quarta-feira, 30 de março de 2016



Mateus 17:14-18
14 Quando chegaram à multidão, aproximou-se de Jesus um homem que, ajoelhando-se diante dele, disse:

15 Senhor, tem compaixão de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água.

16 Eu o trouxe aos teus discípulos, e não o puderam curar.

17 E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui.

18 Então Jesus repreendeu ao demônio, o qual saiu de menino, que desde aquela hora ficou curado.

Irmãos Jesus havia acabado de descer do monte, que na Palavra de Deus não nos revela qual monte era, aonde havia ido com seus discípulos mais íntimos que: Pedro, Tiago e João, e nesta subida ao monte aconteceram coisas maravilhosas, o poder de Deus manifesto, a Palavra de Deus é ouvida.

Mateus 17:1-6 Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago e a João, irmão deste, e os conduziu à parte a um alto monte;
2 e foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.
3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
4 Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.
5 Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
6 Os discípulos, ouvindo isso, caíram com o rosto em terra, e ficaram grandemente atemorizados.

Começa com a transfiguração de Jesus em João 17:, mostra que Jesus se transfigurou diante deles, muita gente acha que era uma luz brilhante sobre Jesus, porém era muito mais que isso, o poder era tanto que a luz brilhava de dentro de Jesus para fora de Jesus, saindo de seu corpo.

Irradiava sobre as pessoas que estavam a sua volta

Em seguida apareceram ainda Moises e Elias, homens glorificados haja visto que Elias não morreu e ninguém achou o corpo de Moises, mas o mais interessante disso, não é a aparição deles mas o que eles representavam:

Moisés foi o libertador de Israel, que levou-os a terra prometida e que recebeu de Deus as tábuas da lei. Representava um homem de muita importância diante do povo

Elias era o grande profeta de Deus, aquele que ministrava o poder de Deus entre seu povo com prodígios e sinais, representavam os profetas e as ministrações proféticas
Não há nenhuma contradição no que foi dito, pois ambos estavam em corpo, não eram espirito como se vê na escritura

Elias – Que Elias apareceu no monte, isso não apresenta problema nem contradição alguma, uma vez que Elias não passou pela morte, não necessitando assim de uma ressurreição. Elias foi transladado vivo: 

II REIS 2:11“E, indo eles caminhando e conversando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho” 

Moisés – Quanto a Moisés, a Bíblia relata a morte dele e que o SENHOR tonmou seu corpo, sendo que ninguém identificou a sua sepultura.

Dt.34:5

5 Assim Moisés, servo do Senhor, morreu ali na terra de Moabe, conforme o dito do Senhor,

6 que o sepultou no vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.

Conforme os fatos bíblicos, vemos que Moisés estava corporalmente no monte da transfiguração, e não como um espírito incorpóreo.Ou seja provavelmente o SENHOR lhe deu vida e assim como Elias o chamou para si.

Isso fica nítido a partir da leitura do próprio relato dos textos bíblicos. Pedro, por exemplo, sugeriu a construção de três tendas, incluindo uma para Moisés:

“Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias” (cf. Mateus 17:4)

A palavra aqui traduzida por “tenda” é o grego skene, que, de acordo com o léxico da Concordância de Strong, significa:

1) tenda, tabernáculo, (feito de ramos verdes, ou peles de animais, ou outros materiais).
2) do bem conhecido templo móvel de Deus, a partir do modelo do qual o templo em Jerusalém foi construído.

Essa palavra denota, portanto, um objeto físico, e não algo imaterial.

Ora, é inadmissível construir tenda para um espírito, que seriam seres espirituais.

Isso por si só já define a questão e nos permite chegar a conclusão de que o Moisés que apareceu no monte não foi um espírito incorpóreo que aguardava em algum estado intermediário, mas alguém com corpo físico, assim como estavam Elias e Jesus, doutra forma Pedro teria sugerido construir duas tendas, e não três.

Se Pedro estivesse contemplando algum “espírito” ou cresse que a aparição de Moisés só poderia se dar em forma de alma descorpórea não teria dito para construir uma tenda para Moisés.

Em seguida se manifesta a própria trindade, Jesus que estava ali e foi declarado pelo pai (Deus) como o filho amado em quem ele tinha alegria e a ele que deveria ser ouvido
E o Espirito Santo que estava representado pela manifestação da nuvem, da shekiná de Deus. Shekiná que significa a presença do poder de Deus e de sua glória.

Irmãos as manifestações, as revelações, o poder era tanto que os discípulos ao ouvirem isso, a sentirem o poder que lá estava o que aconteceu?

Mateus 17:6 6 Os discípulos, ouvindo isso, caíram com o rosto em terra, e ficaram grandemente atemorizados.

Caíram com o rosto em terra, depois disso Jesus lhes deu alguma recomendações e desceram do monte para continuar o seu trabalho.

Logo após esta descida acontece um fato, um homem com espirito demoníaco, o qual os discípulos não conseguem expulsá-los e aqui quero começar esta refletir algumas coisas com vocês:

2- A PRIMEIRA COISA É QUE APENAS A PRESENÇA DAS MANIFESTAÇÕES DO PODER DE DEUS DE UM CULTO AVIVADO, NÃO NOS CAPACITA A FAZER A OBRA DE DEUS

É gostoso estar num culto avivado, é maravilhoso ver a operação das manifestações de Deus no meio de seu povo, com sinais, prodígios, aliás o SENHOR chamou cada um de nós para este papel.

Muitos irmãos gostam de estar nestes lugares, vão em cultos, seminários, círculos de oração, onde sabem que estas coisas acontecem, entendendo que dessa forma estão se capacitando para fazer a obra de Deus, para enfrentar as batalhas da vida.

Irmãos estar nestes lugares, participar destas manifestações, servem para nos alimentar, fortalecer o ânimo, mas não significa que estamos sendo capacitados por estas experiências para as grandes batalhas.

Falo isso baseado no texto que lemos, veja que três dos discípulos de Jesus: Pedro, Tiago e João, participaram de uma das maiores manifestação de avivamento que se tem notícia no novo testamento: 

Jesus emanando poder através de si, 

A trindade falando, 

A visão de homens glorificados como Elias e Moisés, 

A ponto da unção ser tanta que os lançou ao chão.

Era tanto poder que eles acharam que morreriam o texto diz que: “temeram de grande maneira” nos originais significam que estavam temerosos que não suportariam o que viam”.
Irmãos o que nos capacita não é estar nestes lugares, não é presenciar, não é sentir mas é o ver isso e entender que isto pode ser parte de minha vida, de buscar a isso para si, é

Mc 16:17-18 - "Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados."

Sair do nível da visualização, da emoção e ir se apresentar diante de Deus e dizer-lhe eis me aqui eu quero também estar neste nível de consagração, eu quero este poder sobre a minha vida.

O poder de Deus não é barato. Assim como a energia elétrica que entra em nossa casa, há um preço a ser pago pelo poder divino

Só que o preço não é monetário. 

O preço é passarmos tempo enchendo-nos da Palavra de Deus para podermos entender o poder. 

É orarmos para podermos ter acesso ao poder. 

É vivermos em obediência para podermos maximizar o poder. 

É viver atendendo o clamor dos que sofrem ao seu redor

É louvarmos e adorarmos a Deus com nosso serviço também, para podermos abrir as linhas pelas quais o poder de Deus flui em nossa vida.

Você vê pessoas que nem experimentam o poder de Deus porque não querem pagar o preço por ele. Elas querem levar a vida de seu jeito e não do jeito de Deus. No entanto elas levam uma vida sobrenaturalmente sem poder.

Veja os discípulos, sabe o que eles fizeram, ao ver toda a manifestação de poder?

Falaram para Jesus fazer ali tendas que eles ficaram todos ali, era bom estar por ali.

Mas e o trabalho que os esperava, as pessoas que precisavam de libertação, cura, salvação?

MAS PARA eles o preço era muito alto, queriam viver de seu jeito, não do jeito de Deus
Para eles que com certeza estariam suficientemente felizes com as manifestações, mas não com a razão das manifestações.

Tanto é verdade que quando apareceu o pai falando com Jesus sobre seu filho endemoninhado, e Jesus manifesta sua tristeza por não ver fé suficiente dos discípulos para libertar aquele jovem, nem mesmo os três que deveriam descer cheio da unção, cheio da vontade de realizar, cheio de fé, mas nem eles prontificou a ir.

Mateus 17: 16 Eu o trouxe aos teus discípulos, e não o puderam curar.

Pertencer ao reino de Deus é entender que somos todos chamados a estar incluídos no trabalho do reino, e que as adversidades, as lutas, as melhorias serão realizadas pelo SENHOR, não fomos chamados para ficar à margem do caminho.

Muito menos estar no meio sem fazer a menor diferença, se apresente ao seu General que é Cristo e se aliste.

3. O SENHOR QUANDO OBSERVA QUE A GENTE SÓ USA AS ARMAS ESPIRITUAIS PARA BENEFICIO PRÓPRIO, PARA SATISFAZER EGOISTICAMENTE NOSSOS DESEJOS ELE NÃO RESPONDE AS NOSSAS PETIÇÕES

MATEUS 17: 4 Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.

As vezes a gente tem vontade de fazer tantas coisas, que parecem boas, que parecem espirituais, mas será que são mesmo?

Veja que quando Pedro percebeu a manifestação de poder na transfiguração de Jesus, no aparecimento de Elias e Moisés, eles perceberam como era bom viver aquelas experiências e queria mais nada, a não ser ficar ali.

Nem sabia que tinha mais coisa para acontecer, que tinha mais manifestações espirituais como nos vimos, se acomodaram e disseram “é bom ficarmos aqui.”

Não parece ter nenhum problema não é viver num ambiente como esse: É bom estar separados, é bom estar na unção, é bom estar vendo as manifestações, não é mesmo.
Mas qual é o sentido da igreja?

Igreja no grego língua original do novo testamento é Eclésia que significa:” chamados para fora, para o mundo, para ir buscar alma perdidas.”

Mas a comodidade. A PRESENÇA MARAVILHOSA DA UNÇÃO fez com que seus sentimentos pensassem, que não há lugar melhor para ire aí Pedro falou para Jesus, “bom é estarmos aqui, quer que a gente faça três tendas?”

Sabe qual foi a resposta de Jesus? 

Ele não responde, porque aquilo apesar de parecer espiritual era carnal, Jesus tratava de manifestações espirituais e continua falando com Elias e Moisés sobre coisas espirituais.

Enquanto nós nos preocuparmos apenas com a nossa vida, com os nossos problemas, com as nossas necessidades, e não olhar ao redor e ver que há muitas pessoas precisando de nós, daquilo que temos no coração e no espirito, ELE vai continuar sem responder, porque ELE está tratando de coisas espirituais profundas, do dar e não apenas receber

4. O TEXTO NOS ENSINA AINDA QUE O SENHOR DESEJA QUE A GENTE OUÇA A JESUS E SEUS ENSINOS, ACIMA DA LEI, DOS PROFETAS, A ELE OUVI

MATEUSA 17:5 - 5 Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.

Veja que estavam duas grandes figuras, instrumentos de Deus com experiências, com o SENHOR, Elias e Moises, mas a trindade revela, Jesus era suficiente para ensinar o que era preciso.

Por isso cuidado, irmãos só Jesus é suficiente para suprir tudo que precisamos
Fique firme na sua direção, nos seus ensinamentos, nos instrumentos de Deus para te trazer o ensino, não desperdice o que o SENHOR tem te ensinado, não enterre teus talentos.

5. JESUS TERMINA REPREENDENDO A CARENCIA DE FE, DE ENTENDIMENTO, DE SEUS DISCIPULOS

Mateus 17:17 - 17 E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui.

Veja que ele dá uma repreensão aqueles que: o seguiam, aprendiam, participavam, mas não punham em prática, mesmo crendo não conseguiam realizar tudo que ele ensinara.
Não tinham disposição de tentar, apesar de todo tempo a ponto dele dizer: “até quando estarei com vós?”

É preciso cuidado com a direção que estamos dando a nossa vida, será que só nos preocupamos com a vida material, emocional, e a vida de fé, estamos apenas interessados em estar no meio das manifestações para vive-Las por algum tempo ou para faze-la parte de nossas vidas.

Será que nossa fé não está entrando num estágio de conforto, a ponto de quando precisarmos ir um nível adiante não conseguiremos?

Jesus os chama de geração incrédula.

Você está carente em sua fé? Não sabe como você tem reagido aos ataques as adversidades, as lutas?

Com desanimo, abatimento, esfriamento, ou feito como Jesus indo para cima do problema e na autoridade de Jesus, resolvido.

Conclusão

Nós aprendemos aqui que nesta noite:

É bom estarmos manifestações espirituais, mas só estar não muda nada na nossa vida é preciso quere-las em nossas vidas e buscar

Nossa vida espiritual não deve se atentar apenas no que é agradável ou bom para nós, isto é muito pouco

Precisamos ouvir a Jesus 

Até quando vamos dar desculpas para Jesus para deixar de fazer a obra, de exercitar a nossa fé.

0 comentários:

Postar um comentário