segunda-feira, 16 de maio de 2016


Josué 1:10-18-10 Então Josué deu esta ordem aos oficiais do povo:
11 Passai pelo meio do arraial, e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de mantimentos, porque dentro de três dias haveis de atravessar este Jordão, a fim de que entreis para tomar posse da terra que o Senhor vosso Deus vos dá para a possuirdes.
12 E disse Josué aos rubenitas, aos gaditas, e à meia tribo de Manassés:
13 Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, servo do Senhor, dizendo: O Senhor vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra.
14 Vossas mulheres, vossos pequeninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu desta banda do Jordão; porém vós, todos os homens valorosos, passareis armados adiante de vossos irmãos e os ajudareis;
15 até que o Senhor tenha dado descanso, a vossos irmãos, assim como vo-lo deu a vós, e eles também tenham possuído a terra que o Senhor vosso Deus lhes dá; então tornareis para a terra da vossa herança, e a possuireis, terra que Moisés, servo do Senhor, vos deu além do Jordão, para o nascente do sol.
16 Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e aonde quer que nos enviares iremos.
17 Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti; tão-somente seja o Senhor teu Deus contigo, como foi com Moisés.
18 Quem quer que se rebelar contra as tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, será morto. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo.
Nos nove primeiro versículos de Josué, percebemos que o SENHOR, após a morte de Moisés, já na entrada da terra prometida, levanta imediatamente Josué como líder de seu povo, como aquele que lideraria o povo de Israel para tomar posse da terra prometida.
Porém a caminhada para a conquista da promessa, nos revela coisas importantíssimas, VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA RECEBER O QUE TEM PEDIDO AO SENHOR???
 .
Vamos ver se estamos realmente preparados 
II- PARA SER UM CONQUISTADOR É PRECISO “ESTAR SEMPRE PREPARADO PARA ENFRENTAR AS BATALHAS”
Josué 1:1-2-1 Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:
2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.
Veja que O CHAMADO DE Josué para assumir a liderança de Israel no deserto, se dá imediatamente após a morte de Moisés.
O SENHOR chama a Josué e o nomeia de imediato, mostra que é ele (Josué) o escolhido para liderar o seu povo no lugar de Moisés.
Irmãos veja que não houve muito tempo para o luto, para a preparação, pois o chamado foi imediato, PARA ASSUMIR POSIÇÃO. 
O QUE O SENHOR incumbiu a Josué?
Um trabalho não tão simples, pelo contrário, Josué teria liderar milhões de pessoas na batalha com os inimigos, administrar pensamentos divergentes, assumir um povo dividido em sua fé, gente descontente por estar no deserto, administrar contendas, e levar o povo a manter a fé, unidade e a perseverança, para conquistar. 
VOCÊ JÁ PENSOU SE ESTE CONVITE FOSSE PARA VOCÊ, HOJE? QUAL SERIA A SUA REAÇÃO?
Veja que reação Josué teve, Josué não pediu tempo para se preparar, Josué não arrumou desculpas para assumir, Josué apenas assumiu o chamado, a convocação.
Sabe porquê? 
Porque Josué estava sempre preparado.
Hoje existe uma tendência entre os cristãos, de achar que o momento de se preparar é o momento que somos chamados a um determinado trabalho.
Ou seja quando eu for chamado, aí eu me preparo para fazer isto ou aquilo.
Este é um proceder errado, porque a Palavra nos ensina a estar preparado em todo tempo, 
I PEDRO 3:14-15 -  Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sereis; e não temais as suas ameaças, nem vos turbeis;
15 antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;
Sabe porquê?
Porque não sabemos a hora em que seremos chamados para assumir qualquer lugar nas coisas espirituais, não sabemos a hora que teremos que lutar, não sabemos a hora em que o SENHOR JESUS VOLTARÁ.
EFESIOS 6:14-14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
Em algumas versões esse “Estais firmes” está traduzido como “Estejam preparados” (NTLH) ou “mantenham-se firmes” (NVI) no verso 14, ele não fala de esperarmos o “dia mal” chegar, para começarmos a nos preparar, mas que devemos estar sempre preparados.
E esta não é uma advertência para uma classe apenas, não são apenas OS LÍDERES NÃO, MAS PARA TODOS NÓS!!!
Veja que Josué estava preparado para assumir o lugar de Moisés, e assume seu chamado, mas o restante do povo precisava estar também, isto porque o SENHOR revela que em 3 dias eles iam enfrentar a primeira das batalhas para conquistar a terra prometida.
Josué 1:10-11-10 Então Josué deu esta ordem aos oficiais do povo:
11 Passai pelo meio do arraial, e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de mantimentos, porque dentro de três dias haveis de atravessar este Jordão, a fim de que entreis para tomar posse da terra que o Senhor vosso Deus vos dá para a possuirdes.
Preste atenção apenas 3 dias para atravessar o Jordão, para derrubar as muralhas de Jericó, lutar contra uma cidade fortificada, com soldados especialistas em guerra.
Irmão você percebe o que o SENHOR está nos alertando?
ELE está nos mostrando que quando menos se espera chega a hora da batalha, e muitas vezes é uma batalha grande, a cada dia que nasce, temos uma batalha a enfrentar, precisamos estar preparados espiritualmente.
A carta de Pedro ADVERTE ao crente A ESTAR PREPARADO
I PEDRO 3:15-16 - 15 antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;
“Preparar” significa “dispor com antecedência; aprontar; pôr em condições de atingir um objetivo;

Você está preparado para enfrentar o que vem com aquilo que voce pede: as lutas, as invejas, os ataques de inimigos, as resposnabailidades, o trabalho mais arduo, etc.
III- VOCE ESTÁ PREPARADO PARA SER IGREJA, OU SEJA UMA PESSOA QUE MESMO QUE JÁ TENHA ALCANÇADO SEUS OBJETIVOS, NÃO PARA DE SE ENVOLVER PARA AJUDAR OUTROS A ALCANÇAR ESTE OBJETIVO?
Irmãos quando Deus estabeleceu a igreja, ELE fez questão de demonstrar sua importância, comparando-a e chamando-a de um corpo.
Para que haja saúde, para que haja funcionamento correto, para que se atinja objetivos, temos que funcionar e pensar no coletivo, não no individual.
I CORINTIOS 12:27 - 27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.

Ora num corpo todos tem uma função, trabalham, cooperam, para manter a saúde do corpo.
Não dá para viver na igreja pensando apenas em nós mesmos, nos nossos problemas, mas precisamos como um organismo ajudar uns aos outros, participar do coletivo ajudando, repreendendo, agindo para manter a saúde de todo corpo.
ROMANOS 12:5,10,13,15 -  assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.
10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros;
13 acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade;
15 alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram;
Muitos veem a igreja e não compartilham atenção, carinho, ajuda com os demais irmãos.
Outros veem e não resolvem seus problemas com quem tiveram suas diferenças
Outros não pensam no mal que podem causar com uma forma mais bruta de falar, de discutir posições
Outros resolvem suas necessidades, recebem sua provisão e se sentem realizados E ESQUECEM DE AJUDAR A QUEM AINDA NÃO CHEGOU lá.
Mas veja o que o SENHOR disse a seu povo, através de Josué
JOSUÉ 1:12-15-12 E disse Josué aos rubenitas, aos gaditas, e à meia tribo de Manassés:
13 Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, servo do Senhor, dizendo: O Senhor vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra.
14 Vossas mulheres, vossos pequeninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu desta banda do Jordão; porém vós, todos os homens valorosos, passareis armados adiante de vossos irmãos e os ajudareis;
15 até que o Senhor tenha dado descanso, a vossos irmãos, assim como vo-lo deu a vós, e eles também tenham possuído a terra que o Senhor vosso Deus lhes dá; então tornareis para a terra da vossa herança, e a possuireis, terra que Moisés, servo do Senhor, vos deu além do Jordão, para o nascente do sol.
Veja que Josué convocou a todos para estarem na mesma luta, mesmo os Rubenitas, os Gaditas e meia tribo de Manassés que haviam escolhido uma terra, do outro lado do Jordão conhecida como transjordânia Moisés que lhes concedeu.
Porém mesmo assim foram chamados a lutar junto com sus irmãos, sabe porque somos servos uns dos outros, somos um corpo e enquanto todos no corpo não estiverem sãos, resolvidos não podemos nos acomodar.
Efésios 2: 19 Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,
A vida cristã precisa ser fundamentada no “eu preciso de você” eu estou aqui para te ajudar a vencer.
 
 Aqueles que são fracos na fé deveriam se firmar na força de seus irmãos mais fortes 
Romanos 14: 1-1 Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos.

Os que têm novas forças devem ajudar aqueles que se sentem fracos 
(Êxodo 17: 12 As mãos de Moisés, porém, ficaram cansadas; por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, e ele sentou-se nela; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até o pôr do sol.
 Números 11: 16-17 Disse então o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem os anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da revelação, para que estejam ali contigo.
17 Então descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão eles o peso do povo para que tu não o leves só.
Quando fortalecemos uns aos outros, nós cumprimos a lei de Cristo 
(Gálatas 6:2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. 
Devemos declarar uns aos outros a nossa incapacidade de lidar com os problemas, e reconhecer que somos devedores uns aos outros do amor com que somos amados pelo Senhor.
Paulo entendia isso
Romanos 1: 14 Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
Você entende isso? 
A Palavra de Deus manda não nos acomodarmos com as nossas conquistas, ENQUANTO NÃO VERMOS NOSSOS IRMÃOS CONQUISTANDO AQUILO PELO QUE ESTÃO LUTANDO, mas que deveríamos lutar com ELES.
ROMANOS 12: 13 acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade;
14 abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis;
15 alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram;
Irmão a vida cristã é uma vida comunitária ou seja é uma vida de solidariedade, envolvimento com projetos da igreja, de nossos irmãos, é fazer tudo que puder para ser benção na vida dos irmãos
IV- VOCE SABE QUE CRENTE DESPREPARADO PARA A LUTA, VIVE NA DEPENDENCIA DOS OUTROS PARA CONSEGUIR SUAS VITORIAS?
Josué 1;14-14 Vossas mulheres, vossos pequeninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu desta banda do Jordão; porém vós, todos os homens valorosos, passareis armados adiante de vossos irmãos e os ajudareis;
Veja que o SENHOR chamou para as guerras, para as conquistas os valentes, os guerreiros os preparados mas deixou de fora as mulheres, os meninos e os animais.
As mulheres porque naquele tempo viviam na dependência de seus maridos e filhos, não eram admitidas nas lutas, no local de adoração, ou sejam eram pessoas despreparadas para as grandes questões bélicas e espirituais.
O segundo tipo de pessoas que não poderiam lutar eram os vossos meninos, porque os meninos são inexperientes, imaturos e não poderiam lutar.
Amado quando somos despreparados, inexperientes, imaturos em nossa fé, vivemos dependendo de outras pessoas para lutar por nós.
Será que a disposição de quem luta por nós é a mesma do que se fossemos nós orando?
Será que aqueles que lutam por nós sabem o que realmente estamos passando ou sentindo?
 
Os despreparados não são chamados ao combate pois a chance de perecer é grande, então temos que buscar a maturidade, estar pronto para lutar as nossas lutas.
A maturidade não depende do tempo de vida cristã, pois conheço crentes bem novos que são mais maduros do que outros que estão nas Igrejas a décadas. 
Há crentes imaturos e também líderes imaturos. 

Jesus tinha uma preocupação em mostrar a necessidade de maturidade.
HEBREUS 6- 1 Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
Há muitos cristãos em situação dramática, triste, pois nunca cresceram, não es buscam a maturidade, que é uma advertência de Deus ao seu povo.
HEBREUS 5: 11-15 - Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir.
12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido.
13 Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança;
14 mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.
A maturidade é importante: cobramos isso de nossos filhos, Jesus cobra isso de todos os crentes, era ênfase no ensino dos apóstolos e dos pais da igreja; 
LUCAS  (cap. 9)·23 Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Como chegar a maturidade espiritual?
Há pessoas que estão há muito tempo dentro da igreja porém  não chegam a maturidade, por que?
Porque leem a Bíblia, oram, mas falta algo:” colocar em prática o que estão lendo e ouvindo” esta é e maior dificuldade para a caminhada na maturidade, porque pôr em prática requer renúncia; e há pessoas não têm vontade de renunciar determinadas coisas em suas vidas.
Nós já vimos em LUCAS 9:23, que a RENUNCIA é a primeira condição para quem quiser segui-lo. 
Significa não viver mais para nós mesmos, mas viver para Deus.
Se desejamos agradar a Deus precisamos renunciar a vida mundana, precisamos renunciar certas companhias, precisamos renunciar certos ambientes, certos programas, etc. 
A maturidade é alcançada com a renúncia de tudo que nos atrapalha, e que se constitui pecado aos olhos de Deus. 
E aqui está um grande problema, pois a renúncia está se tornando uma palavra fora de moda.
Muitas Igrejas não estão preocupadas com a qualidade espiritual, moral de seus membros, de seus líderes; nós precisamos mostrar a todas as pessoas, a necessidade de renúncia e a prática da Palavra. 
Quando não há renúncia e prática da Palavra, o enfraquecimento da fé, da Igreja é uma consequência certa. 
Muitos querem ser crentes, desde que não lhe sejam proibidos seus pecados favoritos. Esta é a razão porque o evangelho tem perdido tanto sua força, e, é rejeitado por muitos
Conclusão
Irmãos se queremos ser conquistadores, precisamos 
1.    PRECISO “ESTAR SEMPRE PREPARADO PARA ENFRENTAR AS BATALHAS”
2.    PENSAR NO COLETIVO, NÃO NO INDIVIDUAL
3.    PARAR DE   VIVER NA DEPENDENCIA DOS OUTROS PARA CONSEGUIR SUAS VITORIAS

0 comentários:

Postar um comentário