segunda-feira, 29 de setembro de 2014



I-    Introdução –

ATOS 28.1-10

1 - Havendo escapado, então, souberam que a ilha se chamava Malta.
2 - E os bárbaros usaram conosco de não pouca humanidade; porque, acendendo uma grande fogueira, nos recolheram a todos por causa da chuva que caía e por causa do frio.
3 - E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão.
4 - E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a Justiça não o deixa viver.
5 - Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não padeceu nenhum mal.
6 - E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado já muito e vendo que nenhum incômodo lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um deus.
7 - E ali, próximo daquele mesmo lugar, havia umas herdades que pertenciam ao principal da ilha, por nome Públio, o qual nos recebeu e hospedou benignamente por três dias.
8 - Aconteceu estar de cama enfermo de febres e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele e o curou.
9 - Feito, pois, isto, vieram também ter com ele os demais que na ilha tinham enfermidades e sararam,
10 - os quais nos distinguiram também com muitas honras; e, havendo de navegar, nos proveram das coisas necessárias.

Paulo estava sendo levado como prisioneiro para Roma, porque após ser preso, durante o julgamento que acontecera em uma das províncias da Judéia, ele como cidadão romano que era, apelou para Cezar.

O que significava apelar para Cesar?

Paulo sabia que Festo já simpatizava a acusação dos Judeus contra ele (At. 25:9) - Todavia Festo, querendo comprazer aos judeus, respondendo a Paulo, disse: Queres tu subir a Jerusalém, e ser lá perante mim julgado acerca destas coisas?
E isso consequentemente não o levaria a um julgamento justo é quando Paulo faz o seu apelo para Cesar
É perfeitamente compreensível que Festo que não tinha tanta experiência com questões judaicas, outorgasse a decisão ao Sinédrio que fatalmente condenaria o Apóstolo.
Provavelmente o Apóstolo depois de passar mais de dois anos naquele lugar, tenha perdido a esperança de um julgamento imparcial e por isso apela a César.
Este era um direito legal que todos os cidadãos romanos possuíam de apelarem contra o veredicto de qualquer magistrado ou governador da província. Diante de tal apelo, o caso era remetido para o tribunal de César, que constituiria o que hoje chamamos de Supremo Tribunal.
Paulo então é embarcado em um navio.
Depois de muito tempo navegando, a situação do mar fica mais difícil, e Paulo adverte ao centurião que não saíssem para o mar,
(Atos 27:9) - E, passado muito tempo, e sendo já perigosa a navegação, pois, também o jejum já tinha passado, Paulo os admoestava,
(Atos 27:10) - Dizendo-lhes: Senhores, vejo que a navegação há de ser incômoda, e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas.

Porém como eles não deram ouvido a Paulo o navio, entrou em deriva, encalhou em um banco de areia, e ia sendo despedaçado pela s fortes ondas que o acertavam

(Atos 27:39) - E, sendo já dia, não conheceram a terra; enxergaram, porém, uma enseada que tinha praia, e consultaram-se sobre se deveriam encalhar nela o navio.

Foi assim que chegaram a praia de Malta, Malta é uma ilha do mar Mediterrâneo, situada 100 km ao sul da Sicília, Itália.
Imagine você a situação de Paulo, preso injustamente a mais de dois anos, sendo julgado por pessoas influenciados por seus inimigos, tendo que apelar para Cezar em busca de um julgamento justo, agora era vítima de um naufrágio.

Tudo isso poderia parecer para nós um tremendo problema para Paulo, uma grade injustiça, mas o que se vê a seguir é realmente a maravilha do poder de DEUS agindo na vida daqueles que confiam nele, se entregam a ELE.

II – A PRIMEIRA COISA QUE APRENDEMOS É QUE DEUS USA QUALQUER TEMPO E CIRCUNSTANCIA PARA ABENCOAR OS SEUS SERVO S.

Irmãos um dos profundos desejos de Paulo era conhecer Roma era estar lá em Roma,
(Romanos 15:23) - Mas agora, que não tenho mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir ter convosco,
e que por muitas outras oportunidades, convites ou mesmo de outras formas não havia sido possível.
(Romanos 15:22) - Por isso também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco.
 (Romanos 15:24) - Quando partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia.

Amado as vezes a gente acha que em virtude das lutas, das adversidades, que a gente não vai concretizar os nossos planos, Paulo foi um homem livre, fui um líder judeu e não havia conseguido ir até a Roma, porém agora onde era prisioneiro, poderia pensar que nunca mais iria concretizar este sonho, mas o que acontece é que o SENHOR abençoa, concretiza sonhos daqueles que são seus.

(João 9:31) - Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.

(Salmos 10:17) - SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles;

Por isso não se entristeça se você acha que tudo diz que não, que tudo está contra aquilo que é teu desejo, porque Jesus vai fazer este se cumprir na sua vida.

II-  A SEGUNDA COISA É QUE QUEM NÃO SEGUE A ORIENTAÇÃO DO SENHOR SE METE EM GRANDES APUROS
Amados Paulo recomenda que eles não saiam com o navio, pois a viagem seria perigosa, não apenas para a carga do navio, como para a vida das pessoas.

(Atos 27:10) - Dizendo-lhes: Senhores, vejo que a navegação há de ser incômoda, e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas.

A tripulação nem o oficial romano quis ouvir a Paulo, pois dava mais valor a experiência do comandante do navio, da experiência dele e não quis ouvir a Paulo e começou a navegar .

Amados DEUS levanta pessoas comprometidas com ELE para te avisar dos caminhos, das adversidades, mas muitas vezes nos baseamos em outros fatores para tomar as decisões.

A Palavra nos mostra isso, e quanto isso é prejudicial, mas muitos ainda se baseiam em coisas naturais (pessoas, conhecimento, experiência) para tomar decisões.

Veja que a Palavra exorta a não confiar em armas humanas,
(Salmos 20:7) - Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.
Veja que outros confiam em autoridades, gente importante
(Salmos 146:3) - Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação.
Outros confiam em suas posses para entender que vencerão
(Provérbios 11:28) - Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem.
Outros confiam em quem tem uma boa fala
(Provérbios 26:24) - Aquele que odeia dissimula com seus lábios, mas no seu íntimo encobre o engano;
(Provérbios 26:25) - Quando te suplicar com voz suave não te fies nele, porque abriga sete abominações no seu coração,

Conhecimento humano, palavras suaves, experiência, capacidade técnica sem a submissão a DEUS trás desastrosos.
(Salmos 20:8) - Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.

Ouça a direção de DEUS sobre sua vida, a promessa dele e te mostrar qual o caminho  a seguir

(Êxodo 18:20) - E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.

pois a promessa DELE é ir adiante de ti,nos ajudando na caminhada

(Isaías 45:2) - Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro..

III- NÃO PRECISAMOS TEMER OS TEMPOS DE ADVERSIDADES, PORQUE ELE REVELA A CADA MOMENTO O SEU AGIR,NOS DANDO SEGURANÇA

Amados a tripulação não quis ouvir a Paulo e começou a navegar porém em determinado momento as coisas começaram a ficar violentas a ponto de todas as bagagens e tudo o que poderia fazer peso ao navio terem que ser jogadas ao mar.
(Atos 27:17-8) - E, levado este para cima, usaram de todos os meios, cingindo o navio; e, temendo darem à costa na Sirte, amainadas as velas, assim foram à toa.
(Atos 27:18) - E, andando nós agitados por uma veemente tempestade, no dia seguinte aliviaram o navio.
Muitos pensaram que iam morrer, havia sumido na visão humana toda a esperança de se salvar

(Atos 27:20) - E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos.

Porém Paulo recebeu a direção do SENHOR que ninguém iria se perder do navio

(Atos 27:24) - Dizendo: Paulo, não temas;........, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo.

Mostro que Paulo chegaria a Roma

(Atos 27:24) - Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, ....
 Irmãos há uma promessa sobre nossas vidas, de que o SENHOR nos revela tudo que vai realizar em nós e através de nós.

" (Am 3.7)."Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas


IV-          DEUS PREPARA PESSOAS PARA TE AJUDAREM NOS MOMENTOS MAIS DIFICIEIS, RECEBA SEM MEDO

(Atos 28:1) - E, HAVENDO escapado, então souberam que a ilha se chamava Malta.
(Atos 28:2) - E os bárbaros usaram conosco de não pouca humanidade; porque, acendendo uma grande fogueira, nos recolheram a todos por causa da chuva que caía, e por causa do frio.

Veja que chegaram náufragos na ilha, lá havia nativos que não falavam a linguagem romana, havia ainda uma série de superstições que achavam que estes acidentes eram causa de Deuses que agiam contra ávida daquelas pessoas por causa de seus crimes, pecados e normalmente seriam mal vistos pelos moradores.

Porém não foi isso que aconteceu, o SENHOR já havia preparado o coração destas pessoas para cuidarem de Paulo, veja que é algo de DEUS mesmo, porque diz a palavra que “os bárbaros usaram de não pouca humanidade, ou seja foram muito bem tratados”

Irmãos não se preocupe como será o amanhã, preocupe-se em servir a DEUS, sabendo que a cada dia ele te suprirá, colocará ao teu lado pessoas para te ajudarem.

(Salmos 68:6) - Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.

VI – DEUS TE PROMETEU QUE TODO MAL QUE INTENTEM CONTRA VoCE
SERÁ INEFICIENTE

Veja que Paulo chegou a ilha e foi ajudar buscando lenha para fazer uma fogueira, pois estavam molhados e com frio.
No meio de um tempo deste veio uma cobra junto aos gravetos que Paulo apanhou

(Atos 28:3) - E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão.
(Atos 28:4) - E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a justiça não o deixa viver.

(Atos 28:5) - Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal.

Com certeza aquela cidade precisava ouvir o evangelho, necessitava de milagres, o inimigo estava querendo parar aquela obra e providenciou uma serpente para acertar a Paulo, para que a obra não fosse adiante.

Os nativos conheciam bem o tipo de serpente que feriu Paulo e os efeitos mortíferos do seu veneno: "Esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente".

(Atos 28:6) - E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado já muito, e vendo que nenhum incômodo lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um deus.


O SENHOR Aniquilou o veneno da serpente – "Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não padeceu nenhum mal"

Irmãos está e uma promessa para homens e mulheres de fé, cumpriu-se a promessa de Jesus Cristo: "Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum" (Mc 16.18) e também:

"Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum" (Lc 10.19).

Irmãos não se preocupe se teus inimigos possuem mais armas, mais poder de destruição, DEUS é contigo e nada vai te causar dano algum, sua vida está nas mãos de DEUS.
(João 10:27) - As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
(João 10:28) - E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.

VII – TUA VITORIA DEPENDE DO VALOR QUE VOCE DÁ PARA O INIMIGO

(Atos 28:3) - E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão.
(Atos 28:4) - E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a justiça não o deixa viver.

(Atos 28:5) - Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal.

Irmãos veja que Paulo foi atacada pela cobra, ao seu redor pode ver estampado a cara dos nativos que deveria ser de pavor, de desesperança, mas Paulo era um homem de fé, com experiências marcantes com DEUS, que vivia a PALAVRA DE DEUS na integridade.

No barco havia sido dito a ele que: (Atos 27:24) - Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, ....

Para Paulo era suficiente, não precisava de novas confirmações, havia uma PALAVRA sobre sua vida e pronto.

O resultado é que quando a cobra o atacou, ele não deu a menor importância, não se atemorizou, porque sabia que DEUS lhe prometera levar até Roma.

O que atrapalha a caminhada é que damos muita importância a resistência que sofremos, aos inimigos esquecendo que estamos ao lado do maior, do mais vitorioso, do SENHOR dos impossíveis.

CONCLUSÃO

Essa meditação nos leva a enxergar verdades maravilhosas, DEUS quer e realiza milagres em nossas vidas , o que vimos aqui foi um milagre extraordinário.

Vimos ainda que somos protegidos podemos ver claramente a mão poderosa do Senhor controlando tudo, para que pessoas sejam abençoadas
.
Para os náufragos tudo estava dando errado e chegaram a pensar que iam morrer. No entanto, para o servo de Deus, tudo estava no controle daquele que é Senhor sobre toda situação.

Você está disposto a ir aonde Deus mandar, para ver o milagre acontecer?

Você já parou para pensar que os milagres são precedidos de lutas e dificuldades?

Aquele que anulou o veneno da serpente, não poderia anular o "veneno" de Satanás sobre sua vida?




0 comentários:

Postar um comentário