segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Josué 1:1-9

(Josué 1:1) - E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
(Josué 1:2) - Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.
(Josué 1:3) - Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
(Josué 1:4) - Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
(Josué 1:5) - Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
(Josué 1:6) - Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
(Josué 1:7) - Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
(Josué 1:8) - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
(Josué 1:9) - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Agora quero compartilhar com você, que caminha neste ano para suas conquistas, para a sua terra prometida (felicidade, paz, provisão, sonhos, etc) algumas coisas importantes para  que você não se limite neste caminhada em busca da terra prometida.

É muita gente tem criado obstáculos para sua conquista, por entendimento errado como Deus opera.

1.    AONDE VOCE TEM DEPOSITADO SUA EXPECTATIVA OU CONFIANÇA

A gente percebe que Moisés era o grande líder do êxodo judeu do cativeiro para a terra prometida, a terra da benção, a terra da conquista.

O povo judeu era numeroso calcula-se que era cerca de 2 milhoes de pessoas, calculando-se por baixo, com uma estimativa de 4 pessoas por familia, que no oriente era um número minimo.

(Êxodo 12:37) - Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos.

Se você contar com um número mínimo de 4 pessoas por família, que no oriente eram muito mais teríamos 1milhão e 800 mil pessoas;

Essas pessoas saíram do Egito na esperança da terra que mana leite e mel, de deixar os dias de dor, tristeza e sacrifício para trás.

Mas num determinado momento Moisés o grande líder do povo

Neste texto a gente percebe que Moisés o líder do Exodo do povo povo de Deus do Egito,  depois de caminhar no deserto no comando do povo para a terra prometida,  morre.

(Josué 1:2) - Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.

Nós sabemos que vários foram os motivos da não entrada de Moisés na terra prometida, Moisés desobedece a Deus na hora que o povo pede água, deus manda falar a rocha e Moisés fere a rocha, Falou de forma irada (Num 20:10)”Ouvi agora o rebeldes”, deixou sentimento de superioridade tomar conta de seu coração, tirando a glória de Deus do poder de gerar água (Num 20:10) “porventura tiraremos agua desta rocha,  agiu com violência e de forma contrária a ordem de Deus que era para falar a rocha-( Num 20:11)” e feriu a Moisés a rocha”

Moisés era um homem capacitado por Deus com poder para que o povo pudesse crer que ele era um enviado por Deus,  e pelas suas  mãos Deus  fez grandes coisas: as pragas, a vara transformada em serpente, a água saindo da rocha.

Agora com a morte de Moisés, Deus levanta como líder a Josué, que não tinha até aqui, nem no seu chamado demonstrado nenhum prodígio ou sinal, mas muita fé, sabe porque porque Deus queria que aquele povo, depositasse sua esperança não em homem, não em sinais e prodígios, mas apenas Nele

Deus cumpre suas promessas independente de pessoas

Entenda uma coisa Irmãos Deus usa pessoas para estabelecer o seu propósito,  mas nós não devemos fundamentar a nossa esperança em pessoas,  mas sim em Jesus e em sua Palavra.
Veja que o líder  era Moisés,  cada problema que surgia Moisés era usado para tratar.

(Êxodo 18:13) - E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.

O Senhor falava com Moisés face a face  aquilo que Ele queria se comunicar,

(Números 12:8) - Boca a boca falo ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?

Quando Moisés entrava na presença de Deus  seu rosto brilhava

(Êxodo 34:34) - Porém, entrando Moisés perante o SENHOR, para falar com ele, tirava o véu até sair; e, saindo, falava com os filhos de Israel o que lhe era ordenado.
(Êxodo 34:35) - Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que resplandecia a pele do seu rosto; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com ele.

Mas ele morreu, e muitos devem ter pensado e agora, já que até ali não tinham visto manifestação nenhuma de Josué.

Assim  é muitos crentes de hoje baseiam sua fé,  sua crença,  na oracao,  na pregação,  na Palavra profética de pessoas,  esquecendo-se que estas pessoas, mesmo sendo pessoas de fé,  pessoas ungidas por Deus, usadas por Deus,  não são a razão de sua  benção.

A benção vem do Senhor,  pela sua fé, pela sua obediência, a Palavra de Deus

Irmãos ouça as pessoas, receba ministração de pessoas, mas saiba que estes são apenas instrumentos de Deus.

Não deposite sua confiança em homens mas só em Deus, você é quem escolhe emm quem vai por sua confiança

(Salmos 56:4) - Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne.

2. O SENHOR QUER TE ABENCOAR DAS MÍNIMAS COISAS ATE AS MAIORES COUSAS

 (Josué 1:3) - Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

Veja que ao dar ordem para que Josué para que entrasse e tomasse posse das bênçãos e da terra prometida, a promessa que o Senhor deu aquele povo foi que Eles seriam abençoado as nas mínimas coisas, ou seja Deus tinha benção integral para a vida de seu povo, isto fica claro quando Ele afirma que o lugar aonde a planta do pé de cada homem pisasse seria deles, ou seja até mesmo um pedaço de território de um tamanho de um par de sapatos, seria do povo de Deus.

Algumas pessoas porque já foram abençoadas com alguma coisa , e acham  que não pode ser abençoado com mais nada, abençoado 100% , porque se já tem uma coisa, não será suprido em outra, mas a Palavra nos mostra wue o Senhor nos concede a benção por inteiro

(Efésios 3:20) -  Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

3. O SENHOR VAI ABENCOAR ATÉ ONDE VAI A TUA FÉ E OUSADIA

(Josué 1:3) - Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

Veja que o Senhor mostra a Josué que aonde pisar a planta de vosso pé será conquistado, isso quer dizer , até eu depende de nossa ousadia e fé em  ir mais longe, além do que tempos vivido,com preparo espiritual, humano e  coragem para conquistar,  aquilo seria nosso

Irmãos espere grande coisas do Senhor,  mas ande com fé que gera grandes coisas,  seja ousado na fe

A promessa está bem delimitada no V. 4

(Josué 1:4) - Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.

Esse território compreendia 7 nações que seriam conquistadas, um território enorme, porém que só foi totalmente alcançado no reinado de  Davi e Salomão, sabe porque, porque num determinado momento o povo de Deus parou, achou que estava bom.

Seja ousado naquilo que Deus te prometeu, e não pare de crer, sabe porque?

4. SÓ HERDA A PROMESSA GENTE ESFORÇADA E VALENTE

(Josué 1:5) - Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
(Josué 1:6) - Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

Irmãos se queremos ver cumpridos em nós nossos sonhos e objetivos, precisamos nos esforçar:,

Primeiro se esforçar para ouvir a Deus como Josué ouvia, tem muita gente ouvindo tantas vozes, mas não a voz de Deus

Segundo se esforçar para não se abalar com os jordões a serem atravessados, não desistir, para perseverar

Terceiro se esforçar para estar sempre animado, ou seja não faz nada sem fervor, sem zelo
Quarto se esforce para não dar jeitinhos, e fazer apenas aquilo que Deus aprova
Quando se faz isso a gente se torna uma pessoa bem sucedida

(Josué 1:7) - Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido  por onde quer que andares.

Conclusão


Meu irmão, minha irmã, há uma promessa sobre nossa vida de um ano abençoado, de um ano de proteção de Deus conosco, então creia nas promessas, não se fundamente em pessoas elas são só instrumentos,se esforce e seja ousado, pois serás bem sucedido por onde andares.

0 comentários:

Postar um comentário