quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O PAPEL DA IGREJA HOJE

I-INTRODUÇÃO

ISAIAS 61:1-11
(Isaías 61:1) - O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
(Isaías 61:2) - A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
(Isaías 61:3) - A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.
(Isaías 61:4) - E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.
(Isaías 61:5) - E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.
(Isaías 61:6) - Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis.
(Isaías 61:7) - Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.
(Isaías 61:8) - Porque eu, o SENHOR, amo o juízo, odeio o que foi roubado oferecido em holocausto; portanto, firmarei em verdade a sua obra; e farei uma aliança eterna com eles.
(Isaías 61:9) - E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do SENHOR.
(Isaías 61:10) - Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.

Este texto fala do ministério de Jesus,  o que ELE veio para trazer a cada um de seus filhos, mas se analisarmos bem o texto , vamos perceber que esta era uma visão de Deus para sua igreja, algo que se iniciou em Jesus, mas que deveria ter uma continuidade através da Igreja do SENHOR.

Porque estou dizendo isso?

Porque o próprio Jesus afrimou  que sua igreja, eu e você , continuaríamos a obra iniciada por ELE , ELE iniciou uma nova aliança.

(Hebreus 12:24) -  E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.

E Nesta nova aliança a igreja ministraria sobre o povo tudo o que Jesus conquistou na cruz

(João 14:12) - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

Não está falando que faremos obras maiores, ou coisas que Jesus não fez, mas que podemos fazer tudo que Jesus fez, pela fé e pela unção do Espirito Santo

Jesus está alertando para o nosso papel como cristãos, como igreja do SENHOR em meio a sociedade que vivemos, é um exemplo de como a igreja do SENHOR tem que viver nestes dias que vivemos
Como através da unção que está sobre a igreja, através da autoridade que está sobre cada um de nós, através das ministrações que temos que ensinar as pessoas sobre as oportunidades que estão sobre elas

1.      A IGREJA TEM QUE MINISTRAR QUE HÁ UM DEUS QUE VEIO  PARA ACABAR COM SUA TRISTEZA E MUDAR SUA HISTÓRIA

 (Isaías 61:2) - A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
(Isaías 61:3) - A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.

Deus vem trazer consolo na sua tristeza, como na ministração da Igreja levando o povo de Deus a estar cheio da unção de Deus.

(Eclesiastes 9:8) - Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

Amados veja que o SENHOR promete  aquele que está enfrentando tragédias de vida que ELE trará bênçãos e graça especiais para acabar com a tristeza na vida destas pessoas.

Veja que a promessa de glória e de óleo de alegria, para os que sofrem, que significa a ação do espírito Santo, que na Palavra de Deus que é  representada pelo óleo, que irá trazer conforto, hospitalidade para se reerguer.

(Salmos 104:15) - E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem.

Meu irmão a promessa É QUE QUANTO MAIS NOS ENCHERMOS DE UNÇÃO MAIS A ALEGRIA VAI VOLTAR A NOSSA VIDA

Voce e eu temos que buscar esta unção do Espirito Santo a nossa disposição

(Efésios 5:18) - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;

O resultado é espírito angustiado substituído por de  louvor, e somos firmados pelo SENHOR em sua plantação

(Isaías 61:3) - A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.

Irmãos é um chamado para a igreja de nosso tempo sair da intelectualidade, sair da frieza espiritual, sair da superficialidade, sair da carnalidade dos desejos pessoais para andar na unção do espírito santo de Deus, para poder transformar situações DE TRAGÉDIA EM ALEGRIA

2.      A IGREJA TEM QUE MINISTRAR QUE HÁ UM DEUS QUE VEIO  PARA  EDIFICAR AQUILO QUE FOI DESTRUIDO

(Isaías 61:4) - E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.

Veja que o SENHOR tem aqui uma promessa que :

a)      Todas as derrotas do passado seriam quebradas

(Isaías 61:4) - E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.

b)     Será inaugurada uma nova era de bênçãos

(Isaías 60:5) - Então o verás, e serás iluminado, e o teu coração estremecerá e se alargará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas dos gentios virão a ti.

Irmãos veja que a promessa de Deus é que a tua história de derrota terá um fim  e mais que isso a partir deste momento as bênçãos estarão sobre ti, quem hoje com a vida destruída, quem hoje com a vida sofrida com os problemas podem enxergar essas vitórias como possíveis?

Só gente com olhar transformado pela unção, por isso nós temos que levar a igreja a viver debaixo desta nova visão, mas para isso nos precisamos ter esta visão, que só e conseguida quando pingamos em nossos olhos o colírio do Espírito Santo de Deus.

(Apocalipse 3:18) - Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

Irmãos a GENTE precisa mudar a nossa visão, para isso é preciso ungir os nossos olhos com a unção do Espirito, precisamos enxergar mais longe o reino espiritual

A GENTE MUITAS VEZES NEM IMAGINA O QUE DEUS TEM PARA FAZER EM NÓS E ATRAVES DE NÓS

(I Corintios 2:9) - Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
(I Corintios 2:10) - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

A nova era de bênçãos que Deus tem para você e para mim resulta em :

a)      VOCE SERA SERVIDO POR AQUELES QUE TE PERSEGUIAM

(Isaías 61:5) - E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.

Este texto está descrevendo que as tarefas mais simples e árduas serão ocupadas por estrangeiros mostrando que a nação de Israel e eu e você somos também o Israel de Deus somos chamados para conquistar

(Deuteronômio 28:13) - E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.

b)     O PODER DE DEUS ESTARA SOBRE TI

 (Isaías 61:6) - Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus;

Veja que o SENHOR está nos mostrando a posição que devemos assumir,  que é uma posição espiritual, somos chamados a encarar a vida, a falar e agir  com homens de Deus.
Nos somos chamados a assumir o posto de sacerdotes cheios de  UNÇÃO, PARA poder trazer refrigério e alívio há  muita gente sedenta vira te procurar para alcançar a libertação

(Isaías 45:14) - Assim diz o SENHOR: O trabalho do Egito, e o comércio dos etíopes e dos sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti, virão em grilhões, e diante de ti se prostrarão; far-te-ão as suas súplicas, dizendo: Deveras Deus está em ti, e não há nenhum outro deus.

c)      DEUS TE DARÁ DUPLA HONRA, CREIA NISSO

 (Isaías 61:7) - Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.

Veja que a promessa do SENHOR e que quando assumimos uma  posição espiritual para a qual fomos chamados,  de sacerdotes, o SENHOR nos dará  dupla honra.

Mas o que é isso “dupla honra” é simples no tempo de Jesus, os filhpos primogênitos quando da morte do chefe da família, na época da herança recebiam porção dobrada dos bens que haviam sido deixados, bem como assumiam o governo da familia

(Deuteronômio 21:17) - Mas ao filho da desprezada reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver; porquanto aquele é o princípio da sua força, o direito da primogenitura é dele.

O SENHOR TEM PROMESSA PARA VOCE QUE TEM SIDO FIEL, DE TE DAR DUPLA HONRA, o SENHOR quer te ver com toda a alegria

(Isaías 35:10) - E os resgatados do SENHOR voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

Irmãos você pode estar se perguntando Para quando eram todas estas promessas?

(Lucas 4:21) - Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.

Quando isto aconteceu?

Quando depois do batismo, da tentação no deserto ELE chega a Nazaré e começa ensinar aos Judeus.
Ou seja Jesus nos mostra que ao iniciar o seu ministério essa Palavra e essas promessas se cumpriram através dele

Mas não é so para ELE e seu ministério?

Não não é para todos npos que cremos estão a nossa disposição

(João 14:12) - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

Nós temos que viver debaixo desta verdade, buscando a unção e o poder de Deus e sendo instrumentos de Deus para levar estas bênçãos a todos os que se achegarem a Jesus.

Conclusão

Creia Deus quer transformar sua tristeza em alegria;
O Senhor quer mudar a tua visão
O SENHOR quer reconstruir o que foi destruido
Deus quer inaugurar uma nova era de bênçãos sobre sua vida

Mas é preciso que a gente para de escutar a voz humana e viva debaixo da direção, unção do espírito Santo de Deus

0 comentários:

Postar um comentário