segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Nosso texto para meditação:

(I Reis 18:30) - Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do SENHOR, que estava quebrado.
(I Reis 18:31) - E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio à palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome.
(I Reis 18:32) - E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.
(I Reis 18:33) - Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.
(I Reis 18:34) - E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;
(I Reis 18:35) - De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.
(I Reis 18:36) - Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
(I Reis 18:37) - Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
(I Reis 18:38) - Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
(I Reis 18:39) - O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!
(I Reis 18:40) - E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.

Irmãos a gente vê por este texto, que Israel vivia um momento de declínio espiritual, um povo que sempre foi temente a Deus, que viu o SENHOR operar grandes e maravilhosas coisas, agora estava enfiado em falsas religiões, em idolatria.

Boa parte disso em virtude de seu rei, chamado acabe, que se casa com uma idolatra chamada Jezabel, que ao adentrar a Israel, não se contentou em promover sua religião no meio do povo de Deus, promovendo com que Israel se tornasse um tremendo templo pagão,

(I Reis 16:31) - E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.

Pois se ainda a querer eliminar tudo o que se dobrava a Deus , e começou a matar a maioria dos profetas, e fechar as Escolas de Profetas

(I Reis 18:4) - Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do SENHOR, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.

A situação era tão desgraçada e trágica que o nome Jezabel se tornou sinônimo para se falar sobre alguém extremamente ímpio e violento

(Apocalipse 2:20) - Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.

O resultado de tanta maldade

Deus levantou uma seca de 3 anos sobre Israel.

Depois de três anos a Palavra do senhor veio até a Elias e direcionou-lhe para que fosse se apresentar diante do povo e do rei Acabe, para mostrar a toda a nação o caminho errado que eles estavam seguindo.

Elias então convocou o rei, os profetas de Baal, aos profetas de Asera, para que se fizesse prova sobre o poder de Deus e como o povo estava sendo enganado pela idolatria, para que este caminho fosse abandonada, mostrando que há apenas um Deus todo poderoso, que domina sobre terra, mar e céus, e que os demais são impotentes, contrários à vontade de Deus.

Elias então lança um desafio com os profetas, o desafio era simples, se fariam ofertas em primeiro lugar a Baal e Aserá os deuses de Jezabel, seus profetas fariam as orações de oferecimento, e a guardariam que os seus deuses respondessem.

Irmãos esse momento é revelador sobre o poder e a grandiosidade de DEUS.

Vamos entender um pouco mais sobre o poder de Deus em nossas vidas e na luta contra o mal.
Irmãos tudo aquilo que trabalha para nos afastar dos conceitos de Deus, todas as manifestações contrárias à Palavra de Deus, são frutos da influência da ação do inimigo, lançando contradições aquilo que Deus diz, sob vários pretextos, e enganando pessoas boas, até que buscam desenvolver uma espiritualidade mais estão sendo enganadas. Exemplo disso os judeus, que faziam aquilo que o rei orientava, achando que estavam desenvolvendo uma espiritualidade, mas estavam sendo enganados.

1- EU QUERO DIZER AQUI NESTE MOMENTO, QUE É POR ISSO QUE EM DETERMINADO MOMENTO DO CAMINHO, SOMOS COLOCADOS DIANTE DESTAS PESSOAS, NÃO PARA AGRADA-LAS, NÃO PARA QUE ELA NOS SATISFAÇAM, MAS PARA ALERTA-LAS SOBRE O CAMINHO ERRADO QUE ESTÃO SEGUINDO.

(I Reis 17:1) - ENTÃO Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.

Veja que quando o mal chegou a um ponto terrível o SENHOR mandou seu profeta alertar o rei, da repreensão do SENHOR sobre a nação, pelo mal que eles estavam seguindo, foi o reinado mais ímpio que Israel já possuiu

(I Reis 16:33) - Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao SENHOR Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.

Porém o Senhor não tem prazer na destruição das pessoas, e os busca para que estes mudem sua maneira de viver

(Ezequiel 18:23) - Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?

Passados três anos nada havia mudado e o SENHOR manda de novo Elias agora não só para o rei, mas para o povo todo, pois não havia sido feito, adotada nada.

(I Reis 18:1) - E SUCEDEU que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra.

Porque tudo isso? 

Para levar as pessoas a analisarem o caminho que estavam seguindo e ver que este caminho desagradava a Deus, por mais sinceridade nesta direção que as pessoas estivesse fazendo.

Irmãos temos amigos, parentes, pessoas que gostamos, que amamos, que podem estar sinceramente sendo enganadas, por práticas que parecem inofensivas, mas contrariam as Escrituras, nosso papel e adverti-las, ensina-las, somos responsáveis não podemos nos omitir de fazer isso.

(Ezequiel 3:18) - Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.

As vezes nos preocupamos em não contrariar, não se expor, com estas pessoas, preferimos correr o risco de nos expor diante de Deus, será que é melhor assim?

2.  O SENHOR NOS ENSINA QUE SEU PODER ESTÁ SOBRE NÓS, ISTO DEVE NOS LEVAR A NÃO TEMER ENFRENTAR AS LUTAS, OS INIMIGOS QUE SE LEVANTAM

(I Reis 18:25) - E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.
(I Reis 18:26) - E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.
(I Reis 18:27) - E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.

Irmãos veja que eram 850 pessoas clamando para que houvesse a manifestação dos deuses adorados por Acabe, Jezabel e boa parte do povo de Israel, se você prestar a atenção estes profetas se dedicaram em clamor e oração e nada de manifestação, além das orações fizeram sacrifícios

(I Reis 18:28) - E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.
(I Reis 18:29) - E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.  

Irmãos entenda uma coisa, quando o poder de Deus se manifesta, quando Deus ordena, as forças do mal são paralisadas, sabemos que por detrás destes deuses pagãos, estava a influência do diabo que vem para distorcer tudo o que DEUS ensina

(Mateus 13:25) - Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.

Porém o diabo age no meio dos incautos com poder aí algumas pessoas entenderem que estes deuses não existiam, que eles não tinham poder, mas ao e isso que a Palavra nos ensina, já que quem ensinaste a detrás disso era o diabo ensinaste a seus exércitos a gente vê na Palavra que o diabo tem poder.

(II Corintios 11:14) - E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
(Mateus 24:24) - Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

Todos nós já estudamos, o ouvimos a falar das pragas do Egito, você lembra o que aconteceu, Abraão ministrava sobre uma praga e os feiticeiros Egípcios imitavam.

Das dez pragas do Egito, os magos egípcios (águas Nilo transformadas em sangue, as rãs invadindo a cidade, os piolhos por toda terra, as moscas sobre o povo, pestes sobre os animais egípcios, ulceras sobre o povo, chuva de pedras, gafanhotos, trevas sobre a terra, a morte dos primogênitos) os egípcios só conseguiram repetir as : do sangue, rãs

O que o SENHOR fez, foi assim como no caso dos Egípcios o SENHOR impediu o mal de realizar para não enganar o povo, por amor a vida daqueles egípcios.

Assim como com os profetas de Baal onde o SENHOR com uma ordem impediu a manifestação daqueles deuses por amor do povo enganado e para honrar a vida do profeta

Irmãos quando o Senhor age, até o inimigo fica paralisado não precisamos temer

 (Apocalipse 20:7) - E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,

Este é o Deus que você serve, não ande com medo, ande por fé e obediência a Palavra de Deus.

3.O Senhor nos mostra que para haver manifestação de poder atendendo o clamor coletivo, aceitação de oferta e preciso que haja unidade de fé, de visão

(I Reis 18:19) - Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.

Os membros do corpo de Cristo todos são importantes, todos têm seu lugar no corpo e quando há problemas com qualquer um deles, afeta a todos, não é isso que diz a Palavra de Deus.

(I Corintios 12:20) - Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
(I Corintios 12:21) - E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
(I Corintios 12:22) - Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
(I Corintios 12:23) - E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
(I Corintios 12:24) - Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;
(I Corintios 12:25) - Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
(I Corintios 12:26) - De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

Veja qual foi a primeira coisa que o profeta Elias fez, antes de orar, reuniu todos os judeus, ele precisava de todos na mesma visão, na mesma busca, porque o Senhor queria resgatar á todos.

Irmãos não da para a gente querer ser agente do poder de Deus, rachado com a igreja, rachado com os irmãos, em panelinhas, em grupos em rebelião, sem mudar a sua ideia, ou a sua visão, pela visão do todo, quando está de acordo com a Palavra, por isso tanto sacrifício, tanto esforço e nada acontece, precisamos de unidade, pois na unidade há benção

(Salmos 133:1) - OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
(Salmos 133:2) - É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
(Salmos 133:3) - Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.

4. O Senhor nos mostra Ainda que para que  haja fogo do céu e preciso restaurar o altar

Como era este altar?

Na realidade este restaurar de altar nada mais é do que restaura a nossa fé na Palavra, em Cristo Jesus,  de todo afastamento que porventura tenhamos assumindo

O povo tinha se esquecido deste altar, não acreditava mais neste altar,  e o profeta os fez reconstruir,  irmãos a fé que produz a manifestação de Deus e a fé íntegra,  não dividida, não duvidosa.

 Para que haja manifestação fogo de Deus no altar, temos que repara-lo e repara-lo é fazer  uma a separação entre o mundo é a nossa vida.

(I Reis 18:32) - E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.

O altar foi reconstruído depois disso antes de oferecer o sacrifício, fez um rego ao redor do altar, como se fosse uma sarjeta, esta sarjeta era  para fazer a separação do profano com o sagrado, isto significa que se queremos o poder de Deus temos que buscar uma vida de separação do mundo

5. E por último o texto nos ensina que quando você encharca a situação com A Palavra de Zeus o resultado o resultado e manifestação

(I Reis 18:33) - Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.

Veja que depois de por a lenha, cortar o bezerro e colocar sobre o altar, o profeta deu ordem para que derramassem 4 cântaros de água sobre a oferta e sobre a lenha

A água na Bíblia tem vários significados,  dentre eles a água representa a Palavra de Deus,

(Efésios 5:26) - Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

Ou seja, quando se faz tudo pela cobertura da Palavra de Deus somos abençoados e o fogo desce

Conclusão

Aprenda uma coisa nesta noite e a entronize no seu coração:

Você e eu fomos colocados para advertir as pessoas do seu mau caminho;

O poder do SENHOR faz paralisar o inimigo e o mal, não tema;

Temos que estar em unidade de fé, de visão, dentro da igreja para que o poder se manifeste;

Em tudo que você fizer, seja coberto pela Palavra de Deus e Deus se manifestará



0 comentários:

Postar um comentário