segunda-feira, 31 de dezembro de 2018



I-             INTRODUÇÃO

SALMOS 23: 1-6- O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

2 Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranquilas.

3 Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.

6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

 
O Salmos 23, conhecido de crentes e incrédulos por todo mundo, foi escrito pelo rei Davi.

Este salmo foi escrito quando Davi que pastoreava as ovelhas e estava cercado em um oásis, à noite por tropas de um inimigo.

O que pode ser observada por algumas expressões que identificam Davi como pastor:

a)    Águas tranquilas ou águas de descanso são referência a pequenas lagoas onde as ovelhas bebem água; (v.2)
b)    A vara que era usada usada para enfrentar e afugentar animais selvagens;(v.4)
c)    O cajado – usado para puxar as pernas das ovelhas quando se prendem ou içá-las quando caem;(v4)
d)    O óleo – azeite usado para tratar os ferimentos das ovelhas. (v5)


Usando as figuras de um pastor e as suas ovelhas, Davi nos revela como um pastor trata as suas ovelhas, e neste caso diante de uma situação real, como o SENHOR DEUS trata e cuida de cada um de nós.

Talvez como Davi naquele momento, você esteja cercado por inimigos, por problemas, por dores, ou mesmo preocupado em proteger aquilo que é seu, veja que Davi revela para cada um de nós:


II-            ENTENDA QUE AS LUTAS SÃO INEVITÁVEIS, MAS O SENHOR TE PROMETE DESCANSO

Talvez você esteja aqui e esteja passando por muitas lutas, algumas que já duram algum tempo, que tem causado dor, tristeza, assim como Davi que durante muitos meses do ano, levava suas ovelhas para o campo para cuidar delas, alimenta-las, trata-las, mas para isso era preciso sair da comodidade do lar, e trabalhar duramente para manter suas ovelhas seguras.

Davi tinha que lutar contra animais que tentavam destruir seu rebanho, tinha que lutar contra as próprias ovelhas que teimavam em querer sair de debaixo de sua direção e se perdiam, se machucavam e lutava contra os inimigos que queriam saqueá-las.

Dormias pouco pois tinha que manter a vigilância, trabalhava demais e tudo isso por um longo período, mas que era recompensado pelo SENHOR num determinado momento, que vinha sobre ele e o trazia descanso.

SALMOS 23:2a- 2 Deitar-me faz em pastos verdejantes;

Irmão creia que num determinado momento em meio a sua luta o SENHOR virá sobre ti e te fará descansar, o que precisamos é crer e continuar lutando, sabendo que na hora certa o SENHOR COLOCARÁ A MÃO SOBRE SUA LUTA TE LEVANDO A VITÓRIA E AO DESCANSO.

Mas no meio das lutas muitas vozes se erguem sobre nós, a Palavra nos revela que devemos ouvir e atentar apenas para uma voz, a voz do verdadeiro pastor de nossas vidas.

JOÃO 10:27-28-27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;

28 eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão..

Não ouça seus sentimentos, não ouça pessoas que não possuem fé, ouça somente a Jesus. Quem ouve estas coisas e não ouvem a Jesus e suas Palavras, na realidade não fazem parte do reino de Deus

JOÃO 10: 26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.


III – NO MEIO DA LUTA A TEMPERATURA SOBE, MAS O SENHOR PROMETE EQUILIBRIO

Quando enfrentamos lutas e principalmente as lutas árduas, demoradas, isso afeta as nossas emoções o que é um perigo, para nos levar a decisões erradas.

Quem aqui já não passou por isso, no meio de um problema você fica com a cabeça quente e toma decisões equivocadas, que não podem te ajudar, pelo contrário atrapalham seus objetivos.

Mas o SENHOR diz que em todo tempo, está conosco, não estamos sozinhos.

MATEUS 28: 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

Você precisa compreender que por mais dura que seja a luta você não está sozinho e a presença do SENHOR ao nosso lado é para nos fazer não perder a cabeça, ter os sentimentos refrigerados de forma a não darmos a vazão a cabeça quente e tomarmos atitudes e decisões baseados em sentimentos.

SALMOS 23:3a - 3 Refrigera a minha alma

Refrigério é o ato ou efeito de refrescar, ou seja de tirar a pressão sobre você, de modo que seus pensamentos sejam coerentes, lúcidos e corretos, ELE vem para trazer alivio.

IV-O SENHOR VEM PARA NOS GUIAR PELO CAMINHO DA VITÓRIA

Em meio as lutas temos que traçar estratégias, tomar decisões de como enfrentar cada situação, mas quantos de nós neste momento nos sentimos meio que perdidos, isto é muito comum.

Porém este é o momento mais importante da luta: a estratégia, as decisões a direção que decidimos tomar para enfrentá-las, pois são elas que podem decidir o resultado das batalhas, sua continuação ou término.

Numa guerra a pessoas que não estão na frente de batalha, estão apenas traçando estratégias para passar para a linha de frente, para que elas avancem e vençam, são pessoas que veem o todo e não apenas o local de uma batalha.

Assim é com o SENHOR ELE VE O TODO, ELE É ONISCIENTE, e nos dá a estratégia certa para a vitória, portanto não faça nada por sua própria conta, deixe o SENHOR te guiar, como salmista diz:


SALMOS 23:3b- guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

Veja que se seguirmos a sua orientação vamos por caminhos de justiça


V-O SENHOR MOSTRA QUE ELE VIVE AO NOSSO LADO PARA ESPANTAR OS INIMIGOS E NOS COLOCAR DE PÉ

As vezes no meio das batalhas que enfrentamos olhamos ao nosso redor e percebemos que muitos amigos, irmãos, pessoas que poderiam nos ajudar a enfrentar esta luta nos abandonaram, o primeiro sentimento é de frustração ao ver que enfrentamos esta situação sozinhos.

Mas este é um sentimento apenas, e os sentimentos são enganosos, porém isto não é uma verdade, pois há sempre um junto conosco que é o SENHOR JESUS, seja qual for a situação da mais simples a maior a promessa é que ELE sempre estará conosco, ou seja não faltará jamais companhia, ajuda, reforço nesta luta pois JESUS estará sempre conosco.

SALMOS 23:4- 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo.

Podemos ver isto na figura do grande pastor que é Jesus, eu quando escorregamos ou despencamos ele com seu cajado nos põe de pé de novo.

Na luta com sua vara ele expulsa os animais ferozes que tentam nos atacar.

Então não tema na melhor ou na pior situação que você enfrenta você nunca estará sozinho.

VI-O SENHOR VAI TE PROVER DO NECESSÁRIO PARA SUSTENTA-LO NA LUTA

Um dos grandes problemas nas batalhas é a falta de provisão: alimento, munições. Muitas batalhas são perdidas porque no meio das lutas faltam as provisões.

Sem provisão o exército enfraquece, fica desorientado, Jesus sabe disso é sua promessa que nas lutas pela quais passaremos jamais faltará provisão.

SALMOS 23:5- 5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos

Mais do que provisão o SENHOR mostra aos seus inimigos a provisão que não falta, para lhes quebrar o ímpeto e eles retrocederem.

E uma das coisas mais necessárias nesta luta é o poder de Deus em nós, pois as nossas lutas são espirituais, como nos diz

EFÉSIOS 6:12-12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes.

E para vence-las necessitamos sempre dá unção do Espirito Santo sobre nós, e isto o salmista diz que não vai faltar em nós


SALMOS 23:5b- unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.

CONCLUSÃO

Entenda que as lutas são inevitáveis, mas o senhor te promete descanso;

No meio da luta a temperatura sobe, mas o senhor TE DÁ equilíbrio;

O Senhor vem para nos guiar pelo caminho da vitória;

O Senhor mostra que ele vive ao nosso lado para espantar os inimigos e nos colocar de pé

O Senhor vai te prover do necessário para sustenta-lo na luta




0 comentários:

Postar um comentário