segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

 


TEMA: A PARTIR DE AGORA É TEMPO DE VIVER SUPERANDO RESULTADOS PREVISTOS, OU REALIZADOS

  

I-INTRODUÇÃO

 HABACUQUE 3:2-2 Eu ouvi, Senhor, a tua fama, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faze que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira lembra-te da misericórdia.

HABACUQUE 3:2- (NVI) Senhor, ouvi falar da tua fama; tremo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da tua misericórdia.

Deus havia revelado ao profeta Habacuque seus desígnios com relação a seu povo, que ouvia do profeta que por causa da sua vida afastada de Deus e praticando coisas as quais o SENHOR condenava, ELES seriam entregues ao cativeiro e a destruição, por parte dos caldeus, mas o povo não dava ouvidos.

HABACUQUE 1:5-5 Vede entre as nações, e olhai; maravilhai-vos e admirai-vos; porque realizo em vossos dias uma obra, que vós não acreditareis, quando vos for contada.

O SENHOR os avisou que faria dos Caldeus uma nação poderosa, para subjugar a Judá por causa de sua desobediência.

HABACUQUE 1:6-6 Pois eis que suscito os caldeus, essa nação feroz e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra para se apoderar de moradas que não são suas.

 Diante desta situação o profeta Habacuque não aceita viver desta maneira, e ora a Deus para que mude radicalmente esta situação e pede para que Deus avive a vida da nação.

Se você perceber Deus estava prometendo levantar os caldeus contra seu povo, ou seja, era algo completamente distante do desejo de Habacuque, de ver uma nação avivada, com a manifestação da misericórdia de Deus, mas  Habacuque nos ensina que mesmo a realidade presente estando longe da expectativa que desejamos, temos que crer que vamos passar por ela e conseguir alcançar nossos sonhos..

Habacuque nos ensina como agir quando tudo parece dar errado, quando a nossa vida vira de pernas para o ar, quando nossos sonhos são frustrados.

Todos nós temos expectativas para nós, para nossos entes queridos, para a nossa vida profissional, espiritual, isso é bom porque mostra o desejo de crescer, de avançar, de ter uma vida vivida sobre a direção de Deus, que nos leve a um futuro cada vez mais abençoado.

Mas  de vez em quando os nossos sonhos, nossas expectativas falham, e aí como elas nos afetam?

A forma como elas nos afetam será a grande diferença entre quem consegue os resultados e os que não conseguem, entre pessoas normais e pessoas de fé como Habacuque, Habacuque não permitiu que um sonho frustrado, uma expectativa que não se cumpriu o paralisasse e orou a Deus para que estes sonhos, estas expectativas fossem cumpridas. Somos chamados a viver da mesma forma que  Habacuque viveu e a fazer o que Habacuque fez, com isto aprendemos que:

II- ESTEJA ATENTO A PALAVRA DE DEUS, BEM COMO OS AVISOS QUE O SENHOR TRÁS, PARA QUE TENHAMOS TEMPO DE CORRIGIR O QUE NÃO ESTÁ INDO BEM

Neste tempo o reino de Judá a classe rica, abastada dos judeus, praticavam uma grande opressão contra os mais pobres de Judá, descumprindo as leis de Deus, que proibiam a exploração dos mais pobres, além disso os que haviam de julgar as causas entre os ricos e pobres, haviam se corrompido.

Este ambiente era tão pesado que Habacuque a mostra como uma carga sobre seus ombros, ver tanta maldade, crueldade, roubo e violência cometida contra os pobres da terra.

HABACUQUE 1:1- 1 – A carga que viu Habacuque o profeta. ( Em algumas traduções trás oráculo ao invés de carga, que se refere a gravidade da situação e a gravidade da disciplina de Deus).

O SENHOR mostra que iria levantar uma nação, os Caldeus, que ainda não eram uma grande nação, um império forte, mas que seriam levantados por Deus, para que subjugassem a Judá, um pouco mais além.

Como os judeus sabiam que os Caldeus ainda não eram uma nação capaz de derrotá-los naquele tempo, ao invés de receber este aviso com temor e arrumar as suas vidas, continuaram vivendo da mesma forma que viviam, achando improvável que aquela nação os derrotasse.

Deste aviso até a primeira invasão de Nabucodonosor a Judá, passaram-se cerca de 50 anos, tempo que foi dado para que aquelas pessoas mudassem sua maneira de viver, mas não deram ouvidos aos avisos do Senhor.

Irmãos o SENHOR vive constantemente a nos avisar, a nos dar a direção, precisamos estar atentos a estes avisos, para que a gente possa ter tempo de mudar a direção pela qual estamos direcionando a nossa vida.

AMÓS 3:7-7 Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

Fez no passado avisando a Noé do dilúvio e mandando pregar as nações, avisando a Abraão que ia destruir a Sodoma e Gomorra por causa de sua iniquidade, avisando seu povo dos caminhos errados em diversos momentos, para que houvesse arrependimento e faz hoje através da consciência do homem.

ROMANOS 2:14-14 (porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei.

15 pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os),

Nos avisa através da atuação do Espirito Santo

JOÃO 16:7-9- 7 Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei.

8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:

Nos avisa através de pessoas a quem é revelado nosso estado de coisas para nos avisar

EZEQUIEL 33: 8 Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares para dissuadir o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão.

Irmãos precisamos estar atentos aos avisos do Senhor sobre nossos caminhos, nossos pensamentos, nossas Palavras, que são sempre dadas de modo a permitir um tempo favorável para o perdão e a misericórdia de Deus.

ISAIAS 55: 7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.

III- FIQUE CALMO E COM FÉ, POIS O SENHOR JÁ PREPAROU O TEU FUTURO

Quando na caminhada as coisas não acontecem da maneira que nós esperávamos, creia que o sonho não acaba aqui é preciso estar atento ao que causou este resultado e consertar a situação, pois com certeza o SENHOR nos preparou para dar certo, para ser felizes, para sermos prósperos.

Na oração de Habacuque a gente percebe que ELE nos revela que mesmo que as coisas pelas quais trabalhamos, zelamos, desejamos não deem certo, não é o fim.

Ele usa a figura conhecida do homem do campo na sua época para nos mostrar isso em :

HABACUQUE 3:17-17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.

Ora irmãos qualquer homem que viva destas coisas que Habacuque cita, o faz na esperança de que seja uma das colheitas mais bem sucedidas de sua vida, não apenas para poder viver, mas também para poder manter sua casa com mantimento suficiente.

Agora imagina que por qualquer motivo: seca, praga, intempéries. doenças, estas coisas pereçam em parte ou totalmente, todos sabem que muitos destas pessoas em nosso tempo investem todo seu dinheiro na plantação, no gado, alguns até mesmo tomam empréstimos em bancos para garantir a sua produção e de uma hora para outra as coisas não dão certo, imagine o sentimento de frustração, com os sonhos e as expectativas frustradas.

Mas Habacuque demonstra para cada um de nós, que mesmo que o resultado de nossos sonhos e expectativas, não sejam como o que esperávamos, devemos confiar que como filhos de Deus, servos de Deus, devemos continuar confiando, porque não é o fim, há um novo começo, um novo amanhã, há uma nova história com novos resultados, que Deus nos proporciona, a frustração de algo não é o fim daquilo.

A Palavra de Deus mostra que o SENHOR já cuidou de nosso futuro

JEREMIAS 29: 11 Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.

Deus já preparou coisas maiores e mais valiosas do que você possa ter perdido

I CORINTIOS 2: 9 Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

Deus é quem garante teu futuro e não qualquer circunstância da terra

SALMOS 16:5- Senhor, tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro.

Não deu certo, sua expectativa foi frustrada, tenha certeza que amanhã será um novo dia, com novos resultados, apenas mantenha sua fé e seu olhar em Deus, como Habacuque nos ensinou e podemos fazer isso porque a nossa força, a nossa alegria e o nosso animo e força não estão baseados nas expectativas e nos resultados, mas no SENHOR

HABACUQUE 3:18-18 todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.

Os derrotados, os frustrados e os desanimados permanecem nesta situação porque baseiam a sua vida nas expectativas que tem exemplo: “Se eu conseguir aquele emprego tudo vai dar certo” ai ele não é selecionado e todo seu animo, alegria, força estavam baseados nas suas expectativas.

O que baseia sua vida em Deus, sabe que mesmo não conseguindo aquele emprego pelo qual não foi solucionado, sua alegria, força e animo vem de Deus, que não nos deixará desamparado.

SALMOS 37:23-26- 23 Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita;

24 ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão.

25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.

26 Ele é sempre generoso, e empresta, e a sua descendência é abençoada.

IV-EM MEIO AS EXPECTATIVAS FRUSTRADAS O SENHOR TE DARÁ FORÇAS PARA CONTINUAR A CAMINHADA ATÉ SEU OBJETIVO.

Um dia o apóstolo Paulo comparou a vida a uma corrida em

I CORINTIOS 9:23-26- 23 Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me coparticipante.

24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.

25 E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.

Paulo falava a um povo que entendia bem esta metáfora, pois lá de dois em dois anos eram realizados os Jogos do Istmo, que eram uma espécie de jogos olímpicos. E Paulo usa a figura  de um atleta para demonstrar como é a vida, uma corrida de fé.

O atleta precisa treinar, se preparar, para a sua disputa e ele nem sempre vai ganhar todas as suas competições, mas bons atletas são aqueles que não desistem, seguem as determinações de seus treinadores, e continuam, até que um dia alcançam a sua vitória o pódio.

Num determinado momento o atleta que disputava os Jogos Ístmicos (um tipo de jogos olímpicos da região) não ganhava, nestes momentos em que não conseguimos a coisa mais natural do mundo é não se sentir capaz, forte para continuar tentando, mas assim como o atleta entendia que com ajuda, planejamento e obediência a orientação de seu técnico ele teria a oportunidade de conseguir dali a dois anos ele ganhava forças para se preparar e tentar de novo, por causa do apoio que recebia.

Habacuque entendia assim também em vez de desanimar por não ter tido os resultados no campo, no curral, como vimos em HABACUQUE 3:17-17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.

Habacuque acreditava que o SENHOR seu mestre iria prepara-lo para conquistar a sua vitória, que lhe daria animo e força para continuar, a única coisa que ele não poderia fazer era desistir e diz a todos nós.

HABACUQUE 3.19-  O Senhor soberano é a minha força; Ele faz os meus pés como os do cervo ; Ele me habilita a andar em lugares altos.

Veja que Habacuque nos ensina que o SENHOR nos faz olhar muito além das circunstâncias, a entender que ele vai nos levar a lugares altos e isso vai acontecer de forma ligeira, como os cervos correm, desde que você e eu não desistamos.

Isso fica bem claro quando a gente presta atenção a oração do profeta, que não pede uma colheita boa, que não pede uma terra fértil, que não pede rebanhos que se multipliquem sem doenças, mas pede apenas  a presença de Deus no meio do seu povo, de forma que aquela terra fosse uma terra onde a fé estaria presente, veja:

HABACUQUE 3:2-...aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faze que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira lembra-te da misericórdia.

CONCLUSÃO

Se você continuar buscando a sua benção, se você continuar em fé, se você continuar orando a Deus para manifestar o seu poder em meio ao povo, tenha certeza que os resultados em breve virão, vamos clamar a Deus como Habacuque, para que Deus manifeste em nós, neste tempo suas obras maravilhosas, que aprendemos através das páginas das escrituras e quando oramos sabemos que o SENHOR o faz.

 

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário