terça-feira, 25 de dezembro de 2018



I-INTRODUÇÃO

ROMANOS 12:2-3-2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

3 Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.

A carta de Paulo aos romanos, é a primeira e mais longa das Epistolas Paulinas, também é considerada a epístola com o mais importante legado.

Trata entre outras coisas, de como se obter a salvação e como se manter firmes neste caminho.

E aí entra o nosso texto base, que mostrava aos romanos e nos revela até hoje o cuidado que devemos ter com a influência do mundo em nossas vidas, as quais todos estamos expostos e que podem nos levar ao abandono da fé, tão sutilmente que não nos damos conta, até que as consequências comecem a se espalhar em nossa vida.

Vejamos:

II- PARA VIVER UMA VIDA DE FÉ É PRECISO TRANSFORMAR A NOSSA MENTE

Você e eu que aceitamos a Jesus como SENHOR e salvador, recebemos a medida da fé realizadora, que está dentro de nós, mas muitos ainda têm dificuldade de aceita-la e exercitá-la.
E uma das causas disso é que quando aceitamos a Jesus, que é um ato espiritual, nosso espirito foi recriado, mas a nossa mente não, isso significa que a nossa mente continua pensando, se baseando em tudo, conforme a nossa vida anterior, dentro das limitações humanas que carregamos, e Paulo nos dá a saída para isso, quando diz em
ROMANOS 12:1-2: 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Paulo está nos ensinando, que para podermos assumir uma vida cristã completa, como a descrita nos versículos de ROMANOS 12:1-2, precisamos logo após a nossa conversão a Cristo, o nosso novo nascimento, da RENOVAÇAO DA MENTE.

O apóstolo escreveu a carta aos crentes romanos, homens que haviam nascido de novo, que receberam o Espirito Santo quando creram, percebido pelo texto de ROMANOS 1:6-7, que diz
ROMANOS 1:6-7- 6 entre os quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo;
7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Nestes versículos o apóstolo os identifica como crentes, como nos mostra os versículos 6 e 7, “chamados para serdes de Jesus Cristo “, “amados de Deus” e “chamados para serdes santos”, não resta dúvidas que eram pessoas salvas, mas mesmo assim, Paulo lhes diz que ELES precisavam de uma renovação da mente.
Isto significa que podemos estar na igreja, salvos, mas não conseguimos experimentar as experiências sobrenaturais de Deus, porque não renovamos a nossa mente.
P) Muitos dirão mas o aceitar a Jesus, o nascer de novo, não faz tudo novo?
Na realidade o novo nascimento é uma experiência espiritual, ou seja quando nascemos de novo, o nosso espirito humano foi recriado, mas a nossa mente não, nós precisamos renová-la, transformá-la, caso contrário temos a Palavra de fé, as promessas, mas a mente continua sendo uma barreira.
Quantas impossibilidades trazemos ainda conosco mesmo depois de convertidos?
Quantos pensamentos errados trazemos a nosso coração ainda depois de convertidos?
Isto é uma prova que estamos pensando com a mente antiga, que precisa ser trabalhada, renovada.
E isso é feito por uma decisão nossa, não é automático, somos nós que temos que iniciar esse processo, veja que diz ROMANOS 12:
v.1) Apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo;
v.2) Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos;
Percebeu como não é automático que a mente seja transformada.
Esse é o problema de muitos irmãos que: entregaram sua vida para Jesus, estão constantemente dentro da Igreja, lutam para alcançar suas vitórias, mas encontram muitas dificuldades, porque a sua mente não renovada, só enxerga limitações e dificuldades, ou seja, a pessoa age ainda baseada na mente que tinha antes de aceitar a Jesus Cristo, que é uma mente limitada.

Temos que tomar a iniciativa de renovar a nossa mente, conforme a Palavra de Deus nos orienta.
Seja qual for a formação familiar que você teve, a vida passada que você levou até encontrar a Jesus, a vida espiritual que você teve até aqui, não importa sua mente tem que ser renovada e ninguém mais pode fazê-lo só você.
Temos que começar a aprender a pensar em tudo o que estamos expostos espiritualmente, ou seja, pensar em tudo o que a cruz significou e significa para nós, todas as possibilidades, as vitórias, os impedimentos que ela nos deu.
III- A RENOVAÇÃO DA MENTE NOS LEVA A ENTENDER QUE NÃO DEVEMOS DAR ESPAÇO AS INFLUENCIAS DO MUNDO EM NOSSAS VIDAS
Irmãos por vários motivos as pessoas não percebem quanto o mundo está influenciando a nossa vida.

Primeiro é porque fazemos pequenas concessões, contrariando a Palavra de Deus que entendemos que por serem tão pequenas, não farão diferença alguma, mas a Palavra nos orienta sobre o perigo de nos afastar da direção e da Palavra de Deus por menor que ela seja.

A Palavra de Deus é clara ao nos orientar sobre as pequenas coisas, que causam grandes destruições, apesar de serem pequenas.

CANTARES 2:15- Agarrai-me as raposas, as raposinhas que fazem mal as vinhas, porque as nossas vinhas estão em floração

As raposinhas são bichinhos pequenos e aparentemente dóceis por sua beleza, mas são vorazes em destruir um vinhedo.

Quando as parreiras já estão floridas para dar uvas, as raposinhas vinham e comiam as flores, os brotos e não davam mais fruto.

As raposinhas representam as pequenas concessões que fazemos diante do que a Palavra de Deus diz, práticas aparentemente inofensivas, mas que podem ser destruidoras na vida de um cristão, são aqueles pecados de estimação que alguns possuem.

Mais um exemplo desse cuidado está em

ECLESIASTES 10: 1 As moscas mortas fazem com que o ungüento do perfumista emita mau cheiro; assim um pouco de estultícia pesa mais do que a sabedoria e a honra.

Veja que a Palavra de Deus diz o efeito que uma pequena mosca faz a um vaso de unguento altamente perfumado, feito com ervas maravilhosas e de grande valor, se estragam pela influência de uma pequena mosca.

Se trouxermos para o lado espiritual, o óleo perfumado representa a unção que Deus derrama sobre seu povo, mas a influência de um pequeno mosquito, tira todo o seu poder.

Mais adiante temos outro exemplo de coisas pequenas que causam um tremendo mal

TIAGO 3: 5 Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo (fagulhas) incendeia.
Aqui o autor fala de pequenas fagulhas que incendeiam um grande bosque.

A Bíblia é repleta de exemplos de pessoas que perderam sua benção, sua salvação por causa de pequenas concessões.

GENESIS 3: 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

Adão e Eva perderam o paraíso por uma fruta;

GENESIS 25: 34 Jacó deu a Esaú pão e o guisado e lentilhas; e ele comeu e bebeu; e, levantando-se, seguiu seu caminho. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.

Esaú perdeu a sua benção, para seu irmão Jacó, por um prato de lentilhas;

II SAMUEL 6:6-7- 6 Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá estendeu a mão à arca de Deus, e pegou nela, porque os bois tropeçaram.

7 Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali; e Uzá morreu ali junto à arca de Deus.

Uzá morreu por não obedecer as escrituras, mesmo tentando e pensando em fazer o bem, que era não deixar a arca cair do carro

NUMEROS 20:11-12- 11 Então Moisés levantou a mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu água copiosamente, e a congregação bebeu, e os seus animais.

12 Pelo que o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não me crestes a mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes dei.

Moisés deixou de entrar na terra prometida, por fazer as coisas de seu jeito, ao invés de falar a rocha para que desse água, bateu na rocha.

MATEUS 27: 3 Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos anciãos, dizendo:

Judas perdeu a salvação por 30 moedas de prata, muitos acham que Judas foi o primeiro a reconhecer que Jesus era o messias, e o entregando, saberia que ELE reagiria com poder e destruiria o poder romano.

CUIDADO COM AS COISAS PEQUENAS QUE TEMOS CONSENTIDO, MAS QUE CONTRARIAM A VONTADE DE DEUS

A bíblia fala algumas coisas importantes, que alguns não acham importante, outros consideram não se aplicar ao nosso tempo, mas contrariam a Palavra de Deus.

a)    Crentes que não cuidam, não selecionam suas amizades

SALMOS 1:1- 1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;

b)    Crentes que só pensam em edificar a sua vida física, material e familiar

Temos irmãos que apenas pensam em sua carreira, sua vida material, que não conseguem equilibrar e organizar a sua vida, para buscar não apenas estas coisas, mas que não tem tempo para as coisas espirituais, esquecendo que quando você se organiza, coloca as prioridades, as demais necessidades são supridas]

MATEUS 6:33- 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

c)    Pessoas que evitam se congregar

Aqui está em foco aqueles que podem escolher entre estar na igreja e fazer outras coisas,
Pessoas que optam estar em outro lugar e não na igreja.

HEBREUS 10:25- 25 não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
d)    Pessoas que pensam apenas em seu bem estar, lazer e esquecem de se preparar para a volta de Jesus

Quantos estão se divertindo, descansando, tratando apenas de seus desejos e acabam não se preparando para a volta de Jesus,

MATEUS 25:1-12- 1 Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo.

2 Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes.

3 Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo.

4 As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas.

5 E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram.

6 Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!

7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.

8 E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando.

9 Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.

10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

11 Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta.

12 Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço.

Não trata de se dormir no horário certo, mas de estar preparado para a volta de Jesus. Jesus diz que não a conhecia no sentido de que ELAS jamais se preparam para o encontro com ele, o negligenciaram, nunca o colocaram como prioridade, por isso ficaram de fora.

    e)    CRENTES QUE NÃO FAZEM MAIS DIFERENÇA NO MEIO EM QUE VIVEM

MATEUS 5: 13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.

Pessoas que em seu meio já não fazem mais a diferença, não salgam mais, não influenciam mais

A Palavra de Deus mostra a importância de atitudes, de envolvimento no reino de Deus, mas é comum termos uma série de desculpas, para não nos envolver.
O que garante o cumprimento das promessas em nós é a fé, e as decisões que tomamos hoje, amados somos chamados a dar frutos, na Palavra de Deus você não vê o SENHOR amaldiçoando qualquer um pecador, não se vê ele amaldiçoando pessoas que caíram na vida, mas quando olhamos para sua Palavra ELE lança uma maldição:

MARCOS 11: 13-14- e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos.

14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso.

f)     CRENTES FALADORES E INTRIGANTES

I TIMÓTEO 5: 13-15 e, além disto, aprendem também a ser ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas também faladeiras e intrigantes, falando o que não convém.

14 Quero pois que as mais novas se casem, tenham filhos, dirijam a sua casa, e não deem ocasião ao adversário de maldizer;

15 porque já algumas se desviaram, indo após Satanás.

Irmãos estamos aqui listando as principais influências da vida do cristão, que entram de forma sutil, não está muitas vezes claro o erro, vai agindo de maneira gradual e vai nos afetando espiritualmente pois vamos rebaixando os padrões estipulados por Deus, tornando as orientações e as coisas de Deus menos interessante e atraentes e nos tornando conformados com estas práticas e portanto com o mundo.

Depois de algum tempo, se não houver uma renovação da mente, não teremos mais interesses nas coisas de Deus, por isso a necessidade de viver constantemente renovando a nossa mente, com o pensar e agir espiritualmente.

A ESTORIA DO BANDO DE GANSOS

Um bando de gansos selvagens estava migrando para fugir do inverno, quando um ganso olhou para baixo e notou um grupo de gansos domesticados num lago próximo a uma fazenda.

Todos os gansos selvagens notaram então que os da fazenda tinham muitos grãos para comer.

A vida parecia relativamente boa para eles.

Então eles ficaram com esses gansos e aproveitaram a comida que estava lá.

Eles decidiram que iriam se juntar ao seu antigo bando quando fossem migrar de volta.

Quando a primavera chegou, eles ouviram os gansos no alto e voaram para se juntar a eles.

Mas, voar tinha se tornado uma tarefa difícil, pois haviam engordado muito com toda aquela fartura de grãos.

Então decidiram passar mais uma temporada na fazenda e depois juntar-se aos gansos em sua próxima migração de inverno.

Quando os gansos voaram no ano seguinte, os gansos bateram um pouco as suas asas, mas continuaram comendo os seus deliciosos grãos.

Eles simplesmente perderam o interesse por partir.

Isso é o que acontece no processo do mundo influenciando as nossas vidas.

É sutil. Atende algumas de nossas expectativas pessoais.

Nós temos uma escolha: seremos conformados com este mundo, ou seremos transformados pela renovação de nossas mentes.
É uma coisa ou outra.
A questão é: qual caminho você irá trilhar?
.




0 comentários:

Postar um comentário