segunda-feira, 26 de outubro de 2015



INTRODUÇÃO

(Mateus 9:27-31) - E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi.
(Mateus 9:28) - E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.
(Mateus 9:29) - Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.
(Mateus 9:30) - E os olhos se lhes abriram. E Jesus ameaçou-os, dizendo: Olhai que ninguém o saiba.
(Mateus 9:31) - Mas, tendo eles saído, divulgaram a sua fama por toda aquela terra.

O texto nos leva ao tempo em que Jesus tinha acabado de sair da casa de Jairo, um dos principais dos judeus, onde havia ressuscitado a sua filha e seguia agora casa, a casa aonde ele fazia suas pausas para descanso, e era esta a casa de Pedro seu apóstolo.

Ao sair da casa de Jairo, Jesus depara com dois cegos, mas segue seu caminho, e os dois cegos vinham lhe seguindo e que clamavam a ELE por misericórdia, vamos aprender algumas coisas com este texto:

2. NÃO SE ENGANE O QUE JESUS QUER FAZER NA SUA VIDA, NÃO SE RESUME APENAS AO AQUI E AGORA.

(Mateus 9:27) - E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi.

Veja que coisa interessante Jesus tinha acabado de ressuscitar a filha de Jairo, de curar a mulher com fluxo de sangue há 12 anos, e agora veio até ele dois cegos, clamando por cura e Jesus sai da casa de Jairo e segue para sua casa sem lhes declarar uma única Palavra, não parece estranho?

Irmãos não há nada de estranho, pelo contrário é revelador, Jesus não quer curar apenas por curar, mas ELE quer curar o ser humano por inteiro, corpo, alma e espírito, para que a vida seja abundante aqui, mas principalmente que a eternidade seja uma benção.

Muitas pessoas estão preocupadas apenas com o aqui e agora, mas não se preocupam com a vida eterna, querem a Jesus pelo que ELE pode fazer no aqui, mas não querem viver de modo a herdar o eterno, e isto Jesus não faz.

Veja que gente apenas preocupado com as coisas naturais não podem herdar o reino de Deus,

(I Corintios 15:50) - E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
(Gálatas 5:19) - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
(Gálatas 5:20) - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
(Gálatas 5:21) - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Nos dois casos anteriores, ELES Já tinham dentro de si a visão da fé, o principal da sinagoga, mesmo com a filha morta declarou que se Jesus colocasse a mão sobre ela viveria, sabia do poder de Jesus sobre tudo inclusive a morte.  A mulher do fluxo de sangue há doze anos tinha certeza que se apenas ela o tocasse ficarei curada, o poder de Deus sobre a doença, sem mesmo ministrar uma Palavra.

Já tinham reconhecido quem era Jesus e com isso entendido que não era apenas um homem que cura, mas o messias de Deus para seu povo.
E os cegos, Jesus queria ver o que Eles realmente criam, para depois curar o imediato que era a doença.

Veja que Eles foram atrás de Jesus, mesmo com a dificuldade, foram clamando por cura e quando demonstraram que criam em Jesus como messias e não apenas como curador, ai sim Jesus operou na vida deles.

Irmãos Jesus quer resolver a tua vida por inteiro, não apenas o momentâneo,
Tanto que após muitos de seus feitos extraordinários ELE pede para que não se divulgue este fato

Ao curar o surdo mudo

(Marcos 7:36) - E ordenou-lhes que a ninguém o dissessem; mas, quanto mais lhos proibia, tanto mais o divulgavam.

A cura do cego de Betsaida

(Marcos 8:26) - E mandou-o para sua casa, dizendo: Nem entres na aldeia, nem o digas a ninguém na aldeia.

Jesus também pediu que não se divulgasse a transfiguração

(Marcos 8:26) - E mandou-o para sua casa, dizendo: Nem entres na aldeia, nem o digas a ninguém na aldeia.

Tudo isto para que as pessoas entendessem que Ele não veio apenas para aliviar o sofrimento físico ou temporal da humanidade, mas veio para reconciliar o homem com Deus e devolve-lo há uma vida eterna abundante.

Jesus não queria ninguém lhe seguindo: porque ele saciava a fome multiplicando Paes e peixes, ou porque ele tinha poder para mudar o mundo natural, para destruir inimigos.
Como temos nos achegado diante dele, como aquele que tem o poder de resolver a minhas dificuldades naturais?

Ou como aquele que tem poder de me curar por inteiro?

Pense nisso.  

3. O SENHOR NOS REVELA QUE JAMAIS DEIXA DE TER MISERICORDIA COM O SER HUMANO, SEJA ELE QUEM TENHA SIDO ATÉ AQUELE MOMENTO

Mateus 9:27:" ....tem misericórdia de nos"

A misericórdia do Senhor é um dos assuntos mais tratados nas escrituras, há mais de 250 menções de "misericórdia" nas escrituras.

A compaixão para com Seus filhos é realmente sem medida, como a distância entre o céus e a terra, Você já sabe que misericórdia e sentimento doloroso, causado em nós pela miséria que outra pessoa está vivendo

Nenhum homem merece a misericórdia de Deus. Nenhum homem pode reclamar a misericórdia de Deus por mérito. As Escrituras concluem:

(Romanos 3:23). “... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” 

Ele tem misericórdia porque ama a cada um de nós

(Romanos 5:8-9).“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” 
 (Hebreus 8:12). “... para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei

Irmãos quando Deus ouve alguém que passa por situações de aflição,  clamando por misericórdia,  seu coração em profundamente tocado e o Senhor,  vem em sua direção, direção para mudar a sua história.

Aquele que criou a vida,  aquele que projetou a vida para ser vivida em abundância,  não fica calado diante do clamor de misericórdia

Ele Jesus e o pai da misericórdia

(II Corintios 1:3) - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;

A sua misericórdia não tem fim

(Salmos 103:17) - Mas a misericórdia do SENHOR é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos;

E por mais que eu e você sejamos pessoas que não estejamos aptos aos olhos do mundo de alcançar misericórdias,  o Senhor as da para que lhe aprouver

(Romanos 9:15) - Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.

A Palavra de Deus diz ainda que é isso que Jesus quer misericórdia na vida de seu povo

4.NÃO BASTA APENAS CLAMAR POR MISERICORDIA, PORQUE DEUS E MISERICORDIOSO É PRECISO HAVER MUDANÇAS EM MINHA VIDA

Veja que aqueles dois cegos não se dirigiram a pedir misericórdia de qualquer maneira,  não foram ate Jesus,  apenas para buscar a sua cura, mas foram transformados por dentro,  veja como eles se expressaram diante de Jesus

Mateus 9:27 "....filho de Davi...."

Veja que eles declararam que criam que Jesus era o messias, por isso ao clamar  expressarem o título messiânico de Jesus "Filho de Davi.
Irmãos não adianta clamar a Deus por misericórdia se não houver  mudança, arrependimento, conversão.

(Hebreus 10:26-31).”Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence à vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” 

Deus é Deus que não rejeita um clamor de misericórdia, porém para quem não quer mudança pode ter certeza que o juízo pesará sobre essas pessoas.

5. PARA SE OBTER MISERICORDIA NÃO PODEMOS ESTAR LONGE DE JESUS

(Mateus 9:28) - E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.

Deus é deus de misericórdia, Ele deseja que cada um de nós seja instrumento de misericórdia, mas exige mudança de atitude de pensamentos, de ações de fé aqui a gente percebe que enquanto os cegos  clamavam e seguiam a Jesus de longe, o Senhor não lhes dirigiu nenhuma  Palavra, não se moveu em sua direção, mas quando eles tomaram uma decisão de se aproximar de Jesus aí Jesus travou um diálogo com eles
Irmãos não dá para querer benção,  milagre,  misericórdia,  servindo a Jesus de longe,
Um dia a gente vê Pedro passando por este momento

(Mateus 26:57) - E os que prenderam a Jesus o conduziram à casa do sumo sacerdote Caifás, onde os escribas e os anciãos estavam reunidos.
(Mateus 26:58) - E Pedro o seguiu de longe, até ao pátio do sumo sacerdote e, entrando, assentou-se entre os criados, para ver o fim.

Pedro não queria perder Jesus de vista, sabia que ELE era o messias, era gostoso estar ao seu lado ouvir suas mensagens, ver os seus sinais de poder e maravilhas, mas não queria assumir os riscos de estar próximo de Jesus, de estar ligado com Jesus.
Risco de ser ridicularizado, risco de sofrer com isso, risco de ser marginalizado, risco de ter que mudar suas prioridades de vida, e muitos outros.

Quantos não estão assim hoje, dentro e fora da igreja, seguindo a Jesus de longe?
P) Você pode estar pensando, mas o que é servir Jesus de longe?

Posso te dar alguns aspectos, não todos, de como é servir a Jesus de longe:

a)   É quando não me envolvo com a obra de Deus é quando a gente entende que não é obrigação nossa trabalhar, mas sim dos pastores e obreiros
b)   É quando não vivo uma vida de santificação. 

c)    É quando sou indiferente pras necessidades da igreja.(não me coloco na brecha naquilo que é preciso, quando não oferto, não contribuo com nada.

d)   É quando participo dos cultos semanalmente te e acho que é suficiente.

e)   É quando os meus interesses valem mais que os interesses de Deus, e a minha vida é prioridade para mim,  ninguém ira se justificar perante o senhor, lembra-se da parábola dos talentos,  o que recebeu um talento tentou se justificar perante o senhor mas o Senhor não recebeu a sua justificativa. (Mateus 25:24-29)

Não siga a Jesus de longe tenha  coragem, ousadia obra se aproximar cada vez mais de Jesus, porque quando nos aproximamos de Jesus muitas coisas são desnudas,  o Senhor nos questiona sobre muitas coisas,  para nos ensinar,  redarguir,  corrigir e as vezes não queremos enfrentar isso.

Conclusão

Irmãos aprendemos muitas coisas nesta noite:

  1.    Jesus não está preocupado apenas com suas necessidades naturais e momentâneas, mas quer te curar por inteiro;
2.    Jesus tem sempre misericórdia com aqueles que clamam por isso e querem realmente mudanças em sua vida
 3.    Ninguém ficara livre de juízo, ninguém poderá justificar sua negligencia as mudanças necessárias a sua vida
4.    É preciso ter ousadia de viver uma vida perto de Jesus, porque vida longe de Jesus revela.

·         Quem segue a Jesus de longe demonstra desinteresse com as coisas de Deus.
·         Demonstra que esta satisfeito com a vida que tem levado;
·         Deixam de receber as bênçãos de Deus.
Que Deus nos abençoe

0 comentários:

Postar um comentário