quinta-feira, 20 de dezembro de 2018


INTRODUÇÃO
FILIPENSES 3:13-14-13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,
14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.]
A carta do apóstolo Paulo aos Filipenses, foi escrita, provavelmente, entre 53 e 58 D.C. E, segundo a tradição, a carta teria sido escrita numa prisão em Roma, para a igreja em Filipos.
Esta carinhosa carta elogia os filipenses por sua fé em Jesus e por seu apoio.
Paulo os ajuda a entender a importância de centralizar a vida em Cristo e a estar contentes em todas as situações, ser fortes em oração e imitar com alegria o exemplo de seu Salvador, Jesus Cristo.
Ao escrever essa carta, Paulo fala fortemente a igreja, qual deve ser a prioridade do cristão e também incentivar a igreja à se alegrar, independente de qual seja as circunstancias.
II – PAULO MOSTRA QUE A PRIORIDADE DE SUA VIDA ERA SUA BUSCA DE JESUS
Veja que Paulo começa neste texto que lemos como introdução a dizer que ELE fazia apenas uma coisa:
FILIPENSES 3: 13a Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço...

Ele faz questão de dizer que para ele havia uma só prioridade, que era buscar a Cristo.

Quantos de nós justificam que não podem buscar a Cristo como deveriam porque fazem muitas coisas, trabalham, estudam, se preparam para concurso, etc.

Paulo trabalhava, era fazedor de tendas,

ATOS 18:3-3 e, por ser do mesmo ofício, com eles morava, e juntos trabalhavam; pois eram, por ofício, fabricantes de tendas.

Paulo tinha família, pai, mãe que lhe deram condições econômicas de estudar aos pés de Gamaliel

Paulo tinha uma enfermidade, a qual orou a Deus por três vezes para ser curado.

II CORINTIOS 12: 7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais;

Muitos entendem que está enfermidade era uma deficiencia visual, pelos seguintes versículos que encontramos na Palavra de DEUS.

GALATAS 6: 11 Vede com que grandes letras vos escrevo com minha própria mão.

Outra menção está em que mostra que a doença causava uma grande deformação na carne de Paulo, que poderia tê-lo feito desprezível aos que o encontravam.

GALATAS 4:14-15-14 e aquilo que na minha carne era para vós uma tentação, não o desprezastes nem o repelistes, antes me recebestes como a um anjo de Deus, mesmo como a Cristo Jesus.

15 Onde está, pois, aquela vossa satisfação? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os vossos olhos, e mos teríeis dado.

Paulo enfrentava problemas tinha problemas de oposição, de cansaço, etc.

II CORINTIOS 11: 23 são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes;

24 dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um.

25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;

26 em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;

27 em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.




Mas veja que mesmo assim Paulo trambalhava, cuidava de manter seu relacionamento familiar, cuidava de sua saúde, mas mostrava que a prioridade era prosseguir para o alvo, que era Cristo.
FILIPENSES 3:14-14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.
FILIPENSES 1:21-21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
O SENHOR quando vê crentes com esta disposição de comunhão, começa a se manifestar na vida destas pessoas de maneira que não conseguiríamos nem imaginar.
ATOS 19: 10-12- Durou isto por dois anos; de maneira que todos os que habitavam na Ásia, tanto judeus como gregos, ouviram a palavra do Senhor.
11 E Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários,
12 de sorte que lenços e aventais eram levados do seu corpo aos enfermos, e as doenças os deixavam e saíam deles os espíritos malignos.
Sabe irmãos o que o Senhor espera é que lhe demos prioridade, o que não significa, deixar de cuidar das demais coisas, mas sim dedicar-se em todo tempo a buscar a razão da nossa fé, se envolver na divulgação da Palavra, fortalecer o reino de Deus com trabalho voltado para ensinar, como Paulo o fez.
III- PAULO MOSTRA A NECESSIDADE DE SE DESPRENDER DE CERTAS COISAS QUE NOS AFASTAM DA COMUNHÃO ESPIRITUAL COM ELE
Veja que Paulo sabia que ainda não havia chegado no lugar adequado que ELE buscava, mas ELE prosseguia, mesmo diante de tantas dificuldades que vimos e ele mostra que para alcançar, ELE precisava se desprender de algumas coisas de seu passado.
FILIPENSES 3:13 a-13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam...
Paulo nos mostra que para encontrar o favor de Deus, é preciso se desprender de algumas coisas>
Paulo por exemplo não se empolgou com seu status social ao ser considerado por sua origem a assumir o lugar de Gamaliel, foi um doutor da Lei e ocupava uma posição importante como membro do Sinédrio, o conhecimento de Gamaliel era tamanho que foi atribuído a ele o título de “Raban” que significa “nosso mestre”, um título muito mais elevado que o mais comum “Rabi” que significa “meu mestre”.
Em uma das principais obras do judaísmo rabínico, a Mishnah, descreve que “desde que morreu o Rabã Gamaliel, o Ancião, não houve mais reverência pela Lei, e a pureza e a abstinência morreram ao mesmo tempo “.
Paulo tinha as qualidades e a descendência necessária para assumir tal posto como se vê em:
FILIPENSES 3:5-6-5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu;
6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível.
Circuncidado ao oitavo dia = judeu puro sangue, cumprindo a lei mosaica da circuncisão;
Da tribo de benjamim – a tribo fiel que se juntou com Judá na divisão do reino
Hebreu de Hebreus – hebreus significa: do outro lado do rio (Eufrates, Os hebreus eram inicialmente, um pequeno grupo de pastores nômades, organizados em clãs ou tribos, chefiadas por um patriarca. Conduzidos por Abraão, deixaram a cidade de Ur, na Mesopotâmia, e se fixaram na Palestina, sendo então descendentes de Abraão
Mas veja que a tudo isso reputou como perda e esterco, em frente o servir e se aproximar de Deus.
FILIPENSES 3:7-8-7 Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo;
8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo (esterco), para que possa ganhar a Cristo,
O que Paulo está mostrando que seu status não era mais importante que a intimidade com Jesus, que sua saúde não era mais importante que a presença de Jesus, e para estas e muitas outras coisas, considerou como perda, ou seja se desprendeu de muitas coisas.
Amados e nós, será que não estamos permitindo que muitas coisas nos afastem de Jesus Cristo?
Será eu já não está na hora de se desprender destes valores?
IV- PAULO MOSTRA QUE APENAS DE DESPRENDER DO PASSADO, NÃO É SUFICIENTE.
Veja que imediatamente após ensinar que se desprendia de valões passados, de pensamentos passados, Paulo mostra que mais um passo é necessário
FILIPENSES 3:13 b- e avançando para as que estão adiante,
14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

Mostra o apóstolo que toda a nossa atenção, que todo nosso pensamento devem estar voltados para o que está adiante e não no que fica para trás;

Quantas pessoas não conseguem andar para frente, prosperar, ser felizes e abençoadas, porque estão presas ao que ficou para trás?

Temos que nos guiar pelas promessas, pelas vitórias que o sacrifício de Cristo conquistou para nós e ir prosseguindo para conquista-las;

Pare de olhar para trás, de pensar em o que ficou para tras, olhe para a frente, desprenda-se do passado e seja feliz e abençoado.


CONCLUSÃO

Deus oferece a você a verdadeira felicidade, que não depende do quanto você tem, mas de quem você conhece.
Se você não alinhar adequadamente a sua vida a Deus, vai sempre estar perseguindo sonhos que não se concretizarão.
Mas se alinhar a sua vida a Deus e começar a procurá-Lo, vai encontrar sentido na vida. Vai encontrar a felicidade que você procura.

0 comentários:

Postar um comentário