domingo, 11 de dezembro de 2016

O SENHOR nos deixou muitas bênçãos, muitas promessas, mas uma delas é fundamental para que a gente viva o cristianismo em sua totalidade, mas tem sido deixada em segundo plano por vários motivos.
Quero falar hoje da unção do Espirito Santo de Deus, do poder do Espirito Santo de Deus, para podermos viver, trabalhar e levar a mensagem do reino de Deus, com autoridade, operando transformações.
Veja o que disse Jesus sobre isto:
LUCAS 24: 44-49 - Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
45. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;
46 e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos;
47 e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.
48 Vós sois testemunhas destas coisas.
49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
Jesus mostra que seus discípulos não deveriam se mover para o trabalho, antes de serem revestidos do poder, da unção do Espirito Santo.
Esta inclusive foi a da última orientação dada aos seus discípulos, antes de ser levado aos céus, mostrando a importância, desta capacitação
ATOS 1: 4-8 - Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes.
5 Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias.
6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel?
7 respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade.
8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.
Isto não era algo novo, não é algo de igrejas pentecostais, que faz com que tantas pessoas, se travem na hora de viver na unção do Espirito Santo, já era comum esta capacitação no Antigo Testamento.
O Espirito Santo desempenhou um papel ativo na história e nos acontecimentos do mundo.
O ESPIRITO SANTO TEVE PAPEL ATIVO NA CRIAÇÃO DE TUDO
GENESIS 1:2-2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
O ESPIRITO SANTO É O AUTOR DA VIDA
GENESIS 2:7-7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
O Espírito Santo no hebraico é a Palavra RUACH que é traduzida como sopro ou vento.
O ESPIRITO SANTO ERA O RESPONSAVEL PELAS INSTRUÇÕES DE DEUS AO SEU POVO 
II CRONICAS 24: 20 E o Espírito de Deus apoderou-se de Zacarias, filho do sacerdote Jeoiada, o qual se pôs em pé acima do povo, e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do Senhor, de modo que não possais prosperar? Porquanto abandonastes o Senhor, também ele vos abandonou.
O ESPIRITO SANTO VINHA SOBRE OS SERVOS DE DEUS PARA CAPACITA-LOS
JUIZES 14: 5-6- Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate. E, chegando ele às vinhas de Timnate, um leão novo, rugindo, saiu-lhe ao encontro.
6 Então o Espírito do Senhor se apossou dele, de modo que ele, sem ter coisa alguma na mão, despedaçou o leão como se fosse um cabrito. E não disse nem a seu pai nem a sua mãe o que tinha feito.
Assim foi com Jefté, com Gideão e tantos outros
O ESPIRITO SANTO ERA UMA CAPACITAÇÃO OBRIGATÓRIA DE DEUS PARA QUEM SE DISPUNHA A LIDERAR
Quando Moisés orientado por Deus, escolhe pessoas para ajudá-lo a liderar o povo, escolhe ele 70 anciãos e a primeira coisa que Deus faz é derramar sobre eles o ESPIRITO SANTO
NUMEROS 11: 16-17 - 16 Disse então o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem os anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da revelação, para que estejam ali contigo.
17 Então descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão eles o peso do povo para que tu não o leves só.
O ESPIRITO SANTO NOS CAPACITA A ANDAR DE FORMA RETA DIANTE DE TODOS
SALMOS 143:10 -10 Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.
O ESPIRITO SANTO DANDO CRIATIVIDADE PARA TANTAS COISAS TAIS COMO ADMINISTRAÇÃO, CONSTRUÇÃO, COMPOSIÇÃO DE PEÇAS ARTISTISCAS
Bezalel e Ooliabe, são exemplos disso, Deus concede a eles a plenitude do seu Espírito para que fizessem o trabalho artístico necessário à construção do Tabernáculo, e também para ensinarem aos outros.
EXODO 31: 2-7 - 2 Eis que eu tenho chamado por nome a Bezaleel, filho de îri, filho de Hur, da tribo de Judá,
3 e o enchi do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício,
4 para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, em prata e em bronze,
5 e em lavramento de pedras para engastar, e em entalhadura de madeira, enfim para trabalhar em todo ofício.
6 E eis que eu tenho designado com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos os homens hábeis, para fazerem tudo o que te hei ordenado,
7 a saber: a tenda da revelação, a arca do testemunho, o propiciatório que estará sobre ela, e todos os móveis da tenda;
Várias são as passagens que nos mostram a necessidade e a importância de uma vida vivida de baixo da unção, da capacitação do Espirito Santo de Deus. O apóstolo Paulo nos mostra que devemos viver cheios deste Espirito
EFÉSIOS 5:18-18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,
Por tudo o que vimos temos que deixar de lado as intimidações pessoais, os maus usos daquilo que é o dom do Espirito sobre o povo de Deus e obedecer a Jesus e sua Palavra nos enchendo constantemente do Espirito Santo.
É promessa de Deus, para os últimos dias
ATOS 2: 17-19 - E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
18 e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
19 E mostrarei prodígios em cima no céu; e sinais embaixo na terra
Quero meditar um pouco mais sobre a importância de o servo de Deus viver cheio da unção de Deus, e sua atuação na vida daqueles que decidem viver pelo Espirito e não mais pela carne, pelos sentimentos e pelos desejos humanos, um bom exemplo dentre muitos que a Palavra de Deus contém é o do profeta Elias
No Livro de primeiro Reis Elias é chamado para advertir o povo de Deus, que eles enfrentariam momentos de seca, por ação de Deus, devido à desobediência da nação que se afastava da direção de Deus
I REIS 17:1 -1 Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, em cuja presença estou, que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra.
A partir deste chamado, vemos a importância de ser guiado pelo Espirito Santo a cada momento
II – O SERVO DE DEUS CHEIO DO ESPIRITO SANTO NÃO PRECISA DE APRESENTAÇÃO
I REIS 17:1- I REIS 17:1 -1 Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe
Irmãos era a primeira aparição de Elias, o início de seu ministério, mas de cara já foi levado diante do Rei de Israel, chamado Acabe, para lhe trazer uma exortação de Deus.
O Espirito Santo o guiou, não houve manifestações, não havia um grande nome por trás dele, já que era natural de Tisbe, uma cidade pequena, mas foi e sem empecilhos chegou a presença do rei.
Quantos de nós hoje entendem que para conseguir realizar grandes coisas, necessitam de uma retaguarda humana, que possa lhe apoiar, dar acesso aos lugares mais elevados.
Não precisamos de nada disso, precisamos ser cheios do Espirito Santo, que aonde chegarmos as pessoas pararão para ouvir o que temos a dizer, nossas idéias, nossos projetos, etc. É o Espirito Santo que nos conduz, que abre portas.
Elias falou com o rei, e não há registro de contestação de nada que lhe foi dito.
III- O ESPIRITO SANTO TE COLOCARA DIANTE DOS MAIORAIS
I REIS 17:1- Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe
Veja que Elias na sua primeira aparição como profeta de Israel, chegou até o palácio do Rei e foi imediatamente recebido por ele.
Para que você entenda bem como o Espirito Santo, quebra qualquer tipo de barreira, a corte, o local onde o rei está instalado, é um lugar de aceso restrito,mas é também um local de luxo, de bonitas vestes, onde se bloqueia a entrada de pessoas, que não se adequem a estes padrões, mas o que aconteceu com Elias foi diferente.
Elias tinha uma forma de se vestir, estranha ou no mínimo diferente.
II REIS 1:7-8- 7 Pelo que ele lhes indagou: Qual era a aparência do homem que subiu ao vosso encontro e vos falou estas palavras?
8 Responderam-lhe eles: Era um homem vestido de pelos, e com os lombos cingidos dum cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.
Este homem era vestido de pelos de animais, com um cinto na cintura, chegou até o Palácio e ninguém o conseguiu barrar até chegar a presença do Rei.
E isso que o Espirito Santo manda te dizer nesta noite, que ele no momento certo te levará a presença de Reis, e líderes, de muita gente importante, não importa a sua simplicidade, não importa os obstáculos humanos ou materiais para chegar até eles o Espirito Santo vai abrir portas para isso.
APOCALIPSE 3:7- 7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
IV- O ESPIRITO SANTO TE PROVE EM MEIO A DEFICIENCIA
I REIS 17:3-4- 3 Retira-te daqui, vai para a banda de oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão.
4 Beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
Veja que Elias acabara de profetizar sobre a nação, que não haveria chuva durante três anos, numa região desértica, isso significa falta de água em pouco tempo, dificuldades na alimentação, pois a água era necessária para a irrigação da lavoura.
Então seria um tempo de dificuldades, mas o servo de Deus foi orientado a ir para o ribeiro de Querite que lá não lhe faltaria nem água nem comida. E foi alimentado por corvos
Quando a seca atingiu este ribeiro, o SENHOR o sustenta através de uma viúva em Sarepta
Irmãos não podemos jamais nos esquecer que o SENHOR tem controle sobre tudo, e nossa provisão jamais faltara
Seja em que tempo for
SALMOS 34:9-10- 9 Temei ao Senhor, vós, seus santos, porque nada falta aos que o temem.
10 Os leõezinhos necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor, bem algum lhes faltará.
O ESPIRITO SANTO MOBILIZA A NATUREZA PARA TE SUSTENTAR
Veja que coisa interessante, é que os corvos, traziam para Elias todos os dias a carne como alimento, e não por acaso, por alguma obra da natureza, que talvez algum cético queira afirmar, mas pela ordem de Deus
I REIS 17:4- 4 Beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
O SENHOR tem controle total sobre tudo o que está no mundo, pessoas, natureza, etc., quando ele dá uma ordem tem que ser cumprida, a nossa parte é confiar em seus recursos e seu socorro para nós.]
V- COMO VIVER TUDO ISTO EM MINHA VIDA
De duas formas:
1)    O ESPIRITO SANTO EXIGE SEPARAÇÃO, PARA PODER AGIR EM NÓS
Veja que a ordem foi ir ao ribeiro de Querite.
Querite significa separação, mesmo Elias sendo um servo de Deus, a ordem era para que ele se afastasse do mal praticado em Israel, por causa da necessidade de santidade e também para se precaver de alguma queda.
Separação amado ou a gente vive no mundo, mas separado dele, ou a gente vive na igreja, mas com a influência do mundo
Qual a escolha.
2)    O ESPIRITO SANTO ORDENOU E A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE ELE FOI, MAS FOI DE MANEIRA DIFERENTE, SENTOU-SE DIANTE DO RIBEIRO
Não foi mal-humorado, reclamando, mas foi com uma mudança drástica descansando no SENHOR,
Irmãos precisamos cumprir a orientação do Espirito com alegria, com dedicação descansando todo tempo no SENHOR
Tem muita gente na igreja mais inquieta, desobediente, fazendo coisas porque parecem obrigadas a fazer cuidado
CONCLUSÃO
Não deixe de viver conforme o SENHOR nos ordenou, cheio do Espirito Santo de Deus, o Espirito quer te levar a lugares e situações espirituais e naturais incríveis, que não conseguem ser expressos ou entendidos por Palavra.
II CORINTIOS 12: 2-4- Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu.
3 Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe),
4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.
Quer abrir teus olhos para que você não seja mais enredado
APOCALIPSE 3:18- 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.
E realizar através de sua vida muitas maravilhas
Atos 5: 12 E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos de comum acordo no pórtico de Salomão.
Mas como distinguir o que é falso do que é verdadeiro é a pergunta de muitos?
EZEQUIEL nos alerta como identifica-los
EZEQUIEL 13: -2-3- 2 Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel e dize a esses videntes que só profetizam o que vê o seu coração: Ouvi a palavra do Senhor.
3 Assim diz o Senhor Deus: Ai dos profetas insensatos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram!
A gente percebe que os falsos profetas seguem apenas seu espirito, seu benefício, sua exaltação, não procuram diminuir e que o SENHOR possa crescer

0 comentários:

Postar um comentário