segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

 


I-INTRODUÇÃO

Marcos 6:30-37- 30 Reuniram-se os apóstolos com Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado.

31 Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer.

32 Retiraram-se, pois, no barco para um lugar deserto, à parte.

33 Muitos, porém, os viram partir, e os reconheceram; e para lá correram a pé de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles.

34 E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.

35 Estando a hora já muito adiantada, aproximaram-se dele seus discípulos e disseram: O lugar é deserto, e a hora já está muito adiantada;

36 despede-os, para que vão aos sítios e às aldeias, em redor, e comprem para si o que comer.

37 Ele, porém, lhes respondeu: Dai-lhes vós de comer. Então eles lhe perguntaram: Havemos de ir comprar duzentos denários de pão e dar-lhes de comer?

 

O texto que lemos se refere a primeira multiplicação dos pães, feita por Jesus, na maioria das bíblias em nossa língua é o subtítulo do capítulo e fala de um tempo em que Jesus foi seguido por uma grande multidão, até um lugar deserto. As pessoas estavam necessitadas de uma palavra de consolo, de um milagre de cura, alguns de libertação, coisas que os religiosos da época não conseguiam lhes dar.

O desejo e a necessidade deste encontro era tanta que quando o viram partir, junto com seus discípulos, diz a Palavra que a multidão que queria estar em sua presença  correu até o local para onde Jesus se dirigia, de forma tão rápida que eles chegaram primeiro que Jesus e os discípulos ao local.

MATEUS 6:33-33 Muitos, porém, os viram partir, e os reconheceram; e para lá correram a pé de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles.

Quando Jesus chega ao lugar em que eles os esperavam, são tratados por Jesus em todos os aspectos como vamos ver.

II- JESUS SEMPRE PRIORIZA AQUELES QUE O BUSCAM E DESEJAM SER TRATADOS

Se você perceber Jesus foi até aquele local, com um objetivo bem definido, estar com seus discípulos que trariam a ELE o resultado de suas peregrinações e também para que eles pudessem descansar. Era um momento particular, de descanso e orientação.

Jesus não planejava atender ninguém, nem mesmo realizar  uma grande reunião de cura e evangelismo, mas sim estar com seus discípulos para que estes pudesse compartilhar o resultado de suas obras e também se alimentar e descansar, já que seu trabalho tinha sido muito duro, andando de aldeia para aldeia, de região para região e por muitas vezes sem um momento nem para se alimentar.

MARCOS 6:30-31- 30 Reuniram-se os apóstolos com Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado.

31 Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer.

 

Mas Jesus viu uma multidão desorientada, necessitada de tantas coisas, mais que isso viu uma multidão que não mediu esforços para estar na sua presença e deixou o descanso, a conversa com seus discípulos, para um outro momento e começou a tratar com aqueles que o buscaram.

MARCOS 6: 34 E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.

Quando Jesus fala que estas pessoas pareciam que eram ovelhas que não tinham pastor e por isso se compadeceu delas, essa imagem usada por Jesus descrevia pessoas desesperadas, famintas em todos os sentidos, que careciam de orientação espiritual e proteção, pois estavam expostas ao perigo do mundanismo, do pecado e da sua destruição espiritual.

Veja que estas pessoas estavam no fundo do poço, mas tomaram uma atitude a de correr até Jesus, para serem ensinados, tratados por ELE e curados por ELE.

Meu irmão pode ser que você esteja desorientado, desesperado pela situação que você enfrenta, que você precise de orientação, você só tem que buscar a Jesus, as vezes não é fácil tem muitos impedimentos, assim como tinha para aquela multidão: tinha a distância tinha que enfrentar o caminho até onde Jesus estaria com seus discípulos, que era por meio de florestas, vales, etc., mas não só eles foram, mas como diz a Palavra foram rápido, decididos, a ponto de chegarem antes de Jesus.

Se você quer realmente uma mudança na situação em que você enfrenta, não perca tempo se achegue a Jesus rapidamente, ELE para tudo o que está fazendo, ou planejado só para te ouvir, te atender. Quanto mais rápido o buscamos, mais demonstramos nossa confiança e nosso desejo de mudança, mais cedo seremos curados.

JOÃO 6: 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

Muitos são os que estão passando por um problema na vida, estão infelizes, angustiados, sem direção, mas ao invés de se mover em busca da solução, esperam que o tempo resolva isso, creia o tempo não resolve coisa alguma, só piora a situação, causa ressentimento e dor.

Tome logo a decisão de mudar a tua história e se apresente diante de Jesus, que jamais vai deixar de te atender.

III-JESUS ENSINA QUE A GENTE SÓ CRESCE EM TODOS OS SENTIDOS QUANDO  APRENDE A LIDAR, ENFRENTAR  OS PROBLEMAS

Depois de ensinar, tratar com cada pessoa daquela multidão que o seguiu, Jesus observou que a multidão estava faminta, agora sim de alimentos e já era tarde, então seus discípulos o aconselham a despedir a multidão.

MARCOS 6:35 b-...aproximaram-se dele seus discípulos e disseram: O lugar é deserto, e a hora já está muito adiantada;

36 despede-os, para que vão aos sítios e às aldeias, em redor, e comprem para si o que comer.

 

Na realidade os discípulos olharam para a multidão, olharam para o que tinham de provisão e entenderam que não teriam o suficiente para atender a todos e alimentá-los e isso era um grande problema, então decidiram o que fazer.

Eles então fugir do problema, transferir o problema a cada um da multidão, dizendo a Jesus  que os despedisse. 

MARCOS 6:36 despede-os, para que vão aos sítios e às aldeias, em redor, e comprem para si o que comer.

Mas havia chegado a hora de Jesus, não mais ensinar a multidão, mas sim ensinar aos seus discípulos, aqueles que o seguiam e Jesus não aceitou a sugestão dos discípulos.

MARCOS 6: 37 a  Ele, porém, lhes respondeu: Dai-lhes vós de comer.        

Porque será que Jesus não aceitou a sugestão, que parecia ser a mais viável, mais fácil de se realizar?

Porque Jesus sabia irmãos que: problemas vão fazer parte da vida e a gente só amadurece quando os enfrentamos, Jesus em breve seria retirado do meio dos discípulos e precisava deixar aqui pessoas de fé, de perseverança, para espalharem a sua Palavra, para manifestar as suas obras e para isso seria necessário discípulos que estivessem num nível de fé que realizasse todas as suas promessas.

Jesus sabe que a fé só vai crescer se for exercitada, e ela é exercitada diante da exigência do momento, e se o momento aconteceu, exige que a gente não fuja dele, mas o enfrente, exercite a nossa fé.

Eles acabavam de chegar de uma viagem de evangelismo, tinham enfrentado muitas situações, com certeza oraram e os enfermos foram curados, oraram e possessos foram libertos e contaram tudo isso para Jesus, pouco antes deste encontro com a multidão.

MARCOS 6:30- 30 Reuniram-se os apóstolos com Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado.

Mas agora o momento era outro, exigia que se alimentasse fisicamente aquelas pessoas, Jesus queria que os discípulos entendessem, que um dia nunca será igual ao outro, que as exigência do momento mudam, mas que a fé pode trazer a provisão necessária.

Jesus queria que eles aprendessem  que se a fé não fosse colocada em prática todos os dias, diante de todas as necessidades, quando se precisasse mais dela ela iria falhar. Jesus queria que eles entendessem é que em todas as situações, materiais, espirituais, emocionais, sejam elas grandes ou pequenas, são vencidas pela fé..

FILIPENSES 4: 13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Irmãos Jesus está nos ensinando como filhos, como herdeiros das promessas, como habitantes de outro reino, que a fé é para ser usada todos os dias, 24 horas por dia e em qualquer situação, então jamais fuja do problema, enfrente-o com fé e você vai conquistar a solução, você vai crescer para atingir patamares maiores ainda de realizações.

Você pode confiar e agir, porque o que te ensinou a fazer isso é fiel

HEBREUS 10:23- 23 retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa;

IV- CREIA O QUE VOCE POSSUI É SUFICIENTE PARA SUPERAR QUALQUER OBSTÁCULO

O grande problema que muitas vezes atrapalha a nossa ação de fé, é acharmos que o que temos não é o suficiente para resolver o nosso problema. O dinheiro que temos não é suficiente, a força que temos não é suficiente, a capacidade que temos não é o suficiente e até mesmo a fé que temos não é suficiente. Não caia nesta ladainha do inimigo, o que você tem é suficiente para vencer as situações que se apresentam, e o que você tem é a graça de Deus.

A cada um de nós é derramada a graça necessária diante de cada situação

EFÉSIOS 4:7- 7 Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo.

E o SENHOR sempre nos revelou que a sua graça é suficiente para enfrentar qualquer situação.

I CORINTOS 12: 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.

Precisamos entender que Deus vai nos suprir de graça para vencer a situação, o que precisamos e nos fortificar nesta graça.

II TIMÓTEO 2:1- 1 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus;

O QUE É ECOMO NOS FORTIFICAR NA GRAÇA?

Graça é o favor imerecido que Deus derrama sobre nós, quando Timóteo estava enfrentando lutas, Paulo o orienta a como vencer estas lutas “ Fortalecer-se na graça que há em Cristo”, isto nada mais é que entender o Deus fez por nós.

Quando entendemos e sentimos o amor de Deus por nós, quando confiamos plenamente que Deus é por nós, quando nós vislumbramos a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor gracioso de Deus, então nos sentimos fortes e fortalecidos para enfrentar qualquer situação.

ROMANOS 8:31-32- 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?

 

Entenda então que mesmo o pouco, nas mãos de Deus é muito, ou seja, mesmo a nossa condição, a nossa capacidade, a nossa fé não sendo perfeita, temos em nós uma medida de fé, que nos leva a conseguir superar qualquer obstáculo.

Jesus nos fala sobre isso, ao dizer que mesmo que a nossa fé pareça pequena ela realizaria coisas maravilhosas.

MARCOS 11:22-23- 22 Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus.

23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito.

 

Irmãos o grande problema que afligia os discípulos e afligia a cada um de nós, não era o tamanho da fé, mas sim o medo de usá-la. E isso os atrapalhava muito em suas realizações.

Irmãos use a sua fé que você tem, baseado na graça de Deus que é quem faz a obra.

Cinco pães e dois peixes se tornaram alimento para 5 mil pessoas, porque entregaram com fé aqueles peixes e pães nas mãos de Jesus, creia mesmo o problema parecendo muito maior que você , creia ela é suficiente para resolver a situação.

V- OS MILAGRES, AS RESPOSTAS, AS MANIFESTAÇÕES DE DEUS, NECESSITAM QUE VOCÊ SIGA OS PLANOS DE DEUS  

Os discípulos entendiam que apenas um milagre poderia resolver a situação, pois eram poucos pães e peixes para uma multidão de mais de 5 mil pessoas, os discípulos a principio não achavam ser possível alimentar tanta gente que ali estava e fora a Jesus e expuseram isso.

Irmãos o melhor seria que eles tivessem diante da situação agido em fé, mas não o fizeram, mas a segunda coisa que fizeram foi chegar a Jesus e explicar a situação e quando mostraram que precisavam de um milagre, o SENHOR disse a eles o que fazer para que o milagre acontecesse.

Jesus mandou seus discípulos os ajuntarem em grupos, e eles o fizeram

MARCOS 6:39-40- 39 Então lhes ordenou que a todos fizessem reclinar-se, em grupos, sobre a relva verde.

40 E reclinaram-se em grupos de cem e de cinquenta.

 

Depois de orar dando graças a Deus, repartiu os 55 pães e dois peixes pelos discípulos e mandaram que estes fossem entregar a multidão e eles o fizeram

MARCOS 6:41-42- partiu os pães e os entregava a seus discípulos para lhos servirem; também repartiu os dois peixes por todos.

42 E todos comeram e se fartaram.

 

O resultado foi que mais de 5 mil pessoas foram alimentadas pela obediência do seus discípulos.

Entenda uma coisa quando chegamos diante de Jesus para pedir algo, especialmente um milagre, com certeza ele ordena que a gente siga as suas instruções, algumas vezes estranhas, outras de difícil entendimento, outras em que contraria o nosso modo de pensar, mas tenha certeza de uma coisa quando você começa a obedecer é ativado a ação de Deus que gera os resultados esperados.

Na obediência a Deus não teremos limites do que podemos realizar, creia e obedeça.

CONCLUSÃO

Meu irmão quando queremos ver as transformações acontecerem em nossas vidas, devemos buscar a Jesus com zelo, sem demora, pois ELE jamais nos deixará sem nos receber e agir em nossas vidas.

O que você ainda não entregou nas mãos de Jesus? Faça isso agora não perca tempo.

 Jamais deixe de enfrentar a situação que te incomoda, nós crescemos e vemos a manifestação de Deus, quando decidimos enfrentar.

Você está enfrentando essas situações ou está esperando o tempo resolver?

O que você tem contigo é suficiente para vencer, porque você vence pela graça de Deus.

Não tenha medo apenas creia que Jesus te da força para superar.

Siga os planos de Deus e enterre os seus, os resultados serão muito melhores.

Deus os abençoe.                                             

0 comentários:

Postar um comentário