terça-feira, 19 de agosto de 2014

A vida cotidiana não é algo fácil de se viver, as vezes ela nos prega muitas peças e algumas delas não são nenhum um pouco engraçadas, pelo contrário são dolorosas demais, a nossa esperança para enfrentar esses momentos e poder passar por eles é entender que Jesus, nos conforta e nos revela que para ELE não há impossíveis.

Mas para colhermos estas bençãos sobre os impossíveis que se instalaram em nossas vidas, temos que ter uma postura diante destes impossíveis, que a PALAVRA nos revela através da vida de Abrãao o patriarca da fé, e que eu gostaria de meditar junto com você a respeito. Que tal, vamos investir um pouco de nosso tempo nessa leitura?

O texto que eu quero usar como base de nossa reflexão está em: 

GENESIS 16: 1-16
(Gênesis 16:1) - ORA Sarai mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
(Gênesis 16:2) - E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
(Gênesis 16:3) - Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.
(Gênesis 16:4) - E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.
(Gênesis 16:5) - Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti.
(Gênesis 16:6) - E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.
(Gênesis 16:7) - E o anjo do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.
(Gênesis 16:8) - E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.
(Gênesis 16:9) - Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.
(Gênesis 16:10) - Disse-lhe mais o anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.
(Gênesis 16:11) - Disse-lhe também o anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição.
(Gênesis 16:12) - E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
(Gênesis 16:13) - E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?
(Gênesis 16:14) - Por isso se chama aquele poço de Beer-Laai-Rói; eis que está entre Cades e Berede.
(Gênesis 16:15) - E Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão chamou o nome do seu filho que Agar tivera, Ismael.
(Gênesis 16:16) - E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael.

O texto nos leva até ao tempo em que Abraão já habitava na terra prometida, há uns 10 anos.
Sobre a vida de Abraão havia uma promessa de DEUS: (Gênesis 12:1) - ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

(Gênesis 12:2) - E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

Promessa de descendência, de ser grande, de ser abençoado.
Porém uma dessas promessas aos olhos de Abrão e Sara era  muito complicada, a de ter descendência, já que sua esposa era estéril.

Diante dessa situação Abraão e Sara , tomam decisões, baseados em uma visão natural, racional, sentimental e de momentânea , e o que acontece daqui para frente, nos serve de lições e alertas espirituais.

Sobre nos repousa as mesmas promessas de Abraão veja

Atos 2:39

Por isso a importância detesta atentos a estas lições

II- QUANDO SE TEM PROMESSA DE DEUS, TEMOS QUE FECHAR OS OUVIDOS PARA TODOS E PARA TUDO AO NOSSO REDOR E FICAR FIXO NA PROMESSA

(Gênesis 16:2) - E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.

Irmãos o SENHOR tinha se revelado a Abrão, tinha lhe revelado seus planos, tinha firmado uma aliança com ele, de prosperidade, de descendência , e nós sabemos que a parte do SENHOR na aliança ELE sempre faz:

(II Timóteo 2:13) - Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.

(Romanos 4:21) - E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.

A nossa parte é crer, caminhando sempre olhando o autor da promessa,

(Hebreus 10:23) - Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. 

Porém passaram 10 anos da promessa e Abraão acabou dando ouvidos a voz de Sara, para fazer do jeito humano, mais usual, ter um filho com sua escrava.
Realmente a escrava concebeu o filho de Abrão, porém a partir deste momento um grande problema se formou no meio de sua casa, sua família entrou em guerra, acabou a paz, Sara e Agar brigavam o tempo todo.

Assim é conosco, temos inúmeras promessas de DEUS de bênçãos em todas as áreas, mas demora um pouco e começamos a dar ouvidos a qualquer um, a família e vamos pela mais comum, mais usual, e acabamos fazendo do jeito humano, e normalmente esse jeito trás uma série de frustrações.

O nosso papel não e dar jeitinho mas reclamar nossas promessas diante do Senhor
O salmista na luta ,no apuro fez isso:

(Salmos 119:49) - Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar. 

Salomão fez isso:

(II Crônicas 1:9) - Agora, pois, ó SENHOR Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra. 

Busque em Deus a resposta, clame , Persevere  mas não desista da sua promessa, muito menos tome atalho para cumpri-las ,ouça somente a DEUS.
Não vá pelo caminho mais fácil nunca e o mais abençoado

(Provérbios 13:11) - A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará. 


III- UM DOS GRANDES PROBLEMAS DO SER HUMANO É TRANSFERIR AS SUAS RESPONSABILIDADES PARA OUTROS

(Gênesis 16:5) - Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti.

Veja que os problemas no lar de Sarai e Abrão se agravam, e Sarai vai até a Abrão reclamar que está sendo desprezada, e que a culpa era de Abrão, quando quem começou toda essa história, fugindo da orientação de DEUS foi ela mesma, que propôs a Abrão tomar sua serva.

Sara estava tão revoltada que pede que o SENHOR julgue entre ela e seu marido, ou seja ela queria o juízo de DEUS sobre Abraão:

(Gênesis 16:5) - ....; o SENHOR julgue entre mim e ti.

Este é um grande problema e que impede a benção de DEUS sobre nós, não reconhecer as nossas falhas, ter desculpas para tudo, transferir a culpa para outras pessoas, ou situações e quando eu ajo assim não há benção.

(Jeremias 3:13-14) - Somente reconhece a tua iniqüidade, que transgrediste contra o SENHOR teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde, e não deste ouvidos à minha voz, diz o SENHOR. 
(Jeremias 3:14) - Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o SENHOR; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião. 


(Provérbios 28:13) - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. 


(Salmos 32:3) - Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.
(Salmos 32:4) - Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.)

IV OUTRO GRANDE PROBLEMA QUE IMPEDE A BENÇÃO E FUGIR DE ENFRENTAR O PROBLEMA

(Gênesis 16:5) - Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti.
(Gênesis 16:6) - E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.

Sarai queria que a serva não mais a tratasse mal, a desprezasse, e falou isso a Abrão, levou o problema a Abrão que era o patriarca e tinha que tomar decisões, agir, porém o que Abrão fez disse a sua mulher que tomasse a decisão que achasse melhor;

O resultado foi um ato desumano, de mandar sobre ela aflições,  imagine você que aflições foram estas, que fizeram com que Agar preferisse fugir com uma criança no ventre  para o deserto.

Uma crueldade, quase uma tragédia pois quem tinha que tomar decisões não quis assumir seu papel.

A palavra de DEUS nos mostra que não devemos fugir de nossas responsabilidades, e diz ainda que com a mesma intensidade de medida que julgamos aos outros seremos julgados.

(Lucas 6:38) - Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

Conclusão

Veja o que aconteceu com esta atitude de Sarai e Abraão:
Num primeiro momento a infelicidade se abateu sobre aquele lar
Num segundo lugar trouxe a separação de um pai com um filho
Num ultimo momento foi dar a oportunidade de se criar uma oposição forte contra aquela nação(os israelitas inimigos seculares dos judeus)
Porque.?
A) Porque ao invés de ficar firmado nas promessas deu ouvido a Sara
B) Porque não assumia suas responsabilidades transferiam para os outros
C) Fugia do problema






0 comentários:

Postar um comentário