terça-feira, 8 de dezembro de 2015



I-             INTRODUÇÃO

GÊNESIS 37:1-11 - 1 Jacó habitava na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã.

2 Estas são as gerações de Jacó. José, aos dezessete anos de idade, estava com seus irmãos apascentando os rebanhos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia a seu pai más notícias a respeito deles.

3 Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.

4 Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.

5 José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.

6 Pois ele lhes disse: Ouvi, peço-vos, este sonho que tive:

7 Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.

8 Responderam-lhe seus irmãos: Tu pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por causa dos seus sonhos e das suas palavras.

9 Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim.

10 Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti?

11 Seus irmãos, pois, o invejavam; mas seu pai guardava o caso no seu coração.

O texto nos mostra a vida de José, o filho de Jacó, que agora era chamado de Israel, enfrentando momentos extremamente difíceis, uma tremenda luta , luta esta que começou muito cedo aos 17 anos

GENESIS 37:2 Estas são as gerações de Jacó. José, aos dezessete anos de idade,

E Prosseguiu até os 30 anos de idade, ou seja esta luta durou 13 anos

GENESIS 41:46 - Ora, José era da idade de trinta anos, quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito.

O que José passou não foi nada fácil, veja o que José enfrentou!!

II – JOSÉ ERA ODIADO PELOS SEUS IRMÃOS

Imagina o que é isso sua própria família te odiar?

(Gênesis 37:4) - Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, ...

Irmãos José era um escolhido de Deus, e como escolhido de Deus, ele não deixava de fazer o seu papel, a gente percebe isso no texto de Genesis 37:2

(Gênesis 37:2) - Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.

Veja que José contava ao líder ao que tinha a responsabilidade sacerdote da família, os maus caminhos que seus irmãos cometiam e que seriam desastrosas para eles, espiritualmente, como era irmão, como era temente a Deus, como amava seus irmãos , ele não podia ficar calado, diante de tanta sujeira e maldade e contava a seu pai para que os pudesse corrigir.
Não se engane servo de Deus, comprometido com DEUS, que quer estabelecer princípios de Deus na vida das pessoas será perseguido, será odiado.

(Marcos 13:13) - E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.
(João 15:18) - Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.

Mantenha-se firme fazendo sempre o bem, o melhor

(Lucas 6:27) - Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
(Lucas 6:28) - Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Fique firme porque Deus te dará vitória

(Salmos 34:21) - A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos.

III – ERA TRATADO DE MANEIRA AGRESSIVA PELOS SEUS IRMÃOS, CREIO QUE ELE APANHAVA DE SEUS IRMÃOS

(Gênesis 37:4) - Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.

Veja que José era tratado o tempo todo com hostilidade pelos seus irmãos, era claro isso pois eles não tentavam disfarçar que não gostavam de José, e viviam esperando uma oportunidade de prejudicá-lo de fazer mal a eles, mas porque será que isso acontecia?

Exatamente porque desde pequeno José tinha um caráter espiritual e moral muito maior que o deles, era diferente era servo de Deus compromissado, Deus se revelava a ele e ele na sua inocência.

Mas veja que mesmo sendo tratado assim José continuava andando com Eles, continuava compartilhando com eles seus sonhos

(Gênesis 37:5) - Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
(Gênesis 37:5) - Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
(Gênesis 37:9) - E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
(Gênesis 37:13) - Disse, pois, Israel a José: Não apascentam os teus irmãos junto de Siquém? Vem, e enviar-te-ei a eles. E ele respondeu: Eis-me aqui.

Irmãos José era afrontado constantemente pelo seus irmãos, mas mesmo assim nunca se deixou amargurar, porque o que habitava dentro dele era a graça de Deus em sua vida, mas imagine você ser hostilizado todo dia e mesmo assim manter suas amizades, seu amor por estas pessoas.

(Romanos 12:19) - Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
(Romanos 12:20) - Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
(Romanos 12:21) - Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

IV – ERA VITIMA DE ARMADILHAS PLANEJADAS PELOS IRMÃOS

(Gênesis 37:18) - E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem.

Veja que apesar de ama-los, apesar de compartilhar tudo o que recebia com ELES, de querer estar junto deles, aqueles irmãos começaram a criar armadilhas para matá-lo, que coisa triste e horrosa.

Veja que aquilo que começou com posições de jovens que queriam experimentar o mundo e que Jose denunciava a seus pais, aquilo que começou com ciúmes de José porque o pai o privilegiava, coisas aparentemente simples, os tornava agora potenciais assassinos, e pior assassino de um parente.

Irmãos na vida, às vezes de onde menos se espera aparece gente querendo colocar armadilhas na sua vida, esteja atento para não cair nesta armadilha, mas há pessoas que desejam o que você tem, o que você é ou mesmo apenas fazer com que você não seja, ou não tenha o que você tem.

Porém as pessoas que assim o fazem, não sabem o peso que estão trazendo sobre suas vidas

É um ato que DEUS condena veementemente

(I Samuel 15:23) - Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

Com consequências desastrosas

Salmo  68:6b Mas os rebeldes habitam em terra seca.
Salmo  107:11,12 por se haverem rebelado contra as palavras de Deus, e desprezado o conselho do Altíssimo.12De modo que lhes abateu o coração com trabalho; tropeçaram, e não houve quem os ajudasse.

Mas você que enfrenta isso saiba que o SENHOR vai curar esta situação

Ore a Deus e entregue estas pessoas nas mãos do SENHOR

(Salmos 59:1) - LIVRA-ME, meu Deus, dos meus inimigos, defende-me daqueles que se levantam contra mim.
(Salmos 59:2) - Livra-me dos que praticam a iniqüidade, e salva-me dos homens sanguinários.
(Salmos 59:3) - Pois eis que põem ciladas à minha alma; os fortes se ajuntam contra mim, não por transgressão minha ou por pecado meu, ó SENHOR.
(Salmos 59:4) - Eles correm, e se preparam, sem culpa minha; desperta para me ajudares, e olha.

Ele vai te livrar desta situação

(Jeremias 3:22) - Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões. Eis-nos aqui, vimos a ti; porque tu és o SENHOR nosso Deus.

VI – TENTARAM DESTRUIR SUA POSIÇAO ESPIRITUAL

Num determinado momento da vida de José, quando este tinha 17 anos, José recebeu de seu pai uma túnica talar

(Gênesis 37:3) - E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.]

Esta túnica representava algumas coisas:

Mostrava que José tinha uma posição de filho preferido; os reis davam presentes assim para seus filhos

(II Samuel 13:18) - E trazia ela uma roupa de muitas cores (porque assim se vestiam as filhas virgens dos reis); e seu servo a pôs para fora, e fechou a porta após ela.

Mostrava ainda a visão de Jacó de que sobre José estava a posição de sacerdote e profeta  sobre sua família, quando os filhos virão isso se irritaram, pois havia um primogênito que era Ruben, mas era um pecador, deitou-se com  Bila uma das concubinas de Jacó e por isso foi desqualificado (Genesis 35:22), havia ainda Judá que recebeu depois  o lugar da primogenitura

(Gênesis 49:8) - Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.

O que fizeram seus irmãos tentaram tirar de José sua posição profética, sua posição espiritual, roubando a sua túnica talar

(Gênesis 37:23) - E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram de José a sua túnica, a túnica de várias cores, que trazia.

Irmãos vão querer te tirar da posição espiritual que tu ocupa na visão de Deus, vão querer te roubar, te colocar num poço sem saída, vão querer te escravizar mas creia Deus vai te honrar, como honrou a José.

Fique firme pois o que deus te revelou, o que Deus te colocou como teu vai se cumprir
Você conhece a história de José, vendido como escravo, foi levado ao Egito, foi acusado de sedição contra a mulher de seu patrão, passou anos na cadeia, uma HISTÓRIA DURA, DE MUITA DOR, DE MUITO SOFRIMENTO,

Talvez você esteja aqui nesta noite, passando por uma dor tão grande ou maior do que a de José, pessoas te odeiam, elaboram armadilhas para te entristecer e derrotar, roubam você em muitos aspectos e tentam demonstrar que sua fé, que sua posição espiritual não faz nenhum efeito, eu quero te dizer uma coisa, você vai vencer, como José venceu, sobre José venceu.

O QUE MANTINHA JOSÉ AINDA CONFIANTE, COM ESPERANÇA, QUE TUDO ISSO NÃO SERIA O FIM?

José tinha uma promessa, vinda través de uma revelação de um sonho de Deus sobre
Sua vida

(Gênesis 37:5) - Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
(Gênesis 37:6) - E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
(Gênesis 37:7) - Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.

Essa promessa o levou a não desistir, não se abater pela dureza da sua vida, entenda uma coisa, há mais que  uma promessa para você:

NINGUEM PODE REVOGAR A TUA BENÇÃO, DECRETADA POR DEUS

(Números 23:16) - E, encontrando-se o SENHOR com Balaão, pôs uma palavra na sua boca, e disse: Torna para Balaque, e assim falarás.
(Números 23:19) - Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
(Números 23:20) - Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar.

SOMOS HERDEIROS DE TODAS AS PROMESSAS DE ISRAEL

(Gálatas 3:29) -  E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

 EXISTEM AINDA MELHORES PROMESSAS PARA VOCÊ ALCANÇAR

(Hebreus 8:6) -  Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.

ALCANÇAMOS A PROMESSA QUANDO FAZEMOS A VONTADE DE DEUS

(Hebreus 10:36) -  Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.

 E veja qual era a promessa sobre José

GENESIS 49: 22 José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto a uma fonte; seus raminhos se estendem sobre o muro.

PROMESSA DE PROSPERIDADE (Ramo frutífero)
PROMESSA DE PROVISÃO (ramo junto a fonte)
PROMESSA DE GRANDES BENÇÃOS (as bênçãos sairia fora do muro, seriam maiores que seus limites)

23 Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e perseguiram,

Mesmo diante de grandes e dolorosas lutas

24 mas o seu arco permaneceu firme, e os seus braços foram fortalecidos pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo de Israel,
Fortalecidos por Deus – poderoso de Jacó, ochedo de Israel
25 pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoara, com bênçãos dos céus em cima, com bênçãos do abismo que jaz embaixo, com bênçãos dos seios e da madre.

Toda sorte de bênçãos, espirituais, terrenas, familiares

26 As bênçãos de teu pai excedem as bênçãos dos montes eternos, as coisas desejadas dos eternos outeiros; sejam elas sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça daquele que foi separado de seus irmãos.

Bençãos muito maiores que se pode imaginar ou desejar

O que você precisa fazer a partir de hoje:

1.    Nunca se esquecer das promessas de Deus sobre sua vida, muito menos quando as ridicularizarem

Seus irmãos debocharam de seu sonho
Havia um sonho dado a José por Deus, em que Ele reinaria e ele contou aos seus irmãos, um menino de 17 anos e os seus irmãos

(Gênesis 37:23) - E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram de José a sua túnica, a túnica de várias cores, que trazia.

Seu pai achou estranho

(Gênesis 37:23) - E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram de José a sua túnica, a túnica de várias cores, que trazia.

Mas ele continuou acreditando e perseguindo seus sonhos.

2.    Nunca deixe de declarar os sonhos e as promessas de Deus a teu respeito

José recebia u sonho e contava a seus irmãos e a seu pai, como mostrando como ele cria e como ele tinha certeza que receberia o que Deus estava revelando se É preciso confessar, não se atemorizar de declarar pela fé a sua vitoria.

3.    Seja sempre alguém que posiciona diante do erro com José com seus irmãos

4.    Nunca se esqueça de que o SENHOR é contigo mesmo nos momentos mais dificeis em Genesis 41:16, na hora sonho de interpretar o sonho de faraó, ele diz “16 Respondeu José a Faraó: Isso não está em mim, mas Deus é que dará uma resposta de paz a Faraó.”

5.    Creia que tudo é uma oportunidade para deus se manifestar

GENESIS 45:5 - 5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós.

6.    Nunca se amargure com a situação

GENESIS 45: 15 E José beijou a todos os seus irmãos, chorando sobre eles; depois seus irmãos falaram com ele.

Não desista de seus sonhos, há coisas maiores ainda por vir


0 comentários:

Postar um comentário