fazer muito mais, de que era um desperdício de sua vida só fazer o que vinha fazendo até ali,

Enquanto muitos hoje falam com Deus que já fazem muito, que não tem mais tempo, ele dizia alarga minhas fronteiras, me de mais trabalho e responsabilidades que eu dou conta.
Quanto mais Deus for contigo e as pessoas perceberem a sua fé e o poder delas mas pessoas buscarão você para orienta-las sobre este Deus

Alargar as fronteiras, superar os limites é também entender que quando chegamos ao limite de uma situação, não podemos desanimar, pois para Deus não há impossíveis.

Diante uma doença, quantos não pensam já foi feito tudo que era possível!

Diante de um problema no lar quantos não pensam, acabou mesmo está destruído?

Lembre-se para Deus não há impossíveis ele pode fazer você ultrapassar a fronteira

LUCAS 1: 37 porque para Deus nada será impossível.

V-  APRENDEMOS TAMBEM COM JABEZ QUE TUDO ISTO SO SERA BENCAO COM A DEPENDENCIA DE DEUS

V.10 se tua mão for comigo

Jabez entendia que um sujeito simples, de uma família simples, só poderia alcançar todos os seus objetivos na dependência exclusiva de Deus e pediu a Deus que fosse com ele.
É interessante notar que a sua oração não começou assim, primeiro ele pediu grandes coisas, depois quando ele percebeu que sozinho seria difícil administrar dar conta de tudo isso, espantar seus temores, pediu a Deus que fosse com ele.

Irmãos se queremos grandes coisas, não podemos perder a dependência de Deus, para que estas conquistas se mantenham em nós

VI – NUNCA SE ACHE FORTE DEMAIS SOZINHO

v.10 me preserves do mal

Isto é muito importante porque quanto mais a gente cresce, mais a gente realiza e alcança muitos lugares pela graça de Deus, estamos invadindo o terreno do inimigo que furioso vem contra nós, mas Jabez orou pedindo a proteção de Deus, a estratégia de Deus para enfrentar as lutas.

O sucesso em qualquer área, traz consigo grandes oportunidades de fracassos, é só perceber quantos grandes sejam pessoas ou empresas já quebraram.
Sabe porque isso acontece?

Acontece porque quanto mais crescemos, nos damos bem, fazemos sucesso, entendemos erroneamente que não precisamos ser tão atentos as coisas de Deus, afinal estamos sendo abençoados, tudo tem dado certo e nos descuidamos do lado espiritual.
Peça sempre a Deus que te livre do mal, da tentação

Conclusão


Irmão não sei o que você enfrenta, não sei como tem sido teu passado e teu presente, mas sei que você assim como Jabez, não precisa continuar nesta situação é apenas crer que o SENHOR pode mudar a sua história, pedir isso, não se acomodar com a situação e crer que para Deus não há impossíveis.

0 comentários:

Postar um comentário