sexta-feira, 31 de julho de 2015


No primeiro livro de Samuel, no capítulo 16, versos de 1 a 13, a gente vê retratado ali o chamado de Davi, um dos grandes homens de Deus,  o segundo rei de Israel,  o mais ilustre dos reis,  conhecido como um homem segundo o coração de Deus.

Nenhuma pessoa é tão citada nas escrituras,  no tocante à fatos de sua vida como Davi, você vê referências a: casa de Davi (familia), o trono de Davi (falando de seu reinado e da futura vinda do messias), a cidade de Davi (falando de Jerusalém) e muitas outras passagens.

E aí a gente começa a analisar porque Davi tinha tanta proeminência no reino e na visão de Deus?

Será que Davi possuía tantas habilidades e aptidões naturais que o leva sem a ser um rei tão destacado?

No Salmos 78:70-71:" Também elegeu Davi seu servo,  e o tirou dos apriscos das ovelhas".
Davi era um simples pastor de ovelhas, e nem mesmo a sua família o achava preparado para ser rei, a ponto de não apresenta - lo ao profeta Samuel, quando esteve em sua casa à procura do novo ungido de Deus (I Samuel 16:11).

Seus irmãos eram mais maduros que ele, mais fortes que ele, a ponto do profeta ter se impressionado com a aparência do primeiro dos irmãos de Davi,  Eliabe. 

Com certeza um após outro,  Jesse,  pai de Davi, foi passando os filhos , que achava mais, preparados para serem rei e Davi não estava nem próximo a eles na casa, nem foi chamado por seu pai.

Alguns dos irmãos de Davi eram soldados do exército de Israel,  I Samuel 17:13-14:" Foram - se os três filhos mais velhos de Jesse e seguiram a Saul a guerra".

E aí fica claro que Davi foi escolhido não pelas habilidades,  não pelo porte físico,  não pela preferência das pessoas a sua volta, não por indicação de um especialista, mas Davi foi escolhido por causa de seu coração temente a Deus e fiel a Deus.

Irmãos a capacitação o Senhor nos dá para cada trabalho o que precisamos fazer, mas as escolhas do Senhor levam em conta a nossa fé,  a nossa disposição de ser fiel ao reino de Deus e o nosso temor e reverência a Deus.

Lembre se disso e seja muito feliz na caminhada da vida

0 comentários:

Postar um comentário