terça-feira, 23 de agosto de 2016




I-             INTRODUÇÃO

Mateus 8:5-13-5 Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, chegou-se a ele um centurião que lhe rogava, dizendo:
6 Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico, e horrivelmente atormentado.
7 Respondeu-lhe Jesus: Eu irei, e o curarei.
8 O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar.
9 Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.
10 Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé.
11 Também vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e reclinar-se-ão à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus;
12 mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.
13 Então disse Jesus ao centurião: Vai-te, e te seja feito assim como creste. E naquela mesma hora o seu criado sarou.

Jesus estava entrando em Cafarnaum, depois de haver curado um leproso, e assim que ele entra na cidade, vem diante dele um centurião. Os centuriões era militares do exército romano, que nesta época dominava a Israel, sob seu comando estavam cerca de 100 soldados, eram portanto pessoas de destaque não só no exército romano, mas também na sociedade local.

O Interessante é perceber que, mesmo sendo uma autoridade que dominava a Judéia, um homem importante, este centurião chega diante Jesus e roga a Ele que curasse seu criado.
O que aconteceu neste encontro traz à tona lições importantes para todos cristãos.

II – A SUA MANEIRA DE VIVER, É UMA SEMEADURA PARA SEU FUTURO, GERA BENÇÃOS OU SILÊNCIO.

MATEUS 8:5-6 - 5 Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, chegou-se a ele um centurião que lhe rogava, dizendo:
6 Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico, e horrivelmente atormentado.

Veja que um capitão do exército romano, comandante de 100 homens, ao ver o seu escravo doente, saiu de sua casa, foi até a um homem judeu (que na atual situação era uma autoridade sobre ELE) e diante de todo povo o chamou de SENHOR
Além de reconhecer a soberania de Jesus, rogou, clamou, suplicou a Jesus para que curasse seu servo.

É uma situação constrangedora, inimaginável para um soldado romano, se humilhar diante de um prisioneiro, de um dominado de seu governo, mas o centurião o fez.
Porque será que este homem se sujeitou a isso, por um escravo que no mundo antigo era apenas um pertence, como um objeto, que os senhores vendiam, substituíam sem nenhum problema, sem criar afeição?

Com certeza este servo era especial, servia de forma especial, pois era muito amado pelo seu dono, que não teve medo de se expor, de se humilhar, arriscado a ser punido por seus superiores no exército. Podemos concluir isto também porque Deus não atende a quem permanece no pecado.

ISAIAS 59:1-2 –1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;
2 mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.

I PEDRO 3:12 -12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.

Amado quando vivemos de maneira justa, dedicada, com compromisso com o que fazemos, em amor, Deus nos abençoa, quando necessário coloca pessoas na nossa caminhada para abençoar, sejam elas grandes ou pequenas.

Efésios 6:6 Não obedeçais a vossos senhores apenas quando estão olhando, só para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.

Quando fazemos isso obedecemos a Deus e por obedecermos somos abençoados.

1 Reis 2:3-4- 3 Guarda as ordenanças do Senhor teu Deus, andando nos seus caminhos, e observando os seus estatutos, os seus mandamentos, os seus preceitos e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores,
4 e para que o Senhor confirme a palavra que falou acerca de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem os seus caminhos, andando perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca te faltará sucessor ao trono de Israel.

Mas como um escravo poderia fazer um trabalho tão bem feito, para uma pessoa que o aprisionava? 

Simples, ele não fazia pensando em seu patrão ou na sua justiça, ou na circunstância, fazia pensando que alguém maior estava vendo aquilo e o abençoaria.

I CORINTIOS 10:31-33- 31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.
32 Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus;
33 assim como também eu em tudo procuro agradar a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos.

Veja que por esta atitude Deus moveu o coração do Capitão para interceder sobre seu escravo.

III- É PRECISO ENFRENTAR AS DIFICULDADES, NÃO CRIAR DESCULPAS PARA NÃO AGIR.

Veja que o Capitão foi até Jesus, e rogava-lhe que curasse, porque se recusou a ver apenas as dificuldades, que eram muitas:

Primeiro ele era uma autoridade que oprimia aquele povo com o domínio, impostos, etc., qualquer pessoa em sã consciência, se pudesse não faria nada que pudesse ajudar aos inimigos romanos, mas ele não quis se entregar por este senão, saiu em busca de Jesus.

Segundo a fama de Jesus corria por todo canto, bem como seus feitos, e era notório a todos, que Jesus veio primeiro ao povo de Israel, e que não atenderia em primeiro lugar os gentios.

Marcos 7:28 - 28 Ela, porém, replicou, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos.

Mas o centurião não ficou enxergando a dificuldade, ele foi, não se deixou paralisar pelos impedimentos, amados muitas vezes nem tentamos por nos paralisamos com os impedimentos.

A Palavra de Deus nos mostra sempre a seguir, enfrentar, não desanimar diante dos impedimentos.

II CORINTIOS 4: 1 Pelo que, tendo este ministério, assim como já alcançamos misericórdia, não desfalecemos;
II Coríntios 4.8 e 9“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; Perplexos, mas não desanimados; Perseguidos, mas não desamparados; Abatidos, mas não destruídos!” 

Porque não temos necessidade de medo, de desfalecer?

Porque nós vamos em nome de Jesus

Isaías 14:27 – Pois esse é o propósito do Senhor dos Exércitosquem pode impedi-lo? Sua mão está estendida; quem pode fazê-la recuar

Jó 42, 2 – Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

Romanos 8, 31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

IV- PARE DE ESTABELECER COMO DEUS SE MOVE, EXERÇA SUA FÉ SEM ESTABELECER FORMAS.

Mateus 8:7-8- 7 Respondeu-lhe Jesus: Eu irei, e o curarei.
8 O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar.

Quando Jesus ouviu o centurião rogando por seu servo, respondeu ao centurião que iria atende-lo indo até o local aonde estava o enfermo, para cura-lo.

Ai vem resposta do centurião

MATEUS 8:8-9- 8 O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar.
9 Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.

O normal para as pessoas naquele tempo era que para ser curado era preciso a presença de Jesus, do sacerdote, do apostolo, era preciso que eles fossem tocar os enfermos ou a pessoa que fazia a petição, ou ainda a imposição de mãos, unção com óleo, assim como é hoje.

Mas aquele centurião mostrou que a sua fé, não estava apegada a nenhuma destas convenções, estava apegado ao poder e a autoridade de Deus, entendendo que somente uma Palavra de Jesus, curaria seu servo, porque Jesus era o SENHOR do mundo.

Há um grande problema na igreja moderna, que se não fizermos certos rituais, certas convocações, USARMOS CERTAS Palavras, elevarmos a voz, orar em línguas, ser ungido com óleo, as pessoas não creem, não aceitam como uma oração de poder, se não fomos tocados pelo pastor, pelo obreiro, por Jesus achamos que nada aconteceu. As convocações que o ministério faz parecer apenas motivacionais e por isso acabamos deixando de receber o mover de Deus em nossa vida.

MATEUS 13: 58 E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

Precisamos acabar com isso, recebemos pela nossa fé, na Palavra de Jesus ministrada sobre a nossa vida, e não está imbuído nisso mais nada. O SENHOR opera como quer, a minha parte é crer em todas AS FORMAS.

Naamã o leproso não foi nem recebido pelo profeta mas foi curado;

Você olha para o profeta Habacuque e vê ele questionando a Deus porque Deus não agia, mas o SENHOR lhe disse que estava fazendo uma obra que o profeta ainda não entendia

HABACUQUE 1:5-5 Vede entre as nações, e olhai; maravilhai-vos e admirai-vos; porque realizo em vossos dias uma obra, que vós não acreditareis, quando vos for contada.

Jesus alimentou cinco mil pessoas com uma oração na multiplicação de peixes;

Secou uma figueira infrutífera apenas com uma Palavra

Os servos de Deus que clamavam por justiça, no livro de apocalipse

APOCALIPSE 6:9-10 0 Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram.
10 E clamaram com grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

E receberam uma resposta de Deus para que aguardassem mais um pouco

APOCALIPSE 6:11 E foram dadas a cada um deles compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda por um pouco de tempo, até que se completasse o número de seus conservos, que haviam de ser mortos, como também eles o foram.

Creia na Palavra e aja de acordo com essa fé, é isso que vai te trazer a vitória.

Não se preocupe com as circunstâncias, o tempo, o que você enxerga

V- NÃO DEPENDE DE NINGUEM MAIS DO QUE VOCE, O AGIR DE DEUS EM SUA VIDA

Tem gente que fica dizendo a eu vou para uma igreja mais pentecostal, porque lá eu vejo o poder de Deus agir.

Irmãos isto é um tremendo erro, porque não depende da instituição, da liderança, depende de cada um de nós tomar posição de fé.

Veja que ao falar a Jesus que Jesus não precisava ir até ELE para cura-lo, bastava dar uma Palavra, veio de um homem com formação idolatra, que vivia apenas de ouvir o que Jesus havia feito, para que a sua fé fosse colocada em prática.

Ele entendia a questão da autoridade, ele entendia a posição que Jesus ocupava pois era uma pessoa com pessoas debaixo da suas ordens.

Veja que Jesus diz que nem no meio do seu povo, criado nas escrituras, que viviam o mover de Deus em diversas etapas ele tinha visto tanta fé



CONCLUSÃO

A SUA MANEIRA DE VIVER É UMA SEMEADURA PARA SEU FUTURO,


É PRECISO PARAR DE VER AS DIFICULDADES, DE ARRUMAR DESCULPAS PARA NÃO AGIR, POIS SENÃO A BENÇÃO NÃO VEM

A GENTE PRECISA PARAR DE ESTABELECER COMO ENTENDEMOS O MOVE DE DEUS E EXERCER A FÉ SEM ESTABELCER FORMAS

A FÉ QUE MOVE O SENHOR AGIR, NÃO DEPENDE DE NINGUEM MAIS DO QUE VOCE




0 comentários:

Postar um comentário