segunda-feira, 3 de novembro de 2014


Gênesis 37:5-11
(Gênesis 37:5) - Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
(Gênesis 37:6) - E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
(Gênesis 37:7) - Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
(Gênesis 37:8) - Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.
(Gênesis 37:9) - E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
(Gênesis 37:10) - E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
(Gênesis 37:11) - Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.
Irmãos esta noite eu queria compartilhar com vocês, o queo SENHOR falou comigo numa destas     manhas de devocional, que diz respeito a pessoas aque tem vivido uma vida de fé, uma vida de           obediência, uma vida de santidade, porém ainda não viram se concretizar em sua vida, os resultados  que esta vida, assim vivida nos garante: de vencedor, de abençoado, de curado, de próspero.
O SENHOR ME INCOMODOU PARA DIZER A IGREJA NESTA NOITE, que suas promessas,     que sua palavra profetica não falha, como havia dito através do profeta Isaias
(Isaías 55:11) - Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Portanto se você está aqui hoje e ainda não está vivendo todas as promessas de DEUS para você não  se escandalize, não se abale na fé, porque o SENHOR vai te trazer o resultado.
O texto que lemos é extremamente elucidativo para esta verdade. Ele fala sobre José, filho mais novo de Jacó
José tinha 17 anos quando recebeu de Deus um sonho profético,  uma mensagem de Deus que seria   grande na terra e que toda a terra se curvaria a ele, e isto incluía seus  irmãos.
Seus irmãos indignados o venderam como escravo aos     ismaelitas.
José foi ao Egito e lá, mias uma vez  foi vendido ao chefe da guarda.
 Depois a esposa de Potifar tenta seduzi lo e ele acaba   preso injustamente.
José estava com 28 anos e continuava preso,  eram passados 11 anos de seu sonho, sua juventude       tinha passado e José não havia ainda visto seu sonho se cumprir.
A grande diferença é que José era um homem de fé de verdade, e um homem de fé de verdade, não   desiste não morre, vê o sobrenatural e espera sua vitória, espera a promessa se cumprir,
José não perdia a sua fé,  não abria mão de crer e confiar que o Senhor ia cumprir aquilo que o           revelará.
A vida de José é importante para nos ensinar algumas coisas
II- Saiba que o propósito soberano de Deus está por trás de todos os eventos que te acontecem  até o cumprimento de sua benção
Amados a promessa profética feita através de um sonho era que José seria grande em sua terra, teria  domínio a ponto de sua família e o universo se dobrarem a Ele como sinal de respeito e autoridade.
Mas o que acontece imediatamente após o sonho?
José e jogado numa cova, José e vendido como escravo, José e levado ao Egito, lá é acusado e preso.
Talvez pudéssemos pensar que o diabo estivesse por detrás de tudo isso, ou mesmo que o sonho na    realidade não era um sonho profético, porque as coisas caminhavam por um momento completamente oposto ao que de melhor pudesse acontecer.
Amados o que não podemos nos esquecer e que nada acontece em nossa vida sem a permissão de     Deus
(Lucas 12:6) - Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus.
(Lucas 12:7) - E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.
(Lucas 21:18) - Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça.
Deus em sua onisciência ja sabia que se José ficasse alimcorria sério risco de perder a vida por causa do ciúme dos irmãos,  aliás já o queriam matar
(Gênesis 37:17) - E disse aquele homem: Foram-se daqui; porque ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. José, pois, seguiu atrás de seus irmãos, e achou-os em Dotã.
(Gênesis 37:18) - E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem.
Deus em sua onisciente a sabia que haverá fome no mundo e que o único lugar em que haveria         comida seria no   Egito,  então ele precisa vá levar José ao Egito, mas com certeza seu pai não           permitiria que um Jovem de 17 anos  fosse para uma terra estranha, e isso fica claro quando  nem      com seus filhos ele permitiu que seu filho mais novo   fosse ao Egito.
(Gênesis 42:4) - A Benjamim, porém, irmão de José, não enviou Jacó com os seus irmãos, porque dizia: Para que lhe não suceda, porventura, algum desastre.
Dessa forma então O Senhor permite que José seja vendido como escravo por seus irmãos,  para que o sonho se concretize.
Irmãos assim e na sua e na minha vida, Deus tem um plano para você e para mim
(Jeremias 29:11) - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Sabemos que suas promessas não falham, portanto não importa o que aconteça na caminhada, o propósito de Deus está por trás de tudo isso
Não se preocupe,  não perca a sua fé,  apenas creia que os que confiam no SENHOR vencem o mal.
O SENHOR revela que não permitirá que passemos por coisas maiores que possamos suportar
(I Corintios 10:13) - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos   deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a     possais suportar.
III- Viva a sua vida de fé sem se preocupar com o cumprimento do sonho pois este não é um problema seu e de Deus
Veja que José e  todos os sentidos manteve sua vida normal, de cidadão, de trabalhador, de homem de fé, não ficou obcecado pelo cumprimento do sonho, não ficou cobrando o tempo da realização deste sonho, apenas acreditou,  manteve sua fé a ponto de usando o sonho se cumpriu, ele apenas se lembrou do sonho
(Gênesis 42:6) - José, pois, era o governador daquela terra; ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra.
(Gênesis 42:7) - E José, vendo os seus irmãos, conheceu-os; porém mostrou-se estranho para     com eles, e falou-lhes asperamente, e disse-lhes: De onde vindes? E eles disseram: Da terra de  Canaã, para comprarmos mantimento.
(Gênesis 42:8) - José, pois, conheceu os seus irmãos; mas eles não o conheceram.
(Gênesis 42:9) - Então José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles e disse-lhes: Vós sois espias, e viestes para ver a nudez da terra.

José tinha promessa de Deus sobre sua vida, tinha o sonho profético de que o mundo se curvaria a ele, mas não ficava obcecado, não mudava sua maneira de viver,  tanto que diz que depois que ele viu a cena de seus irmãos se dobrado a ele e que ele relembrou das promessas
Viver obcecado, viver só pensando nas promessas nos faz incorrer em alguns problemas:
A ansiedade passa tomar conta de nós,e a ansiedade não é algo bom, tanto que somos exortados a       largar toda ansiedade
Passamos a ficar impacientes sem entender os tempos e o modo de Deus operar
Passamos a viver de maneira carnal, pelo que vemos é não pelas promessas
É preciso Cuidado e apenas descansar na promessa.
IV- NO mundo natural não há impeça lhos para que Deus estabeleça sua vontade, não se           preocupe
Veja que se levantaram familiares invejosos para impedir o sonho de José, e não conseguiram barrar o sonhos.
Levantaram-se criminosos que compravam e vendiam escravos e não puderam barrar os sonhos de    Jose´.
Levantaram-se gente importante como a mulher do chefe da guarda e não puderam impedir os sonhos de José.
Levantou-se a fome sobre a terra e não pode impedir o sonho de José
Sabe porque?
(Isaías 43:13) - Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?
Conclusão:
O resultado foi que José passados 13 anos de seu sonho, aos 30 anos José começou a reinar no Egito, foi propsero, viu seus sonhos se cumprirem
Porque soube confiar, esperar o tempo e o modo do SENHOR sem duvidar que a PALAVRA DE     DEUS se cumpre na vida de seus servos.
Quanto tempo você está esperando sua benção?
Você tem se mantido como José:
Sabendo que o propósito soberano de DEUS está no controle de sua vida e dos acontecimentos que te envolvem?
Você tem vivido na certeza da promessa que se cumpre na sua vida sem viver obcecado ou ansioso?
Você tem a certeza que no mundo natural e sobrenatural não há nenhuma situação que possa obstruir a tua benção





0 comentários:

Postar um comentário