sexta-feira, 3 de julho de 2015



A gente tem a tendência de supervalorizar todas as nossas atitudes e julgar as pessoas que não possuem o mesmo conhecimento ou capacitações que temos,  como pessoas de um nível inferior.

Todos nós precisamos entender que as diferenças de conhecimentos e habilidades,  são resultados de muitos ingredientes: falta de oportunidades,  deficiências na criação, na motivação gerada na criação,  necessidades de se sustentar muito cedo, etc., mas que nem por isso estas pessoas são inferiores,  menores do que qualquer um de nós,  pelo contrário, elas nos complementam naquilo que as vezes é tão simples, mas que não sabemos fazer.

A Bíblia nos diz em Romanos 12:10 que devemos preferir em honra os nossos semelhantes, ou seja, não sermos soberbos, não diminuirmos nossos semelhantes, pois todos em seu espaço são importantes para a vida.

Quero compartilhar com você,  o caso de um grande intelectual,  que achava que seus conhecimentos eram as coisas mais importantes da vida, e desdenhava de quem não os possuía,    mas que em determinado momento,  viu que um simples conhecimento de um barqueiro, era o suficiente para livra--lo de seus problemas.

Um dia o intelectual atravessava um rio, com ajuda de um barqueiro e quando viu aquelas matas margeando o rio, perguntou ao barqueiro:

" Você sabe alguma coisa sobre botânica? ". 

Não Senhor,  mas o que é botânica,  o erudito respondeu: 

"A botânica e a ciência que estuda as plantas, que pena você perdeu parte de sua vida!"

Um pouco mais adiante o erudito perguntou ao barqueiro:
"Você sabe alguma coisa de astronomia? "
O barqueiro um analfabeto,  balançou a cabeça e disse:
" Não Senhor". 

O erudito então disse:"Astronomia e a ciência que estuda os planetas, estrelas, o espaço,  que pena você perdeu parte de sua vida".

E o erudito foi perguntado seguidamente sobre muitas coisas: física,  química,  genética, etc e sempre terminava com o refrao:
"Que pena! Você perdeu parte de sua vida...

De repente o barco bateu em uma pedra no fundo do do rio, e começou a fazer água, o barqueiro então perguntou ao erudito:

" O Senhor sabe nadar? O erudito respondeu:

"Nao", 

O barqueiro então lhe disse :"que pena o Senhor perdeu toda sua vida".

As vezes achamos que somos mais importantes, porque temos muitas oportunidades de frequentar grandes escolas, obter muito conhecimento, porem nos esquecemos que a escola da vida, também ensina muitas coisas que não são possíveis aprender num banco escolar e não devemos jamais despreza - las.

Tudo é importante,  em tudo devemos valorizar o conhecimento,  seja prático ou erudito, pois é isto que nos, livrará no tempo da adversidade

0 comentários:

Postar um comentário