segunda-feira, 12 de abril de 2021

 


I-INTRODUÇÃO

JOÃO 14:1-1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

Essa Palavra tem dois alvos o primeiro aquele que já professa a fé cristã, que já entregou sua vida ao Senhor e o segundo aqueles que ainda não vivem a fé em Jesus em sua vida.

Nos tempos em que vivemos de tantas surpresas, crises, tanto um quanto o outro grupo, vivem momentos de preocupação com relação ao seu futuro, com relação a sua saúde, seu emprego, sua segurança, sua família e tantas outras inquietações etc.

Mas: “Será que este era o plano de Deus para a nossa vida, que vivêssemos diariamente preocupados? Afinal ELE sabia que tempos assim iam chegar e que os seus iriam passar por isso.

Para responder esta pergunta vamos entender um pouco melhor a visão de Deus para cada um de nós.

Ouvindo o que Jesus disse entendemos que ELE nos orienta a não ficar afetado por estes problemas: “Não se turbe o vosso coração”

O significado de turbe descrito no versículo é:inquietação, desassossego, revelando o que Jesus está nos dizendo é “não fique preocupado”, mas ai você pode estar pensando: “Como não ficar preocupado numa situação como esta que estou enfrentando?”

Porque sabendo que tudo isso nos sobreviria ELE fez duas coisas:

A primeira não nos deixou sós para passar por isto

JOÃO 14: 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.

Temos conosco um maior que tudo a nossa vilta para nos ajudar com poder, sabedoria, com conhecimento e tudo que precisamos para enfrentar qualquer decisão.

E a segunda coisa que ELE nos deixou foi o que está descrito em: JOÃO 14:27-27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Esta paz que o SENHOR dá não é uma paz superficial, mas uma paz completa estabelecida sobre a confiança que temos no SENHOR

Confiar em Deus é crer que Ele controla todos os aspectos de nossa vida, supre todas as nossas necessidades em abundância, dirige nossos passos e que por causa Dele todas as coisas cooperam para o nosso bem independente de como o mundo está. Essa é a mentalidade cristã da confiança em Deus e uma das bases da Paz que Jesus deu a todos nós.

Percebe que o SENHOR está enfatizando que não devemos turbar o nosso coração e muito menos nos atemorizar, APENAS CONFIAR nele

Vamos entender o porque podemos e devemos viver sem estar preocupados.

II- A PAZ QUE DEUS DÁ É UM PRESENTE, CABE A NOS ACEITA-LA

Quando o SENHOR fala em João 14:27, ELE fala que está dando da sua paz, ou seja, é um presente de Deus, que se estabelece é firmado pela confiança que depositamos NELE, nosso papel para aceita-la é viver confiantemente firmado em sua Palavra, suas promessas e seu eterno cuidado por nós.

Trata de confiar ou não, não existe meia confiança ou se confia ou não se confia, o que confia desfruta da paz de Deus, mas o que confia plenamente, não apenas um pouco, ou quase tudo, mas plenamente.

PROVÉRBIOS 3:5-5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

Confiança que todo nosso trajeto aqui já está preparado pelo SENHOR, que foi adiante de nós e preparou todas as coisas.

ISAIAS 45:1-2-1 Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis; para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão;

2 eu irei adiante de ti, e tornarei planos os lugares escabrosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.

Esta Palavra foi dada a um rei gentio, para que cumprisse através de sua vida o que Deus tinha planejado para o povo de Israel, se esta Palavra foi dada a um gentio, imagine o que tem preparado para eu e você que andamos em comunhão com Deus.

Por isso ELE nos diz para não nos atemorizar, porque ELE preparou o caminho que vamos passar, ELE preparou o final da nossa história que é a história de restauração, de restituição, de superação, então apenas confie e como o salmista tenha em seu coração e declare que: O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ”. Já que eu confio que ELE controla todos os aspectos da minha vida.

Davi confiava que o SENHOR cuidaria de todos os aspectos da nossa vida, os quais ele relata nos versículos seguintes do Salmos 23, mostrando que sua confiança vinha do fato que ele sabia que:

Ele ia satisfazer todas as suas necessidades – v.2-2 Deitar-me faz em pastos verdejantes;

Ora o que esta convicção que Davi tem? A convicção de que Deus dá um completo descanso aquele que NELE confia, pastos verdejantes pastos novos e confortáveis.

ELE irá sempre nos orientar – v.2b- guia-me mansamente a águas tranquilas ou águas de descanso, vamos nos mover por sua orientação.

Se em algum momento as coisas perderem a direção, seja lá porque motivo forem ELE nos leva a restauração. V 3a - 3 Refrigera a minha alma, quando eu penso nisso eu penso em Santos no verão, a maioria dos dias a gente não consegue ter uma vida saudável, agradável porque as temperaturas se elevam e a gente para poder descansar, se alimentar precisa estar debaixo de uma temperatura mais amena, normalmente ventiladores, ar condicionado, ai sim a gente volta à normalidade, Davi sabia que quando a temperatura da vida aumentava, o SENHJOR trazia seu refrigério, a restauração da nossa vida.

Davi sabia que com o SENHOR andaria sempre no caminho da justiça, ou seja, Ele nos guia por um caminho em que não cometemos erros, são caminho justos que não nos causarão danos se caminharmos por ELE v.3 b - guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

O SENHOR nos dá coragem para enfrentar qualquer desafio ou poder do mal V.4 a - 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, esta sombra traduzida em português, no hebraico significa uma escuridão muito densa, um perigo muito grande já que era o vale da sombra da morte, mas o salmista anda por ele com coragem e confiança na proteção de Deus, veja que ele completa v.4 b- porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Davi sabia que o SENHOR com ELE era o poder de Deus se movendo para protege-lo e jamais o abandonar.

Davi entendia que em algum momento da caminhada poderia acontecer alguma coisa que provocasse dor ou ferida, mas ali estaria o SENHOR para tratar dele. V4 b - porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. As vezes as ovelhas saiam do caminho, se machucavam, ficavam presas em arbustos por causa de sua longa lã, o pastor então as puxava com seu cajado, tratava suas feridas, muitas vezes a carregava no colo, até que se recuperassem. Davi sabia que por alguns momentos poderia passar por isso, mas o Senhor estaria por perto para o tratar.

Por tudo isso que vimos aceite a Paz de Deus, assim como Davi aceitou e declarou sua plena confiança NELE. Ela é eficaz, não permite que o nosso coração se atemorize, nos livra do medo, do pânico, do desespero, da ansiedade, da tristeza e nos faz andar sem medo, sem preocupação, sabendo que ELE prepara tudo que é necessário para a nossa caminhada.

JOÃO 14:2-2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.

Perceba que ELE disse que já está tudo preparado, o melhor caminho, a melhor solução, o melhor resultado, só basta firmamos nossa confiança nisso

ISAIAS 26:3-3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.

Aceite este presente de Deus e viva em paz, porque ELE está no controle e junto de ti ou você prefere sofrer com uma preocupação que você não tem poder de conhecer com antecedência e se já conhece muitas vezes não tem poder para elimina-la?

III- A PAZ DE DEUS É FRUTO DA CERTEZA DE QUE TUDO QUE DEUS FAZ OU PERMITE TEM UM OBJETIVO

Quando temos a certeza que tudo que Deus faz tem um objetivo e um alvo para cada um de nós, a gente consegue viver em paz, mesmo em meio a circunstâncias externas difíceis, perigosas ou complicadas.

PROVERBIOS 16: 4 O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal.

PROVÉRBIOS 19: 21 Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá.

ISAIAS 46: 10 que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu propósito subsistirá, e farei toda a minha vontade;

ROMANOS 8: 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Cada um de nós foi concebido por um propósito de Deus, não nascemos por acaso, tudo foi planejado por Deus e a nossa vida também cada detalhe, cada acontecimento, são conhecidos planejados ou permitidos por Deus para um fim.

SALMOS 138:8-8 O Senhor aperfeiçoará o seu propósito em mim. A tua benignidade, ó Senhor, dura para sempre; não abandones as obras das tuas mãos.

Então jamais podemos esquecer que tudo o que nos acontece, ou que aconteceu, ou o que ainda irá acontecer, foi plano de Deus para nós ou sua permissão, entenda que Deus não é pego de surpresa por coisa alguma, já que é onisciente, portanto se está acontecendo é porque faz parte do plano de Deus ou da sua permissão.

Você sabe que o SENHOR planejou tudo a teu respeito, desde o ventre de sua mãe, ELE determinou onde você nasceria, onde viveria para cumprir o seu propósito na sua vida.

ATOS 17:26-26 e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação;

Deus jamais é surpreendido por coisa alguma, das menores as maiores acontecimentos em nossa vida, estão sob o domínio, cuidado de Deus.

SALMOS 139:16-16 Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.

Se temos esta convicção, nada devemos nos abalar, ficar preocupados, apenas identificar o que é Plano de Deus e segui-lo, e o que é permissão de Deus e verificar se há algo que precisa ser mudado em nós, ou qual o motivo que Deus permitiu, mas na certeza que a situação está sobre seu controle.

Percebeu porque você e eu não devemos nos entregar a preocupação ou ao medo, tudo na nossa vida foi planejado por Deus

MATEUS 6:25 a -25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida....

V- ALÉM DE TERMOS A PROMESSA DE PAZ, PRECISAMOS COMPREENDER QUE A PREOCUPAÇÃO NÃO PRODUZ, NÃO GERA NENHUMA MUDANÇA NO QUE ESTAMOS VIVENDO

Preocupação é definida pelo dicionário como “idéia fixa e antecipada que perturba o espírito a ponto de produzir sofrimento moral.”

Portanto pela própria definição a gente percebe que se preocupar é ocupar-se de algo que me causa pertubação no espírito e sofrimento moral, e o pior ainda antecipadamente, ou seja por coisas que podem ou não acontecer. Quer um exemplo disso?

Conta-se a história acontecida no ano de 1918, que no Rio Niagara um saveiro, uma pequena embarcação de velas, estava sendo puxada por um rebocador, com duas pessoas a bordo, num determinado momento a corda arrebentou e as correntezas levaram o saveiro na direção das cataratas.

Quando o saveiro estava para cair, catarata abaixo, ele barco encalhou em algumas rochas bem acima das quedas, porém a aproximação para a retirado dos dois homens daquele barco, a beira da catarata, só foi possível no dia seguinte, aqueles homens contaram que passaram a noite toda aterrorizados, pois entendiam que a qualquer momento o barco poderia se soltar das pedras e ser projetado catarata abaixo.

Agora quer saber o que é mais instrutivo de tudo isso, é que este fato aconteceu a mais de 100 anos, e este barco permaneceu no mesmo lugar até hoje, em 31/10/2019, depois de uma forte tempestade o barco se moveu como se tivesse virado de lado, mas continua lá (se você quiser ver esta história entre no Google digite “Barco preso nas cataratas do Niagara” que você verá a história e a foto do barco).

Percebe como aqueles homens viveram momentos aterrorizadores e nada aconteceu por 102 anos, sua preocupação trouxe ansiedade e desespero, mas nada aconteceu e você sabe que isto é comum entre nós, a maioria das nossas preocupações, vem de problemas que tiram nossa paz e alegria e quase na totalidade das vezes nunca acontece, não nos atingem.

O que a Palavra de Deus nos orienta a não nos tornar reocupados, ansiosos, mas colocar diante de Deus a nossa necessidade

FILIPENSES 4:6-6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;

O resultado quando fazemos isso é visto em:

ISAIAS 26: 3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.

O SENHOR promete nos conservar em paz, você entende o que significa?

Quem aqui já não viu alguma coisa em conserva: frutas, legumes, etc., aquilo que está em conserva mantém sua característica, não se gasta, não apodrece, veja que o SENHOR está mostrando que aquele que tem a fé, a mente NELE, não irá sofrer desgaste, Aleluia.

Você e eu não precisamos nos desgastar com preocupações, mas viver confiante naquilo que cremos, em Deus nosso SENHOR, que nos promete.

Nada nos faltará

 SALMOS 23:1- O Senhor é o meu pastor; nada me faltará

Não ficaremos desamparados

SALMOS 37:28-28 Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.

Nossa vida prosperará

PROVERBIOS 16:20-20 O que atenta prudentemente para a palavra prosperará; e feliz é aquele que confia no Senhor.

Mas nós só conseguiremos vencer as situações que tentam nos preocupar e nos afetar, se nós crermos que não precisamos nos preocupar pois a preocupação não pode gerar nada de bom e porque o SENHOR nos deu a sua paz, que nos conserva tranqüilos para enfrentar qualquer situação.

Se tivermos paz interior, não importa o tamanho e a gravidade das coisas que nos rodeiam do lado de fora, nós venceremos, o pior é quando a situação realmente é complicado externamente e eu e você nos deixamos envolver por uma falta de paz interior, ai não conseguimos força para superar.

PROVERBIOS 24:10-10 Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena.

CONCLUSÃO

Meu irmão nós podemos e devemos deixar, abandonar a preocupação, sabe como?

Entendendo que é a nossa força, aquilo que nos fará passar por esta situação não vem de nós, pois na grande maioria das vezes nada podemos fazer contra estes problemas

MATEUS 6:27-27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

Em outra tradução:” Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida?”

Entenda que é por sua fé, que coisas maravilhosas acontecem, e os grandes problemas são vencidos

HEBREUS 11:33-34-33 os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões,

34 apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros.

Deus os abençoe

0 comentários:

Postar um comentário