sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

PORQUE PRECISAMOS DE VIGILÂNCIA?

Em primeiro lugar precisamos vigiar poruqe somos fracos, dirigidos por nossos desejos

MT 26:41 -  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Segundo precisamos vigiar porque o ataque e voraz

AT 20:29 -  Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;

Terceiro porque querem nos roubar os bens que possuímos

JO 10:10 -  O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir;

O QUE TEMOS QUE VIGIAR?

É a própria PALAVRA DE DEUS que nos orienta o que devemos guardar:

a) VIGIAR A BOCA - SL 141:3 -  Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.

Esse texto mostra que o salmista sabia que somos tentados a falr muitas coisas sem sabedoria e isto é um problema sério na nossa vida.

b) VIGIAR O OLHAR - SL 101:3 -  Não porei coisa má diante dos meus olhos.

O sentido aqui fala de manter o olhar sempre puro, sem influência negativa, pois desta maneira seremos abençoados. Os fariseus eram mestres em utilizar-se dos olhos com duplo sentido, um para o céu e outro para uma boa vida aqui. Servindo a dois SENHORES.

MT 6:22 -  A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
MT 6:23 -  Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

c) VIGIAR A MENTE - FP 4:8 -  Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

O texto mostra que devemos substituir os pensamentos de nossa mente de valores mundanos tais como: lucro, fama, sensualidade, por ideiais espirituais que são aqueles que vão nos levar a ter uma alma em paz.

d) VIGIAR O USO QUE FAZEMOS DO TEMPO -  EF 5:16 -  Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.

Como temos empregado nosso tempo, aproveitado as oportunidades que DEUS nos oferece. O texto mostra que o tempo que vivemos é cheio de males e devemos aproveitar o máximo sem desperdiça-lo.

e) É PRECISO VIGIAR A OPORTUNIDADE - 1CO 7:21 -  Foste chamado sendo servo? não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião.

O SENHOR abre muitas portas em nossas vidas, porém as vezes estamos desantentos e não agarramos as oportunidades e muitas vezes nos prejudicamos por isso.

F) É PRECISO VIGIAR O CORAÇÃO -  PV 4:23 -  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

É preciso acima de tudo vigiar as intenções do coração, porque o SENHOR sonda o coração para julgar pela intenção e não pela aparência ou pelo aparente sucesso.

g) É PRECISO VIGIAR AS COISAS QUE MUITOS ACHAM QUE SÃO DE MENOR IMPORTÂNCIA

CT 2:15 -  Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.

h) É PRECISO VIGIAR A FÉ - 2CO 13:5 -  Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

Pauilo mostra que o crente deve examinar-se a si mesmo para ver como estão as edidências de sua fé, que são:

1) confiança em Jesus Cristo ( HEBREUS 13:6).
2) a obediencia a DEUS ( MATEUS 7:21)
3)  crescimento na santidade ( I JOÃO 3:3)
4) O fruto do Espírito (GALATAS 5:22-23)
5) A influência positiva sobre outras pessoas ( MATEUS 5:16)
6) o amor a DEUS e ao próximo ( APOCALIPSE2:4)

Somos chamados a levantar uma ação de cuidado sobre aquilo que para nós tem valor, talvez hoje você se sinta seguro, tudo tem corrido muito bem, porém mesmo assim não deixe de vigiar, lembre-se o que diz a PALAVRA “ Quem está em pé (hoje) cuide para que não caia”.

O vigiar é diário deve-se vigiar aquilo que você aprendeu hoje aqui, porém entre estes alguns são realmente aquilo que as pessoas chamam de “fraquezas” “ponto fraco”, “calcanhar de aquiles” a estes em primeiro lugar reconheça-os e depois cuide com uma atenção maior.

Uma das maneiras de ser bem sucedido nesta vigilância é juntar a ela a oração, para que alcancemos a sabedoria e o poder de vencer estas lutas.

O resultado desta vigilância é a felicidade

AP 16:15 -  Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.


Bom dia

0 comentários:

Postar um comentário