segunda-feira, 15 de agosto de 2016



 
I-INTRODUÇÃO

Marcos 5:1-14 - MARCOS 5
1 Chegaram então ao outro lado do mar, à terra dos gerasenos.
2 E, logo que Jesus saíra do barco, lhe veio ao encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo,
3 o qual tinha a sua morada nos sepulcros; e nem ainda com cadeias podia alguém prendê-lo;
4 porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas; e ninguém o podia domar;
5 e sempre, de dia e de noite, andava pelos sepulcros e pelos montes, gritando, e ferindo-se com pedras,
6 Vendo, pois, de longe a Jesus, correu e adorou-o;
7 e, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.
8 Pois Jesus lhe dizia: Sai desse homem, espírito imundo.
9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu-lhe ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
10 E rogava-lhe muito que não os enviasse para fora da região.
11 Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.
12 Rogaram-lhe, pois, os demônios, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
13 E ele lho permitiu. Saindo, então, os espíritos imundos, entraram nos porcos; e precipitou-se a manada, que era de uns dois mil, pelo despenhadeiro no mar, onde todos se afogaram.
14 Nisso fugiram aqueles que os apascentavam, e o anunciaram na cidade e nos campos; e muitos foram ver o que era aquilo que tinha acontecido.

Jesus sai da Galileia e atravessa ao mar em direção a uma região conhecida como Decapolis, um conjunto de 10 cidades estados grega, aqui já percebemos um novo mover do ministério de Jesus que sai da região dos judeus, e vai para os povos gregos, mostrando que seu alvo era alcançar a todos com a sua mensagem.

A lição que aprendemos aqui e que com um novo mover, com a saída da zona de conforto as esferas espirituais são mexidas.

II- APRENDA QUE MESMO COM JESUS NO BARCO, MESMO SEGUINDO CORRETAMENTE A DIREÇÃO DADA, NEM SEMPRE A VIDA SERA TRANQUILA

MARCOS 4:37-37 E se levantou grande tempestade de vento, e as ondas batiam dentro do barco, de modo que já se enchia.

Veja que quando Jesus decide sair da terra dos judeus, um povo monoteísta, adoravam apenas a Deus e resolve ir levar a sua mensagem de salvação a um povo idólatra como os gregos, que adoravam a muitos deuses, tudo corria muito bem.

De repente levanta-se um grande temporal, com ondas fortes arremessando-se contra o barco e a agua estava enchendo o barco. Era uma travessia de 2 horas aproximadamente, de uma hora para a outra, vem uma tempestade.

Não era algo natural, com certeza era algo espiritual, pois hábeis marinheiros saberiam enxergar as mudanças de tempo, mas no reino espiritual o inimigo não queria que eles chegassem do outro lado.

Amados assim é comigo e com você, quando continuamos na caminhada cristã o inimigo se levanta, não apenas colocando situações de adversidades, mas colocando em nós distrações, outras prioridades, a ponto de não mantermos a nossa rota, o nosso foco, para não concluirmos aquilo para o qual Jesus chamou.

Qual deve ser a nossa resposta diante de uma situação como esta?

Sem dúvida nenhuma espiritual, Jesus não pediu para que os barqueiros experientes, assumissem o leme do barco, ou que mudassem as velas, ele agiu espiritualmente. Se levantou e repreendeu o mar e o vento:

MARCOS 4:39 – 39 E ele, levantando-se, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E cessou o vento, e fez-se grande bonança.

Jesus garantiu que eles iriam para o outro lado, mas não disse que a viagem seria tranquila
Assim como nós hoje enfrentamos ventos que nos atrapalham na caminhada:

Atos 27.7 “Navegando vagarosamente muitos dias e tendo chegado com dificuldade defronte de Cnido, não nos sendo permitido prosseguir, por causa do vento contrário, navegamos sob a proteção de Creta, na altura de Salmona.” 

 VENTO CONTRÁRIO 

Aqueles momentos da vida  em que tudo acontece contrariamente aquilo que era para acontecer

Atos 27.14,15- “Entretanto, não muito depois, desencadeou-se, do lado da ilha, um tufão de vento, chamado Euroaquilão; e, sendo o navio arrastado com violência, sem poder resistir ao vento, cessamos a manobra e nós fomos deixando levar.”

VENTOS FORTES, TUFÃO 

São os momentos quando uma pessoa enfrenta uma grande dificuldade e usa de todos os meios para superá-la mas não obtém sucesso, surge a consciência de que apenas o Senhor Jesus pode promover a vitória

Atos 27.13 “Soprando brandamente o vento sul, e pensando eles ter alcançado o que desejavam, levantaram âncora e foram costeando mais de perto a ilha de Creta.”

VENTOS TRANQUILOS

O vento tranquilo é uma falsa sensação de bem-estar. A confiança da pessoa permanece muito tranquila e em sua vida tudo está calmo. Ela não se esforça mais para estar na presença de Deus.
Não aceite estes ventos em sua vida, levante-se e os repreenda em nome de Jesus

III- NÃO SOMOS INCAPAZES E A SITUAÇÃO CHEGOU DIANTE DE NÓS PODEMOS MUDA-LA

Você não pode ficar numa atitude esperando que alguém faça isso por você, e sua decisão, não podemos ser tímidos espiritualmente, ou seja sem coragem de exercer a capacidade espiritual que Deus nos capacitou

Os discípulos entendiam que Jesus estava no barco e esperavam que ele controlasse a situação, mas o que Jesus faz e repreende-los por esta visão

MARCOS 4:40- 40 Então lhes perguntou: Por que sois assim tímidos? Ainda não tendes fé?

Tímido é ser covarde ou medroso, Jesus repreende aqueles que tem medo de agir, de tomar posições, que se assustam com as lutas, porque esboça uma falta de fé.

A covardia é o maior dos inimigos da fé, ela faz com que a gente fique imobilizado, com falta de coragem para enfrentar as adversidades, romper as barreiras, derrubar gigantes e muralhas, confiando que em nós está o Espirito Santo de Deus, que não é um espirito de covardia.

“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (2 Timóteo 1. 7)

Um grande inimigo que faz muitos ficarem pregados nos bancos das igrejas por falta de coragem de romper as dificuldades e confiar na atuação de Deus em suas vidas. Quem tem um medo descontrolado precisa avaliar se realmente tem uma fé firmada em Deus.

Fé uma total confiança em Deus, é assumir sua Palavra em nossa vida, lembre-se que Jesus estava no barco, mas isto não garante uma viagem tranquila, garante uma viagem que chega a seu objetivo, se na caminhada a gente agir com fé, assumir a nossa posição.


IV- QUANDO VOCE E EU RESOLVEMOS FAZER ALGO A MAIS, DIFERENTE PARA O REINO DE DEUS, O INFERNO SE LEVANTA

Marcos 5:1-2- 1 Chegaram então ao outro lado do mar, à terra dos gerasenos.
2 E, logo que Jesus saíra do barco, lhe veio ao encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo,

Veja que depois da tempestade, Jesus chega as margens de Gadara e diz a Palavra que havia um homem endemoninhado, que morava nos sepulcros, um homem violento, e ninguém poderia segura-lo.

Veja que ao mesmo tempo que Jesus desembarca, ele sai do sepulcro em vem até Jesus.
Vamos discernir esta passagem espiritualmente: 

O barco era o lugar rotineiro de Jesus para se movimentar, ou até mesmo para pregar, algumas vezes Jesus usou o barco como um ponto de pregação.

LUCAS 5: 1-4 -  Certa vez, quando a multidão apertava Jesus para ouvir a palavra de Deus, ele estava junto ao lago de Genezaré;
2 e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores haviam descido deles, e estavam lavando as redes.
3 Entrando ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, ensinava do barco as multidões.
4 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca.

Trazendo isso pra o lado espiritual, quando a igreja (novamente eu e você) sai da rotina, faz algo mais do que vinha fazendo, como ir ao encontro de pessoas, do mundo, daqueles que precisam, o inferno se manifesta para tentar parar o trabalho.

Isto acontece quando:

Quando a gente começa a fazer realmente a obra de Deus num alcance maior:
Quando Eu deixo apenas de ser expectador no culto e passo a fazer parte do trabalho;
Quando deixamos de pregar apenas na igreja e vamos em busca dos que precisam (células, evangelismo, etc.);

O inimigo deixa seu lugar e vem se apresentar a nós vem diante de nós se apresentar, se manifestar, não podemos estar alheios a isso.

E de que forma ele faz isso. 

Faz de forma com que a gente não se dê conta, veja que o endemoninhado veio adorar a Jesus, como se estivesse tudo bem, como o problema já tivesse sido resolvido. 

Cuidado irmãos com os enganos, a astúcia do inimigo, que tenta impedir a sua comunhão e o seu mover em Deus.

Paulo nos ensina a não ignorar os ardis do inimigo

II CORINTIOS 2:10-11- 10 E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não leve vantagem sobre nós;
11 porque não ignoramos seus ardis.

Você conhece os ardis do inimigo, sabe como combate-los

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” (I Pe 5.8,9)

Jesus imediatamente expulsou aquele espirito imundo do homem, não deu chance de ser tentado

MARCOS 5:8- 8 Pois Jesus lhe dizia: Sai desse homem, espírito imundo.

V- AS NOSSAS LUTAS, OS NOSSOS DESERTOS, NÃO SÃO LUTAS HUMANAS, PORTANTO NÃO PODEM SER VENCIDAS COM SABEDORIA E FORÇA HUMANA

MARCOS 5:3-5- 3 o qual tinha a sua morada nos sepulcros; e nem ainda com cadeias podia alguém prendê-lo;
4 porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas; e ninguém o podia domar;
5 e sempre, de dia e de noite, andava pelos sepulcros e pelos montes, gritando, e ferindo-se com pedras,

Veja a situação que vivia o povo de Gadara, um homem violento, que ninguém conseguia domina-la e prendê-lo, e ainda andava pelo meio do povo se ferindo com pedras, que visão incomoda e dura.

Por isso várias vezes o tentaram prender porem não conseguiam, pois ele se libertava destas armas humanas.

Porque?

Porque era um homem possesso de vários demônios, quando Jesus pergunta seu nome a resposta é legião, só para se ter uma ideia uma legião de soldados romanos tinha 6000 soldados.

A nossa luta, os nossos enfrentamentos, por mais humanos que possam parecer, não são enfrentamentos humanos, mas sim espirituais, enquanto vivermos divididos neste entendimento, achando que isso não tem nada a ver com o mundo sobrenatural, não conseguiremos vencer ou dominar nossas lutas.

EFESIOS 6:12- 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes.

Estratégias, armas, forças humanas não resolveram até aqui e não vão resolver nunca, entenda isso.

VI- JESUS NOS MOSTRA QUE QUANDO VIVEMOS DEBAIXO DE SUA ORIENTAÇÃO, NA SUA INTIMIDADE, AS COISAS SE AQUIETAM

Por duas vezes Jesus enfrentou nesta passagem situações de muita inquietação:

A primeira a tempestade repentina que atingia o barco, depois o desespero emocional de seus discípulos que achavam que iam morrer, mais adiante um endemoninhado por uma legião, que ninguém poderia segurar, porém em todas as vezes Jesus usou sua oposição espiritual e sua fé: acalmando a tempestade, o coração e as emoções de seus discípulos e por último o endemoninhado.

Jesus nos mostra que quando estamos andando com ele, momentos de lutas, de tempestades, de inquietações de confronto com forças contrarias num determinado momento, quando usamos nossa fé e autoridade se acalmam.
Não há poder para nos paralisar.

CONCLUSÃO

Irmão não há uma trajetória tranquila quando estamos servindo a Deus, mas há uma trajetória vencedora.

Se a situação chegou até você e porque você pode suporta-la e vence-la

O inferno sempre se levantará contra aqueles que querem fazer algo a mais pela fé

Essa luta não é humana e força humana não podem vence-la

Jesus acalma essas lutas


0 comentários:

Postar um comentário