terça-feira, 2 de outubro de 2018


 I-INTRODUÇÃO

APOCALIPSE 3:8-8 Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.

Veja que o texto fala de uma igreja em que o SENHOR lhes mostrava que havia providenciado uma nova porta, um novo caminho a ser seguido, mostrando que tudo o que havia acontecido ali, fazia parte do passado e agora era o tempo de viver uma novo tempo em sua vida.

Muitos acham que por se tratar do livro de apocalipse, lá estão apenas fatos e promessas para serem vividos no futuro, mas isso é um engano, o livro de Apocalipse foi escrito dentro de um contexto de grande crise e perseguição contra a igreja primitiva, onde as pessoas, sua família e seus bens eram dizimados durante esta perseguição.
É um livro que apontava para o passado (período de perseguição de Domiciano), aponta para o presente diante das opressões que os cristãos enfrentam: perseguições, preconceitos, crises, dores, derrotas e frustrações e principalmente aponta para o futuro, mostrando a soberania, e a vitória total e definitiva contra o mal e o estabelecimento do reino de Deus como o planejado inicialmente.
Assim como no tempo da escrita deste livro, no meio das lutas em que o Senhor promete a Igreja de Filadélfia, que eles teriam uma porta aberta que os levaria a um novo tempo, assim conosco a igreja do Senhor hoje.
II CORINTIOS 5:17- 17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Mas como podemos viver este novo tempo, entrar por esta porta que o SENHOR preparou para sua igreja?

II - A PRIMEIRA ATITUDE PARA VIVER ESTE NOVO TEMPO É NÃO FUNDAMENTAR MEUS PASSOS PELA EXPERIENCIA VIVIDA

Irmãos seja o passado próximo ou recente, de bênçãos ou de lutas, de sucesso ou de derrotas, não podemos alimentar isso como força para ir adiante, meu coração, minha fé, meus sentimentos devem estar sempre voltados para um novo tempo, para viver algo novo, muitas vezes impossíveis.

Tem gente que se enrola numa onda de pessimismo ou de incredulidade, porque fica olhando para seu histórico, seu curriculum de vida, e quando percebe que a maioria foi de momentos difíceis, não conseguem enxergar que é diferente pois Deus abriu uma porta, e por ser uma porta aberta por Deus é boa, porque Deus e bom.

ISAIAS 35: 8-10- E ali haverá uma estrada, um caminho que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para os remidos. Os caminhantes, até mesmo os loucos, nele não errarão.

9 Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá por ele, nem se achará nele; mas os redimidos andarão por ele.

10 E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.
Quando o SENHOR deu esta a Palavra a igreja de Filadélfia, ela estava vivendo momento de perseguição pelo imperador romano Domiciano, que governava o império romano de forma despótica, entendia ser um deus, espalhando suas imagens por todo império romano, punindo com martírio, exílio, torturas, confisco e a morte quem não as adorasse.
Era um sujeito tão soberbo que criou um sistema de pessoas que delatavam quem não se curvava a esta aceitação.
Não há dúvidas que os cristãos eram a parte da sociedade que sofria o mais forte impacto desta opressão, tanto que João, autor do livro de Apocalipse, encontrava-se exilado na ilha de Patmos, como resultado destas perseguições.
O Senhor mostrou a eles que não deviam ficar olhando para tras,  para o momento e sim trilhar um novo caminho
ISAIAS 43: 18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
19 Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
III- A SEGUNDA ATITUDE É PRECISAMOS MUDAR A FORMA DE PENSAR
É comum ver na igreja pessoas salvas, dedicadas, que participam das reuniões, mas que continuam pensando da mesma forma, baseados na interpretação das circunstâncias, guiados pelo seu entendimento intelectual.
Mas a Palavra de Deus nos chama a mudar a forma como pensamos, para poder viver aquilo que a Palavra fala, so quem muda a forma de pensar, experimenta, veja.
ROMANOS 12:2- 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Quando Deus diz que colocou uma porta para a igreja da Filadélfia, ELE estava determinando que se mudasse de ambiente, porta nos leva a um novo ambiente, e essa mudança se iniciaria com a mudança do nosso pensar.
Irmãos somos imagem e semelhança de Deus, portanto devemos pensar como ELE pensa e agir como ELE age, diante de cada situação, veja uma coisa interessante.
ISAIAS 14: 24 O Senhor dos exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará.
O texto fala que o que Deus pensa, assim sucede, vê como Deus age ELE pensa e aquilo acontece, devemos entender que ELE não pensa em que é mal, em derrota, em desgraça, em medo, impossibilidades etc. Então ELE pensa no que é bom, nos seus bons planos e vê tudo realizados.
É isso que ELE espera de nós, que pela fé pensemos naquilo que desejamos, pensar nos nossos sonhos e ter certeza que vai acontecer, pois ELE nos deu fé, autoridade e poder para fazer isso, isso é viver e pensar espiritualmente, e as coisas acontecerão pois o Espirito Santo que habita em você esta agindo.
Engraçado que quando é para o mal, para a dúvida, para as derrotas, não temos dificuldade de pensar assim, o próprio já deixa isto claro.

JÓ 3: 25 Porque aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece.

Precisamos mudar isso e pensarnos sonhos, nas bênçãos, nas promessas da mesma forma
Pensar espiritualmente é entender que não importa o que aconteceu até agora, as dificuldades do local, das condições, o SENHOR as muda e transforma em algo jamais imaginado como possível
Deus está te dando uma direção em meio a tanta confusão, está te dando fertilidade em meio a um tempo de deserto.
Renovar a nossa mente, significa ter a mente de Cristo, pensar como Jesus pensou, falar e agir como Jesus agiu e falou.

Uma boa maneira de se notar a importância desta renovação, observando a vida e a conversão de Paulo.

Paulo quando se converteu, tinha uma mente tomada por conceitos religiosos, formas de pensar e enxergar as coisas baseado no que ele havia adquirido em seus anos de vida, seus estudos, seus relacionamentos no meio judaico.
Para o SENHOR poder usá-lo, e para que ele pudesse usufruir de todas as promessas de Jesus, era necessário que sua maneira de pensar e enxergar o mundo fosse mudada, para os conceitos do cristianismo
Quando Jesus apareceu a ele, do meio de uma luz, no caminho de Damasco, Paulo ficou cego, essa cegueira durou três dias, e tinha como objetivo que ele parasse por um tempo, para uma reflexão de tudo aquilo que lhe acontecera, mas também para que ele estivesse apto, para receber as orientações de Ananias.
Paulo depois do encontro com Jesus, não podia mais continuar a ser guiado por uma mente, por pensamentos que o dominavam antes deste encontro.

Depois de ter se encontrado com Ananias, antes de qualquer coisa, Paulo entende a necessidade desta renovação e diz a Palavra que ele não faz outra coisa, se não se entregar a esta renovação, não se encontrou com ninguém, foi ao deserto e lá ficou durante três anos, sendo trabalhado pelo Espirito Santo de Deus.

GALATAS 1:16-18- 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue,

17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.

18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias.

Veja que coisa interessante a Palavra diz que ele não consultou carne nem sangue, ou seja, o Espirito Santo e a Palavra de Deus, foram os responsáveis pela transformação de sua mente.

Da mesma forma eu e você, necessitamos ter as nossas mentes renovadas pela Palavra de Deus.

O resultado dessa transformação da mente de Paulo é observada por sua declaração, comparando os dois momentos de sua vida, em FILIPENSES 2:4-6, veja como Paulo se enxergava quando era judeu antes da renovação da sua mente

FILIPENSES 2: 4-6- 4-Se bem que eu poderia até confiar na carne. Se algum outro julga poder confiar na carne, ainda mais eu:

5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu;

6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível.

Mas veja como Paulo se enxergava depois da renovação da mente

FILIPENSES 2: 7-14 – 7- Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo;
8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo,
9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
10 para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte,
11 para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus.
13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,
14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

Tudo o que tinha valor antes da renovação de sua mente, depois da renovação Paulo considerou como refugo, em outras traduções esterco:

FILIPENSES 2: 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo,

O QUE ACONTECE CONOSCO AO ACEITAR A JESUS

Normalmente aceitamos a Jesus, temos um encontro com a fé, nos congregamos em uma igreja, mas não somos ensinados sobre a importância da rápida renovação de nossa mente, ou se somos ensinados, não a colocamos em prática. Isto faz com que os nossos pensamentos não sejam substituídos, pelos pensamentos de Jesus Cristo. Os antigos conceitos, não são transformados pelos conceitos da fé, da Palavra de Deus. Resistindo a estas mudanças acabamos não vivendo a vitória de Deus em nossas vidas.

O que também ajuda muito o mudar a forma de nossa mente pensar, e entender as coisas, depende muito do que eu a alimento a minha mente.

Precisamos alimentar mais a mente com as coisas de Deus, do que com as coisas do mundo, não é exatamente isso que nos diz o Salmos 1:

SALMOS 1:1-2- 1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;

2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.

Se continuarmos enchendo a nossa mente com as coisas do mundo, nossa mente continuará nos impedindo de conquistar maiores experiências com Deus, porque a mente natural é cheia de impossibilidades.

Mas se nós gastarmos mais do nosso tempo com as coisas de Deus, começamos a enxergar todas as possibilidades que a Palavra nos garante.

Como eu encho a minha mente diariamente com as coisas de Deus?

Estando congregados em uma igreja, aprendendo com as ministrações, trabalhando para o reino de Deus, estando mais juntos do povo de Deus do que das pessoas do mundo, essas são algumas das maneiras de estar mais cheio de Deus, e de ser transformado e começar a pensar como Cristo, a falar como Cristo e a realizar as coisas que ELE realizou.

JOÃO 14:11-14 -  Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.

12 Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai;

13 e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.

Se envolva com a Palavra de Deus, com estudos da Palavra de Deus, com a igreja, com os irmãos da igreja, com o trabalho do reino, você estará enchendo a sua mente da Palavra de Deus, e esta renovação de mente te levará ao melhor caminho.

IV-O RESULTADO É MARAVILHOSO EM TODAS OS SENTIDOS

Quando Paulo renovou a mente, suas limitações caíram por terra, não precisou pedir aos apóstolos em Jerusalém sua opinião se devia ou não pregar, mas começou a se dirigir apenas pelo Espirito de Deus.

Seu ministério cresceu, foi repleto de milagres a igreja se espalhou por todo o mundo e até hoje seus escritos fazem a diferença.

Quando renovamos a nossa mente e passamos a assumir a porta que nos abriu, somos abençoados em todas as coisas

O poder de Deus operando em sua família

Atos 16:31- 31 Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

O Poder de Deus operando na sua vida profissional

Amós 9:13- 13 Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente; :e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão.

O Poder de Deus operando na sua vida sentimental

Deus levou Eva até Adão, Levou Jacó até Rachel, Levou Rute até Boaz, Levou Ester até o rei, e te levará até aquele que no propósito de Deus, juntos irão cumprir o propósito de Deus.

O poder na sua vida profissional trazendo progressos

SALMOS 127: 1 Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.

2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.

O poder de Deus para sua descendência

PROVERBIOS 10: 7 A memória do justo é abençoada; mas o nome dos ímpios apodrecerá.

Amado Deus tem prazer em te abençoar, e jamais vai esquecer nenhum detalhe que você precisa para ser feliz

ISAIAS 49: 15 pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que está se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.

Portanto para de pensar como antes, e comece a renovar sua mente, pois não importa o que você fez ou passou até aqui, ouça o que a Palavra de Deus diz, não olhe para si mesmo, não olhe para o lado, olhando para os outros, avance como a Palavra de Deus diz e tudo na sua vida será transformado

ISAIAS 51:3- 3 Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Édem e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se acharão nela, ação de graças, e voz de cântico.




0 comentários:

Postar um comentário