sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Texto base de nossa meditação:
I Reis 20:1-4
(I Reis 20:1) - E BEN-HADADE, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e havia com ele trinta e dois reis, e cavalos e carros; e subiu, e cercou a Samaria, e pelejou contra ela.
(I Reis 20:2) - E enviou à cidade mensageiros, a Acabe, rei de Israel,
(I Reis 20:3) - Que lhe disseram: Assim diz Ben-Hadade: A tua prata e o teu ouro são meus; e tuas mulheres e os melhores de teus filhos são meus.
(I Reis 20:4) - E respondeu o rei de Israel, e disse: Conforme a tua palavra, ó rei meu senhor, eu sou teu, e tudo quanto tenho.

A gente olha para o texto que lemos e percebemos o rei de Israel, chamado de Acabe diante de um grande problema. O rei da Síria, Ben Hadade, homem de guerra cruel, havia acabado de conquistar Samaria e manda avisar ao rei de Israel que no dia seguinte seria a vez de Israel ser invadido e saqueado.

Reveladora e interessante notar é a reação do rei de Israel, que diante dessa ameaça o, não oferece resistência e pior que isso declara que tudo que possuía era mesmo do inimigo, de Ben Hadade

(I Reis 20:4) - E respondeu o rei de Israel, e disse: Conforme a tua palavra, ó rei meu senhor, eu sou teu, e tudo quanto tenho.

Diante desta submissão de Acabe o rei Ben Hadade, manda seus oficiais voltarem ao rei de Israel, para humilhá- lo, mostrando que não apenas os bens mas até sua casa seriam invadidas, vasculhadas e tomadas

(I Reis 20:5-6) - E tornaram a vir os mensageiros, e disseram: Assim diz Ben-Hadade: Enviei-te, na verdade, mensageiros que dissessem: Tu me hás de dar a tua prata, e o teu ouro, e as tuas mulheres e os teus filhos;
(I Reis 20:6) - Todavia amanhã a estas horas enviarei os meus servos a ti, e esquadrinharão a tua casa, e as casas dos teus servos; e há de ser que tudo o que de precioso tiveres, eles tomarão consigo, e o levarão.

Colocada esta introdução para que a gente entenda a revelação de Deus eu queria meditar com vocês , sobre algumas coisas que ficam nítidas nesta passagem, que prejudicavam a Acabe e nos prejudicam também se não agirmos de forma adequada

2. CRENTE SEM SE POSICIONAR, MORNO É SEMPRE HUMILHADO E SAQUEADO PELO INIMIGO

Tem muita gente levando sua vida espiritual, sem dar a verdadeira importância de andar na pratica dos ensinos, em comunhão constante com Deus, numa vida de louvor, de serviço, de santidade, sem perceber que quando a gente anda mais ou menos na comunhão com o SENHOR, a gente é constantemente saqueado pelo inimigo

Acabe era um rei que vivia uma vida espiritual sem a devida preocupação em praticar o que aprendia, ao receber a notícia que um rei estrangeiro viria para levar tudo o que era dele, de sua nação, que vinha para saque-á-lo e humilhá- lo, sua reação foi a de concordar, uma atitude passiva, veja que o rei apenas diz, tudo bem pode levar, e tudo seu mesmo.

(I Reis 20:4) - E respondeu o rei de Israel, e disse: Conforme a tua palavra, ó rei meu senhor, eu sou teu, e tudo quanto tenho.

Sabe por que isso aconteceu porque Acabe, rei de Israel, apesar de ver o poder de Deus, as maravilhas de Deus, decidiu caminhar longe de Deus, e na hora que a força humana era superior a sua, o rei da Síria vinha com um exército numeroso, composto de 32 reis, com cavalos e carros (IREIS 20:1) , ele sabia que não tinha autoridade espiritual para combater com a força de Deus, para pedir para pedir a Deus auxílio.
(Salmos 32:10) - O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no SENHOR a misericórdia o cercará.
(João 14:21) - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Acabe sabia que era um afastado de Deus

E Sabe o que afastou Acabe de Deus, coisas inicialmente pequenas, sem importância:
Primeiro um casamento errado, um servo de Deus, se casando com uma pessoa que não possuía a mesma fé, que acabou por induzi-lo a se afastar de Deus.

Quantas pessoas estão vivendo isso agora mesmo, o namoro, o noivado, que acaba interferindo, afastando as pessoas do seu relacionamento com Deus

Segundo caiu na idolatria servindo a Baal, idolatria não é apenas adorar a ídolos, mas é dar mais valor a qualquer outra pessoa ou coisa do que a Deus, Acabe fazia tudo que Jezabel pedia, e acabou tolerando e participando da idolatria em Israel, sua mulher era mais importante do que o SENHOR.

Terceiro começou as poucos desobedecer a Deus para não se misturar, para não se prostrar a outros deuses, etc., quantos hoje vivem dentro da igreja desobedecendo um pouquinho a Palavra e as orientações de Deus, esquecendo-se que a desobediência é algo muito grave diante de Deus, que nos causa danos.

(Efésios 5:6) - Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

Toda desobediência recebe uma justa disciplina  

(Hebreus 2:2) - Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,

É por isso  que muitas vezes somos tão frágeis,  inseguros e derrotados, espiritualmente sabemos que Estamos desabilitados de reinvindicar a graça e a força de Deus.
Sabemos porque  estas situações são testificadas em nosso coração:

(Romanos 2:15) -  Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;

O Espírito Santo testifica com nosso Espírito que estamos nesta situação

(Romanos 8:16) -  O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

3. A IMPORTÂNCIA DE OUVIR CONSELHOS DE GENTE COMPROMETIDA COM DEUS

(I Reis 20:8) - E todos os anciãos e todo o povo lhe disseram: Não lhe dês ouvidos, nem consintas.

Na hora do aperto, da ameaça Acabe busca conselhos, atitude coerente importante, mais importante ainda e que  chamou os anciãos de Israel, que eram homens que agora estavam debaixo do temor do SENHOR, depois de terem visto  o que Elias e o Senhor fizeram com os profetas de Baal, veja que o desafio de Elias tinha uma condição,  exigir UMA POSIÇÃO a quem eles serviriam

(I Reis 18:21) - Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

A resposta depois da manifestação do poder de Deus através de Elias foi

(I Reis 18:39) - O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!

Uma restauração da fé do temor ao SENHOR, do compromisso, estes anciãos  não estavam mais debaixo da direção espiritual de Acabe, tinham tornado a sua fé para o Senhor,  tanto que quando ouviram de Acabe as ameaças,  deram o conselho para que Acabe não aceitasse muito menos permitisse

(I Reis 20:8) - E todos os anciãos e todo o povo lhe disseram: Não lhe dês ouvidos, nem consintas

Irmãos todos nós precisamos  em todo tempo, de conselhos, mas não conselhos de qualquer pessoa, por melhor que esta pessoa seja, mas de conselhos de gente comprometida com Deus, que conhece a Palavra de Deus, que conhece o poder de Deus, como estes homens que sabiam que se Acabe se mantivesse na presença de Deus seria protegido.

Não  siga conselhos de quem não é comprometido com Deus, parece duro não é

(Provérbios 1:10) - Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites.

Por isso irmão busque conselhos, busque direção,  ajuda,em todo tempo e principalmente  quando você não estiver em paz, não encontrar saída,  isto é muito importante.

4. MAS SÓ PEDIR CONSELHO E NÃO POR EM PRÁTICA O QUE FOI ACONSELHADO NÃO DIANTE NADA

(I Reis 20:8) - E todos os anciãos e todo o povo lhe disseram: Não lhe dês ouvidos, nem consintas

Acabe pede conselhos para os anciãos,  os anciãos o orientam a não consentir que nada do que foi dito por Ben Hadade  seja aceito,  mas Acabe não escutou aos conselhos, não completamente, ele responde com um mais ou menos,  ou seja  Acabe diz: O que eu disse da primeira vez,  que todo ouro,  prata seria seu,  tá feito, mas os demais não

(I Reis 20:9) - Por isso disse aos mensageiros de Ben-Hadade: Dizei ao rei, meu senhor: Tudo o que primeiro mandaste pedir a teu servo, farei, porém isto não posso fazer. E voltaram os mensageiros, e lhe levaram a resposta.

Que adianta pedir conselhos para os servos de Deus, de como ser abençoado, livre daquela situação ou aflição e não cumprir ou cumprir pela metade?

(Lucas 6:46) - E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?

5. AS VEZES MESMO AGINDO ASSIM AS COISAS DÃO CERTO, PORQUE DEUS M SUA INFINITA MISERICÓRDIA,  LIVRA AQUELAS PESSOAS FIÉIS QUE ESTÃO A NOSSO LADO, PARA QUE ELAS NÃO SEJAM PREJUDICADAS PELO NOSSO DESLEIXO ESPIRITUAL

(I Reis 20:13) - E eis que um profeta se chegou a Acabe rei de Israel, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Viste toda esta grande multidão? Eis que hoje ta entregarei nas tuas mãos, para que saibas que eu sou o SENHOR.

Veja que mesmo não escutando e praticando cem por cento os conselhos, Deus envia um profeta e revela a Acabe que ele destruiria o rei da Síria, não  por sua fé,  não  para cumprir as práticas que ele tinha adotado, mas para que todos ao redor de Acabe, e todos os inimigos conhecessem quem é o Senhor

Israel era de Deus,  mesmo que muitos estivessem longe dele, haviam aqueles que eram fiéis e Ele não poderia deixar de cuidar deles .

Deus não permite que se toque no que é dele, aleluia

Veja que em relação ao exército da Síria conforme nos revela  (I Reis 20:1) tinha sob seu comando o exercito de 32 reis, Israel por sua vez era miseravelmente pequeno

(I Reis 20:15) - Então contou os moços dos príncipes das províncias, e foram duzentos e trinta e dois; e depois deles contou a todo o povo, todos os filhos de Israel, sete mil.

A diferença era que  o Senhor estava protegendo os seus

(Tiago 4:12) - Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?

O resultado foi que Ben Hadade fugiu  derrotado por este pequeno exército, m porém com o maior general que é o Senhor

6. MAS PARA QUE NINGUÉM SEJA ENGANADO E PENSE QUE PORQUE VEIO O LIVRAMENTO DE DEUS E ESTÁ TUDO BEM, O SENHOR ESCLARECE

(I Reis 20:22) - Então o profeta chegou-se ao rei de Israel e lhe disse: Vai, esforça-te, e atenta, e olha o que hás de fazer; porque no decurso de um ano o rei da Síria subirá contra ti.

O reino foi protegido por Deus por causa do remanescente fiel que estava ali, com isso Acabe foi conclamado pelo profeta para se esforçar para por a sua vida, o seu reino em ordem, porque haveria um prazo e ele seria novamente confrontado

Não é porque tudo da certo, porque nossas batalhas estão sendo vencidas que isto significa que estamos agradando a Deus, pode ser apenas misericórdia, pode ser que estejamos usufruindo das bênçãos das pessoas que nos rodeiam, mas importante saber e lembrar, que Deus sempre dá uma chance clara para mudança.

(Ezequiel 18:23) - Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?

Conclusão

Aprendemos nesta noite que crente morno, mais ou menos é saqueado pelo inimigo,

Aprendemos a importância de pedir conselhos em todo tempo para gente 
comprometida com Deus;

Aprendemos que as vezes as coisas dão certo porque Deus livra os seus;

Aprendemos que pode estar dando tudo certo, mas estarmos agindo errado;

É importante neste ano, constantemente ser sondado pelo SENHOR
















0 comentários:

Postar um comentário