quinta-feira, 29 de novembro de 2018


I-INTRODUÇÃO

DANIEL 10: 12-14 - 12 Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim.

13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.

14 Agora vim, para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos derradeiros dias; pois a visão se refere a dias ainda distantes

Irmãos este texto de Daniel nos revela um momento de uma profunda experiência espiritual de Daniel, que o levou a uma tristeza muito grande e uma busca de orientação para saber como agir.

Aqui temos relatos que nos fazem amadurecer em nossa caminhada de fé, pois enxergamos aquilo que muitas vezes não vemos, seja por desatenção, por desconhecimento das verdades espirituais, neste caso principalmente envolvendo jejum e oração.

Daniel recebeu uma visão de Deus, para um futuro distante, diz o texto que ele compreendeu a Palavra e entendeu a visão, que era uma visão dura a ponto de leva-lo a uma tristeza profunda.

O texto mostra que Daniel se entristeceu por 3 semanas.

DANIEL 10:2- 2 Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras.

A situação era realmente séria e Daniel como um homem de fé sabia que nenhum poder humano poderia lhe revelar o que fazer, muito menos torna-lo alegre, mas sabia também que isso não o deveria leva-lo ao desanimo, a depressão, ao enfraquecimento de sua fé e se pôs a jejuar e orar.

Nas três semanas Daniel se entregou ao jejum e a oração, muitos podem estar pensando, mas como fazer isto nos tempos modernos. Pense irmão Daniel era como o primeiro ministro do imperador, e tinha uma agenda bem atarefada durante seu dia, mas nos horários que dispunha orava, durante os dias jejuava, ou seja é possível em meio ao cotidiano, busca ao SENHOR, com mais profundidade.

DANIEL 10:3- 3 Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas.
Daniel nos mostra que:

II- QUANDO NOS CONSAGRAMOS EM JEJUM E ORAÇÃO, MANIFESTAÇÕES DE DEUS COMEÇAM A ACONTECER

Veja que neste período de jejum e orações, havia também momentos de meditação, Daniel estava à beira de um rio, chamado Hidequel, quando de repente tem uma visitação do anjo do SENHOR.

Pela descrição se percebe que não era um anjo apenas, mas o próprio Jesus Cristo, antes da encarnação, se apresentando a Daniel. Se você verificar o texto de Apocalipse 1:13-16, você verá que as caraterísticas são as mesmas.

O Jejum determina o desejo que temos de um relacionamento mais profundo com DEUS, e um maior fluir do Espirito Santo em nós, lembra que o SENHOR disse que certas vitórias só se concretizam no jejum.

MATEUS 17: 19 Depois os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, perguntaram-lhe: Por que não pudemos nós expulsá-lo?

20 Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível.

21 [mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum.]

O jejum revela que cremos como é correto que somos seres espirituais, antes de um ser humano natural, físico, e minha lealdade, a minha prioridade está com o espiritual e não o físico, quando abra mão do desejo da alimentação.

Quando priorizamos o espiritual, Deus se manifesta, essa já era uma pratica de vida de Daniel, que logo que chegou a Babilônia, decidiu não se contaminar com alimentos oferecidos a ídolos, longe da direção de Deus e se pôs em jejum e o resultado foi tremendo.

DANIEL 1:8,19-20- 8 Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.
19 Então o rei conversou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso ficaram assistindo diante do rei.
20 E em toda matéria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.



SENHOR o fez homens dez vezes mais preparados que os demais.

Quantos de nós tem jejuado, quando um grande problema se instala diante de nós?

Quantos de nós tem se envolvido com a prática do jejum, diante de uma tristeza profunda?

O jejum libera a manifestação de Deus sobre nós

II- ENTENDA QUE ATRASOS NAS RESPOSTAS AS NOSSAS ORAÇÕES, NÃO SÃO NEGATIVAS DE DEUS, QUE SEMPRE RESPONDE

AMÓS 3:7- 7 Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

ISAIAS 65:24- 24 E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei.

Veja que coisa interessante Daniel recebeu a visão compreendeu, entendeu se entristeceu e começou a orar a Deus para saber o que fazer, durante 21 dias esteve em jejum e oração, diz a Palavra que ao ouvir a oração e ver o jejum de Daniel, o SENHOR mandou um anjo com a resposta

DANIEL 10:12- 12 Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim.

Mas veja que interessante este anjo teve que enfrentar uma grande luta que o deteve por 21 dias, com um poderoso espirito demoníaco.

DANIEL 10:13- 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.

A tendência ao demorar para receber a resposta e entender que Deus não nos atendeu, que sua resposta para nós e não, mas Daniel sabia que Deus não se cala com os seus e portanto continuou firme na fé.

Irmãos enquanto aqui estivermos devemos encarar que vivemos em uma luta espiritual constante.

EFESIOS 6:12- 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

Meu irmão esteja atento, porque em todo tempo o inimigo se levanta contra as nossas vidas para querer atrapalhar, roubar e destruir.

I PEDRO 5:8- 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;

Porém quando se fala em batalha espiritual, em luta contra o inimigo, as pessoas ficam temerosas por saber se possuem força para o derrotar, aprenda uma coisa irmão, irmã, claro que sim, ninguém pode derrotar o servo de Deus, veja:

O Senhor mostra que é possível resistir ao ataque e vence-lo

EFESIOS 6:11- 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;

TIAGO 4:7- 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.

O poder do inimigo é limitado, veja que ele tem que ir a presença de Deus declarar seus planos

LUCAS 22:31- 31 Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;

Assim como fez com Jó, ele fez com Pedro e faz conosco, assim como Jó o SENHOR só permite aquilo que podemos suportar, portanto a força do inimigo é limitada. Continue firme na fé

I CORINTIOS 10:13- 13 Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.

Além disso o SENHOR intercede por nós, de modo a nos fortalecer espiritualmente nesta luta

LUCAS 22:32- 32 mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos.

Esse converteres dito por Jesus não trata da salvação, mas de dependência e confiança em Deus para caminhar, depois de aprendido isso aí sim podemos fortalecer nossos irmãos.

Amados é preciso entender que quando a resposta está demorando, quando oramos e não vemos uma resposta tão rapidamente quanto gostaríamos, isso pode resultar de circunstâncias que não podemos ver.

Pode até haver uma batalha espiritual acontecendo nos bastidores

Então acalme-se como Daniel, medite e fique à espera da resposta, porque a Palavra de Deus diz: “Pedi e dar-se-vos-á”
Talvez você esteja orando por alguém para conhecer o Senhor.
Talvez você tenha pedido a Deus para lhe curar.
Talvez você tenha pedido ao Senhor que abra portas de oportunidade para você servi-Lo.
Não desista. Não desanime. Continue orando. Jesus disse para continuar pedindo, procurando, batendo até que a porta seja aberta. Por isso, seja persistente. E veja o que Deus fará.
CONCLUSÃO
Quando nos consagramos em jejum e oração as manifestações sobrenaturais começam a acontecer.
A resposta não veio ainda, ore, jejue, por que com certeza há uma batlha espiritual sendo travadas nas hostes celestes.
Creia Deus sempre responde e revela seus planos aos seus.





0 comentários:

Postar um comentário