segunda-feira, 7 de novembro de 2016

GENESIS 32:22-32-22 Naquela mesma noite levantou-se e, tomando suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos, passou o vau de Jaboque.
23 Tomou-os, e fê-los passar o ribeiro, e fez passar tudo o que tinha.
24 Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia.
25 Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele.
26 Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares.
27 Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó.
28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.
29 Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou.
30 Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada.
31 E nascia o sol, quando ele passou de Peniel; e coxeava de uma perna.
32 Por isso os filhos de Israel não comem até o dia de hoje o nervo do quadril, que está sobre a juntura da coxa, porquanto o homem tocou a juntura da coxa de Jacó no nervo do quadril.
O texto nos reporta ao momento em que Jacó deixa a casa de seu sogro e se dirige para sua terra, com seus bens e sua parentela.
Porém havia um problema, chamado Esaú, a quem Jacó havia roubado a primogenitura, e seu irmão havia prometido acabar COM ELE NO PRIMEIRO ENCONTRO.
Jacó orou a Deus para que o livrasse da ira de seu irmão, mesmo assim tentou dar um jeito de amenizar a raiva de Esau, mandou a sua frente presentes para serem entregues e Esau,  quando seus servos o encontrasse, queria com isso aplacar a ira de seu irmão.
Mandou também suas mulheres e filhos adiante dele, para sensibilizar seu irmão, com a visão de como sua família tinha crescido, e ficou sozinho no deserto aquela noite.
Foi nesta noite sozinho no deserto que Jacó foi transformado por Deus.
Amado muitas vezes é no deserto que enfrentamos e na solidão diante destes problemas que somos totalmente transformados por Deus.
Os acontecimentos desta noite nos trazem revelações maravilhosas, vamos entende-las junto.
II – O SENHOR MOSTRA QUE O PROBLEMA DE JACÓ NÃO ERA COM ESAU, MAS SIM COM DEUS
GENESIS 32:24,30-24 Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem (um varão em outras traduções) até o romper do dia.
30 Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada.
Este varão a que a nossa tradução em português nos traz é o próprio SENHOR, o anjo do senhor, UMA TEOFANIA, UMA MANIFESTAÇÃO DE Deus a suas criaturas.
Jacó lutava com Deus, esse era seu problema ele teve que lutar para obedecer a Deus e ser abençoado. 
Não bastava uma conversa, teve que lutar porque era teimoso, tinha planos de vida diferentes dos planos de Deus, tinha atitudes contrárias a vontade de Deus, e nessa luta era o que Deus queria mostrar a ele.
·         Jacó aproveitava da fraqueza do seu irmão ( a fome para conseguir a primogenitura);
·         Jacó era ganancioso queria a primogenitura que era de seu irmão;
·         Jacó usava de tudo para alcançar seus objetivos: mentiu dizendo que era o irmão, mentiu ao pai dizendo que tinha feito o guisado
Jacó deveria ajudar as pessoas a superarem suas fraquezas, mais não levava vantagem em tudo que podia
ROMANOS 15:1-1 Ora nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
Não é esta a necessidade de tantos de nós, que ficamos com medo dos inimigos, que pedimos para que Deus retire de nossa frente os inimigos, para que a gente seja abençoado, esquecendo que muitas vezes não é o inimigo o meu problema, mas a maneira como eu exerço a minha fé, a minha vida, longe dos padrões que a Palavra de Deus é ensinada?
Não foi esse o caso de Jacó, seu problema é que ele precisava mudar suas posições, parar de aplicar jeitinhos para conseguir as bênçãos, parar de agradar as pessoas com presentes e mostrar mudanças, etc.
III – A GENTE PRECISA DE TODA FORMA NÃO SE APARTAR DO SENHOR E DE SEUS PRINCIPIOS
GENESIS 32:25-26-25 Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele.
26 Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares.
Veja que Jacó percebeu que ali estava o SENHOR da benção, se agarrou com ele, lutou com ELE, para que ele não fosse embora até que o abençoasse.
Num determinado momento o SENHOR feriu a Jacó na coxa, deslocando sua coxa, imagine a dor que Jacó sentiu, mas mesmo assim ele não deixou o SENHOR se afastar enquanto não o abençoasse.
Amado a gente precisa em todo tempo lutar, com todas as forças, com dedicação, no meio da dor e do sofrimento para não se afastar de Jesus, para buscar a nossa benção.
Muitos hoje no meio da dor e sofrimento se afastam, se isolam, quando deveriam buscar ainda mais a Jesus.
Veja que Jacó preferia viver manco, sem sua saúde completa a viver longe do SENHOR.
Jacó não o deixou ir, mas muitos deixam o SENHOR ir de sua vida por causa de uma dor, uma decepção, um prazer momentâneo.
Cuidado para não viver frustrações por deixar Jesus sair de sua vida, Jacó ao usurpar a primogenitura foi exilado de sua terra apenas com um cajado, 
ROMANOS 8:38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Só nossas atitudes nos separam e nos afastam de Deus
DESOBEDIENCIA NOS AFASTA DE DEUS veja o que diz o profeta Isaias
ISAIAS 59: 2 mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
Iniquidade é desobediência a Deus
VALORIZAR OS DESEJOS DA CARNE nos afastam de Deus, boa parte da desobediência começa nos desejos da carne, por isso devemos controla-los
GENESIS 4: 7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.
O MEDO E A INSEGURANÇA NOS AFASTAM DE DEUS
I SAMUEL 15: 24 Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto transgredi a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos a sua voz.
Cuidado só você pode se afastar de Deus
IV – O SENHOR QUER ABENÇOAR E NÃO CASTIGAR COMO MUITOS PENSAM
GENESIS 32:25-25 Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele.
Jacó lutava para não deixar o SENHOR ir, em determinado momento o SENHOR toca em sua coxa e desloca a coxa de lugar, tornando Jacó manco, coxo.
Deus é um Deus todo poderoso, se com apenas um toque em sua coxa, o deixou deformado, se quisesse com seu poder poderia ter destruído a Jacó. 
Mas o que o SENHOR queria abençoar, mudar a história, por isso não o atacou com mais força
ISAIAS 42: 3 A cana trilhada, não a quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade trará a justiça;
O SENHOR não esmaga o pavio que fumega
V- A BENÇÃO SÓ SE ESTABELECE QUANDO VOCE RECONHECE SEUS PROBLEMAS
GENESIS 32:26-27-26 Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares.
27 Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó.
Jacó queria ser abençoado, não abria mão de ser abençoado, o SENHOR porém antes de abençoa-lo pede a Jacó que lhe diga seu nome.
Ora o SENHOR é onisciente ELE sabia o nome de Jacó, mas então porque ele exige que Jacó declare seu nome?
Simples os nomes hebraicos possuem significados e Jacó significa suplantador, aquele que vive passando a perna nos outros para conseguir as coisas, o SENHOR queria que ele reconhecesse seu  erro, aquilo que precisava de mudança estava nele e quando Jacó faz isso, o SENHOR então o abençoa, porque Jacó reconheceu que era o problema.
Quando reconhecemos nossas falhas ele nos abençoa.
Além disso mudou o nome de Jacó para Israel, de suplantador para Israel que significa príncipe de Deus, ou seja mostra que com sua atitude mudada seria exaltado.
Conclusão
Jacó teve seu nome mudado de suplantador para príncipe de Deus, ou seja de alguém afastado para um dos principais homens de Deus na terra, Jesus quer mudar a tuia história, acabar com tuas vergonhas, te tornar alguém especial DIANTE DELE E DO MUN DO.
Mas é preciso lutar para retirara aquilo que nos separara da graça de Deus;
E preciso não se afastar de Deus em momento algum seja de benção ou de dor;
É preciso enfrentar a situação na cobertura de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário