sexta-feira, 19 de outubro de 2018



CUIDADO COM AS PEQUENAS CONCESSÕES

O texto de Eclesiastes 10:1, nos diz: EC 10:1 -  ASSIM como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o ungüento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia.

Parece é um texto um pouco difícil para nós os ocidentais, pois fala do valor de um perfume, e o cuidado para não permitir que ele se estrague.
Para os mais desavisados este trecho poderia não ser levado tão a sério, pois há quem ache os perfumes coisas supérfluas, outros não se importam com os perfumes pois são alérgicos.  

Porém  os orientais entendem muito bem o que o SENHOR estava mostrando. O uso do perfume nos países do oriente era favorecido por causa do tempo extremamente quente, para substituir o mau odor do suor, e por isso eram considerados muito importantes e deviam ser protegidos cuidados.

A palavra perfume vem do hebraico “kethoreth” que significa  fumigar ou seja encher o ambiente de um odor agradável mediante a fumaça.

Os perfumes eram feitos pelos “perfumistas”que eram pessoas que sabiam compor as diversas substancias vegetais , que eram abundantes na época, tais como “aloés, sândalo, nardo etc.) um exemplo disso era que o óleo para a unção era preparado por um perfumista chamado Bezalel.

ÊX 31:2-4,11 -  Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,
ÊX 31:3 -  E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor,
ÊX 31:4 -  Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre,
ÊX 31:11 -  E o azeite da unção, e o incenso aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado.

A natureza possui perfume,  ( Rosa, dama da noite, etc)

O Tabernáculo lugar de adoração e manifestação do SENHOR tinha que possuir perfume

ÊX 30:22 -  Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
ÊX 30:23 -  Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos,
ÊX 30:24 -  E de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him.
ÊX 30:25 -  E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção.
ÊX 30:26 -  E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho,
ÊX 30:27 -  E a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso.
ÊX 30:28 -  E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base.
ÊX 30:29 -  Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.
ÊX 30:30 -  Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio.

Você deve estar se perguntando porque será que o SENHOR registrou a questão do perfume e da mosca que caiu dentro dele e o estraga?

É interessante notar que o SENHOR destaca por toda a escritura a importância de se cultivar um bom cheiro porque o bom cheiro agrada, mas o mal cheiro desagrada as pessoas, assim também com o SENHOR.

Quando aceitamos Jesus como SENHOR e Salvador nos tornamos um bom perfume

2CO 2:15 -  Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.

Por isso amado aquele texto de Eclesiastes tem tanta importância pois na realidade o SENHOR falava do perfume, que somos eu e você, e nos alertava sobre coisas importantes, que devemos evitar e fazer para exalar o bom perfume de Cristo e com ELE alcançar a vida de muitos que serão atraídos pelo bom perfume, As vezes pequenas concessões retiram toda a beleza daquilo que fazemos, uma mosca estraga uma grande quantidade de perfume, lembre-se sempre disso.

Bom dia

0 comentários:

Postar um comentário