quarta-feira, 31 de outubro de 2018

INTRODUÇÂO

Salmos 145:13-21-13 O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura por todas as gerações.
14 O Senhor sustém a todos os que estão a cair, e levanta a todos os que estão abatidos.
15 Os olhos de todos esperam em ti, e tu lhes dás o seu mantimento a seu tempo;
16 abres a mão, e satisfazes o desejo de todos os viventes.
17 Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras.
18 Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.
19 Ele cumpre o desejo dos que o temem; ouve o seu clamor, e os salva.
20 O Senhor preserva todos os que o amam, mas a todos os ímpios ele os destrói.
21 Publique a minha boca o louvor do Senhor; e bendiga toda a carne o seu santo nome para todo o sempre.

Mais uma vez a gente vê o rei Davi louvando a Deus com seus salmos, exaltando a Deus e seu cuidado por cada um que lhe serve.

Muitos concordam que este salmo de Davi, foi escrito e entoado quando Davi já estava no fim de sua velhice e de sua carreira aqui na terra, mas mesmo sabendo que seus dias estavam terminando ele ainda tem força para louvar a Deus e para entender e ensinar os que estavam a seu lado de que o senhor ESTÁ SEMPRE perto dos que são céus.
Davi no final de seus tempos nos ensina:

II- A QUEDA DOS QUE TEMEM AO SENHOR, MESMO DOLOROSA E DIFÍCIL É AMENIZADA PELO SENHOR

Veja que Davi que era um homem segundo o coração de Deus, mas que em diversos momentos de sua história, caiu em pecado, consegue entender que o SENHOR permite a nossa queda, mas ele mesmo na queda, age, de modo que ela não seja irrecuperável, que ela nos cause um dano irreversível, por causa de seu amor conosco, o SENHOR na queda ainda nos sustenta, para que a gente não se fira mortalmente, e haja como ser recuperar.

SALMOS 145:14 a-14 O Senhor sustém a todos os que estão a cair

Isso mostra a misericórdia e o amor de Deus por você e por mim, mostra como o cuidado de Deus e sua preocupação com a nossa vida não tem limites, mesmo errando ele nos ampara para que não sejamos destruídos.

Você pode estar prostrado neste momento por qualquer coisa, saiba que o SENHOR te sustentou para que você tivesse a oportunidade de se recuperar, levantar e vencer.
Não há uma causa irrecuperável, não há uma vida irrecuperável, olhando pelo olhar de Jesus.

III- NA QUEDA, ALÉM DE NOS SUSTENTAR, ELE ESTÁ LA COM SUA MAO ESTENDIDA PARA NOS COLOCAR EM PÉ DE NOVO

Veja que Davi que algumas vezes experimentou a queda, o pecado, os inimigos que tentaram com a sua vida, no final dela pode declarar que o SENHOR não despreza aquele que caiu, com a mesma disposição ELE está La com os braços estendidos para nos levantar.

Veja que o mais interessante é que não importa o motivo e a gravidade do que nos fez cair, o SENHOR está pronto para levantar a todos.

É comum a gente achar que chegamos ao limite, que naquele momento erramos ou nos omitimos tanto que Deus não fará mais nada por nós, mas veja que o SENHOR, levanta a todos sem exceção.

SALMOS 145:14b-....e levanta a todos os que estão abatidos

Veja que independente da queda, da gravidade o SENHOR continua a tua frente para te levantar.

IV- NO TEMPO CERTO VEM A PROVISÀO DE DEUS

Davi esteve muitas vezes em guerras, em lutas, contra gente mais forte, algumas vezes foi obrigado a se esconder, a recuar, a não lutar para esperar a provisão de Deus, mas ELE sabia que esta provisão não falhava, no tempo certo a provisão chegava.

SALMOS 145:15-15 Os olhos de todos esperam em ti, e tu lhes dás o seu mantimento a seu tempo;

A única coisa que o SENHOR espera e que nossos olhos estejam esperando apenas nele, não dividindo nosso coração, nosso olhar, nossa fé.

Tem gente que confunde o que o mundo oferece, as saídas que não são de Deus com as saídas de Deus, não se confunda, Deus é claro, jamais contraria sua Palavra.

Davi na caverna poderia ter matado a Saul e assumir o trono, como todos os seus queriam, como seria normal numa disputa pelo trono, mas não confundiu aquilo que o mundo tem como padrão, com o padrão que Jesus ensina.

I SAMUEL 24: 4-6 Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia do qual o Senhor te disse: Eis que entrego o teu inimigo nas tuas mãos; far-lhe-ás como parecer bem aos teus olhos. Então Davi se levantou, e de mansinho cortou a orla do manto de Saul.
5 Sucedeu, porém, que depois doeu o coração de Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul.
6 E disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, que eu estenda a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor.

Davi sabia que esta não era o tempo de assumir e muito menos o método que o Senhor tinha preparado para a vitória de Davi

V- DAVI SABIA QUE DEUS SATISFAZ O DESEJO CORRETO E AS NECESSIDADES DE CADA UM DE SEUS SERVOS

O Desejo de Davi era parar de fugir, era proteger sua vida e cumprir o que havia sido determinado sobre ele, que era reinar sobre Israel.

Davi sabia que o SENHOR atende as orações, os clamores, os desejos que são adequados diante DELE e percebeu que não era correto matar um ungido de Deus, uma autoridade.

Dentro deste principio poupou a Saul, se arrependeu de ter cortado o manto de Saul, porque tinha certeza que não precisaria tomar medidas por seu temperamento, seu desejo humano, porque Deus satisfaz a todos os que o buscam.

SALMOS 145:16-16 abres a mão, e satisfazes o desejo de todos os viventes.

Mas além de tudo porque o SENHOR é santo e justo em todos os seus caminhos

SALMOS 145: 17 Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras.

VI- O SENHOR ESTÁ PERTO DOS QUE ORAM

Uma das coisas mais difíceis de nosso tempo moderno é arrumar tempo de oração, mas porque não sabemos que é isto que traz para perto de nós o SENHOR e sua benção.

Mas não é uma oração interesseira, ou obrigada, mas uma oração de quem deseja mesmo ouvir a Deus e sua orientação, de quem quer adora-lo e louva-lo, mostrar sua gratidão a Deus, veja que o Salmista diz que ELE está perto de quem o buscam em oração verdadeira.

SALMOS 145:18-18 Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.

Quando o buscamos em oração verdadeira ELE nos salva

SALMOS 145:19- 19 Ele cumpre o desejo dos que o temem; ouve o seu clamor, e os salva.

CONCLUSAO

A queda do servo do Senhor é sempre dolorosa, mas pela misericórdia do SENHOR ela é amenizada para que a gente possa ter oportunidade de recomeçar de uma maneira correta ainda.

Deus é misericordioso isto é uma verdade descrita em sua Palavra e provada por cada um de nós

LAMENTAÇÕES 3:22-23-22 A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim;
23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.

Porém não tenha dúvida que quando desprezamos continuamente a misericórdia de Deus, o SENHOR nos deixa só e permite que a gente ande na teimosia do nosso coração.

SALMOS 81:12-12 Pelo que eu os entreguei à obstinação dos seus corações, para que andassem segundo os seus próprios conselhos.

Chega uma hora que o SENHOR não quer mais andar junto dele.

EXODO 31:1-3-1 Disse mais o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: ë tua descendência a darei.
2 E enviarei um anjo adiante de ti (e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus),
3 para uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de cerviz dura; para que não te consuma eu no caminho.

Por isso é preciso muito cuidado para não abusar da misericórdia de Deus, para estar atento aos seus cuidados e correções

ELE quer te colocar em pé de novo, ELE está perto dos que oram e atento as suas necessidades.

0 comentários:

Postar um comentário