quinta-feira, 2 de julho de 2015



Introdução: 

(Josué 14:6) - Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.
(Josué 14:7) - Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
(Josué 14:8) - Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.
(Josué 14:9) - Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus.
(Josué 14:10) - E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
(Josué 14:11) - E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
(Josué 14:12) - Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.
(Josué 14:13) - E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.

Estamos aqui falando de um homem de Deus, chamado Calebe, depois de haverem tomada a terra de Canna, como o SENHOR prometera, liderando o povo na conquista junto com Josué, reivindicando a Josué, que era o líder da nação, para que lhe desse a sua parte na herança, que havia sido prometida pelo SENHOR, conforme vemos em

Nm 14:24-Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança”.  

O SENHOR prometeu a Calebe que lhe daria a terra depois que ELE perseverasse na conquista da terra prometida com seus irmãos, e passados algum tempo, Calebe a requisitou de Josue,

Irmãos todos nós temos promessas na Palavra sobre nossas vida, você sabe quais são estas promessas?


Ele prometeu-nos perdão.
A Bíblia diz em1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Ele prometeu-nos libertar-nos do medo.
A Bíblia diz em Salmos 34:4 “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou.”
Deus prometeu cuidar de nossos nossos filhos.
 Isaías 49:25 “Porque eu contenderei com os que contendem contigo, e os teus filhos eu salvarei.”
Temos a promessa da unção do Espírito Santo.
 Lucas 11:13 “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
Ele prometeu-nos os frutos do Espírito Santo.
A Bíblia diz em Gálatas 5:22-23 “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. A mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.”
Deus prometeu suprir todas as nossas necessidades.
Filipenses 4:19 “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.”
Deus nos prometeu tudo o que é bom para nós
Salmos 84:11 “Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.”
Deus nos promete paz.
Isaías 26:3 “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”

Deus promete capacitar-nos para  livrar-nos de cair em tentação.
 1 Coríntios 10:13 “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.”
Temos a promessa de cura.
(I Pedro 2:24) - Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.
Deus nos promete proteção de mal e perigo.
(Isaías 54:17) - Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR.
Irmãos o que ainda não chegou na sua vida, você pode pensar ai, baixinho, só você e seu Espírito?
Pensou! Glória a Deus
Vamos trazer estas promessas a realidade, já que o SENHOR garante sua fidelidade?
(Josué 23:14) - E eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós bem sabeis, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma, que nem uma só palavra falhou de todas as boas coisas que falou de vós o SENHOR vosso Deus; todas vos sobrevieram, nenhuma delas falhou
Sim ou não?
Você pode estar pensando, mas eu vivo esta situação a tanto tempo e a promessa não se cumpriu, será que pode se cumprir ainda?
Calebe é um  bom exemplo disso, recebeu a promessa e a recebeu sabe quanto tempo depois?
45 anos
(Josué 14:10) - E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto;

Mas você pode estar pensando , há eu não tenho mais idade para viver isso na minha vida.

Bobagem, Calebe começou a construir sua casa, suas terras, a se estabelecer com 85 anos.

Cristão se renova a cada dia, vive com vitalidade e longevidade o melhor da vida, basta crer

(Josué 14:10)”.....e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; “

E declarava que estava mais forte e animado que nunca

(Josué 14:11) - E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.


O que é preciso fazer, para trazer a realidade todas estas promessas para a minha vida.

1.    Não se esqueça jamais das promessas
Quando Calebe foi solicitar a Josué que liberasse a sua terra, veja o que ele falou a Josué
(Josué 14:6) - Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.
Ele chegou ao seu companheiro de batalhas, seu irmão na fé e disse que não tinha esquecido por todos estes anos aquilo que o SENHOR prometera.
Ele se manteve assim ano após ano, batalhas após batalhas, vitorias após vitorias, derrotas, após derrotas, com certeza algumas batalhas nestes 4 anos foram perdidas.
A tua promessa vai se cumprir a medida que você jamais esquecer-se delas, jamais parar de lutar, de fazer a sua parte na aliança com Deus.
Para não esquecer as promessas você precisa em primeiro lugar:
Ouvir a Deus,
Conhecer a sua Palavra,
Calebe conhecia, ouvia a Deus e sabia o que havia sido prometido
JOSUÉ - Josué 1.13 – “Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, o servo do Senhor, dizendo: O Senhor vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra.”

2. Não perca a esperança.
Veja que a Palavra de Deus nos mostra que a Conquista completa da terra de Canaã levou 45 anos, e Calebe teve que esperar todo este tempo para receber a sua herança.
Só mesmo um servo em alto nível de comunhão com Deus, continuaria com a mesma esperança, com a certeza que iria receber o prometido, de continuar lutando para que depois de alcançado todas as vitorias ele pudesse requisitar o que é seu.
Irmãos quantos de nós passados alguns meses já nos encontramos desesperançados, desanimados, com o animo de batalha bem baixo, porque o prometido não aconteceu?
Irmãos grandes conquistas são conquistas que requerem de cada um de nós uma esperança sempre alta.

(Jó 4:6) - Porventura não é o teu temor de Deus a tua confiança, e a tua esperança a integridade dos teus caminhos?
(Salmos 146:5) - Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus.
(Romanos 15:4) - Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.
Nós esperamos alguma coisa  todos os dias.
Coisas rotineiras e que julgamos pequenas ou coisas que de uma forma mais intensa, consome nossos esforços, é um sonho maior.
Nada se alcança sem que antes valorizemos “o pequeno, o simples, o começo”.
Calebe esperou 45 anos, e começou com a primeira batalha, mas quantas batalhas ele travou neste 45 anos?

2.    Não esmoreça na disposição.
(Josué 14:12) - Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.
Veja que após 85 anos de idade Calebe falava o seguinte a Josue´me de a  minha Herança que é o Hebrom , porque lá tem gigantes, mas eu vou para esta luta e o SENHOR via me dar mais esta vitoria, um homem com 85 anos, indo enfrentar gigantes, com a mesma disposição é fé.
O problema de nossa época é a falta de disposição, as pessas as vezes não tem disposição de lutar pelas melhorias, na medida que chegam os empecilhos disistem de seus objetivos, retrocedem.
Quantas pessoas não mantem a disposição de crescer na fé, na oraçõa, pessoas que não mantem uma vida de Jejum, que abandona os projetos no meio do caminho.
Irmãos o Senhor nos capacita com capacidade de superação, um mundo dstruido do dilúvio, recomeçou e chegamos ao avanço tecnológico que chegamos hoje
Irmãos o SENHOR exige de seus servos disposição, animo em tudo
(Josué 1:6) - Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Esta ordem só no primeiro capitulo da ordenação de Josue como líder, foi dada
3 vezes.

O SENHOR deseja um povo disposto

(Lucas 1:17) - E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.
3.    Não deixe que te disvirtuem a sua visão.
(Josué 14:12) - Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.
Veja que Calebe continuava com a visão de conquista, visão de benção, visão de fé, visão de vitória, em seus 85 anos, ele via a terra como dele, ele via sua vitoria decretada, ele via sua família instalada e produtiva ali.
Voce e eu não podemos perder a visão do que o SENHOR declarou a nosso respeito.

O grande problema hoje e que estamos nos contentantado com menos daquilo que o SENHOR prometeu, não faça isso.

0 comentários:

Postar um comentário