sexta-feira, 2 de maio de 2014




Principios imutáveis sustentam o reino de DEUS, para uma vida de vitória, temos que não só conhece-los como praticá-los em nossas vidas, um destes princípios é a infalibilidade da lei da semeadura e da colheita, a qual queria meditar com você nesta hora, vamos juntos aprender um pouco mais do reino de DEUS??
 

Genesis 33:1-9


(Gênesis 33:1) - E LEVANTOU Jacó os seus olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então repartiu os filhos entre Lia, e Raquel, e as duas servas.

(Gênesis 33:2) - E pôs as servas e seus filhos na frente, e a Lia e seus filhos atrás; porém a Raquel e José os derradeiros.

(Gênesis 33:3) - E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão.

(Gênesis 33:4) - Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.

(Gênesis 33:5) - Depois levantou os seus olhos, e viu as mulheres, e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo.

(Gênesis 33:6) - Então chegaram as servas; elas e os seus filhos, e inclinaram-se.

(Gênesis 33:7) - E chegou também Lia com seus filhos, e inclinaram-se; e depois chegou José e Raquel e inclinaram-se.

(Gênesis 33:8) - E disse Esaú: De que te serve todo este bando que tenho encontrado? E ele disse: Para achar graça aos olhos de meu senhor.

(Gênesis 33:9) - Mas Esaú disse: Eu tenho bastante, meu irmão; seja para ti o que tens.

 

O texto nos leva ao tempo em que Jaco estava voltando para sua terra, Para sua família, depois de ter por muitos anos vivido na terra de seu sogro Labão.

 Não era uma volta fácil, pelo contrário era um momento bastante delicado e perigoso, em virtude de um  grande problema que ele mesmo havia criado ha muitos anos atras, quando roubou, com ajuda de sua mae, a primogenitura de seu irmao Esau.

Diante de seu pai Isaque, Jaco fez-se passar por seu irmao Esau. Sendo abençoado com a benção da primogenitura, que era direito de seu irmão.

 

A situacao era muito dificil, porque  Esau já o tinha jurado de morte, esperando apenas que seu pai viesse a morrer para concretizar seu plano.

 

(Gênesis 27:41) - E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão.

 

Toda essa situação providenciou para mim e para você ensinamentos preciosos, os quais vamos descrever a seguir:

 

II-  A PRIMEIRA E:HA UMA LEI ESPIRITUAL INFALIVEL QUE E: TUDO O QUE SE SEMEIA A GENTE VAI COLHER, PODE ACREDITAR

 

Jaco havia usurpado de seu irmão aquilo que lhe era de direito a primogenitura, usando de mentiras e artimanhas, conseguiu iludir seu pai para que o abençoasse

 

Mas a PALAVRA DE DEUS nos mostra que tudo no reino espiritual segue leis, principios, nada acontece aleatoriamente, tudo tem propósito, ensinamento, estabeecimentode justica, disciplina, e uma destas e a lei da semeadura e da colheita .

 

(Gálatas 6:7) - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

 

Entendendo isso passamos a ter claro que a nossa conduta e semear sempre coisas boas, semear sempre a PALAVRA DE DEUS sobre aquilo que você está vivendo ou enfrentando e isso que garante uma colheita de bênçãos.

 

E nao se surpreenda essas bencaos nao sao  apenas para as coisas futuras, espirituais, mas são para colher bênçãos em nossa vida cotidiana hoje.

 

(Salmos 27:13) - Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes.

 

A evidencia que esa lei e uma verade na Palavra e exatamente o que

 aconteceu com Jaco,  que depois de enganar sua família, teve que fugir de casa, deixar sua terra, experimentar o ódio de seu irmão contra ELE, mas o pior de tudo foi perceber que sua próxima colheita de vida estava comprometida.

 

Jacó achou a mulher que seria sua esposa, por ela trabalhou sete duros anos nas terras de seu sogro, para pagar o dote por sua amada

 

(Gênesis 29:18) - E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.

 

Mas seu sogro Labão o enganou, embebedou a Jacó no banquete de casamento e entregou-lhe a filha mais velha como esposa.

 

(Gênesis 29:22) - Então reuniu Labão a todos os homens daquele lugar, e fez um banquete.

(Gênesis 29:23) - E aconteceu, à tarde, que tomou Lia, sua filha, e trouxe-a a Jacó que a possuiu.

(Gênesis 29:24) - E Labão deu sua serva Zilpa a Lia, sua filha, por serva.

(Gênesis 29:25) - E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste?

 

O que aconteceu contra Jacó foi exatamente o que ELE semeou contra seu irmão, o engano para se apossar do que nao era seu direito.

 

Por toda a Palavra esta espalhado este alerta, para nao desprezarmos o principio da semeadura e da colheita, pode demorar o tempo que for, aquilo que semeamos e aquilo que vamos colher

 

(Jó 4:8) - Segundo eu tenho visto, os que lavram iniqüidade, e semeiam mal, segam o mesmo.

 

Por isso o Espirito Santo nos alerta, a PALAVRA nos alerta, nossos líderes espirituais nos alertam, mostrando que todas as nossas atitudes precisam ser bem pensadas, pois sao sementes para a nossa vida futura.

 

Dai a importancia de ser alguem preocupado em sempre fazer o melhor, a andar em paz, a viver a Palavra de Deus em nossas vidas, pois isso se torna um investimento espiritual de bênçãos

Devemos semear sempre, em todas as circunstâncias, em todas as nossas atitudes, em todas as áreas de nossa vida em  todos os momentos grandws ou pequenos, reevantes ou nao

 

(Eclesiastes 11:6) - Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.

 

Quais as sementes temos semeado no nosso caminhar diário???

 

III- APRENDEMOS QUE E DEUS QUEM PREPARA TUDO

 

 QUANDO DEUS ORDENA O CAMINHO QUE DEVEMOS SEGUIR E O SEGUIMOS NÃO PRECISAMOS NOS PREOCUPAR POIS TUDO ESTÁ PREPARADO PARA O SENHOR

 

(Gênesis 31:3) - E disse o SENHOR a Jacó: Torna-te à terra dos teus pais, e à tua parentela, e eu serei contigo.

 

Como Jaco enriquecia em todo acordo feito com seu sogro Labão, os filhos de Labão já estavam ficando contra ele, o próprio Labão em seu semblante já mostrava não estar contente com a situação, então o SENHOR trás a revelação de que seria melhor Jacó voltar para sua terra, e para sua parentela.

 

E Jacó obedeceu indo embora como o SENHOR ordenara

 

Mas no pensamento de Jaco, o problema ainda estava la, seu irmão com ódio, ferido pelo roubo da primogenitura.

 

Amados precisamos entender que quando DEUS da um direcao, nao precisamos nos preocupar com os problemas, com as adversidades, com que tipo de estrategia usar,pois tudo preparado esta pelo Senhor

 

Em detrminado momento do caminho de volta, Jaco avista seu irmao e ficou com medo do que poderia acontecer, e para sensibilizar a Esau, tomou suas mulheres e filhos e pos na frente da comitiva, para que antes que Esau os alcancançasse primeiro e  pudesse ve-los e se sensiblizar com a situação.

 

Amados quando seguimos as orientações de Jesus podemos  ir tranquilo porque ELE ja preparou o melhor para nós, qualquer coisa que ele queira que voce faca ele ira e avisar.

 

ISAIAS 45:2 Eu irei adiante de ti, tornarei plano os lugares escabrosos,quebrarei as portas de bronze e despedacarei os ferrolhos de ferro

 

O problema é que agimos com a razão, com a alma, com os sentimentos e as vezes com a incredulidade e resolvemos executar os nossos planos, exatamente como fez Jacó e por isso as vezes colhemos grandes derrotas.

 

A Palavra diz que ai daqueles que executam planos que nao procedem de DEUS

 

(Isaías 30:1) - AI dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado;

(Isaías 30:2) - Que descem ao Egito, sem pedirem o meu conselho; para se fortificarem com a força de Faraó, e para confiarem na sombra do Egito.

 

O melhor caminho é seguir as orientações do SENHOR, porque so o Senhor e conhecedor ds corações, 

 

(Salmos 44:21) - Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração.

 

Por isso nos envia pelo melhor caminho com a melhor estratégia, ELE vai agir sobre o que está errado consertando

 

(Provérbios 3:5) - Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

(Provérbios 3:6) - Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

 

Veja que Jaco quis sensibilizar seu irmao Esau, porem Esau ja havia sido sensibilizado por Deus para amar a Jaco, para perdoar a Jaco para viver em comunhao com Jaco, para proteger Jaco

 

(Gênesis 33:4) - Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.

 

IV-  ORAR COM FÉ E ARREPENDIMENTO PRODUZEM CURAS MUDAM PESSOAS,  SITUAÇÕES , PERMITIR O AGIR DO ESPIRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS, EM TODAS AS ÁREAS PRODUZ CURA

 

(Gênesis 33:4) - Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.

 

Irmaos Esau havia sido tremendamente prejudicado por Jaco, a benção da primogenitura lhe garantiria como era comum na cultura hebraica 

 

Havia uma série de direitos ao filho mais velho. O primogênito tinha direito a porção dobrada da herança do pai e depois da morte dele, cabia ao primogênito exercer o sacerdócio sobre a família. Era o filho mais velho quem ficava com o título e poder do pai e exercia autoridade sobre os irmãos, era o principal membro da família, e no caso da família de Abraão, a grande herança do primogênito era ficar na linha genealógica do Messias. Um tremendo de um privilégio.

 

Tudo isso havia sido tirado de Esau, Jacó sabia disso por isso parou e despediu seu povo para orar, para interceder pela situação, de uma forma intensa esse tipo de oracao realiza grandes mudancas. Jaco nao largoumo anjo ate que foi abencoado, isto lhe custou um nervo a perna mexido a ponto dele se tornar manco(GENESIS 32:22-28)

 

Além disso, Esau apesar de seus deslizes temia a DEUS, tanto que se importou com o roubo não apenas por causa da herança, tanto que pediu a Abrão que o abençoasse de outra forma qualquer, por duas vezes

 

(Gênesis 27:34) - Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai.

(Gênesis 27:38) - E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou.

 

Isto significa que apesar do ódio, do desejo de vingança, Esau era temente a DEUS e DEUS foi trabalhando em sua vida a ponto de quando ele avista a Jacó, se ajoelham, se abraçam e choram, Esau faz questão de demonstrar o quanto esta feliz por receber seu irmao de volta.

 

(Gênesis 33:4) - Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.

 

Isto significa meu irmão que se você ainda se sente magoado, ferido, com raiva, ódio ou outro sentimento contra alguém, é porque você está segurando este tipo de coisa e não permitindo o agir de DEUS, que retira estes sentimentos de dentro do seu coração, mas você tem que permitir.

 

A mágoa é a ira congelada. A mágoa é o armazenamento do ressentimento. A mágoa é entulhar o coração com rancor, A mágoa é uma prisão. Ela é o cárcere da alma, o calabouço das emoções, que muitos crentes tem entrado todos os dias e não tem conseguido sair, o que tem causado grandes e profundas dores e tristezas.

Você sozinho não pode, mas deixe DEUS tratar o seu Espirito, obedecendo que ELE diz, faça como o salmista que um dia clamou a DEUS que libertasse sua alma da cadeia.

 

(Salmos 142:7) - Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem.

 

A mágoa é autodestrutiva. Ferimo-nos  a nós mesmo quando nutrimos mágoa por alguém. Guardar mágoa no coração é como beber veneno pensando que o outro é quem vai morrer.

Esau descobiu isso e a primeira coisa que fez foi liberar perdão a seu irmão e o resultado você conhece, conseguiu se tornar um homem próspero

 

Hojé é mais uma noite em que DEUS está alertando sua igreja, eu e você que temos que liberar perdão, para não morrermos.

Perdoar não é esquecer, mas lembrar sem sentir dor

 

Conclusão

Irmãos nesta noite o SENHOR te exorta a entender que nossas atitudes são sementes e somos chamados a semear boas sementes, em tudo e a boa semente é a PALAVRA DE DEUS, em tudo o que você estiver enfrentando semeie a PALAVRA DE DEUS

 

Siga sempre pelo caminho que DEUS abriu para você, não se preocupe é um caminho abençoado, ninguém consegue errar nele, ELE preparará tudo.

 

(Isaías 35:8) - E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.

 

Lembre-se que sua oração, o agir do Espirito Santo, o liberar perdão mudam a história

 

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário