segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016



Introdução:

É comum a gente ver na Palavra  de Deus, as pessoas indo até Jesus pelos  mais variados motivos, e acabamos nos esquecendo  que partiu dele a decisão de nos procurar, de vir até nós

(Isaías 61:1) - O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

Partiu de Deus a iniciativa de nos abençoar, isto fica claro em vários  texto da Palavra de Deus, mas hoje quero me ater em um deles que está em :

(Lucas 7:11) - E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;
(Lucas 7:12) - E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
(Lucas 7:13) - E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
(Lucas 7:14) - E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.
(Lucas 7:15) - E entregou-o a sua mãe.
(Lucas 7:16) - E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.

Jesus acabara de curar  o servo de de um centurião, que estava quase a morte e diz a Palavra, que no dia seguinte Ele se dirige a Naim.

Lá chegando,  logo na entrada da cidade, vemos Jesus agindo de uma forma que para muitos é algo incomum.

Jesus vai até um enterro e realiza um milagre, ressucitando o filho da viúva, sem que haja um pedido, um clamor um gesto sequer daquela .
Viúva.
Nesta passagem podemos entender algumas das atitudes de Jesus diante do sofrimento e da necessidade humana :  


II- JESUS ESTÁ VENDO TUDO O QUE VOCE ESTA PASSANDO

(Lucas 7:13) - E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.

Veja que aquela viúva não clamou a Jesus, não tocou nele, não implorou, foi Jesus que olhou para ela, para sua situação e se dirigiu a ela.

Muitas das vezes achamos que Jesus não está nos vendo, ou não sem importa com a nossa situação.

Mas veja que havia uma multidão seguindo a Jesus e outra multidão seguindo  aquele enterro, muita gente ao redor de Jesus, haviam como de costume as carpideiras chorando pelo morto, mas mesmo no meio daquele multidão Jesus viu a mulher, e a distinguiu dos demais.

Sabe porque Jesus conhece as pessoas por inteiro, no profundo, ele consegue distinguir você e suas necessidades no meio da multidão.

(Lucas 5:22) - Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações?

(Hebreus 4:12) -  Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Jesus via a dor da perda do filho, via a tristeza da solidão, o medo quanto ao futuro, que estavam no seu coração e veio ao encontro dela.

Irmãos preste atenção atenção a tudo quanto acontece a seu lado, a sua volta pois Jesus ao ver a tua dor, a tua necessidade ELE  vai até você e bate na sua porta, para te dar as soluções da vida, basta você aceitar.

(Apocalipse 3:20) - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

A viúva ao ver Jesus não o  proibiu nada do que Jesus fez, apenas aceitou, e a benção se estabeleceu

Irmão Jesus está vendo tudo o que você passa

(Provérbios 15:3) - Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.

Estão atentos para te proteger

(I Pedro 3:12) - Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.

Para te dar força

(II Crônicas 16:9) - Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti.

Preste atenção e não o impeça de agir, lembre-se ELE está a porta, mas você tem que abrir

II- JESUS SE MOVE NÃO POR MERECIMENTO MAS POR  COMPAIXÃO

(Lucas 7:13) - E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.

Irmãos o SENHOR nos constituiu, nos criou para uma vida abundante, e quando ELE vê o sofrimento e a dor, ELE se move de compaixão.

Varias passagens bíblicas mostram isso:

 (Mateus 9:35) - E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
(Mateus 9:36) - E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.

(Mateus 14:14) - E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.

Compaixao de gente doente, cansada, desgarrada, sem direção


Ele mesmo expressa essa verdade

(Mateus 15:32) - E Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias, e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho.

O que é compaixão?
Compaixão é ter uma reviravolta interior diante do sofrimento dos outros, que nos leva a prática do amor, da misericórdia, de atos que visam eliminar a causa desta dor
A compaixão de  muitos se baseia em apenas sentimentos, mas a misericórdia de Jesus pelo sofrimento alheio ia muito além do mero sentimento.

Ele se entregava ao ministério de aliviar os outros de suas dores

Jesus compreendeu o tamanho da dor daquela mulher, a segunda perda da família, primeiro o marido, agora o único filho.

 Jesus olha para nós todos os dias, todos os minutos, e se compadece, sente a nossa dor,  ele não está alheio a nossa dor, ele nos ama e conhece as nossas tristezas e se move para nos curar

Jesus está se movendo até você creia

III- AS VEZES NÃO CONSEGUIMOS TER PALAVRAS PARA ENFRENTAR UMA SITUAÇÃO, POREM JESUS SEMPRE TEM UMA PALAVRA PARA NÓS

(Lucas 7:13) - E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores

Veja que Jesus chegou até aquela mulher  para a fortalecer, para lhe trazer esperança e disse “Não chores”

Irmãos as lutas podem estar difícieis, algumas vezes aparentemente impossíveis, você pode não ter palavras para defini-las , mas tenha certeza Jesus sempre tem uma Palavra para você.

As vezes de maneira  suave, as vezes de maneira surpreendente como o vento, forte como o terremoto, consumidor,  como um fogo ou uma palavra suave e delicada .

(I Reis 19:11) - E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto;
(I Reis 19:12) - E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.

Isto acontece,  os tipos diferentes de maneira de Deus falar, em virtude do tempo  que enfrentamos e a nossa maneira de reagir

O vento o terremoto e o fogo servem para falar conosco quando estamos tão absorvidos pelo problema, que nos tornamos insensíveis a voz de Deus.

Elias ao entrar em depressão não ouviu o sussuro do anjo para sair daquela situação por isso foi necessário leva-lo até o monte e passar sobre ele o vento forte, o terremoto e o fogo,

O sussurro de Deus só pode ser ouvido, quando aquietamos os gritos da alma, e assumimos uma atitude de quietude, calma e espera

Todas estas formas servem para nos redirecionar, corrigir,  dar força e graça para suportar as dificuldades e tomar as decisões corretas

Ouça a voz de Deus pois ELE está falando

IV- JESUS QUER TOCAR EXATAMENTE NAQUILO QUE É NECESSÁRIO,VOCE TEM QUE PERMITIR ISSO

(Lucas 7:14) - E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. 

O problema dessa mulher estava naquele esquife (caixão) foi lá que Jesus tocou;

Irmão as vezes nos estamos passando por algumas situações e pedimos ao SENHOR QUE MEXA AQUI E ALI, QUE FAÇA ISSO OU AQUILO, QUE MUDE ISTO OU AQUILO, mas as causas  são outras ,  a necessidade é outra ,Jesus vai direto naquilo que precisa ser feito, mexido.

Apenas você tem que se submeter, permitir, com fez a viúva, um judeu tocar no morto era sinal de imundícia, a mulher também poderia impedir entendendo
como desrespeito, desnecessário etc, mas ela permitiu.

Irmãos há alguma área de sua vida que Jesus precisa tocar, porque é la´que está a causa, a necessidade,  não o impeça de tocar no que é preciso, entregue a sua vida pra e somente confia no seu poder, pois a sua graça se aperfeiçoa na nossa fraqueza.


Conclusão

Irmão entenda o que você ouviu nesta noite
JESUS ESTÁ VENDO TUDO O QUE VOCE ESTA PASSANDO

JESUS SE MOVE NÃO POR MERECIMENTO MAS POR  COMPAIXÃO

JESUS SEMPRE TEM UMA PALAVRA PARA NÓS

JESUS QUER TOCAR EXATAMENTE NAQUILO QUE É NECESSÁRIO,VOCE TEM QUE PERMITIR ISSO


0 comentários:

Postar um comentário