segunda-feira, 28 de novembro de 2016




DEUTERONOMIO 28:1-14- 1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra;
2 e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus:
3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.
4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
5 Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira.
6 Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres.
7 O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.
8 O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo a que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá.
9 O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te jurou, se guardares os mandamentos do Senhor teu Deus e andares nos seus caminhos.
10 Assim todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão temor de ti.

Este momento é o momento do penúltimo discurso de Moisés, ao povo de Deus, aqui já a segunda geração que havia saído do Egito e  estava prestes a entrar em Canaã.

Moisés está ratificando a aliança com Deus por meio do uso das bênçãos e das maldições.

A intenção de Deus é clara: fazer uma aliança com um povo, sabendo que aquele povo costumeiramente era infiel, mas revelando que ele, Deus, cumpriria a sua parte na aliança sendo o Deus deles.
Moisés mostra que no momento em que o povo sela aquela aliança e se poe a obdece-la, se torna o povo de Deus 
DEUTERONOMIO 27: 9 Falou mais Moisés, e os levitas sacerdotes, a todo o Israel, dizendo: Guarda silêncio, e ouve, ó Israel! hoje vieste a ser o povo do Senhor teu Deus.
Aquelas promessas de Deus a nação de Israel, se estendem a nós, quando aceitamos a Jesus comonosso SENHOR e salvador, porque também entramos em aliança como SENHOR.

LUCAS 22:20- 20 Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.

Isto se vê claramente em 

GALATAS 3:29- 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

Somos povo de Deus

I PEDRO 2:9-9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Veja que eu e você, pertencentes a nova aliança, os cristãos do novo testamento, somos chamados de povo adquirido.

Adquirido por quem? 

Por Jesus no seu sacrifício na cruz ele pagou o preço da nossa libertação.
Se somos adquiridos somos propriedade sua, ou seja somos povo de Deus.
Alguém poderia dizer, mas se somos adquiridos por preço somos escravos e não temos este direito.

Mas a Palavra nos diz que fomos elevados a posição de filhos

João 1:12-13 Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.” 

Romanos 8:14-15“porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". 

GÁLATAS 4:7”Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.

Portanto podemos entender que como parte da aliança o SENHOR nos providenciou, projetou para nossa vida, toda a sorte de bênçãos, que já lhe foram concedida estando nas regiões celestes, prontas para ser acessada por cada um de nós, como diz a Palavra de:

EFÉSIOS 1:3- 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;

Nesta noite Jesus quer que muito mais que entender isso, que você tome posse destas verdades proféticas sobre sua vida, pela sua fé materializando no mundo natural, aquilo que já está concedido no mundo espiritual.

II – AONDE VOCE ESTIVER É LUGAR DE BENÇÃO

DEUTERONOMIO 28:3- 3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.

Ás vezes estamos em uma região, numa determinada empresa, num certo cargo e estamos indo bem, porém de uma hora para a outra, há uma reviravolta na situação e somos obrigados a encarar uma mudança.

Como toda mudança, isto gera em nós uma expectativa, seguida um temor inicial de não dar certo, de não conseguir nossos objetivos.

Isto porque no começo temos que nos adaptar a nova realidade, ainda não dominamos o novo ambiente e as coisas demoram um pouco a engrenar, fazendo com que fiquemos na duvida, se conseguiremos o mesmo sucesso, ou mais do que tínhamos antes da mudança.
Mas não podemos nos guiar por isso e sim pela  promessa de Deus, descrita no versículo 3, que nos revela que é nos abençoar em : qualquer situação, localidade, posição.

O versículo fala de duas regiões distintas, com atividades distintas, com crescimento e progresso distinto, que são o “campo e a cidade”, mas em ambos a Palavra nos garante que seremos benditos, abençoados em qualquer um destes lugares.

E ai irmão mudou, a vida deu uma reviravoilta, te jogou para outro lugar, empresa, situação, as bênçãos virão sobre sua vida porque são promessas de Deus, é parte da aliança de Deus contigo.

Você pode dar um glória a Deus diante desta Palavra profética?

III- A PROMESSA DE DEUS É QUE A NOSSA DESCENDENCIA EM NÓS, EM NOSSA FÉ SERA ABENÇOADA

DEUTERONOMIO 24:4a - 4 Bendito o fruto do teu ventre....

Hoje em dia o mundo tem combatido os valores morais e éticos que sempre aprendemos.,
Aquilo que é errado pelas leis morais, acabam sendo aceitas em nome da liberdade que as pessoas dizem que o individuo deve ter.

Junta-se a isso o endeusamento da ciência, do crescimento tecnológico e começa a se formar uma cultura mais liberal, que não trem nada a ver com liberdade, mas sim o atendimento aos desejos pessoais, sem pensar nas consequências.

As pessoas estão ensinadas que não precisam de limites, que elas podem todas as coisas, enquanto a Palavra de Deus nos ensina a não deixar de impor limites.

Deus colocou limites em diversas esferas da vida:

NA NATUREZA

Um exemplo disso é o limite das águas do mar

JO 38:8-11- 8 Ou quem encerrou com portas o mar, quando este rompeu e saiu da madre;
9 quando eu lhe pus nuvens por vestidura, e escuridão por faixas,
10 e lhe tracei limites, pondo-lhe portas e ferrolhos,
11 e lhe disse: Até aqui virás, porém não mais adiante; e aqui se quebrarão as tuas ondas orgulhosas?

NA VIDA COTIDIANA DOS HOMENS

DEUTERONOMIO 5: 6-14- Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
7 Não terás outros deuses diante de mim.
8 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
9 não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam,
10 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
11 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
12 Guarda o dia do sábado, para o santificar, como te ordenou o senhor teu Deus;
13 seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
14 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem assim como tu.

A NIVEL ESPIRITUAL QUANDO COLOCOU LIMTES PARA OS JUIZOS DE DEUS NO APOCALIPSE

APOCALIPSE 9: 3-5 - Da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra.
4 Foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm na fronte o selo de Deus.
5 Foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem. E o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem.

E muitos outros poderiam ser citados, mas todos são claros na orientação para que  a gente não remova os limites.

PROVERBIOS 22: Não removas os antigos limites que teus pais fizeram

Mas para os mais jovens é difícil você mostrar os limites, quando boa parte de todos a sua volta estão fazendo estas coisas.

Com isso muitas familias, inclusive famílias de cristãos, enfrentarem problemas com seus familiares, filhos, netos, que mesmo criados na igreja, num determinado momento influenciados pelo mundo, se afastam, começam a dar problemas dos mais variados tipos. 

Com isso muitas vezes o desespero, o medo,  a incerteza querem tomar conta de nossa vida.
Nosso papel é entender que estamos debaixo de uma aliança com Jesus, e que a promessa é que nossos filhos serão abençoados.

DEUTERONOMIO 24:4a - 4 Bendito o fruto do teu ventre....

Creia nisso , use suas armas espirituais ore, jejue mesmo no meio dos confrontos e lutas, aja de maneira prática na vida deste familiar: conversando, não desistindo DELE, profetizando a Palavra, a promessa a benção de Deus sobre a vida DELE, não profetize derrota, não declare a incredulidade persista crendo na promessa.

MARCOS 11: 23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito.
Veja profetizou, não duvidou, concretizou.

IV- A PROMESSA DE BENÇÃO MATERIAL SOBRE VOCÊ

DEUTERONOMIO 28:4-5- 4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
5 Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira.
12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar à tua terra a chuva no seu tempo, e para abençoar todas as obras das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo;

Nenhum de nós está imune de enfrentar a crise, que chega a uma empresa, uma nação, uma região. 

Quando ela se apresenta todos sentem uma preocupação com o futuro, isto é natural no primeiro momento

Mas veja que o texto fala de benção do meu trabalho quando diz que o fruto da minha terra será abençoado, mostrando que o fruto do meu trabalho realizado será abençoado.

Ele continua confirmando que não apenas o trabalho físico (aquilo que eu semeio), mas também tudo o que administramos, que não produzimos diretamente, mas que está sob nosso comando.

O SENHOR nos fará sábios para administrar estes recursos, eu se transformarão em bênçãos, percebemos isso quando diz:” que serão abençoadas v4)e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.

Aqui o trabalho do servo de Deus era pastorear, cuidar, administrar, ou seja não era gerado pelo seu trabalho direto, mas ele continuaria lucrando pelo pastoreio, pela administração que ele fazia destas coisas, ou seja, o SENHOR vai te dar sabedoria para você administrar os teus bens e lucrar

E ainda fala do cesto da amassadeira, onde se fazia o pão que constantemente estaria cheio

v5) Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira.

Fala de ter sobrando para emprestar

V12); e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.

Mostra que nossa posição seria exaltada

v13) E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo;

Já está decretado uma vida de benção, sem falta, em abundancia 

DEUTERONOMIO 28:11-11 E o Senhor te fará prosperar grandemente


V- O SENHOR FALA DA TUA VITORIA SOBRE OS INIMIGOS QUE SE LEVANTAREM CONTRA TI

DEUTERONOMIO 28:7-7 O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.

De vez em quando do nada aparecem oposições contra nós, seja no trabalho, na vida secular, no ministério, aparece algum enviado do inimigo para tentar nos derrubar, tirar a nossa paz, nos enfraquecer.

Muitos nesta hora retrocedem, desanimam, ficam temerosos, mas veja o que a Palavra nos diz:

O SENHOR e que vai lutar esta luta – DEUT. 28:7-7 O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti;
 
O SENHOR os fará dispersar, de tal forma a enfraquece-los, dividi-los, sendo que os tais não terão mais coragem de vir contra ti - DEUT. 28:7-7....; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.

A promessa de Deus é que ELE nos dará a vitória contra o inimigo, que nenhuma arma forjada contra nós prosperará, não entre na briga com as armas do inimigo, entre na luta de forma espiritual, no jejum, oração e fé.

A promessa de inimigo prostrado diante de ti já foi dada há muitos anos atrás.Confie que o SENHOR LUTARÁ SUAS PELEJAS.

EXODO 14:13-14- Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver;
14 o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis.

VI- O SENHOR NOS ENSINA QUE SUAS PROMESSAS NÃO TEM LIMITE DE TEMPO.

DEUTRONOMIO 28:6-6 Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres.

Quantos e talvez alguns de nós não encaram a benção de Deus como um sorteio, ou uma probabilidade, pensando que a benção que de Deus nos mandou  é para isso ou para aquilo, depois cessa e dificilmente a teremos de novo?

Mas o que a Palavra de Deus nos garante é que a benção de Deus, sobre a vida de seus filhos,  não tem limite de tempo é ilimitada.

Veja que o versículo fala de bênçãos diárias, fala de benção em todo tempo seja na entrada ou na saída, aonde quer que estejamos em todo tempo seremos abençoados

Creia que o SENHOR quer te dar uma benção completa em toda a sua existência, então receba o derramar de Deus

VII-  Conclusão

Eu quero concluir esta mensagem dizendo para você,  que talvez durante a ministração pensou em suas dificuldades, em quantas pessoas servas de Deus que você conhece que não vivem isso em sua vida, ou até você mesmo esteja sedento destas coisas mas ainda não as experimentou.

O primeiro povo a receber esta mensagem, a aceitou com fé e o resultado foi:

Josué mostra que o povo que entrou na terra prometida experimentou estas bençãos

JOSUÉ 21:44-45 - 44 E o Senhor lhes deu repouso de todos os lados, conforme tudo quanto jurara a seus pais; nenhum de todos os seus inimigos pôde ficar de pé diante deles, mas a todos o Senhor lhes entregou nas mãos.
45 Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor prometera à casa de Israel; tudo se cumpriu.

Mais adiante Josué confirma isso, quando o povo queria amolecer em sua fé

JOSUE´23:14-15-14 Eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós sabeis em vossos corações e em vossas almas que não tem falhado uma só palavra de todas as boas coisas que a vosso respeito falou o Senhor vosso Deus; nenhuma delas falhou, mas todas se cumpriram.

15 E assim como vos sobrevieram todas estas boas coisas de que o Senhor vosso Deus vos falou, assim trará o Senhor sobre vós todas aquelas más coisas, até vos destruir de sobre esta boa terra que ele vos deu.

Salomão ao abençoar todo povo, fez a mesma declaração da benção de Moises

I REIS 8:56 - 56 Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; não falhou nem sequer uma de todas as boas palavras que falou por intermédio de Moisés, seu servo.

Mas eu não estou recebendo o que pode estar acontecendo?

Eu quero ser bem franco contigo, a gente pode não estar recebendo em parte, porque estamos em uma prova com Deus, mas quando isso acontece, o SENHOR nos mostra, claramente.

Você pode também estar debaixo de um ataque do inimigo, tentando te desanimar, a Palavra de Deus, mostra que se for isso, você tem que resistir, repreender estas coisas de sua vida, em nome de Jesus.

Ou você pode, o que é mais comum, não estar cumprindo as condições para receber a promessa:

Hoje em dia tem muita confusão dentro das igrejas no que diz respeito as promessas de Deus. 

Pessoas totalmente sem base bíblica, acham que porque uma vez recebeu uma promessa de Deus, Ele tem obrigação de cumprir; estão totalmente enganados. 

O compromisso de Deus é com a Sua propria Palavra e não com o homem. 

Se o homem não está guardando a Sua Palavra, não verá realizado em sua vida as bênçãos que lhes tinham sido prometidas. Jesus disse: 

(Jo 15:7). “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós pedireis tudo que quiseres e recebereis” (Jo 15:7). 

Observe que a condição do Senhor é que as palavras Dele estejam vivas em nosso ser, estejam em evidências.

(2Cr 16:9b).Deus quer olhar para nós e ver um coração sincero, perfeito e obediente. Porque quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele 

As promessas são sempre condicionais, normalmente prometem e vem acompanhado de uma condicionante, normalmente “se”:

Como toda a aliança, todo pacto, existe uma condição que é a obediência. 

E quando somos obedientes não precisamos arrancar nada de Deus, ele mostra que as bênçãos serão tao abundantes que elas nos perseguirão

DEUTERONOMIO 28:2-2 e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus:

Mas a condição é clara

DEUTRONOMIO 28:1-1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra

Fala de ser diligente na fé e na obediência, que nada mais é de ter um desejo e uma pratica de obedece-lo em tudo

O SENHOR VOLTA A REPETIR A EXIGENCIA

DEUTERONOMIO 28:9-9 O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te jurou, se guardares os mandamentos do Senhor teu Deus e andares nos seus caminhos.

MAIS UMA VEZ REFORÇADA A OBEDIENCIA

DEUTERONOMIO 28:13-13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir,

Você está na casa do Pai, também conhecida como Casa de Oração, da Alegria, mas também Casa do Oleiro.

E o oleiro pega o barro e o amassa para poder transforma-lo em vaso bonito, eu te pergunto nesta noite, você está pronto hoje para ser amassado pelo oleiro que é Jesus e te transformar num vaso bonito?

Então deixa ele te amassar:

Se quer benção mas não anda na Palavra, não conhece, não faz, não vive a Palavra, não adianta que não vem a promessa, pois ele diz: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós pedireis tudo que quiseres e recebereis” JOÃO 15:7

Sequer paz e tranquilidade uma vida sossegada, mas vivem em confusão na família, no trabalho e depois diz que é o seu temperamento 

A Palavra de Deus diz, OSEIAS 8:7-7 Porquanto semeiam o vento, hão de ceifar o turbilhão; não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros.

Se quer tudo que é benção de Deus na tua vida, mas você não agrada a Deus
OSEIAS 8:8-8 Israel foi devorado; agora está entre as nações como um vaso em que ninguém tem prazer.

Se quer gozar as delicias da vida, mas não perdoa, não tem benção

MATEUS 6:14-15- Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.

Se quer vida abundante, prosperidade, mas retem o que é de Deus, não entrega dizimo nem oferta

MALAQUIAS 3:8-9-8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.

Se quer benção de Deus mas não faz nada para ele, não se envolve, não se prepara, não serve, não tem benção

II TESSALONICENSES 3:10 Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: se alguém não quer trabalhar, também não coma.

2 TIMÓTEO 2:15 Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.

O plano de Deus nos garante que o plano de Deus para seu povo, é um plano de EXCELÊNCIA, DE ABUNDÂNCIA NÃO APENAS DE SUSTENTO, MAS DE ALEGRIA, DE PAZ.

0 comentários:

Postar um comentário