terça-feira, 9 de outubro de 2018



I-INTRODUÇÃO

FILIPENSES 4:6,11-6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
FILIPENSES 4: 11 Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre.

Amados vivemos em um mundo de pessoas insatisfeitas, em busca do companheiro perfeito, do trabalho perfeito, da igreja perfeita, achando que o fato de não tê-los, porque não há perfeição, aonde o ser humano está, as tornam insatisfeitas, tristes e espiritualmente abaladas.

Muitos pensam, “Ah se eu estivesse no lugar certo, com as pessoas certas, no ambiente certo a minha vida seria perfeita, uma maravilha , a alegria estaria sempre diante de mim e eu seria um pessoa extremamente bem sucedida e resolvida.”

Irmão puro engano este pensamento, a Palavra de Deus mostra isso claramente em: 

GENESIS 2:8-9-8 Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado.
9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Perceba aonde Deus colocou o primeiro casal:

DEUS COLOCOU O HOMEM NUM LUGAR PERFEITO, COM BOA E DIVERSIDADE DE ALIMENTOS QUE PODERIA EXPERIMENTAR

GENESIS 2: 16-17- Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;
17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

UM POUCO MAIS ADIANTE, PERCEBEU DEUS QUE NÃO ERA BOM DEIXAR O HOMEM SOLITÁRIO E LHE DEU UMA ESPOSA, QUE NÃO ERA QUALQUER ESPOSA, MAS ERA AUXILIADORA E IDÔNEA.

GENESIS 2: 18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.

DEUS AO HOMEM O COMANDO DE TUDO O QUE FORA CRIADO

GENESIS 1: 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

Você percebe eu na visão perfeita do SENHOR, tudo era muito bom, excelente?

GENESIS 1:31-31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Interessante é que tudo estava perfeito, tudo era muito bom, um lugar maravilhoso, a esposa ideal, comida abundante, tudo o que você imagina e o que não conhece de comida agradável esta a disposição para que eles experimentasse, mas não foi suficiente, eles queriam mais

GENESIS 3: 1-6- Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

Dessa forma o texto base da nossa meditação de hoje, mostra alguns aspectos interessantes do ser humano:

II- SABE A INSATISFAÇAO QUE MUITAS VEZES NOS ALIMENTA, NÃO É CULPA DOS OUTROS, DO LOCAL ONDE VOCE ESTÁ, MAS SIM PORQUE O SER HUMANO NUNCA SE SATISFAZ, QUER SEMPRE MAIS

Veja o caso de Adão e Eva, tudo era perfeito, tinham tudo que podemos pensar de alimento, de variedade de bênçãos, tinham companheiros idôneos, e viviam num lugar muito bom, mas não era suficiente, eles queriam mais e foram experimentar a arvore do conhecimento do bem e do mal, que Jesus tinha ordenado não comer.

Sabe irmãos por mais que o SENHOR faça, nos dirija, nos abençoe, abra portas para que a gente entre, nos cerque de proteção, nós queremos mais, mas o pior disso ainda é que tampouco aceitamos esperar o que Deus nos oferece, em suas mais de 8.000 promessas registradas em sua Palavra.

O  problema  na realidade não está ao nosso redor, em outras pessoas ou mesmo nas circunstâncias, mas em cada um de nós pois não nos contentamos com o que Deus nos tem dado, não nos contentamos com o tempo de Deus  e nos tornamos insatisfeitos, muitas vezes críticos e murmuradores, nos comportando de modo contrário ao que a Palavra de Deus nos orienta.

I TESSALONICENES 5: 16,18 - 16 Regozijai-vos sempre.
18 Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Veja que Paulo diz que teve que aprender a contentar-me com as circuntâncias (Filipenses 4:11)

O SENHOR é claro em nos mostrar que o descontentamento , a insatisfação é um problema do indivduo e não de pessoas ou circunstâncias que nos cercam

LAMENTAÇOES 3:39-“Porque, pois se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados.

O apóstolo Paulo nos ensina que o servo de Deus, é uma pessoa grata e satisfeita em quaisquer situações,  porque sabe que Deus é fiel, que seus planos para nós são de bençao e não de mal e seu caminho perfeito, portanto quando eu o sirvo , sigo a sua Palavra, ELE me coloca nos melhores lugares no tempo certo. 

FILIPENSES 4: 11 Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre.

Mas o homem carnal, aquele muito preso as coisas deste mundo, está sempre descontente insatisfeito, não consegue esperar pelo modo de Deus agir, e sai agindo e normalmente o resultado é desgraça e derrota.

Alguns exemplos disso:

Sara não soube esperar pela promessa de Deus que geraria um filho a Abraão e pediu que seu marido coabitasse com a escrava, de onde nasce Ismael e trás um tremendo conflito desde aquela época até agora

O povo de Deus não conseguiu esperar Moises descer do monte com as tábuas da lei e fez um bezerro de ouro para adorar

O filho pródigo reclamava da forma como vivia na casa do pai, mas não era a casa do filho pródigo, mas sim o coração do filho pródigo, que tinha um coração impregnado de visões e desejos errados, e isto os fez ser jogado aos porcos e perder tudo.

Amado cuidado a insatisfação que muitas vezes nos alimenta, ela é fruto de não estarmos tão próximos de Deus, tão cheio de Deus como deveríamos, aplicando todo o ensinamento de Deus para nós, quanto mais nos afastamos do espiritual, mais nos tornamos insatisfeitos, isto fica claro quando lemos o que o apóstolo Paulo nos fala em: 

II CORINTIOS 6:10- entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.

Quando nos aproximamos cada vez mais de Deus, a insatisfação dá lugar a um coração e uma mente equilibrada, cheia de alegria e esperança.

FILIPENSES 4:7-7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

É preciso cuidado pois  a insatisfação destruiu uma geração inteira que perambulou pelo deserto durante 40 anos, levou o filho pródigo a miséria, levou Judas Iscariotes a trair a Jesus e ser atacado mortalemnte pelo remorso.

DEUS nos chamou para ser bênção, para ser aquele que ajuda aquele que faz a diferença na vida dos outros e não apenas para enxergar nos outros, ou nas instituições os defeitos e viver descontente ou criticando, mas fazer algo para ajudar as instituições e as pessoas a serem melhores.

III- HÁ COISAS QUE PRECISAM DE TEMPO E DE ENVOLVIMENTO PARA SEREM RESOLVIDAS

Quando o apóstolo Paulo fala em Filipenses que sabia viver contente em toda a situação, não significa que tudo ia bem, a ponto DELE num determinado momento dizer que tinha momentos em que estava triste, com falta de algumas coisas, como se vê em:

II CORINTIOS 6:10- entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.

Mas Paulo entendia que as situações que ELE via e que precisavam ser melhoradas, teriam que ter um tempo para serem resolvidas, e precisavam de envolvimento para resolvê-las, e não esperar um resultado imediato, ou viver se afundando nas criticas, porque quando nos envolvemos nas criticas, nas murmurações, Deus fica fora disso e a única ação que causamos no nível espiritual é ação do inimigo, 

I CORINTIOS 10:10- 10 E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.

Deus não pode agir e muito menos mudar a situação, enquanto não mudamos nossa atitude.

A ordem de Deus é fazer as coisas sem murmuração

FILIPENSES 2:14-15- 14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;
15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo,

A ordem de Deus é para não viver a ficar se queixando dos outros

TIAGO 5:9- 9 Não vos queixeis, irmãos, uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta.

Nem às escondidas devemos reclamar do nosso próximo

SALMOS 101:5 - Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei. Aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei.

Precisamos nos envolver e ajudar aquele que precisa de ajuda Deus determinou que cuidássemos uns dos outros. Vemos, amplamente, por toda a Bíblia, instruções acerca do cuidado mútuo. 

POIS SOMOS UMA FAMÍLIA

EFÉSIOS 2: 19 Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,

E DEVEMOS NOS ENVOLVER COM O CUIDADO UNS DOS OUTROS

HEBREUS 10:24-25- 24 e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
25 não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

COLOSSENSES 3:16-17- 16 A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.
17 E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

A vida cristã precisa ser fundamentada no “eu preciso de você, você precisa de mim, nós precisamos de Cristo, nunca nos esquecendo que:

FOMOS CHAMADOS A CUIDAR UNS DOS OUTROS

FILIPENSES 2:4- 4 não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 

NÓS APRENDEMOS UNS DOS OUTROS

PROVERBIOS 22:17- 17 Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração ao meu conhecimento.

Devemos declarar uns aos outros a nossa incapacidade de lidar com os problemas, e reconhecer que somos devedores uns aos outros do amor com que somos amados pelo Senhor.

I TIMÓTEO 4:16- 16 Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

IV- NÃO HÁ MOTIVOS PARA CRISTÃO ANDAR DESCONTENTE, INSATISFEITO

Amados o nosso contentamento vem do fato de Deus colocar dentro de nós a alegria, nossa alegria nosso contentamento não se baseiam em circunstância e sim no mover de Deus em nós

Veja o que Davi diz a respeito disso

SALMOS 4:7- 7 Puseste no meu coração mais alegria do que a deles no tempo em que se lhes multiplicam o trigo e o vinho.

Veja que Davi era muito mais alegre, que aqueles que se baseavam no momento de bênção que recebiam.

A verdadeira alegria não se prende as coisas deste mundo, ao mundo físico e material, mas sim ao meu relacionamento com Deus.

Quando Paulo diz que sabia estar contente em tudo, ELE declarava que Deus era suficiente para ele e tudo o que Deus faz, ou permite que eu passe é importante e suficiente para minha vida.

A nossa expectativa de uma vida com intimidade com Deus e abençoada, não está nas coisas ou pessoas ao meu redor, mas sim em Deus e sua Palavra.

O que o inimigo de nossas almas tenta é que a gente foque em circunstâncias e pessoas, que soa falhas, assim como nós, porque focando nisso somos desapontados pelas falhas e ai o inimigo abalar as nossas emoções e nos leva a perder o contentamento a alegria que Deus nos proporcionou com a salvação e nos proporciona com sua provisão e cuidado diário.

Deus está no controle da nossa vida, quando somos controlados por sua Palavra.
Sabe o que falta para nós vivermos contentes em meio a todas as circunstâncias, colocarmos o SENHOR sobre a nossa vida e vivermos olhando tudo, como o SENHOR olha, continuamos alegres.

SALMOS 16:9- 8 Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; porquanto ele está à minha mão direita, não serei abalado.
9 Porquanto está alegre o meu coração e se regozija a minha alma; também a minha carne habitará em segurança.

CONCLUSÃO

Amados a insatisfação não é uma prática cristã, pelo contrário é uma arma do inimigo para nos afastar da fé, da certeza das promessas de Deus para a nossa vida.

Seha grato por tudo, or onde Deus te leva, por quem Deus coloca a teu lado, por onde Deus te coloca, lembrando que tudo que Deus faz é bom e perfeito.

Saiba que Deus tem seu tempo para todas as coisas, portanto mantenha-se satisfeitos.

0 comentários:

Postar um comentário