segunda-feira, 20 de julho de 2015


I-Introdução

(II Reis 5:1) - E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
(II Reis 5:2) - E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
(II Reis 5:3) - E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
(II Reis 5:4) - Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
(II Reis 5:5) - Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.
(II Reis 5:6) - E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
(II Reis 5:7) - E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.
(II Reis 5:8) - Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
(II Reis 5:9) - Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
(II Reis 5:10) - Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.

Essa é uma passagem bíblica das mais conhecidas, e o personagem principal desta história é:......, claro a  menina escrava do general da síria Naamã.

Ela foi o instrumento usado por Deus para curar Naamã de uma doença incurável para aquela época, não importa a posição social que a pessoa ocupasse, não importa quanto dinheiro ele tinha, era o que acontecia com Naamã, um grande homem diante de seu senhor, um general sírio, homem de muitas vitórias nas batalhas travadas, a ponto do texto dizer o quanto ele era estimado  por seu senhor.

(II Reis 5:1) - E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.

Mas interessante é que nem seu senhor o rei da Síria, nem sua condição de grande homem de guerra, cheio de posses pode livrá-lo da Lepra.

Quem iniciou o movimento de milagre na vida deste homem, foi uma menina, que a Bíblia nem cita o seu nome, mas o seu testemunho afetou não apenas a vida de Naamã, mas também nações inteiras que souberam do ocorrido.

E sobre essa menina e sobre o que ela fez, que nos ensina a viver grande mover de Deus, grandes milagres do SENHOR, que eu quero falar nesta noite.

I - VIVER O GRANDE MOVER DE DEUS EM NOSSA VIDA NÃO DEPENDE DE IDADE, CARGO MINISTERIAL, DE TÍTULOS, DE TEMPO , APENAS DE FÉ

(II Reis 5:2) - E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina  (uma criada ainda pequena) que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

Veja que o caminho para o milagre na vida de Naamã, começou por uma Palavra dita por uma criança, não se sabe a idade ao certo mas a Palavra diz que ela era muito pequena, e que não gastou mais do que 10 segundos para evangelizar aquela senhora, mulher de Naamã e o resultado foi que Naamã aceitou a Palavra e foi a Samaria para falar com o profeta.

Não se precisa falar tanto, insistir, basta pregar o essencial que é o que Deus salva, cura, liberta e vai voltar, com testemunho de vida, que o resultado acontece.

Essa menina não era apostolo, não era profeta, não era pastor, não era mestre, mas tinha unção e fé

O General só aceitou porque a menina não era revoltada, com certeza trabalhava direito, demonstrava temor e unção de Deus sobre a sua vida, o resto é com Deus.

II- VIVER O GRANDE MOVER DE DEUS EM NOSSA VIDA DEPENDE DE ENTENDER QUE TUDO COOPERA PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS

(II Reis 5:2) - E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

Essa menina que orientou a esposa de Naamã, onde o ser senhor poderia ser curado, tinha sido tomada como escrava pelo general Naamã, separada de sua família, levada para uma terra estranha, imagine isso, e trabalhar muito duro, sem direitos.

Ela poderia desenvolver amargura contra aquela situação, ódio contra àquele povo e seus senhores, mas não manifestou nenhuma dessas atitudes, pelo contrário, continuou com sua visão que Deus pode tudo, que o SENHOR está no controle da situação e que o mais importante, é fazer com que o nome de Deus o poder de Deus se manifeste na vida das pessoas ao seu redor, que o importante é que ELE (Senhor) cresça, que sua Palavra seja manifesta, que seu poder seja divulgado.

Com certeza ela não entendia aquela situação, mas aquilo que ela não entendia ela deixava nas mãos de Deus e continuava com seu testemunho, com seu ministério, se preocupar com as circunstâncias pessoais.

(Romanos 8:28) - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito..

Imagine quanto de Deus estamos deixando de viver, porque nos tornamos amargurados, desanimados, tristes, com as adversidades que enfrentamos, aquilo que não entendemos deixe nas mãos de DEUS

(Romanos 8:18) - Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

III- VIVER O GRANDE MOVER DE DEUS EM NOSSA VIDA DEPENDE DA FORMA COMO RECONHECEMOS A DEUS

(II Reis 5:3) - E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

Veja que a menina era escrava, acabara de ser extraditada de sua terra, mas em momento algum passou por sua cabeça que o poder de Deus havia falhado, ela sabia que Deus era poderoso para realizar grandes coisas, que para ele não há nenhuma impossibilidade e que não há pessoa que ele não possa alcançar, judeu ou não.

Ela disse a sua senhora  que conhecia alguém que podia restaurar a saúde de seu patrão, e que ele estava em Samaria, veja que ela diz com certeza isso, não como probabilidade

(II Reis 5:3) - E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

Irmãos é preciso ter este conhecimento de Deus, que vai muito além de momentos, de circunstâncias, que Deus é poderoso para fazer coisas grandiosas em qualquer tempo, em qualquer situação e para qualquer pessoa.

(II Timóteo 1:12) -  Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.
(Efésios 3:20) -  Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera

IV- VIVER O GRANDE MOVER DE DEUS EM NOSSA VIDA DEPENDE DA FORMA COMO EU ENCARO MEU TRABALHO NO REINO

Veja que a menina tinha uma visão de seu trabalho na fé, como algo que deveria gerar bênção para os outros e não para Ela, veja que ela não Poe nenhuma condição que melhorasse sua vida, ou de sua família, ela não faz isso pensando nela, mas pensando em primeiro lugar no seu próximo que sofria e em Deus que poderia estabelecer seu reino para um povo idólatra, que poderia perecer sem salvação se continuasse sem ouvir a Deus.

Veja que com a orientação da menina o seu senhor foi curado fisicamente, mas mais que isso espiritualmente, ele reconheceu que Deus era o verdadeiro Deus

(II Reis 5:15) - Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.
(II Reis 5:17) - E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR.
(II Reis 5:18) - Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.

Naamã sabia que Deus era o único Deus verdadeiro e queria oferecer holocaustos ao SENHOR, e pede perdão de ter que se curvar com o rei da Síria contra os seus deuses, Naamã estava convertido, e este era o grande galardão daquela menina.

Não se fala mais da menina, com certeza continuou serva de Naamã, mas isso não impediu de continuar seu ministério missionário

V-        Conclusão

Vemos nesta passagem a importância de entender que em todas as coisas Deus está atento a nossa vida.
E preciso nunca se esquecer de que Deus continua a ser Deus
È preciso dar testemunho do que se prega
É preciso nunca pensar em beneficio próprio, mas no espalhar a mensagem de fé.

0 comentários:

Postar um comentário