segunda-feira, 24 de outubro de 2016




I-INTRODUÇÃO

I SAMUEL 17:32-40 - 32 E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
33 Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
34 Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho,
35 eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava.
36 O teu servo matava tanto ao leão como ao urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
37 Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.
38 E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça.
39 Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si.
40 Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.
Este texto fala da visita de Davi a seus irmãos no exército, a pedido de seu pai.
Chegando Davi ao campo de Batalha, escutou um guerreiro filisteu gigante, desafiar o exército de Israel, que se escondia amedrontado, com o tamanho e a qualidade daquele guerreiro.
I SAMUEL 17: 23 Enquanto ainda falava com eles, eis que veio subindo do exército dos filisteus o campeão, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate, e falou conforme aquelas palavras; e Davi as ouviu.
24 E todos os homens de Israel, vendo aquele homem, fugiam, de diante dele, tomados de pavor.

Era o melhor guerreiro dos Filisteus, chamado na Palavra de campeão, além disso era um gigante, você consegue imaginar o tamanho do problema?

Assim é também de vez em quando em nossa vida, tudo caminha bem, continuamos fazendo o que fazíamos, mas de repente as coisas tão uma guinada, aparece um gigante, campeão, para atrapalhar a nossa caminhada, assim como foi com Davi.

Seja na saúde, nas finanças, nos relacionamentos, seja em que área for., eles chegam, e muitos que querem nos aconselhar, ou consolar, acabam nos dizendo um ditado popular
“Lugar errado na hora errada”, será?

A Palavra de Deus diz que:

OS PLANOS DE DEUS PARA VOCÊ SÃO DE BENÇÃO

JEREMIAS (cap. 29) ·11 Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.

ELE MOSTRA QUE VAI A FRENTE PREPARANDO O CAMINHO

ISAÍAS (cap. 45) ·2 eu irei adiante de ti, e tornarei planos os lugares escabrosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.

Talvez estejamos hoje enfrentando o dia do confronto com o gigante, gigante, seja pela plantação errada que fizemos, seja por uma tentação do inimigo, seja por uma prova, saiba de uma coisa não chegamos aqui por acaso, mas pela permissão de Deus.
E se Deus permitiu significa que há um propósito, mas há acima de tudo uma promessa de vitória.

Por isso entenda como Davi, você está diante desta situação, porque o SENHOR permitiu, mas acima de tudo para tomar atitudes para vencer.

Não tenha medo se você nunca enfrentou um gigante, se você não tem habilidades de um guerreiro, Davi também não era, ele era apenas pastor de ovelhas, que tinha como objetivo principal cuidar do rebanho.

Davi então se apresenta ao rei e diz que vai enfrentar o gigante. Tentam desestimula-lo, mas ele insiste. Tentam equipa-lo com armadura do rei, mas ele não aceita, pois não era um guerreiro, não sabia usar aquelas armas.

O que Davi sabia?

Sabia que era um homem de fé, que tinha uma habilidade que era usar a funda, e foi assim que foi.

Antes de ir, passou a beira do rio e pegou 5 pedras

I SAMUEL 17: 40 Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.

Vamos aprender um pouco com Davi, com sua arma e com as pedras que pegou para destruir o gigante 

II – É PRECISO CRER QUE DEUS VAI FAZER COISAS NOVAS ATRAVES DE CADA UM DE NÓS

Veja que foi a primeira vez que se viu um guerreiro, indo para um enfrentamento usando uma funda.

Irmãos Davi sabia que Deus sempre faz coisas novas, com pessoas de fé e dispostas a aceitar os desafios. Basta aceitar, sair das mesmas respostas aos problemas que estamos acostumados sempre, ser inovador.

Precisamos mudar nosso modo de enxergar as coisas, não significa desprezar as coisas antigas, já que Davi o derrubou com a pedra, mas arrancou sua cabeça com a espada, mas ver as novas saídas que o SENHOR quer fazer através de nós.

Quantas vezes Deus fez coisas novas para dar vitória e saída a seu povo?

·         Noé construiu uma arca no deserto, que nunca antes havia sido construída;

·         Uma muralha caiu, apenas com o toque de trombetas;

·         O mar vermelho se abriu, com o pisar dos sacerdotes carregando a arca

Fundas e pedras nunca foram usadas como armas de guerra, até Davi, pois depois de Davi se tornou, uma parte importante do exército de Israel. Um batalhão foi formado só com estas armas.

I CRONICAS 12:2- 2 Eram archeiros, e usavam tanto da mão direita como da esquerda em atirar pedras com fundas e em disparar flechas com o arco; eram dos irmãos de Saul, benjamitas.
II CRONICAS 26:14 Uzias proveu o exército inteiro de escudos, lanças, capacetes, couraças e arcos, e até fundas para atirar pedras.

Não tenha medo de inovar, quando se está em acordo com a Palavra de Deus, qauando o SENHOR Quando se exerce a e manda lutar de uma forma diferente.
Jesus é o DEUS das coisas novas:

2 Coríntios 5-16:17“Assim que se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo”.
Deus é criador seu prazer é criar, novas estratégias, novas maneiras, etc.

III- É NECESSÁRIO FÉ, MAS TAMBÉM CAUTELA PARA ENFRENTAR AS BATALHAS 

Veja que coisa interessante, Davi era um homem confiante, cheio de fé, como se pode ver na declaração que ele fez ao rei antes de ir a Golias. O rei disse que ele seria incapaz de vencer o gigante, veja a resposta de Davi.

I SAMUEL 17: 33,37-33 Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
37 Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.

Davi sabia que o SENHOR o entregaria em suas mãos o gigante. Quando Golias ao avistá-lo, tentou ridiculariza-lo.

I SAMUEL 17: 45-46 Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
46 Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há Deus em Israel;

Davi no mais íntimo sabia que uma Pedra só seria suficiente para acertar o gigante, pois era uma luta, lutada pela fé em Deus, e também que talvez não desse tempo de preparar um segundo arremesso, com um homem tão grande como aquele, correndo em sua direção.

Mas diz a Palavra que Davi pegou cinco pedras e não apenas uma, isso mostra que Davi era um homem de fé, mas também prudente, cauteloso, e que se necessário fosse usaria as demais Pedras, pois não iria parar.

Irmão temos que ter fé, temos que ter ousadia, sem jamais desprezar a cautela, sem permitir um excesso de autoconfiança, amados a segunda pedra e as demais não são falta de fé, ou confiança, são apenas uma postura de perseverar na nova estratégia que Deus nos deu.

No caminho das lutas, não podemos esquecer que lutamos com um inimigo habilidoso (Golias era um campeão), que talvez nós não sejamos tão habilidosos como Davi e precisemos de mais uma tentativa para acertar o gigante, ou ainda, alguns gigantes são mais resistentes e precisam de mais de uma pedra para cair.

Veja que a Palavra fala sobre cautela:

PROVÉRBIOS 2: 11 o bom siso te protegerá, e o discernimento e guardará;
PROVERBIOS 14: 18 Os simples herdam a estultícia; mas os prudentes se coroam de conhecimento.

IV- É PRECISO ESTAR ACOSTUMADO COM AS LUTAS

Veja que Davi era uma pessoa acostumada a lutar, lutou primeiro, com o leão e o urso, para depois enfrentar o gigante.

ISAMUEL 17: 34-36- Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho,
35 eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava.
36 O teu servo matava tanto ao leão como ao urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

Amados assim como Davi, temos que enfrentar muitas lutas, ter a coragem e determinação para enfrenta-las, pois a medida que fazemos isso, estamos sendo adestrados para as grandes vitórias.

Veja como Davi reconhecia isso:

SALMOS 144:1- 1 Bendito seja o Senhor, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;

Tem gente que a cada luta, fica murmurando, reclamando, se sentindo um coitadinho, esquecendo que o Senhor está nos preparando para vitórias muito maiores em nossa vida.

Quando Davi foi para enfrentar o campeão dos Filisteus, ele não era um novato principiante no uso da funda, ele já tinha treinado bastante. Era hábil neste tipo de mate­rial.
Nenhuma atividade no reino espiritual é tempo perdido>: seja uma luta, um estudo, um seminário, etc.

O que nos torna bons guerreiros é o treinamento adquirido nas pequenas lutas do dia-a-dia.

V- TEMOS QUE SABER USAR AS ARMAS QUE DEUS NOS OFERECE

I SAMUEL 17: 40 Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.

Veja que antes de ir à luta contra o gigante, Davi foi até o ribeiro e “escolheu” as pedras que ia usar, pois Davi sabia que para derrotar aquele gigante armado, não era qualquer pedra que poderia ser atirada da funda.

Para a funda tinha que ser a pedra do riacho, que é lisa e roliça, que ajudava na hora de dar direção ao lançamento, ao mesmo tempo precisa ser dura para causar o ferimento.

Você sabe quais as armas espirituais?
Você sabe quais usar em cada caso?
Por exemplo, você sabe quantos tipos de oração existem?
Sabe quando jejuar? Qual o propósito do jejum?

Vamos falar de oração, há vários tipos de oração na Palavra de Deus:

·         ORAÇÃO DE PETIÇÃO – quando falamos com Deus sobre nossos desejos
(Salmos 54:1-4)

·         ORAÇÃO DE INTERCESSÃO – quando oramos pelos outros, nos colocamos em seu lugar para pedir a benção. (Salmos 20:1-4).

·         ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO Esta é uma oração diferente. O filho de Deus se depara com um quadro maligno de operação satânica e ordena ao espírito imundo abandone a vida a quem está dominando, pela autoridade que tem dada por Jesus

·         A ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO - Às vezes, a oração é um momento de nos reservar para seguir a vontade de Deus. Jesus fez uma oração a noite antes da Sua crucificação (MATEUS 26:39)

·         A ORAÇÃO DE CONCORDÂNCIA (também conhecida como oração corporativa): Após a ascensão de Jesus, os discípulos "perseveravam unânimes em oração" (Atos 1:14)

·         A ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS – agradecimento pelo que Deus tem feito (FILP 4:5).

·         A ORAÇÃO DE ADORAÇÃO – refere-se a oração que reconhece quem DEUS é

·         ORAÇÃO DE IMPRECAÇÃO (Desejo de juízo) – comum no antigo testamento, quando oravam para invocar o juízo de Deus sobre os ímpios para fazer justiça, os salmistas oravam assim.
SALMOS 7: 6 Ergue-te, Senhor, na tua ira; levanta-te contra o furor dos meus inimigos; desperta-te, meu Deus, pois tens ordenado o juízo.

Porém sabemos que com o advento de Jesus e a época da graça, ELE nos orienta a orar pela misericórdia de Deus contra nopssas inimigos.
 
Poderíamos falar de: confissão, suplica, clamor, batalha espiritual, cada uma com sua forma.

E o propósito do Jejum, você conhece?

O PROPOSITO DO JEJUM COM ORAÇÃO, SÃO MUITOS

(a) Prestar a devida honra a Deus;

b) Humilhar-se diante de Deus, em busca de intimidadecom Deus;

(c) Demonstração de arrependimento com o pecado cometido; 

(d) buscar capacitação para execução de serviço ao Senhor;

(e) Buscar unção para prevalecer em luta contra as forças espirituais do mal;


(f) Buscar revelação e sabedoria, para agir conforme a Palavra de Deus;

(g) enre outras coisas



Precisamos entender para que serve cada arma e usa-las corretamente como Davi fez com a funda e as pedras escolhidas.

VI- VOCE PRECISA ENXERGAR AS POSSIBILIDADES

Davi utilizou-se de uma arma simples, usadas por crianças para brincar e viu que poderia usá-la como arma de defesa, de guerra em alguns momentos, que seria muito útil.
Saul por sua vez preferia a sofisticação de uma armadura para lutar com os gigantes.
Sabe uma coisa irmão, as vezes Deus nos dá uma estratégia simples para a vitória (um estilingue ou um banho no Jordão lamacento para sermos curados) mas a gente quer algo mais sofisticado como a armadura, mas com algo tão sofisticado a gente não consegue nem se mover, sendo uma presa fácil para o inimigo.

Siga sempre a estratégia de Deus, por mais simples que possa parecer.

CONCLUSÃO:

Amados quer derrubar gigantes, quer ser vencedor, aprenda com Davi, que a cada dia é dia de novidade de vida de Deus para contigo.
Fé e cautela e prudência não são contraditórias, precisamos das duas para alcançar resultados.
É ´preciso não fugir das lutas
Precisamos saber usar as armas espirituais;
Você precisa enxergar as responsabilidades.



0 comentários:

Postar um comentário