PALAVRA DE VIDA 04/11/ 2018
DEUS MOSTRA A NECESSIDADE DE DEPENDÊNCIA DIÁRIA DELE
ÊX 16:4,19-21 - Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.
ÊX 16:19 - E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã.
ÊX 16:20 - Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles.
ÊX 16:21 - Eles, pois, o colhiam cada manhã, cada um conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se.
Essa PALAVRA foi dado a nação de Israel logo após a saída da escravidão do Egito, na rota do deserto, quando em virtude do local, eles passavam por dificuldades para ter seu alimento. Esta dificuldade fez com que parte do povo começasse a murmurar contra Deus e contra Moisés foi quando o SENHOR dá um recado ao seu povo, que eles teriam que a cada dia buscar de DEUS a provisão diária.
Essa busca diária, essa dependência da provisão de DEUS todos os dias é algo que o SENHOR sempre desejou de nós, desde a criação do homem, é só prestar a tenção nas escrituras para entender isso.
GN 3:8 - E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
Veja que o SENHOR passeava no Jardim na viração do dia
No novos tempos a mesma lição é ensinada por Jesus
MT 6:11 - O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
O grande problema destas verdades biblicas está naquilo que é o lema do mundo de nosso tempo, que é: “Diminuir o serviço, tornar mais cômodo ávida de cada um de nós”!, este talvez seja um dos motivos pelos quais a tecnologia cresceu tanto nos últimos anos, e isto não é totalmente ruim é bom em parte.
Hoje tudo parece mais simples: leite não estraga com tanta facilidade por causa das embalagens longa vida, para falarmos com outras pessoas só precisamos fazer um movimento até o bolso, ou a bolsa e pegar o celular, não preciso mais ficar mexendo uma panela no fogo para fazer pipoca apenas ligar o microondas, etc.
Agora eu preciso saber onde eu aplico cada coisa no seu devido lugar para não ser prejudicado, eu possa usar estas facilidades para minha vida material, porém não posso e não devo aplicá-las para a minha vida espiritual, ninguém pode achar que tem reservas espirituais, pois a própria PALAVRA mostra que o que temos é para cada dia.
MT 6:34 - Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
O SENHOR coloca o fato de nós não o buscarmos a cada dia como um “mal”
JR 2:13 - Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.
O SENHOR usa a simbologia da água tão necessária para viver e que tinha que se buscar todos os dias na fonte para abastecer a casa, porém o povo em busca de comodidade para não buscar águas todos os dias, inventou a cisterna = reservatório embaixo da terra para conservar a água.
Ai a gente já começa a observar o ensinamento espiritual que o SENHOR fazia, quem aqui já pelo menos viu uma cisterna, pode imaginar a diferença na qualidade da água de uma cisterna de um manancial, de uma fonte? Amém.
O SENHOR dá tanta ênfase a isso que ele mostra, que se materialmente a água tem qualidade diferente, mas pode ser usada, na vida espiritual ela não será valida, ele chama de cisternas rotas = aquelas que não retém, ou seja, quem quiser viver com reservas espirituais não vai conseguir, a busca tem que ser diária.
E esse é um problema pois hoje muitos cristãos modernos não costumam a buscar a provisão diária de suas necessidades em DEUS, muitos acham que podem ter uma vida com uma provisão adequada, participando, se enchendo apenas nos cultos, mas o SENHOR nos mostra que não é possível
JO 7:37 - E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Estar nos cultos é uma benção, uma orientação para aquele que quer viver em comunhão, como diz a palavra “ não deixando de se congregar como é costume de alguns”, mas o complemento de uma vida saudável é diariamente buscarmos em Deus a nossa direção, o nosso alimento, as suas instruções.
Bom domingo
0 comentários:
Postar um comentário