sexta-feira, 4 de janeiro de 2019


I-INTRODUÇÃO

JOÃO 15:7-"Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido." 

Uma das coisas que mais afasta os cristãos de uma fé ativa, prática e saudável é a falta de resposta a oração. Muitos abandonam a fé, porque dizem que “ não veem mudanças, não ouvem as respostas de Deus a sua oração”.

É possível que você que está aqui hoje, já tenha tido o sentimento que “suas orações não passavam das paredes dos lugares da onde oramos”.

Há vários motivos pelos quais as respostas da oração, as vezes demoram a chegar:

Pode ser que não seja o tempo de Deus para este cumprimento ainda;

Quem sabe aquilo pelo que pedimos não é melhor para nós e o SENHOR não concede.

Mas também não podemos nos esquecer do que as escrituras falam sobre as respostas de oração:

JOÃO 15:7 - "Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido."

Aqui encontramos algumas orientações muito importantes sobre oração com resposta certa.

II – A ORAÇÃO EFICIENTE ACONTECE QUANDO SOMOS DIRGIDOS PELA PALAVRA E PELO ESPIRITO.

JOÃO 15:7-7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.

Veja que coisa interessante, o texto diz que há uma maneira, uma condição, de pedirmos qualquer coisa, e obtermos o que pedimos.

A condição do  Evangelho de João é: “Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós”

Todos nós sabemos que permanecer é um verbo de ligação, que liga o sujeito as suas características, ou seja, nós o sujeito temos que estar ligados as carteristicas de Jesus em nós, a sua Palavra como sendo nossa, mantendo comunhão intima com ELE, quando suas Palavras estão enchendo o nosso coração, estamos em sincronia com Jesus e com o seu Espirito.

Aí a oração que sai de nossa boca, nossos pedidos, não mais estamos pedindo para Deus fazer o que queremos que ELE faça, mas nos colocando a disposição de fazer o que ELE quer fazer.

Quanto mais oramos, percebemos que a oração não está moldando Deus à nossa maneira; mas está nos moldando a ELE e sua vontade e direção, o resultado é nossas orações sendo respondidas afirmativamente.
1 CORÍNTIOS 14:15 diz: “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente”.
Orar no Espírito é orar de acordo com a liderança do Espírito, capacitado e dirigido pelo Espírito Santo a encontrar a vontade do Pai.
Não é uma nova revelação, mas a iluminação espiritual necessária que nos dá o entendimento e convicção da vontade de Deus específica para um assunto.
É orar por coisas que o Espírito nos leva a mencionar.
 Romanos 8:26 diz: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”.
Quando nós nos submetemos à liderança do Espírito, nós recebemos as respostas de forma mais eficaz.
EFÉSIOS 6:18-18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,
A ORAÇÃO EFICIENTE SE SUBMETE A VONTADE DE DEUS
 I JOÃO 5:14. 14 E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
Se queremos ver nossas orações respondidas e mais que isso nossas orações respondidas com um sim, com uma benção, é preciso acima de tudo na ora de orar, orar de acordo com a vontade de Deus sobre tal situação.

LUCAS 22:41-42-  E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e pondo-se de joelhos, orava,
42 dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.

JOÃO 6: 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Uma coisa importante para orar assim é saber qual é a vontade de Deus ´para esta situação, não achar que sabemos qual é, mas verificarmos mediante a Palavra qual é a vontade de Deus
Nunca se esqueça da soberania de Deus. Procura conhecer a PALAVRA DE DEUSa aplica-la a sua vida e você nunca vai orar errado.

III- A ORAÇÃO EFICIENTE PARTE DE UM CORAÇÃO PURO.

Salmos 66:18. 18 Se eu tivesse guardado iniquidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido;
Veja que uma oração eficiente diante de Deus tem que partir de um coração em acordo com a Palavra de Deus.
Isto não significa não pecar, mas significa abrigar o pecado em nós.
Deus está sempre à procura de corações puros, para que a gente possa ter certeza que estamos fazendo uma oração de liberação de fé, nossos ouvidos devem ser abertos para as palavras de Deus e nossos corações obedientes à Sua vontade, se quisermos ser ouvidos

(Provérbios 28:9 )- 9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável.

O SENHOR acaba retardando a resposta quando não estamos vivendo a Palavra m nossa vida.

I SAMUEL 14:37 Então consultou Saul a Deus, dizendo: Descerei atrás dos filisteus? entregá-los-ás na mão de Israel? Deus, porém, não lhe respondeu naquele dia.

IV- A ORAÇÃO EFICIENTE PARTE DE CORAÇÃO DE FÉ.
Marcos 11:24 – 24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.
I PEDRO 5:7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Irmãos a Palavra diz que se eu e você nós crermos naquilo que pedimos em oração nós recebemos.
Diz ainda que devemos lançar sobre Jesus, todas as nossas ansiedades porque ele cuida de nós.

Porém o que se tem visto na prática ultimamente: os cristãos fazem a oração, oram muito, mas em seguida a estes períodos entramos em dúvida, preocupação, nos pomos a tentar resolver AS COISAS AO NOSSO MODO, o que é isso senão dúvida?

E Veja que só pode receber aquele que não duvida.

Pedro afundou porque duvidou

MATEUS 14:31 Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
Só realiza quem não duvida

MATEUS 21: 21 Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito;
V- A ORAÇÃO EFICIENTE PARTE DE UM ESPÍRITO PERDOADOR.
COLOSSENSES 3:13 suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.
Uma das coisas que mais atrapalham a vida do cristão é a falta de perdão.
Primeiro porque todos nós fomos imensamente perdoados por Jesus e deveríamos da mesma maneira perdoar as pessoas a nossa volta
Amargura, raiva e ódio são frequentes na comunidade, na escola, no trabalho, e infelizmente até mesmo nas igrejas cristãs e lares! e neutralizam a eficácia da nossa oração

Portanto, um espírito de perdão é necessário para romper os impedimentos para que a nossa oração chegue ao trono de Deus e seja atendida.
MATEUS 5: 23-24 - Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.
Se as orações que temos feito, andam demorando é sempre bom fazer uma introspecção para saber se de nossa parte não está faltando perdão em alguma situação ou para alguma pessoa.

CONCLUSÃO
Oração eficiente que atrai as respostas de Deus, tem algumas características:
Permanecer NELE, estar ligado a ELE e suas Palavras,
Submeter-se a sua Palavra
Manter um coração puro
Ter fé
Manter sempre um espirito perdoador

0 comentários:

Postar um comentário