segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

 


I-INTRODUÇÃO

 

Começamos o ano aprendendo que o SENHOR espera que a gente creia e mais que crer comece a ter atitudes de fé, para que o ano de 2021, seja um ano de bênçãos de restauração e reconstrução, Diante de todas as perdas que sofremos em 2021. Depois vimos na segunda ministração do ano, que o caminho pode ser trabalhoso, mas que nós não devemos ter medo de enfrentá-lo e perseverar mesmo em momentos difíceis. Hoje nesta Terceira ministração para 2021o SENHOR deseja que a gente creia nos planos de Deus a nosso respeito e vá em direção a eles sempre sob a orientação de Deus.

 

Apenas para relembrar o que o SENHOR disse a cada um de nós e que temos usado como base na nossa meditação em 2021:

 

SALMOS 32:8 -Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.”

 

Hoje vamos ver um homem que ouviu de Deus seus planos a seu respeito, e imediatamente tomou aquela direção para si e caminhou para cumpri-la em sua vida. Este homem chamava-se Abrão.

 

GENESIS 12:1-3- 1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.

3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Abraão era um sujeito comum, era natural da cidade de Ur dos Caldeus, localizada na Mesopotâmia, após a morte do irmão de Abraão, a família saiu de Ur em direção à terra de Canaã. Eles foram até Harã, e habitaram ali (Gênesis 11:31). Tanto Ur quanto Harã, eram cidades pagãs e centros de adoração ao deus lua.

Porém o SENHOR tinha planos para Abrão e o convoca para que ele saísse do meio daquele cenário de paganismo, deixasse  sua parentela e partisse para uma terra estranha. Com setenta e cinco anos, ele partiu em direção à terra de Canaã levando consigo sua esposa Sarai, seu sobrinho Ló, todos os seus servos e bens que havia adquirido.

Assim como tinha com Abrão, o SENHOR tem com cada uma de suas criaturas um propósito, um plano.

 

ROMANOS 8:28- 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

 

Percebe que Deus chama a todos para um propósito, já previamente definido por ELE, para cada um de nós.

 

Os seus planos e propósitos por sinal são maravilhosos e excelentes.

 

JEREMIAS 29:11- 11 Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.

 

VOCÊ PODE PERGUNTAR: QUAL O PLANO DE DEUS PARA MIM?

 

Aproximadamente no ano de 2000 a.C., Deus escolheu para o Seu propósito um homem de Ur na Caldeia, chamado Abrão. O objetivo do Senhor com isso foi criar a partir de Abrão um povo para Si. Deus queria fazer história não apenas com Abrão, mas também com seus descendentes.

 

GENESIS 12:3b- e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

 

O Plano de Deus para cada um de nós, está traçado muito antes de nós nascermos.

 

JEREMIAS 1:4-5- 4 Ora veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

5 Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.

 

Percebe que o SENHOR muito antes de teu nascimento preparou uma vida, uma carreira, um caminho, não fomos nós que o escolhemos, mas ELE escolheu para nós, e nós a compreendemos quando por revelação de Deus através de: ministrações, de suas palavras, dos seus talentos e dons que ELE nos concede, compreendemos este caminho.

 

Podemos estar passando momentos extremamente difíceis, cheio de problemas, afastados de Deus, mas ELE tem um plano a nosso respeito, e se ouvirmos a sua voz e a seguirmos ELE revelará seu plano e  fara a sua obra em nós.

 

SALMOS 25:14 NVI- O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.

 

Abrão vivia no meio do paganismo, mas um dia o SENHOR o chamou e ELE atendeu e ouviu o plano que Deus tinha a seu respeito, aceitou e andou em direção do cumprimento deste plano, e graças a ELE o povo de Deus foi constituído, e a Palavra e as bênçãos de Deus chegou a cada um de nós.

 

II- PARA QUE OS PLANOS DE DEUS SE CUMPRAM EM NÓS PRECISAMOS ESTAR DISPONÍVEIS PARA MUDANÇAS

 

Para transformar a vida de Abrão, para leva-lo aos seus planos de benção, de paz e prosperidade, o SENHOR deu uma ordem para a Abrão bem clara.

 

GENESIS 12:1- 1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

 

Para que o SENHOR cumpra seus planos em nós, nos precisamos estar dispostos a fazer as mudanças necessárias para que isto se cumpra. Nós não conseguimos  enxergar os perigos, as dificuldades, as oposições, mas Deus sabe todas as coisas, e quando ELE exige as mudanças é porque é o caminho mais fácil de se cumprir seus planos em nós.

No caso de Abrão a ideia é que de Abrão se formasse o povo de Deus, um povo santo, separado para o louvor de sua glória, que através de Abraão, ELE fosse conhecido em todas as nações

 

ISAIAS 43:21- 21 esse povo que formei para mim, para que publicasse o meu louvor.

ISAIAS 49:3- 3 e me disse: Tu és meu servo; és Israel, por quem hei de ser glorificado.

 

Como implantar isso na vida de Abrão, numa terra tomada pelo paganismo.

Abrão aceitou a mudança, deixou aquilo que era conhecido, confortável, previsível, no qual tinha experiência e se dispôs a sair na direção de Deus, longe da sua segurança, de seu conforto, para começar uma história nova.

 

Irmãos as vezes o SENHOR quer que saiamos da zona de conforto, para um lugar, um caminho que ELE nos mostra, porque sabe das influencias que sofremos no lugar que estamos, sabe que podemos já estar confortáveis no controle de onde estamos, mas o que ELE tem para nós é muito maior e melhor.

 

Para concretizar os planos de Deus em nós é preciso aceitar as mudanças, deixar a zona de conforto, o que é previsível, então não se preocupe quando tudo parecia indo bem e de repente as situações mudam, apenas esteja atento ao que Deus está falando para você e siga suas orientações.

Deixe sua agenda de prioridades, de planos nas mãos de Deus.

Há um hino que diz: “Solta o cabo da nau, toma os remos nas mãos e navega com fé em Jesus, e então tu verás, que bonança se faz, porque com ELE seguro irás”

É isso que temos que fazer, navegar o caminho proposto com fé, pois a realização do que precisamos acontecerá e não nos apavorar quando as coisas em nossa vida mudarem radicalmente.

 

III – PARA QUE OS PLANOS DE DEUS SE CUMPRAM EM NÓS PRECISAMOS AVANCAR ATE ELES PELA FÉ E NÃO PELO CONHECIMENTO

 

Veja que o SENHOR chamou a Abrão para sair de sua terra e de sua parentela e não lhe contou como tudo aconteceria, o que encontraria pela frente, os riscos, os desafios, o trabalho que teria para se estabelecer em outra terra, ou os inimigos que iria enfrentar, apenas se limitou a fazer uma promessa a Abrão.

 

GENESIS 12:2-3- 2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.

3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

 

Sabe irmãos é preciso que a gente confie em Deus para que ELE cumpra sua promessa, elas se cumprirão a medida que a gente aceite sair da comodidade, enfrentar situações novas, correr risco, enfrentar aqui o que não conhecemos, simplesmente por confiar NELE.

 

SALMOS 125:1- 1 Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre.

 

Todas as demais coisas que o homem põe sua confiança: pessoas, conhecimento, tecnologia, armas, sistemas humanos, internet, são frágeis e são derrotas e destruídas, apenas a confiança no SENHOR nos manterá em pé e abençoados.

 

SALMOS 20:7-8- 7 Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.

8 Uns encurvam-se e caem, mas nós nos erguemos e ficamos de pé.

Confiar no SENHOR é a garantia de proteção e provisão

SALMOS 84: 11 Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão

Você e eu não precisamos saber de tudo o que vai acontecer na caminhada, precisamos apenas confiar na direção  Cada vez que nos dispomos a correr um risco, a ir a algum lugar e a fazer algo desconhecido, assustador ou incerto, aprendemos a confiar Na direção que ELE nos mostra e ficar firme em suas promessas. O que for para ELE nos revelar ELE o fará, o que Nele não nos revelar não nos compete saber naquele momento.

 

DEUTERONOMIO 229:29- 29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei.

 

Você confia em Deus? Então mova-se pelo caminho que ELE te mostrou, mesmo sem saber todos os detalhes.

 

IV - PARA QUE OS PLANOS DE DEUS SE CUMPRAM EM NÓS  NÃO DEMORE

 

No chamado de Abrão o SENHOR pede para que ele saia do meio de sua terra, de sua família e vá para uma terra estranha e comece uma nova vida.

Todos que já fizeram isso sabem o quanto é difícil preparar o caminho para concretizar esta direção, mas a Palavra nos mostra que isso não foi um empecilho para Abrão, nem mesmo foi algo que levou muito tempo para que  Abrão cumprisse essa decisão.

 

GENESIS 12: 4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

 

Irmãos se o SENHOR te mostrou o caminho não demore em atende-lo,

 

II PEDRO 1: 10 Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.

 

Não se ache incapacitado para fazer o que ELE te mostra, Abrão foi rápido, tinha setenta e cinco anos mas entendeu que pela fé e direção de Deus era possível realizar coisas grandes e novas.

 

Deus tem pressa em nos transformar, em nos usar, por isso não devemos demorar em atender ao seu chamado. Ela está te chamando para se envolver mais com sua obra, para ajudar pessoas, para desenvolver seu ministério, para mudanças, haja logo, para que a sua vida produza cada vez mais.

Foi assim com Abrão, com Pedro e André, chamados atenderam rapidamente e frutificaram

MARCOS 1: 16 E, andando junto do mar da Galiléia, viu a Simão, e a André, irmão de Simão, os quais lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.

17 Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu farei que vos torneis pescadores de homens.

18 Então eles, deixando imediatamente as suas redes, o seguiram.

CONCLUSÃO

Em 2021 vamos reconstruir, restaurar tudo o que foi perdido, mas precisamos começar, perseverar e permitir que o SE NHOR faça as mudanças necessárias em nossas vidas.

0 comentários:

Postar um comentário