quarta-feira, 19 de dezembro de 2018



I-INTRODUÇÃO

LUCAS 19:1-10-1 Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade.
2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico.
3 Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura.
4 E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali.
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa.
6 Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria.
7 Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador.
8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.
9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Jesus estava neste momento entrando em Jericó, cidade situada no Vale do Rio Jordão, seu nome significa “Lugar de Fragrância”, também conhecida como cidade das Palmeiras.
Jericó foi desde o início um centro administrativo influente em diversos reinados e período da história.

Nesta entrada em Jericó duas coisas muito importantes logo de cara acontecem  em sua chegada ali.

A primeira é que ao se aproximar da cidade, passou próximo a um cego, que ao ouvir que era Jesus, saiu atrás dele, gritando, “Jesus Filho de Davi tem misericórdia de mim”( LUCAS 18:38) este cego era repreendido pela comitiva de Jesus, para que se calasse, mas ele continuou firme, e Jesus o chamou e o curou.

LUCAS 18:40-43- Parou, pois, Jesus, e mandou que lho trouxessem. Tendo ele chegado, perguntou-lhe:
41 Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu veja.
42 Disse-lhe Jesus: Vê; a tua fé te salvou.
43 Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, gloficando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.

E a segunda coisa importante logo na sua chegada, foi a de encontrar a Zaqueu, o chefe dos cobradores de impostos, em cima de uma árvore, para ver Jesus passar, então ao passar Jesus o notou e mandou que ele descesse, pois iria pousar na casa de Zaqueu.

LUCAS 19:3-5-3 Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura.
4 E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali.
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa.

Estas coisas chamam a nossa atenção, ao ver que tanto o cego de Jericó, quanto o Chefe dos cobradores de impostos, para serem tocados e abençoados por Jesus, assumiram uma posição.

O cego a posição de fé, de clamar por sua cura a do cobrador de impostos a posição de se consertar em obediência a Palavra de Deus e restituir tudo o que havia roubado.

E ai que eu desejo meditar com vocês nesta noite, pois se queremos a benção de Deis sobre a nossa vida, temos que deixar apenas de sermos expectadores de sua mensagem, e assumir a nossa posição em Cristo, caso contrário a benção não chega, a herança nunca é assumida e continuamos a ter a vida que tínhamos antes, como os mesmos escassos resultados.

O SENHOR EXIGE QUE NÓS ASSUMAMOS POSIÇÃO, COMO MEMBROS DE SEU REINO DEUS NOS CRIOU PARA ASSUMIRMOS UMA POSIÇÃO:

 A DE EXERCER O DOMÍNIO E A AUTORIDADE SOBRE AS COISAS CRIADAS

GENESIS 1:26-28- 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

A DE SE MOVER PELA FÉ

HABACUQUE 2: 4 Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.

NOS CHAMOU PARA A OBEDIÊNCIA

EXODO 19:5-6- 5 Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra;
6 e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.

NOS CHAMOU PARA UMA TRANSFORMAÇÃO

ROMANOS 12:2-Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 

NOS CHAMOU PARA UM COMPROMISSO

ROMANOS 8:38-39- Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. 

NOS CHAMOU PARA O TRABALHO PARA O REINO

MATEUS 5:16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. 

II CORINTIOS 5:10-
Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

EFÉSIOS 2:10 Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. 

Portanto irmãos estamos findando mais um ano de vida, trazendo a cada dia mais próximo de nós a volta de Jesus, qual o nível de posição nós temos assumido, diante destes passos que este citamos aqui sintetizado em 6 pontos?

Tenha certeza que boa parte do que ainda não colhemos é porque não assumimos completamente este compromisso.

 O SENHOR me tocou não apenas para trazer esta mensagem a igreja hoje, mas a revelar qual será visão que a igreja água viva, vai nos levar em 2019 (Apresentar o slide do tema 2019)

II- ASSUMIR COMPROMISSO SE COMPROVA QUANDO DEIXAMOS O CONFORTO PARA SEGUI-LO

Uma das coisas que mais encuca os servos de Deus é a certeza de sua salvação, pensam muitas vezes nos momentos mais difíceis e angustiantes, ou nos momentos de dores: “Será que realmente eu estou salvo?”.

Porque é muito simples esta decisão, basta apenas compreender a mensagem e aceitar a Jesus como Senhor e salvador.

Mas também é verdade que este encontro com Jesus promove em nós um desejo e atitudes de transformação, diante do que vivíamos antes.

Quando realmente temos um encontro com Jesus, a gente sai da zona de conforto em busca desta intimidade com ELE, de conhece-lo melhor e não apenas com palavras.

Veja que o cego ao ouvir que era Jesus, deixa o seu lugar de mendicância, onde se assentava todo o dia a mendigar para clamar cada vez mais alto, e enfrentar aqueles que queriam que ele se calasse, uma situação constrangedora, mas que ele enfrentou.

LUCAS 18:39-39 E os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse; ele, porém, clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim!

Perceba que somente após ser repreendido pelos que seguiam a Jesus e se dispor a clamar mais alto é que Jesus para e manda que lhe trouxessem o cego.

LUCAS 18:40-40 Parou, pois, Jesus, e mandou que lho trouxessem. Tendo ele chegado, perguntou-lhe:

Já com Zaqueu ao ouvir que era Jesus, estava ele assentado, ali na coletoria de impostos, mas ao ouvir que Jesus estava passando, queria vê-lo, mas por causa da multidão e da baixa estatura, não conseguia

LUCAS 19:3-3 Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura.

Mas veja que apesar de estar confortavelmente no seu trabalho, quando ouviu que era Jesus e percebeu como era importante vê-lo e falar com Ele, fez várias coisas incomuns para sua posição: Não desistiu pela sua condição de homem de baixa estatura, correu que era incomum para um homem bem posicionado na sociedade e ainda subiu em uma árvore.

Só depois de subir na árvore, Jesus entrou em contato com ELE e mandou que ele descesse, pois iria visita-lo em sua casa.

LUCAS 19:5-5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa.

Irmão percebe que o verdadeiro encontro com Jesus, faz com que a gente deixe a nossa zona de conforto e faça de tudo para estar na sua presença.

Quantas vezes o nosso conforto tem nos impedido de servir a Jesus como ELE MERECE?
Percebe que se a gente deseja mudanças radicais na nossa vida, na nossa causa na nossa situação, temos que busca-lo como prioridade, e muitas vezes nos sacrificar, fazer coisas diferentes do que a maioria faz, para mostrar realmente a posição que ELE ocupa em minha vida.

III- ASSUMIR COMPROMISSO É ENTENDER QUE NÃO IMPORTA A NOSSA POSIÇÃO, NOSSO TEMPO DE IGREJA, NOSSO STATUS SOCIAL OU ECLESIASTICO, TODOS TEMOS AS MESMAS OBRIGAÇÕES E DEVERES

Havia nesta cidade, citados no texto, duas pessoas que precisavam de uma mudança:

O cego que sofria por sua doença e também era discriminado por ser cego, já que muitos religiosos eram partidários da ideia que a cegueira era fruto do pecado.

E havia o cobrador de imposto, que era uma das profissões mais lucrativas, mais odiadas pelos judeus, devido ao fato destes homens representarem Roma. Era tão detestável esta profissão, que a maioria dos publicanos contratavam outras pessoas para que fisicamente fossem coletar os impostos.

Veja que um era o cego que mendigava por sua sobrevivência,

LUCAS 18:35-35 Ora, quando ele ia chegando a Jericó, estava um cego sentado junto do caminho, mendigando.

E outro era um rico coletor de impostos,

LUCAS 19:2-2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico.

Tem gente que acha que por ser muito atarefado por sua posição profissional, ou de ser muito abastado, não tem os mesmos deveres e obrigações de outras pessoas mais simples, porém tanto um, quanto o outro, tiveram que tomar atitudes de ir até Jesus e de ouvir e obedecer a sua direção.

Tiveram que ouvir seus ensinos, e reagir positivamente a ELES, para que fossem tocados por Jesus.

Você pode ter o tempo que for de igreja, pode achar que conhece tudo da Palavra de Deus, ou você pode ter chegado ontem e não saber quase nada, todos precisam se alimentar da Palavra, ouvir, tomar atitudes baseados nesta Palavra, congregar, ter comunhão com os irmãos, fatores que geram benção e transformação.

SALMOS 133:1-3- Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes;
3 como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre.

IV- ASSUMIR COMPROMISSO COM JESUS, GERA TRANSFORMAÇÃO SEM DEMORA.

Quando temos um encontro verdadeiro com Jesus, quando o Espirito Santo passa a habitar dentro de nós, começa a ser gerada uma nova vida, passamos a estabelecer uma renovação da mente e do Espirito.

Tem gente que está dentro da igreja, recebendo ministração de Deus, compreendendo a Palavra, sendo testificado pelo Espírito Santo e de sua consciência, o que deve ser feito, porém ainda estão relutante diante disso.

O cego ao ser curado, largou tudo e passou a seguir a Jesus

MARCOS 10:52-52 Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho,

A tradição diz que ele seguiu a Jesus a Jerusalém e chegou a ser um discípulo ardente na igreja primitiva.

Já o coletor de impostos ao receber a Jesus em sua casa, imediatamente declarou que doaria dinheiro aos pobres e devolveria aquilo que havia roubado, ao que Jesus disse: “Hoje a salvação chegou a esta casa”.

LUCAS 19:8-9-8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.
9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.

Veja que Jesus não diz que as obras salvam, mas comprova que quando somos salvos, queremos e devemos tomar atitudes de transformação, rapidamente.

Quantas situações Jesus e seu Espirito Santo já determinaram em sua Palavra em sua revelação que precisam ser consertadas, arrumadas, restituídas e alguns de nós ainda reluta em fazer isso.

Jesus está esperando rapidamente por sua atitude.


CONCLUSÃO

A pergunta é: VOCÊ COMO VAI ENCERRAR MAIS UM ANO E COMEÇAR 2019?

Realmente assumindo a posição em que Jesus te chamou para ocupar?

Não apenas aquela que recebe as promessas, mas aquela que se envolve em fazer a sua parte da aliança.

Assumir a posição de filhos de herdeiros,

Mas também de servos e adoradores,

Assumir a posição de se adequar aquilo que o Senhor mostrou que é preciso, assumir a posição de fazer que precisa ser feito,

Assumir a posição de crente ativo dentro do corpo,

Assumir a posição de fé, segundo o que a Palavra nos mostra que somos, que podemos e que temos.

Espero que hoje seja um marco de virada para todos aqueles que entendem segundo a Palavra de Deus que não estão assumindo esta posição.

E espero que aqueles que já estão assumindo esta posição, continuem cada vez mais firmes, crescendo em tudo


0 comentários:

Postar um comentário