quinta-feira, 25 de abril de 2019


I-INTRODUÇÃO
MATEUS 7:24-29-24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.
28 Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina;
29 porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.
O texto nos leva a final do sermão do monte, onde Jesus através de uma parábola, mostra como cada cristão poderia suportar e sair vitorioso dos embates da vida.
Jesus estava mostrando a importância de cada movimento, cada ação, cada atitude da vida de cada um de nós estar fundamentada nas suas palavras, nos seus ensinos.
II – JESUS ENSINA QUE OS TEMPOS RUINS VEM SOBRE TODOS
Veja que os dois construtores a quem Jesus se refere, são pessoas diferentes, que fizeram a mesma casa, com o mesmo projeto, do mesmo tamanho, com o mesmo tipo de material. Um dos construtores era prudente, preparado, com o projeto adequado e outro era um homem insensato, porém as duas foram atacadas pelo mesmo temporal, com a mesma intensidade.
O que Jesus está nos mostrando,  é que na caminhada da vida , a tempestade um dia vai batera nossa porta, sendo nós pessoas prudentes ou insensatas, cheias de fé ou sem fé alguma.
Um dos homens mais cheio de fé e temor  Deus, foi Jó, sua fé era tanta que o próprio SENHOR testemunha isso na corte celestial.
JÓ 1:1,7-8- 1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal.
7 O Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela.
8 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?
Jó aprendeu que as tempestades da vida veem sobre todo ser humano e deixou registrado isso, para que em nosso tempo, não perdêssemos a fé ou achássemos isto algo improprio para a vida dos crentes.
Jó 14:1-1 O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e cheio de inquietação.
Tudo isso acontece porque  vivemos em um mundo mal, corrompido e que gera em nós dificuldades pelo caminho. Veja que a chuva, o vento forte bateram igualmente nas duas casas, o que diferenciou o resultado final, foi a forma como as casas foram construídas.
Uma casa foi alicerçada sobre a rocha e outra sobre a areia. Espiritualmente falando um construiu sua casa sobre os ensinamentos de Cristo (a rocha) e outro sobre valores superficiais mundanos, não se preocupando com os fundamentos firmes.
A areia em que muitos fundam seus projetos podem ser: as riqueza, trabalho, o status social, as amizades, a saúde.  São coisas que podem ser boas  mas não são um alicerce sólido para sua vida.
Se você constrói sua casa sobre elas, de um dia para outro elas, por serem frágeis,  podem  desmoronar, pois são imperfeitas e insuficientes para aguentar a pressão dos ventos e das águas.
III- O QUE NOS MANTEM FORTES DIANTE DAS TEMPESTADES DA VIDA, NÃO É APENAS O CONHECIMENTO DOS FUNDAMENTOS CORRETOS, MAS A PRATICA
Tem muita gente que conhece amplamente a Palavra de Deus, suas orientações e ensinos, sabem a Bíblia de cor, conhecem as doutrinas como ninguém, concordam com os ensinos que são ministrados baseados na Palavra de Deus, porém não os praticam.
Veja que o SENHOR deixa claro, que o que fará a nossa casa suportar as tempestades, é colocar em prática aquilo que aprendemos, viver, pensar e agir segundo a fé.
MATEUS 7: 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
Os dois ouviram o SENHOR, mas  apenas um praticou e foi este considerado prudente e teve sua proteção garantida no meio dos tempos ruins.
Há um chamado para mim e para você de não sermos apenas ouvintes, mas praticantes da Palavra, não apenas quando a chuva vem, quando o vento bate, mas o mais rápido possível no início de tudo
TIAGO 1:22-24- E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
23 Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural;
24 porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era.
Todos nós independente do tempo de fé, temos sempre algo a aprender e pôr em pratica, é viver de acordo com o que aprendemos.
Às vezes aquilo que estamos sendo ensinados é uma dimensão maior do que você já aprendeu.
Então na fé nunca ache que você já sabe tudo, que está no nível máximo do aprendizado, mas aprenda a cada dia o que o Espirito Santo quer te ensinar
IV- PORQUE AS PESSOAS OUVEM A DEUS E NÃO PRATICAM?
Você já parou para pensar o que o texto diz: O texto diz que ambos ouviram a Palavra de Deus, mas somente um praticou o que ouviu.
Aí eu te pergunto:
Por que alguém se dá ao trabalho de procurar ouvir a Deus e não coloca o que ouviu em prática?
Esse tipo de comportamento, é comum em nossos dias dentro e fora da igreja, pessoas são alertadas pela Palavra, pelas pregações sobre as mudanças que precisam aplicar em suas vidas, mas continuam a viver do mesmo modo, porque não querem mudar.
E na maior parte das vezes é isso que Deus espera da pessoa, para abençoa-la, Deus espera que ela mude constrangida pela Palavra de Deus e pelo Espirito Santo de Deus.
Não endureça seu coração a Palavra de Deus
HEBREUS 3: 7 Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,
8 não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto,
No deserto aqueles que não praticaram a Palavra, que endureceram seu coração, ficaram no deserto, se alcançar o que tanto esperavam, a terra prometida.
Hoje existem pessoas repetindo o mesmo erro dos judeus no deserto, produzem uma série de desculpas para continuar sem mudanças ensinadas por Deus. É por isso que vemos diversas pessoas na fé, estacionadas no mesmo lugar que estavam no primeiro dia em que ali entraram.
Reclamando que não são abençoadas, se sentindo abandonadas por Deus, esquecendo que temos uma aliança com Deus e aliança requer atitude dos dois lados, só quando fazemos o que nos é exigido na aliança, colhemos crescimento e bênçãos.
DEUTERONOMIO 28:1-8-1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra;
2 e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus:
3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.
4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
5 Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira.
6 Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres.
7 O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.
8 O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo a que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá.
O que Deus já te ensinou, te convenceu que precisa ser feito, porém você ainda não fez?
Você já parou para pensar que este  pode ser um dos motivos pelo qual você ainda não recebeu o que tem pedido.?
LUCAS 8: 4-8- Ora, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola:
5 Saiu o semeador a semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram.
6 Outra caiu sobre pedra; e, nascida, secou-se porque não havia umidade.
7 E outra caiu no meio dos espinhos; e crescendo com ela os espinhos, sufocaram-na.
8 Mas outra caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto, cem por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Percebe que para Deus agir é preciso encontrar em nós um solo fértil tratado, revolvido, um solo que aceitou ser tratado.
Quando somos tratados damos frutos cem por um.
V- QUANTO MAIS FUNDO VOCE FOR, MAIS FORTE VOCE SERÁ NO TEMPO DAS DIFICULDADES
Veja que coisa interessante, Lucas ao escrever sobre estas Palavras de Jesus, nos mostra algo a mais, que o homem prudente fez, para construir a sua casa.
LUCAS 6: 48 É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala, e pôs os alicerces sobre a rocha; e vindo a enchente, bateu com ímpeto a torrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque tinha sido bem edificada.
Veja que Lucas mostra que o homem prudente cavou, abrindo uma profunda vala, para alicerçar a sua casa.
Tem gente que acha que tá bom o nível que se aprofundou, que já tem o suficiente para enfrentar os temos ruins, deixam de orar, de meditar, de buscar os dons, de se aprofundar na Palavra e Lucas nos ensina que quanto mais fundo você cavar na rocha mais forte será o seu alicerce.
I CORINTIOS 8: 2 Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.
Quanto mais eu me aprofundar em Cristo, através da oração, da meditação e aprendizado da Palavra, mais forte e firme será a nossa fé e com certeza o inimigo não conseguirá nos fazer mal.
ISAIAS 26:3-4-3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
4 Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna.
É trabalhoso cavar fundo em uma rocha, mas é preciso muitos cristão não querem ter esse esforço de construir algo solido, tem fé em Jesus, vai na igreja, adora, louva, se emociona, participa dos cultos mas não querem cavar fundo, ler a bíblia meditando nela, orando e jejuando, buscando mais a Deus.
CONCLUSÃO
Meu irmão, minha irmã, aprendemos hoje que nenhum de nós pode fugir das tempestades, mas aprendemos junto com isso que podemos passar pelas tempestades, sem perder nada.
Como?
Botando em prática os ensinamentos de Jesus,
Indo cada dia mais fundo