segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

 


I-INTRODUÇÃO

 

I TIMOTEO 4:7-8- 7 mas rejeita as fábulas profanas e de velhas. Exercita-te a ti mesmo na piedade.

8 Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir.

 

Paulo escreve esta carta ao jovem Timóteo a quem havia designado para liderar a igreja de Éfeso,

 

I TIMÓTEO 1:3- 3 Como te roguei, quando partia para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem doutrina diversa,

 

Nesta carta ele ensina a Timóteo a como se manter vivendo as doutrinas corretas, aprovadas por Deus. Para isso Paulo relembra ao jovem Timóteo é a importância do exercício espiritual.

 

I TIMÓTEO 4:8-Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir..

 

A Palavra piedade a que Paulo se refere aqui não tem o sentido de dó, pena , compaixão ou nada neste sentido, significa amor, cuidado e devoção a Deus e seus ensinamentos.

 

Paulo não estava desprezando os exercícios físicos, que ele sabia fazerem bem ao corpo e a mente, mas Paulo enfatizava que para uma vida saudável em todos os aspectos era preciso manter a alma e o Espirito corretamente preparados.

 

Paulo enfatiza a necessidade de exercitar-se espiritualmente e revela alguns destes exercícios que Timóteo deveria adotar.

 

II- PAULO MOSTRA A IMPORTÂNCIA DE ADOTARMOS O ESTILO DE VIDA DE JESUS.

 

Se há alguém que escolheu uma forma de andar, que gerou resultados, transformações, este foi Jesus Cristo. Nele não havia desequilíbrios, cuidou de sua vida espiritual: orando, meditando na Palavra, Jejuando, servindo e acolhendo a necessidade do próximo e tatas outras coisas. Cuidou de sua vida social e familiar estando em família, participando de comemorações de casamento, estabelecendo amizades por onde andou. Dua vida ccomo homem comum e de fé foi perfeita, viveu de uma forma correta com ele mesmo, com o próximo e acima de tudo com Deus.

 

Paulo reconhecia que o estilo de vida de Jesus era bom e trazia resultados a ponto de ensinar que todos deveriam andar desta forma, para agradar a Deus, a si mesmo e ao próximo. Paulo em determinado momento diz: “Sede meus imitadores assim como eu sou de Cristo”.

 

Portanto todos devemos para uma vida melhor, exercitar uma vida no estilo da vida que Jesus nos ensina.

 

O próprio Jesus nos orienta a sermos assim como ELE foi.

 

MATEUS 11:29-30- 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.

30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.

 

MATEUS 28: 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos..

 

Jesus ao vir cumprir sua missão de nos resgatar, exercitou-se espiritualmente em oração, em jejum, na obediência , na vida sob direção do Espírito Santo, na renuncia de muitos de seus desejos em busca de fazer a vontade de Deus.

 

Jamais teremos uma vida realmente cristã senão buscarmos nos exercitar espiritualmente como Paulo aprendeu e agora ensina a Timóteo. Temos que nos aperfeiçoar, nos dedicar aos exercícios espirituais para não sermos reprovados.

Num determinado momento houve pessoas que achavam que poderiam servir a Deus e obter seus resultados sem estes exercícios, ou não se dedicando aos exercícios de verdade, fazendo de qualquer maneira e foram repreendidos.

 

HEBREUS 5:12-14- 12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido.

13 Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança;

14 mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.

 

O texto mostra que pessoas que deveriam estar num nível de maior maturidade, ainda necessitavam de leite, ou seja não cresceram, porque não se exercitaram, não praticaram o que lhes foi ensinado, viveram talvez de forma parecida, mais ou menos com o que lhes havia sido ensinado, mas na hora da prova foi lhes mostrado que estavam despreparados para viver, para discernir as formas mais perfeitas de vida.

 

Exercícios espirituais são um investimento para uma vida prospera, feliz e abençoada. Assim como cada exercício que aprendemos na academia, são direcionados para a saúde e fortalecimento de determinado músculo, assim também os exercícios espirituais são nos dado com um propósito especifico, todos eles determinado por Deus.

 

III – UM DOS EXERCICIOS ESPIRTUAIS DE GRANDE VALOR PARA UMA VIDA SAUDÁVEL É A COMUNHÃO

 

Este tipo de comportamento tem sofrido muitos ataques do inimigo, que tem propagado que para sermos fieis aos princípios ensinados por Jesus, não precisamos no congregar, podemos fazer isto de maneira individual ou familiar.

Irmãos a comunhão, ou seja, a vida vivida em meio aos irmãos em Cristo, foi estabelecida desde o inicio pelo SENHOR .

 

O SENHOR ENSINOU A NECESSIDADE DE ESTARMOS JUNTOS, EM COMUNHÃO

 

DEUTERONOMIO 12:5- 5 mas recorrereis ao lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos para ali pôr o seu nome, para sua habitação, e ali vireis.

6 A esse lugar trareis os vossos holocaustos e sacrifícios, e os vossos dízimos e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos e ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e ovelhas;

 

QUANDO ESTAMOS JUNTOS O SENHOR ESTABELECE A  BENÇÃO

 

SALMOS 84:4- 4 Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.

 

QUANDO NOS JUNTAMOS NA PRESENÇA DE DEUS SOMOS ORIENTADOS, RECEBEMOS A DIREÇÃO DE DEUS

 

MIQUÉIAS 4:2- 2 E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, de sorte que andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.

 

QUANDO NOS REUNIMOS NA CASA DO SENHOR RECEBEMOS A PAZ PARA ENFRENTAR OS MOMENTOS MAIS CRITICOS.

 

ISAIAS 37:1- 1 Tendo ouvido isso o rei Ezequias, rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do Senhor.

 

É NA PRESENÇA DE DEUS QUE ENCONTRAMOS HÁ MANIFESTAÇÃO DA MULTIFORME SABEDORIA E PODER DE DEUS

 

I CORINTIOS 14: 26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

 

IRMÃOS É TÃO IMPORTANTE A COMUNHÃO DOS SANTOS, NA CASA DO SENHOR QUE O PRÓPRIO JESUS O FEZ.

 

LUCAS 4:16- 16 Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.

 

É TÃO IMPORTANTE A COMUNHÃO QUE OS APÓSTOLOS APRENDERAM E CUMPRIRAM

 

LUCAS 24: 53 e estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus.

 

Congregar é um exercício espiritual importante, é um exercício de amor pelo próximo, de paciência e moderação, mas acima de tudo na vitória sobre o individualismo. É um exercício porque nos congregamos com pessoas como eu e você com acertos e erros, que as vezes causam tristeza e dor, mas é o lugar que Deus escolheu para nós edificarmos uns aos outros.

 

Tem gente que não se congrega por causa dos erros que presencia, com as decepções que temos como algumas pessoas, mas nem por isso devemos abandona-la como a Palavra de Deus nos exorta.

 

HEBREUS 10:24-25- 24 e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,

25 não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

 

A igreja é o lugar de refugio como nós vimos, não é perfeita, mas é o lugar em que Deus se manifesta, nos dá ensino, instrução e crescimento. Quer um bom exemplo de um lugar que não é perfeito, mas que é um refugio de Deus era a arca de Noé em meio ao diluvio.

 

A arca era o único lugar que poderia haver a proteção contra a tempestade que destruiu o mundo. Nela havia o incomodo em viver com tantas seres diferentes, com manifestações diferentes, com barulho, com odor forte e diverso, você já pensou em viver com tantos seres diferentes com hábitos diferentes. Já pensou viver no meio de maritacas, papagaios, elefantes, etc. Não era o lugar mais confortável para estra, mas era o lugar mais seguro.

 

Aquela família sobreviveu porque conseguiu passar aquele longo período em meio a um ambiente tão diferente e difícil. Mas sabe o que a arca nos ensina? Na sua construção a arca foi criada com apenas uma janela para o exterior, sabe aonde ficava esta janela?

 

GENESIS 6: 16 Farás na arca uma janela e lhe darás um côvado de altura; e a porta da arca porás no seu lado; fá-la-ás com andares, baixo, segundo e terceiro.

 

A Janela ficava no alto da arca, de modo que a ventilação, os odores eram levados a sair como por uma chaminé, mas espiritualmente falando era para que todos da arca, olhassem apenas para o alto e não para qualquer outra coisa. Você e eu estamos em meio a diversas pessoas, com comportamentos diferentes, com habitas diferentes, dentro da igreja, mas devemos permanecer lá que é lugar de proteção contra as tempestades olhando apenas para o alto, da onde nos vem a força e o socorro.

 

V- OUTRA PRÁTICA QUE QUANDO EXERCITADA NOS LEVA A VIVER AS BENÇÃOS DE DEUS ÉA RENUNCIA DO NOSSO EGO

 

Dentro de nós vivemos uma batalha entre a carne e o Espirito, nossa natureza carnal, quer que a gente pratique se exercite, fazendo as coisas contrariamente aquilo que a Palavra nos ensina, atendendo a todos nossos desejos..

Isso é comum a natureza carnal  querer se apoderar, dominar a nossa vida e conceber ações que aprendemos com a Palavra de Deus que não devemos fazer.

 

ROMANOS 7: 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.

15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.

 

Paulo mostra que dentro de todos seres humanos habita uma inclinação para fazer as coisas da carne, somos tentados, cada um naquilo que mais o atrai, as tentações, a forma da carne agir com cada pessoa é diferente, veja o que diz Tiago.

 

TIAGO 1:14-15- 14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência;

15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Todos nós sabemos qual é o nosso ponto fraco, aonde somos mais afetados e temos que lutar contra isso, vigiando o tempo todo, se afastando da tentação, não dando vazão a mente, ao nosso ego, mas sim a Espirito Santo de Deus. Temos que renunciar as coisas que aparentemente nos darão prazer, mas que não são próprias diante de Deus.

 

Quando somos machucados, desejamos vingança, pode até parecer justo, mas não é a vontade de Deus e sim do Ego.

 

ROMANOS 12:19- 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.

 

Quando encontramos os inimigos que nos afrontam é normal desejar a sua destruição, mas isto é o ego, o conhecimento humano, o Espirito nos ensina diferente.

 

ROMANOS 12:20- 20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

 

O amontoar brasas aqui representa envergonhar o inimigo que esperava uma atitude de retribuição, mas recebeu algo diferente do que merecia e por isso corou de vergonha.

 

Abster-se da carne para viver pelo Espirito, tirar o ego do trono, do comando da nossa vida é conseguido através de um exercício espiritual que é o alimentar-se de coisas espirituais, todos os dias

 

FILIPENSES 4:8- 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

 

Se não nos alimentamos espiritualmente a cada dia, a carne vai ganhando mais força do que o Espirito, a cada dia não alimentando o Espirito, mesmo que devagar o estamos enfraquecendo, muitas vezes sem o perceber, até que chega o tempo que a carne dominou nossas ações e venceu. Cuidado para não começar a esfriar pouco a pouco sem perceber.

 

Há os outros exercícios importantes que você já conhece bem, e sabe da importância, que são:

MEDITAÇÃO NA PALAVRA DE DEUS - É através da meditação, do estudo da Palavra de Deus que vamos conhecer mais a Deus e errar menos.

 

MATEUS 22:29- 29 Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus;

 

ORAÇÃO a oração é também uma declaração da nossa dependência de Deus, o ser humano tem a tendência de se achar autossuficiente, com excesso de confiança em seus poderes para resolver e enfrentar as coisas, o que não é verdade, somos muito mais frágeis do que pensamos.

A dependência de Deus é que nos levara ao melhor caminho e ao melhor resultados

 

PROVERBIOS 19: 21 Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá.

 

Temos ainda o JEJUM que é o controle do Espirito Santo sobre a carne, que produz o controle dos desejos que nos causa tanto problema e produz grandes resultados.

 

MATEUS 17: 21 [mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum.]

 

Outro grande exercício é a prática da GENEROSIDADE, ser generoso é sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem, Jesus fez isso e nos ensina por todas as paginas das escrituras, a exercer esta generosidade.

 

ATOS 20:35- 35 Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.

A generosidade se pratica de diversas maneiras, mas também nas ofertas, nos dízimos, Ofertar e dizimar é sacrificar algo que é seu em beneficio dos outros investimos na igreja, nos engajando para a expansão da igreja e dos salvos em Cristo Jesus. Sei que muitos não gostam de ouvir isso e dizem que Deus não precisa de nosso dinheiro.

 

Precisar ELE não precisa, mas ELE nos ensina a contribuir por todas as paginas das escrituras, Ele também não precisa que a gente diga a ELE o que precisamos, mas ELE ensina que a gente peça através da oração. Ele não precisa da nossa adoração, mas nos ensina a importância de louva-lo e adorá-lo, entende que ELE NÃO PRECISA DE NADA, E SIM NOS É QUE PRECISAMOS,

 

LUCAS 6:38-38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós.

 

VI- EXERCICIO É DIFICIL NO COMEÇO, MAS QUANDO VOCE PERSEVERA ELA SE TORNA GRATIFICANTE

 

Não é fácil a gente se exercitar em nenhum aspecto, é preciso desejo, determinação, disciplina e perseverança, fazendo um comparativo com os exercícios físicos, que são vitais para a manutenção da saúde física, os exercícios espirituais são fundamentais para vencermos a carne, vivermos de acordo com a vontade do Senhor e colher os frutos destas posturas, que a Palavra promete de não haver falta de bem algum.

 

SALMOS 84:11- 11 Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.

 

Devemos desejar e não apenas desejar mas perseverar no andar se exercitando espiritualmente, ainda fazendo uma comparação com os exercícios físicos, não é fácil se exercitar, quando a gente começa numa academia todo começo é pesado, causa dor, cansaço, porque os músculos que estavam parados e começam agora a se fortalecer, os resultados não são imediatos, mas aos poucos vamos vendo as transformações. Perdemos peso, ganhamos massa muscular, nos sentimos fisicamente dispostos

Na vida espiritual ainda melhor é porque os resultados são grandiosos, produzem curas, libertação, bênçãos, mas não são resultados apenas aqui, pois tem alcance eterno, produzem galardões.

CONCLUSÃO

Para ter uma vida saudável que nos permitirá viver com saúde espiritual, temos que cuidar de nossa fé e uma das maneiras de cuidar da nossa fé é nos exercitando na vida espiritual, como a Palavra de Deus nos ensina.

Orar, meditar na Palavra, Jejuar, Congregar, renunciar ao ego, ser generoso contribuindo com a expansão do reino de Deus, são aspectos básicos que exercícios que produzirão uma fé, um corpo espiritual sadio e produtivo.

Começar como todo exercício exige desejo, determinação , perseverança, pois como todo exercício no principio causa certa dor, certa dificuldade, certo desconforto, mas produz um resultado para o aqui e para a eternidade que muitas vezes não temos a noção dos benefícios. Não deixe de se exercitar.

 

0 comentários:

Postar um comentário