quinta-feira, 5 de janeiro de 2017




I-INTRODUÇÃO

JEREMIAS 35:1-10 -  A palavra que dá parte do Senhor veio a Jeremias, nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:

2 Vai à casa dos recabitas, e fala com eles, introduzindo-os na casa do Senhor, em uma das câmaras, e lhes oferece vinho a beber.

3 Então tomei a Jaazanias, filho de Jeremias, filho de Habazínias, e a seus irmãos, e a todos os seus filhos, e a toda a casa dos recabitas,

4 e os introduzi na casa do Senhor, na câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de Deus, a qual estava junto à câmara dos príncipes que ficava sobre a câmara de Maaséias, filho de Salum, guarda do vestíbulo;

5 e pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho, e copos, e disse-lhes: Bebei vinho.

6 Eles, porém, disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos;

7 não edificareis casa, nem semeareis semente, nem plantareis vinha, nem a possuireis; mas habitareis em tendas todos os vossos dias; para que vivais muitos dias na terra em que andais peregrinando.

8 Obedecemos pois à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou, de não bebermos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas;

9 nem de edificarmos casas para nossa habitação; nem de possuirmos vinha, nem campo, nem semente;

10 mas habitamos em tendas, e assim obedecemos e fazemos conforme tudo quanto nos ordenou Jonadabe, nosso pai.

Os capítulos 34 a 36 do livro do profeta Jeremias, mostram uma total rebelião por parte do povo de Israel contra os ensinamentos de Deus.

No capítulo 34 o rei Zedequias é condenado por ter desobedecido a ordem de libertar os escravos que estavam sob seu domínio. 

Já capítulo 35 o povo de Judá é reprovado por causa de sua infidelidade a Palavra de Deus.

E no capítulo 36 o rei Jeoaquim rejeita a mensagem que o profeta Jeremias havia recebido de Deus e escrito em um rolo, para que você lido diante do povo de Deus para arrependimento,

JEREMIAS 36:1-4-1 Sucedeu pois no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, que dá parte do Senhor veio esta palavra a Jeremias, dizendo:
2 Toma o rolo dum livro, e escreve nele todas as palavras que te hei falado contra Israel, contra Judá e contra todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até o dia de hoje.
3 Ouvirão talvez os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes; para que cada qual se converta do seu mau caminho, a fim de que eu perdoe a sua iniqüidade e o seu pecado.
4 Então Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; e escreveu Baruque, no rolo dum livro, enquanto Jeremias lhas ditava, todas as palavras que o Senhor lhe havia falado.

E ao INVÉS DE SE ARREPENDER MANDA QUEIMAR O ROLO

JEREMIAS 36:20-23-20 E foram ter com o rei ao átrio; mas depositaram o rolo na câmara de Elisama, o escriba, e anunciaram aos ouvidos do rei todas aquelas palavras.
21 Então enviou o rei a Jeúdi para trazer o rolo; e Jeúdi tomou-o da câmara de Elisama, o escriba, e o leu aos ouvidos do rei e aos ouvidos de todos os príncipes que estavam em torno do rei.
22 Ora, era o nono mês e o rei estava assentado na casa de inverno, e diante dele estava um braseiro aceso.
23 E havendo Jeúdi lido três ou quatro colunas, o rei as cortava com o canivete do escrivão, e as lançava no fogo que havia no braseiro, até que todo o rolo se consumiu no fogo que estava sobre o braseiro.

Diante desta posição do povo de Judá, o SENHOR resolve mostrar ao povo de Judá, as consequências de sua posição, para isso pede ao profeta Jeremias, que vá até os Recabitas, que eram um clã descendentes de Jonadabe, filho de Recabe, que viveu mais de duzentos anos antes do profeta Jeremias. 

Os recabitas tinham uma prática de vida contrário ao luxo e a licenciosidade de Israel e seus líderes, contrariando a simplicidade da vida dos judeus em todo tempo.

JEREMIAS 35:1-2-1 A palavra que dá parte do Senhor veio a Jeremias, nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:
2 Vai à casa dos recabitas, e fala com eles, introduzindo-os na casa do Senhor, em uma das câmaras, e lhes oferece vinho a beber.

O Senhor disse a Jeremias que levasse os recabitas até o templo, e lá colocar diante deles vinho e convidá-los para que bebessem o vinho.

Foi o que Jeremias fez, e é interessante notar a resposta deles:

JEREMIAS 35:6-11-6 Eles, porém, disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos;
7 não edificareis casa, nem semeareis semente, nem plantareis vinha, nem a possuireis; mas habitareis em tendas todos os vossos dias; para que vivais muitos dias na terra em que andais peregrinando.
8 Obedecemos pois à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou, de não bebermos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas;
9 nem de edificarmos casas para nossa habitação; nem de possuirmos vinha, nem campo, nem semente;
10 mas habitamos em tendas, e assim obedecemos e fazemos conforme tudo quanto nos ordenou Jonadabe, nosso pai.
11 Sucedeu, porém, que, quando subia Nabucodonozor, rei de Babilônia, contra esta terra, dissemos: Vinde, e vamo-nos a Jerusalém, por causa do exército dos caldeus, e por causa do exército dos sírios; e assim habitamos em Jerusalém.

Eles declararam que não poderiam beber vinho, nem plantar vinhas, nem morar em casas, mas sim em tendas, por causa das recomendações de seu líder, Jonadabe. 

Com isto aprendemos algumas lições:

II – AS BENÇÃOS ESTÃO ATRELADAS A FIDELIDADE.

JEREMIAS 35:18-19 - E à casa dos recabitas disse Jeremias: Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Pois que obedecestes ao mandamento de Jonadabe, vosso pai, guardando todos os seus mandamentos e fazendo conforme tudo quanto vos ordenou;
19 portanto assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Nunca jamais faltará varão a Jonadabe, filho de Recabe, que assista diante de mim.

Veja que pela fidelidade com as ordens recebidas, com a honra que deram a sua liderança, o SENHOR prometeu que jamais os deixaria sem cuidado.

A fidelidade gera as bênçãos de Deus sobre a nossa vida A fidelidade honra a Deus e Deus honra a fidelidade.

O que é fidelidade? 

Fidelidade significa cumprir aquilo que se promete

Deus é fiel porque Ele cumpre integralmente tudo o que fala, tudo o que promete.
E nós com relação a Deus, temos cumprido tudo o que declaramos com as palavras de nossa boca?

Temos sido fieis na nossa parte nos mandamentos e ordenanças?

A fidelidade exemplificada: 

Nos amigos de Daniel, que não se dobraram a estátua, preferindo ser jogado na fornalha de fogo (DANIEL 3:17-18)

Por Daniel ao se ajoelhar para orar mesmo com um decreto proibindo isso ( DANIEL 6:10)
Nenhum deles pensou em nenhuma justificativa, foram fiéis a Deus em tudo, mesmo com risco de sofrer, danos irreparáveis

Cumpra o que você diz. Seja fiel, assim como o Senhor é fiel, E VEJA O QUE ESTÁ RESERVADO AOS FIEIS.

O HOMEM FIEL A DEUS É COBERTO DE BENÇÃOS

PROVÉRBIOS 28:20- 20 O homem fiel gozará de abundantes bênçãos; mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune.

O HOMEM FIEL TEM UMA VIDA ABUNDANTE

A verdadeira vida abundante envolve todos os aspectos da vida: família, finanças, relações sociais e profissionais, saúde e, principalmente, a vida espiritual, que é o aspecto mais importante da existência humana.

E a promessa de Deus é que a gente vá bem em tudo

III JOÃO 1:2 Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma.

O HOMEM FIEL RECEBE BENÇÃOS ESPIRITUAIS

I TIMÓTEO 1:12 Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério,

O HOMEM FIEL EXPERIMENTA A PRESENÇA CONSTANTE DE JESUS COM ELE

SALMOS 101: 6 Os meus olhos estão sobre os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda no caminho perfeito, esse me servirá.

Mas não é incomum que as pessoas se tornem INFIÉIS com as coisas de Deus. 

E para isso tentam arrumar muitas justificativas, alguns tentam espiritualizar a infidelidade, arrumando interpretações próprias das Escrituras para justificar sua desobediência, esquecendo que a infidelidade sempre atrai maldição.

DEUITERONOMIO 28:15- 15 Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:

A fidelidade é consequência de um caráter tratado e garante bênçãos. 

Foi o que ocorreu com os recabitas, conforme Jr 35:18,19, onde o Senhor afirma que em face da obediência daquela família aos ensinos de seu líder, o Senhor dos Exércitos garantia uma bênção para todas as futuras linhagens recabitas.

. Temos que ter entre nossas qualidades a fidelidade a DEUS, que o Senhor líderes que aprendam a viver assim e ensinam as demais gerações a viverem assim.

III- A FIDELIDADE NÃO ESTÁ SUJEITA A TEMPO OU INTERPRETAÇÕES

JEREMIAS 35: 8-10- Obedecemos pois à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou, de não bebermos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas;
9 nem de edificarmos casas para nossa habitação; nem de possuirmos vinha, nem campo, nem semente;
10 mas habitamos em tendas, e assim obedecemos e fazemos conforme tudo quanto nos ordenou Jonadabe, nosso pai.

Veja que os Recabitas eram fiéis as instruções que receberam muitos anos antes, cerca de 300 anos, ou cinco gerações, já que nos tempos bíblicos as gerações eram contadas a cada 60 anos.

Se você procurar o tempo de vida de Jonadabe e o tempo que seu povo vivia com o profeta Jeremias, teremos cerca de 300 anos passados, mas aquela família se mantinha fiel as suas Palavras, era fiel às instruções recebidas.

Veja que nenhum deles disse: “os tempos são outros”, ou “ isso era para aquela geração”, como se vê hoje, com vários ensinamentos sendo mudados, comportamentos tolerados, tendo como desculpa que os tempos se passaram são outros, esquecendo que:

MATEUS 24: 35 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.

Esquecendo que não devemos ir além do que está escrito

I CORINTIOS 4:6- 6 Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei figuradamente a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, de modo que nenhum de vós se ensoberbeça a favor de um contra outro.

Deus usou a fidelidade dos recabitas para questionar o restante de Judá por conta de sua infidelidade em obedecer Seus mandamentos. E nos chama a atenção hoje por colocarmos a Palavra de Deus de acordo com os nossos desejos.

IV- A IMPORTANCIA DE TER PESSOAS FIEIS COMO EXEMPLO

JEREMIAS 35: 8- Obedecemos pois à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou

Os recabitas eram fiéis aos ensinamentos de Jonadabe, mesmo passando mais de 300 anos, e isto realmente aconteceu pelo comportamento, pela credibilidade, pelo exemplo que Jonadabe deu ao seu povo, transmitindo as novas gerações.

Você consegue enxergar a importância de seu exemplo, não apenas do que você fala ou ensina, mas o que você vive na prática, como isto influencia pessoas ao nosso redor?

Precisamos ser fiéis a Palavra de Deus e transmitir isso as gerações que se seguem, mostrar importância da fidelidade a Deus acima de tudo, sabendo que nessa terra somos forasteiros.

HEBREUS 11: 13 Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Conclusão:

Irmãos como vimos hoje a fidelidade é importante para atrairmos sobre nós a benção de Deus.
Vimos que o tempo passa, mas as leis, as ordenanças, a forma esperada para que a gente viva, continua a mesma.
E percebemos ainda que quando vivemos nesta fidelidade com Deus nossas gerações são abençoadas.
Se considerarmos uma geração bíblica com 60 anos, percebemos que a quinta geração de Jonadabe continuava sendo abençoada, porque se mantinha fiel ao que tinha aprendido.
Que DEUS nos abençoe

0 comentários:

Postar um comentário