segunda-feira, 25 de abril de 2016

Texto base de nossa meditação


Mateus 17:24-27 - 24 Tendo eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas, e lhe perguntaram: O vosso mestre não paga as didracmas?
25 Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios?
26 Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos.
27 Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti.

Jesus chega a Cafarnaum, junto com Pedro que morava na cidade e Jesus em sua casa fazia seu quartel general e também local de repouso.
Quando Jesus e seus discípulos chegaram, junto com eles chegaram os cobradores de impostos do templo.

Este imposto era cobrado anualmente, e servia para manutenção do serviço no templo, seu valor era de duas dracmas por pessoa, o que equivalia a dois dias de trabalho de um homem.
Os cobradores de impostos ao verem a Pedro do templo perguntaram se ele e seu mestre não cumpririam a lei de pagar o imposto do templo.

Nesta passagem estão embutidas várias lições importantes para todos nós

II- AGIR PRECIPITADAMENTE TRAZ PESO, PERDAS e GASTOS DESNECESSÁRIOS

MATEUS 17:24-25ª - 24 Tendo eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas, e lhe perguntaram: O vosso mestre não paga as didracmas?
25 Disse ele: Sim. ....

Nós somos muitas vezes penalizados, SOBRECARREGADOS, roubados em diversas áreas de nossa vida, por desconhecimento da posição espiritual que ocupamos, da autoridade que está sobre nossa vida.

Quer um exemplo disso: Pedro 

Os cobradores do templo, chegaram diante de Pedro e lhe perguntaram se ele e seu mestre não pagavam o imposto do templo e imediatamente sem pensar Pedro disse que SIM.
Pedro ASSUMIU UMA DÍVIDA QUE NÃO PRECISAVA E NÃO POSSUIA, tanto que quando ele entrou na casa, Jesus já o confrontou, dizendo:

Mateus 17:25 - 25 Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios?

Veja que nos TEMPOS BÍBLICOS, sabia-se que os membros da família dos monarcas eram isentos dos impostos. De modo que Jesus, da família do rei Davi, não estava sujeito a impostos.

Além disso Jesus como Filho unigênito do Rei celestial, que era adorado no templo, não tinha necessidade de pagar os impostos.

Mas Pedro, um ser precipitado por temperamento, respondeu sem assumir a posição de Jesus como da família do rei e respondeu que SIM.

O resultado é que agora, para não escandalizar aquele povo, para não arrumar contendas, teriam que arcar com o valor de quase dois dias de trabalho para cada um. Dinheiro que nenhum dos dois tinha

Irmãos preste atenção em uma coisa. Não podemos nos precipitar nas nossas atitudes
Todos nós já agimos precipitadamente e obtivemos com isso experiência ruins, peso, perdas quando nos precipitamos.

Somos ludibriados, com armadilhas, com despesas desnecessárias, porque não prestamos atenção nas propostas e ocorrências.

Sabe quantos prejuízos financeiros, emocionais, familiares, espirituais nos evitaríamos se não nos precipitássemos em nossas ações?

Só pra você se achar no perigo que é a precipitação A palavra precipitação vem de precipício: abismo, perdição, ruína.

A Bíblia diz quem age precipitadamente é louco: Pv 14.29"O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura".

Peca o precipitado : Pv. 19.2 - "Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado".

A pressa nos faz se afastar da proteção do Senhor, tornando-se alvo fácil do inimigo

PV 25:28 Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.

III-SE VOCE SABE O QUE TEM QUE FAZER ESPIRITUALMENTE FALANDO, MAS NÃO POE EM PRATICA ISSO NÃO TE AJUDA EM NADA, PELO CONTRÁRIO TE CAUSA DERROTAS E PREJUÍZOS

Preste muita intenção todo cristão que frequenta regularmente uma igreja, sabe porque foi ensinado sua posição, como deve proceder no seu dia-a-dia, mas o que acontece muitas vezes é  É QUE SABEMOS NA TEORIA COMO AGIR, MAS A TEORIA NÃO TEM REFLEXO NA VIDA COTIDIANA, ou seja eu não vivo, não aplico em todo tempo isso que eu aprendo em minha vida 

MATEUS 17:25-26- 25 Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios?
26 Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos.

Ao  entrar na casa após responder aos cobradores de impostos, Pedro foi confrontado por Jesus, sobre o imposto do templo, se ele sabia quem deveria  pagar,  Pedro mostra que sabia,  foi claro e rápido na sua resposta para Jesus, “os estranhos e não os filhos”, ou seja ele sabia no conhecimento que Jesus não necessitava pagar o imposto porque era da família real humana de Davi e também da família divina de Deus, mas estava apenas no conhecimento, não fazia parte de sua vida a posição que ELE e Jesus ocupava, por isso não respondeu aos cobradores corretamente.

Irmão para ser vencedor, para fugir de derrota, de prejuízos nós não podemos apenas conhecer as verdades espirituais, elas tem que fazer parte da nossa vida, do nosso agir dia-a-dia.

Precisamos muito mais do que saber, conhecer quem somos, o que podemos, praticar isso se não o fizermos somos insensatos

[Mateus 7.26]“Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia”.
 
Tiago 1:22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Comece a viver quem você é no reino de Deus, vivendo conforme a Palavra te ensina e não pelos valores humanos, reivindicando e exercendo sua posição em Cristo Jesus.

IV- NÃO SE PREOCUPE COM SUAS NECESIDADES, POIS QUANDO ELAS REALMENTE FOREM URGENTE, JESUS HONRARÁ A SUA FÉ E O TEMPO QUE VOCE NECESSITA

MATEUS 17:27- 27 Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti.

Pedro precisava pagar os impostos que assumiu dever com urgência, porque os cobradores estavam a porta, então Jesus disse a Pedro, para que ele fosse até o mar da galileia, e lançasse o anzol e o INTERESSANTE é QUE JESUS declarou que no primeiro peixe que ele fisgasse, estaria uma moeda para pagar o imposto.

Irmãos era um mar, com certeza com muitos peixes, que quando a isca fosse lançada pudessem correr em busca de seu alimento, mas veja que por saber a pressa em atender a necessidade de Pedro ele declara que seria na primeira ação de Pedro.

Irmão a provisão de Deus não tarda, ela vem na hora certa, nós é quem as vezes somos dramáticos demais e achamos que não tem mais solução

Veja foi imediato, o primeiro peixe, com a moeda, se ainda não aconteceu na sua vida, creia ainda dá tempo de resolver

V- A SAIDA NÃO ESTÁ NAS SOLUÇÕES LOGICAS E ROTINEIRAS

MATEUS 17:27- 27 Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti.

Veja que Jesus disse a Pedro para ir ao Mar da Galileia e pegar um único peixe, que nele haveria entalado uma moeda.

O que seria a saída mais rotineira, mais comum, Pedro era um experiente pescador, Jesus poderia ter dito, vai Pedro, pesca muitos peixes e depois vai ao mercado e vende pagando dessa maneira o nosso imposto.

Sabe porquê?

Porque JESUS conhece a minha e a sua necessidade, o tempo que temos para sana-las individualidade, ele CONHECE O MEU E O SEU PROBLEMA, seja um problema emocional, financeiro ou qualquer outra situação o que quer nos derrotar.

Confie em Jesus sabe suas necessidades, seu limite e o tempo que você tem

VI- DEUS SEMPRE VAI USAR AQUILO QUE VOCE PODE PARA RESOLVER A QUESTÃO

Veja que Jesus poderia conseguir aquela moeda de várias formas, mas Pedro era pescador habilidoso e Jesus usou sua habilidade, mas não só sua habilidade, sua habilidade e sua fé para conseguir o que eles precisavam.

Jesus sabia que um peixe estava entalado com uma moeda, e sabia que Pedro era um exímio pescador, então mandou Pedro usar o talento que possuía, que o resto era com ELE.
O SENHOR quer usar cada um de nós que estamos dentro da igreja, pois cada um de nós tem habilidades quem nas mãos de Jesus, vão produzir saídas, livramentos e bênçãos PARA MUITA GENTE

Conclusão

Irmãos para ter uma vida realmente feliz, abençoada, uma nova vida de verdade, precisamos

Não ser precipitados em nossas ações;
Pôr em prática o conhecimento aprendido na fé
Entenda que Jesus nunca chega tarde, na hora que realmente for o limite a situação será resolvida
Deus vai usar as suas qualidades e experiências para te abençoar


0 comentários:

Postar um comentário