quarta-feira, 18 de outubro de 2017



I -INTRODUÇÃO

II Coríntios: 10:4-5-Porque as armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas.
5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo o pensamento à obediência a Cristo (ARA)

II CORINTIOS 10:4-5-4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas;

5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;(ARC)

Irmãos o que o apóstolo Paulo está falando a igreja de Corinto é que se eles quisessem ser vitoriosos diante de suas lutas cotidianas, precisamos deixar de lado tudo aquilo que não seja a verdade de Deus em nossas vidas.

A mente humana, influenciada pelo mundo em que vivemos, estabelece dentro de nós sofismas para nos impedir de conhecer plenamente a Deus, seus propósitos para nós e como atingi-los, diariamente.

Para entender precisamos dar o significado de sofismas:

Dicionário define sofisma como:

SOFISMA É Argumento ardiloso, aparentemente correto, que pretende induzir o erro, enganar ou silenciar o oponente

O dicionário informal afirma que:

SOFISMA É uma mentira, propositalmente maquiada por argumentos verdadeiros, para que possa parecer real.

Um sofisma já causa grandes problemas que nos impedem de alcançar a vontade de Deus, vários sofismas são fortalezas que se constroem em nós é que precisam ser derrubadas, para que a vontade de Deus se estabeleça em nós.

II CORÍNTIOS: 10:4-5-Porque as armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas.

Irmãos vários são os exemplos de personagens bíblicas que necessitaram superar sofismas em sua mente para poder caminhar e ser um instrumento de poder nas mãos de Deus.

Moisés tinha o pensamento que não poderia liderar o povo de Deus porque era pesado de língua

ÊXODO 4:10- 10 Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! eu não sou eloquente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.

Gideão era o menor de sua nação

 JUIZES 6: 13 Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã.

14 Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?

15 Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

Isaias um homem impuro

ISAIAS 6: 5 Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!

Na vida dos crentes modernos também tem se instalado um variedade de sofismas, que os tem impedido de alcançar o patamar que Deus tem para cada um de nós.

Vamos ver alguns destes muitos sofismas mais comuns na vida do crente nos dias atuais.

II- O PRIMEIRO MAIS COMUM É QUE EU NÃO ALCANÇO, NÃO REALIZO, NÃO CONSIGO PORQUE DEUS QUER ASSIM

Quantas pessoas ainda não alcançaram os seus sonhos, sua felicidade, sua alegria, sua saúde, sua prosperidade, porque acreditam que este é o projeto de Deus para si, que a alegria, as bênçãos estão só no porvir?

Quantos você já ouviu dizer: “Não consigo porque é meu destino, e a vontade de Deus”

“Essa é minha cruz”

Pensamento errado, pois a Palavra de Deus mostra que a cruz de Cristo foi suficiente para mudar a nossa história, pagar o preço que era contra nós e nos tornar abençoados, vitoriosos.

HEBREUS 10:10,14- 10 É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre.
14 Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados.

Portanto temos lutas, mas temos a vitória, somos livres e libertos por Jesus, quando ele fala em carregar a cruz isto tem um significado. No passado nos tempos de Jesus, se você visse alguém carregando uma cruz, você sabe qual era o destino dele?

Sem dúvida nenhuma a morte. Quando Jesus falava para o cristão tomar a cruz, ele falava que cada um de nós todos os dias devíamos não morrer para os nossos sonhos, para as bênçãos, mas matar o nosso go, morrer para nós mesmos, passar a viver pelos valores de Cristo.

É abandonar a antiga vida e viver uma nova vida com Deus

O SENHOR nos mostra em sua Palavra que não escolheu uns para viverem bem, ouros para sofrerem aqui, mas todos para serem abençoados, felizes, vitoriosos.

JOÃO 10:10- 10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Portanto é preciso quebrar este sofisma de nossas vidas, se queremos algo melhor de Deus.

III- O SEGUNDO SOFISMA MAIS COMUM E AQUELE QUE ACREDITA QUE NÃO AVANÇAMOS HOJE, PELOS NOSSOS ERROS DO PASSADO

Quantas pessoas não conseguem avançar, porque entendem que o seu passado foi tão errado e complicado que não terão como fugir das consequências desta vida.

Irmãos é evidente que toda semeadura tem uma colheita, algo que semeamos errado, colheremos as consequências, só que isto não é eterno, é temporário, assim como é o tempo de cada colheita, são ciclos que não duram uma vida inteira.

Além do que quando esta semeadura foi feita no tempo da ignorância, a Palavra de Deus nos orienta, que o SENHOR quebrou estas correntes que nos prendiam a estas situações.

ISAIAS 43:18-19- 18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.

19 Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.

Veja que o SENHOR pede para seu povo: “Não lembrar das coisas passadas”
Isto significa que mesmo que você as tenha feito, depois que aceitou ao SENHOR como SENHOR de sua vida, você deve apenas crer que ele fez tudo novo, ELE pagou o preço.

Depois ELE dá uma outra ordem a respeito disso: “Nem considereis as antigas”.

Ou seja não se baseie naquilo que aconteceu, para traçar seu futuro, aquilo passou, agora você traça uma estratégia, um caminhar, não levando em consideração aquilo que aconteceu, mas debaixo da orientação e da Palavra de Deus.

Irmão creia que o sofisma que os erros do passado impedem a benção de Deus hoje, é mentira do diabo.

Por vários textos da Palavra de Deus podemos garantir isso:

LAMENTAÇÕES 3:22-23- A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim;

23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.

HEBREUS 8:12- 12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais.

APOCALIPSE 21:5- 5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

Veja o que diz MIQUÉIAS 7: 18 Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniquidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade.

Portanto seus erros do passado não podem impedir a vida abundante que Deus tem para ti

IV- O TERCEIRO SOFISMA MAIS COMUM É NÃO ADIANTA ME DEDICAR A DEUS, ANDAR CORRETAMENTE E FIELMENTE NO SENHOR NADA MUDA

Muitas são as pessoas que estão em busca de sua felicidade, de seus sonhos, que tem buscado servir ao SENHOR, buscado a presença de Deus na meditação, da Palavra, no jejum, na oração, no trabalho do reino, na santidade, mas ainda não viram o resultado das suas orações atendidas e pensam que adianta fazer tudo isso se nada muda.

Muitos pensam assim que adianta a gente ser fiel, ir tanto a igreja, se afastar do mundo e do pecado e não obter resposta.

Mas isto é um sofisma,

Deus é fiel com aquele que é fiel com ELE

SALMOS 18: 26 Para com o puro te mostras puro, e para com o perverso te mostras contrário.

SALMOS 33:4-  Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz. 
ISAIAS 64:4- 4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que opera a favor daquele que por ele espera.

Você só precisa perseverar, porque ELE vai ser fiel as suas promessas

HEBREUS 10: 36 Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.

37 Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará.

Lembra de Ana, a mãe de Samuel que era estéril e era todos os dias irritada por Penina, por não gerar o filho, diz que anualmente ela seu marido iam as comemorações no templo e lá ela ficava orando ao SENHOR por seu filho.

Quando tudo parecia que estava dando errado ela buscou mais ainda a Deus.
Não se junte aos que usam a dificuldade como desculpa para se afastar de Deus.

V-  O QUINTO SOFISMA MAIS COMUM É QUE EU BATALHO COM AS MESMAS ARMAS QUE U SOU ATACADO

Muitas diante de uma luta entram na briga usando as mesmas armas que tem sido usadas contra si, e como justificativa, dizem que como servos de Deus não podem aceitar passar por certas situações.

Com isto na prática a gente vê muito cristão sendo um péssimo exemplo, escandalizando a fé em Jesus, afastando-as de Cristo, porque não demonstram diferença da prática do mundo.

Saiba que quando você não abre mão dos princípios de Deus, mesmo que aparentemente você esteja em desvantagem, perdendo, o SENHOR vai te exaltar.

A forma como você reage aos ataques, resultarão nos resultados da operação de Deus em sua vida.

I CORÍNTIOS 6:12- 12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

Veja ainda como somos chamados a agir de maneira diferentes, com armas diferentes daquela que somos atacados

ROMANOS 12:20- 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas daí lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.

20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

I PEDRO 3: 9-10- não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção.

10 Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano;

Quando alguém se levantar contra ti, para te humilhar e você retribuir de forma biblicamente correta, você será exaltado.

SALMOS 147:6- 6 O Senhor eleva os humildes, e humilha os perversos até a terra.

VI- OUTRO SOFISMA COMUM É ACHAR QUE TODA BENÇÃO DE DEUS VEM PARA MIM PELA GRAÇA, E EU NÃO PRECISO FAZER NADA

Essa é mais um dos pensamentos errados para nos afastar da vitória, entender que Deus vai me dar tudo, sem que eu tenha que fazer algum esforço.

Para que se conquistar qualquer coisa na vida, é preciso talento, esforço, foco e dedicação. Quantas pessoas talentosas que você já conheceu não chegaram a lugar nenhum?

Tinham talento mas não se esforçaram, a Palavra de Deus mostra que as coisas são feitas com esforço, zelo e dedicação.

O SENHOR colocou Adão no jardim do Éden para não ficar à toa, mas se esforçar, lavrar e guardar.

GENESIS 2:15- 15 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.

2 TESSALONICENSES 10 Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: se alguém não quer trabalhar, também não coma.

11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes intrometendo-se na vida alheia;

12 a esses tais, porém, ordenamos e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu próprio pão.

Assim como no reino Espiritual as coisas são conseguidas com esforço, como a conquista de Canaã

JOSUÉ 1: 6 Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.

E é um esforço não apenas físico mas espiritual também de andar segundo a Palavra, de cumprir as ordenanças de Deus, de cumprir os compromissos que assumimos com Deus, aquilo que dizemos para Deus que vamos fazer.

A Palavra de Deus mostra que se não vamos fazer não devemos dizer que faremos. Mas se falamos temos que cumprir. Quanta coisa você já disse que ia fazer e recuou, cuidado, achar que não vai ter interferência na sua vida é um sofisma.

CONCLUSÃO

Irmãos muito de nossas derrotas veem devido a pensamentos, sofismas, que estabelecemos como verdades mas que são mentiras.

Temos que mudar isso na nossa vida, pois este pode ser o principal motivo de não termos chegado aonde desejávamos.

Portanto nosso dever é identificar os sofismas e destruí-los pata colher a benção de Deus


II CORÍNTIOS: 10:4-5-Porque as armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas

0 comentários:

Postar um comentário